Quem
briga pelo Rio?
A falta de uma entidade de propaganda
que represente o mercado carioca é histórica.
A ABP nasceu "brasileira" em 1937, numa época em
que a capital do país era o Rio de Janeiro. Desde a ida do
poder para Brasília, a entidade vem buscando formas de impor
o seu caráter nacional, não sem dificuldades e resistências
de outros mercados, como São Paulo, que, aliás, no mesmo
1937, tratou de fundar a sua Associação Paulista de
Propaganda (APP), recentemente renomeada para Associação
dos Profissionais de Propaganda, para manter a sigla e eliminar o
escudo local.
Se há mérito na luta da ABP -- afinal, ela se chama
Associação BRASILEIRA de Propaganda --, por outro lado
o Rio de Janeiro ficou carente de quem olhe por ele com atenção.
Bom servidor de dois amos, nem o Arlequim de Goldoni conseguiu ser.
Na década de 70, o presidente da ABP e da agência SGB,
Sani Sirotsky, esboçou um acordo nacional para regionalizar
a associação e foi tratado como traidor, num julgamento
que ainda está a espera de uma revisão histórica.
No final da década de 70, durante o III Congresso de Propaganda,
o presidente e diretor da Salles, Paulo Roberto Lavrille de Carvalho,
abriu mão da "nacionalidade" da ABP em favor da criação
da AP's Brasil, a entidade que reuniria os presidentes de todas as
associações regionais. Como o mercado paulista já
mostrava a que vinha, o primeiro presidente foi Luis Celso de Piratininga
Figueiredo, da APP.
A AP's Brasil "não pegou" e, mais uma vez, a ABP
deixou de ser apenas do Rio.
Será que o mercado carioca realmente não precisa de
fortes entidades locais? Sob o mesmo argumento de que seria uma entidade
nacional - afinal, também é "brasileira" de
batismo --, a ABMN entregou nos anos 90 a sua presidência para
São Paulo. Nunca mais voltou. Hoje sua representatividade neste
mercado mal se compara a dos tempos anteriores.
Volto à pergunta do título: quem briga, então,
pelos profissionais, pelas agências, pelo negócio publicitário,
enfim, do Rio de Janeiro?
Teria sido tão humilhante a criação de uma Associação
Carioca -- ou Fluminense -- de Propaganda? Seria tão vergonhoso
pensarmos primeiro em nós?
Deixo essas perguntas para os leitores. Quem sabe ainda é tempo.
Presidente do
TST defende contratação de PJ
Os advogados trabalhistas das agências
de propaganda têm que guardar a matéria publicada este
sábado, 29 de outubro, na página 7 do jornal O Globo,
na qual o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e ex-Ministro
do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, declara não haver nada
de errado em que empresas contratem profissionais registrados como
pessoas jurídicas, uma prática extremamente comum no
mercado publicitário.
Lembra Pazzianotto que o profissional que abre a sua micro-empresa
está obedecendo "à tendência dominante no
mercado", com o objetivo de "facilitar-lhes oportunidades
de colocação". O jurista não concorda com
a ingerência do Ministério do Trabalho ou do Ministério
Público do Trabalho nesta relação entre empresas
e profissionais PJ. "Não faz parte das atribuições
do Estado forçar a conversão de trabalhador autônomo,
ou do microempresário, em assalariado", chega a afirmar,
propondo que haja uma revisão modernizadora das leis trabalhistas
junto com o processo de simplificação do sistema tributário,
que está em estudo nos órgãos de governo.
NBS leva Telecine
A NBS foi a vencedora da concorrência
pela conta da Rede Telecine, o grupo de canais da Globosat que exibe
filmes da Fox, MGM, Paramount e Universal. A conta era atendida desde
2002 pela Publicis, que não entrou na disputa. Em seu lugar,
do grupo Publicis participou a Salles Chemistri, disputando com a
Contemporânea, a DPZ, a NBS e a VS.
Prêmio
para estudantes abre inscrição
A Associação Brasileira
de Estudantes de Publicidade (ABRAEP) está lançando
a edição 2005 do seu prêmio voltado para estudantes
de comunicação, com a expectativa de atingir 170.000
estudantes de faculdades e cursos de comunicação diretamente
atráves de suas ações em todo o país.
Este ano o Prêmio ABRAEP fechou cota de patrocínio com
o canal Multishow, que também é tema do briefing nas
categorias mídia impressa e eletrônica.
A campanha está sendo criada pela Quê comunicação
e produzida pela Aquarela Filmes e pela Mr. Vox. As fotos estão
sendo clicadas por Max Moure e manipuladas Julio Zartos do StudioD,
sendo que a marca do prêmio deste ano foi criada por Dudu Torres
da Amendoeira Design.
Além de assinaturas de revista, anuários, visitas ao
canal da Globosat, a possibilidade dos anúncios serem utilizados
pelo Multishow, os premiados ainda concorrem a estágios em
algumas das maiores agências do país. Este ano, a ALMAPBBDO
e a Loducca22 também entraram como agências madrinhas,
abrindo vagas de estágio para os prêmiados.
