Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 04/NOV/2005
Marcio Ehrlich

 

Quem briga pelo Rio?

A falta de uma entidade de propaganda que represente o mercado carioca é histórica.
A ABP nasceu "brasileira" em 1937, numa época em que a capital do país era o Rio de Janeiro. Desde a ida do poder para Brasília, a entidade vem buscando formas de impor o seu caráter nacional, não sem dificuldades e resistências de outros mercados, como São Paulo, que, aliás, no mesmo 1937, tratou de fundar a sua Associação Paulista de Propaganda (APP), recentemente renomeada para Associação dos Profissionais de Propaganda, para manter a sigla e eliminar o escudo local.
Se há mérito na luta da ABP -- afinal, ela se chama Associação BRASILEIRA de Propaganda --, por outro lado o Rio de Janeiro ficou carente de quem olhe por ele com atenção. Bom servidor de dois amos, nem o Arlequim de Goldoni conseguiu ser.
Na década de 70, o presidente da ABP e da agência SGB, Sani Sirotsky, esboçou um acordo nacional para regionalizar a associação e foi tratado como traidor, num julgamento que ainda está a espera de uma revisão histórica.
No final da década de 70, durante o III Congresso de Propaganda, o presidente e diretor da Salles, Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, abriu mão da "nacionalidade" da ABP em favor da criação da AP's Brasil, a entidade que reuniria os presidentes de todas as associações regionais. Como o mercado paulista já mostrava a que vinha, o primeiro presidente foi Luis Celso de Piratininga Figueiredo, da APP.
A AP's Brasil "não pegou" e, mais uma vez, a ABP deixou de ser apenas do Rio.
Será que o mercado carioca realmente não precisa de fortes entidades locais? Sob o mesmo argumento de que seria uma entidade nacional - afinal, também é "brasileira" de batismo --, a ABMN entregou nos anos 90 a sua presidência para São Paulo. Nunca mais voltou. Hoje sua representatividade neste mercado mal se compara a dos tempos anteriores.
Volto à pergunta do título: quem briga, então, pelos profissionais, pelas agências, pelo negócio publicitário, enfim, do Rio de Janeiro?
Teria sido tão humilhante a criação de uma Associação Carioca -- ou Fluminense -- de Propaganda? Seria tão vergonhoso pensarmos primeiro em nós?
Deixo essas perguntas para os leitores. Quem sabe ainda é tempo.

Presidente do TST defende contratação de PJ

Os advogados trabalhistas das agências de propaganda têm que guardar a matéria publicada este sábado, 29 de outubro, na página 7 do jornal O Globo, na qual o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e ex-Ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, declara não haver nada de errado em que empresas contratem profissionais registrados como pessoas jurídicas, uma prática extremamente comum no mercado publicitário.
Lembra Pazzianotto que o profissional que abre a sua micro-empresa está obedecendo "à tendência dominante no mercado", com o objetivo de "facilitar-lhes oportunidades de colocação". O jurista não concorda com a ingerência do Ministério do Trabalho ou do Ministério Público do Trabalho nesta relação entre empresas e profissionais PJ. "Não faz parte das atribuições do Estado forçar a conversão de trabalhador autônomo, ou do microempresário, em assalariado", chega a afirmar, propondo que haja uma revisão modernizadora das leis trabalhistas junto com o processo de simplificação do sistema tributário, que está em estudo nos órgãos de governo.

NBS leva Telecine

A NBS foi a vencedora da concorrência pela conta da Rede Telecine, o grupo de canais da Globosat que exibe filmes da Fox, MGM, Paramount e Universal. A conta era atendida desde 2002 pela Publicis, que não entrou na disputa. Em seu lugar, do grupo Publicis participou a Salles Chemistri, disputando com a Contemporânea, a DPZ, a NBS e a VS.

Prêmio para estudantes abre inscrição

A Associação Brasileira de Estudantes de Publicidade (ABRAEP) está lançando a edição 2005 do seu prêmio voltado para estudantes de comunicação, com a expectativa de atingir 170.000 estudantes de faculdades e cursos de comunicação diretamente atráves de suas ações em todo o país.
Este ano o Prêmio ABRAEP fechou cota de patrocínio com o canal Multishow, que também é tema do briefing nas categorias mídia impressa e eletrônica.
A campanha está sendo criada pela Quê comunicação e produzida pela Aquarela Filmes e pela Mr. Vox. As fotos estão sendo clicadas por Max Moure e manipuladas Julio Zartos do StudioD, sendo que a marca do prêmio deste ano foi criada por Dudu Torres da Amendoeira Design.
Além de assinaturas de revista, anuários, visitas ao canal da Globosat, a possibilidade dos anúncios serem utilizados pelo Multishow, os premiados ainda concorrem a estágios em algumas das maiores agências do país. Este ano, a ALMAPBBDO e a Loducca22 também entraram como agências madrinhas, abrindo vagas de estágio para os prêmiados.
Mais informações podem ser obtidas no site da entidade, em www.abraep.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)