Mais informações podem ser obtidas no site da entidade,
em www.abraep.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
Golden Cross
faz campanha no sul pela Ronson
A agência carioca Ronson conquistou
um job da Golden Cross para promover, no mercado gaúcho, o
pacote de serviços Golden Med, que permite aos associados da
empresa receberem atendimento médico domiciliar de emergência.
A despeito de a conta da Golden Cross estar oficialmente com a Lew
Lara, de São Paulo, a empresa contrata com frequência
outras agências -- como foi o caso da Ronson -- para desenvolver
ações regionais. Nesta campanha, a Golden Cross está
investindo R$ 500 mil com o objetivo de aumentar em 20% a sua carteira
de clientes na região. Se a meta for alcançada, inclusive,
existe a possibilidade de que a veiculação seja estendida
para outras praças.
Criada por Andrea Moniz, Ana Chamum, José Mauro Amorelli, Patrícia
Koeler e Fábio Barreto -- que também assina a direção
de criação -- a campanha envolve comercial, rádio,
peças online, anúncios de jornal e folders, com veiculação
prevista até dezembro. A aprovação foi de Simone
Faia e Marcio Victer. GAP-RJ anuncia
site e festa de 20 anos
Recém-eleito
presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP-RJ),
o publicitário Pedro Nonato (foto) marcou para o próximo
dia 17 de novembro o início de seu programa de trabalho, através
do lançamento do site da entidade, no endereço www.gaprj.com.br.
Nesta data, Nonato reúne a imprensa especializada para um café-da-manhã,
no qual vai apresentar o conteúdo da publicação
on-line, que será dirigida por um dos fundadores do GAP-RJ,
Vicente De Vicq, editada pela jornalista Cláudia Penteado e
produzida pelos web-designers da Brainter.
Além de servir como porta-voz da programação
de palestras e workshops que serão promovidos pela entidade,
o site funcionará como centro de cadastramento para a festa
que o GAP-RJ promoverá no dia 29 de novembro para dar início
ao projeto de comemoração dos seus 20 anos. Foi em 1986
que um grupo de profissionais cariocas se reuniu com a intenção
de criar sua associação, concretizada em fevereiro de
1987.
Esta festa acontecerá no Bar Devassa (Barra da Tijuca), com
o patrocínio do Clear Channel. Os 150 profissionais que já
estão registrados no GAP-RJ receberão diretamente os
seus convites, enquanto os demais profissionais do mercado deverão
acessar o site para se cadastrar para o evento.
Ainda de acordo com Nonato, a programação técnica
do GAP-RJ começa em 2006, com o lançamento de seminários
em faculdades de comunicação e workshops para os profissionais
cariocas, nos quais estão previstas apresentações
de grandes nomes da área de atendimento e planejamento de outros
mercados brasileiros.
We e Mídia
1 assinam campanha do Q!
Aproveitando que o novo jornal da herdeira do Grupo O Dia, Ariane de Carvalho,
batizado de Q!, circulará entre as 17:00h e 20:00h, a We Comunicação
desenvolveu uma campanha tendo como mote "Q! O novo horário da informação".
O horário de circulação do novo veículo se deve
a seu conteúdo ser baseado em análises críticas das notícias
do dia. Com tiragem inicial de 60 mil exemplares auditadas pelo IVC, formato
tablóide e preço de capa de R$ 0,75, ele será distribuído
em locais de grande movimentação de pessoas, como shoppings, universidades,
lojas de conveniências, metrôs e trens.
Para preparar o lançamento, que acontece esta segunda-feira, 7 de novembro,
a Mídia 1 desenvolveu um planejamento que começou com mobiliário
urbano e se estende, até o final de novembro, a busdoor, outdoor, cinema,
rádio e TV.
Ariane desligou-se da operação do Grupo O Dia em julho deste ano,
abrindo a Pedra da Gávea Editora, que será a responsável
pela nova publicação.
REFORÇOS DO MERCADO
PS10 (Rio-RJ) - Contratou o diretor
de arte Marcelo Câmara. Marcelo trabalhou
em diversas agências como McCann-Erickson,
4x4, Doctor e Publicis. (31/10/2005)
JWT (São Paulo-SP) - Acaba de reforçar seu departamento
de mídia com Renata Valio (ex-Age) e Aline Moda (ex-Duda Propaganda).
Renata, que em 2004 foi premiada no Media Creative Awards e também foi
finalista no Prêmio Abril, integra o time na condição de
diretora de mídia. Além da Age, onde atuou por cinco anos, a profissional
registra passagens por agências como F/Nazca e MPM Lintas. Já Aline
ingressa na agência como supervisora de mídia. Formada em Publicidade
e Propaganda pela Fundação Cásper Líbero, ela registra
passagens pela Bates e DPZ. (31/10/2005)
|