Golden Cross faz campanha no sul pela Ronson

A agência carioca Ronson conquistou um job da Golden Cross para promover, no mercado gaúcho, o pacote de serviços Golden Med, que permite aos associados da empresa receberem atendimento médico domiciliar de emergência.
A despeito de a conta da Golden Cross estar oficialmente com a Lew Lara, de São Paulo, a empresa contrata com frequência outras agências -- como foi o caso da Ronson -- para desenvolver ações regionais. Nesta campanha, a Golden Cross está investindo R$ 500 mil com o objetivo de aumentar em 20% a sua carteira de clientes na região. Se a meta for alcançada, inclusive, existe a possibilidade de que a veiculação seja estendida para outras praças.
Criada por Andrea Moniz, Ana Chamum, José Mauro Amorelli, Patrícia Koeler e Fábio Barreto -- que também assina a direção de criação -- a campanha envolve comercial, rádio, peças online, anúncios de jornal e folders, com veiculação prevista até dezembro. A aprovação foi de Simone Faia e Marcio Victer.

GAP-RJ anuncia site e festa de 20 anos

Recém-eleito presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP-RJ), o publicitário Pedro Nonato (foto) marcou para o próximo dia 17 de novembro o início de seu programa de trabalho, através do lançamento do site da entidade, no endereço www.gaprj.com.br.
Nesta data, Nonato reúne a imprensa especializada para um café-da-manhã, no qual vai apresentar o conteúdo da publicação on-line, que será dirigida por um dos fundadores do GAP-RJ, Vicente De Vicq, editada pela jornalista Cláudia Penteado e produzida pelos web-designers da Brainter.
Além de servir como porta-voz da programação de palestras e workshops que serão promovidos pela entidade, o site funcionará como centro de cadastramento para a festa que o GAP-RJ promoverá no dia 29 de novembro para dar início ao projeto de comemoração dos seus 20 anos. Foi em 1986 que um grupo de profissionais cariocas se reuniu com a intenção de criar sua associação, concretizada em fevereiro de 1987.
Esta festa acontecerá no Bar Devassa (Barra da Tijuca), com o patrocínio do Clear Channel. Os 150 profissionais que já estão registrados no GAP-RJ receberão diretamente os seus convites, enquanto os demais profissionais do mercado deverão acessar o site para se cadastrar para o evento.
Ainda de acordo com Nonato, a programação técnica do GAP-RJ começa em 2006, com o lançamento de seminários em faculdades de comunicação e workshops para os profissionais cariocas, nos quais estão previstas apresentações de grandes nomes da área de atendimento e planejamento de outros mercados brasileiros.

We e Mídia 1 assinam campanha do Q!

Aproveitando que o novo jornal da herdeira do Grupo O Dia, Ariane de Carvalho, batizado de Q!, circulará entre as 17:00h e 20:00h, a We Comunicação desenvolveu uma campanha tendo como mote "Q! O novo horário da informação". O horário de circulação do novo veículo se deve a seu conteúdo ser baseado em análises críticas das notícias do dia. Com tiragem inicial de 60 mil exemplares auditadas pelo IVC, formato tablóide e preço de capa de R$ 0,75, ele será distribuído em locais de grande movimentação de pessoas, como shoppings, universidades, lojas de conveniências, metrôs e trens.
Para preparar o lançamento, que acontece esta segunda-feira, 7 de novembro, a Mídia 1 desenvolveu um planejamento que começou com mobiliário urbano e se estende, até o final de novembro, a busdoor, outdoor, cinema, rádio e TV.
Ariane desligou-se da operação do Grupo O Dia em julho deste ano, abrindo a Pedra da Gávea Editora, que será a responsável pela nova publicação.

REFORÇOS DO MERCADO

PS10 (Rio-RJ) - Contratou o diretor de arte Marcelo Câmara. Marcelo trabalhou em diversas agências como McCann-Erickson, 4x4, Doctor e Publicis. (31/10/2005)

JWT (São Paulo-SP) - Acaba de reforçar seu departamento de mídia com Renata Valio (ex-Age) e Aline Moda (ex-Duda Propaganda). Renata, que em 2004 foi premiada no Media Creative Awards e também foi finalista no Prêmio Abril, integra o time na condição de diretora de mídia. Além da Age, onde atuou por cinco anos, a profissional registra passagens por agências como F/Nazca e MPM Lintas. Já Aline ingressa na agência como supervisora de mídia. Formada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Cásper Líbero, ela registra passagens pela Bates e DPZ. (31/10/2005)