Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/OUT/2005
Marcio Ehrlich

 

O Rock não morre jamais nos celulares

O Rock das operadorasA contínua renovação das gerações roqueiras está acirrando as disputas entre as operadoras Tim, Claro e Oi, todas elas com promoções em andamento para os fãs da música que marcou o século XX e se mantém firme neste XXI. Apenas a Vivo ainda não deu bola para o rock, logo ela que poderia, apropriadamente, patrocinar shows "ao Vivo"...
Se a Tim aposta nos artistas consagrados em seu Tim Festival, trazendo desde o conhecido Strokes à revelação (incrível, aliás) do Arcade Fire, a Claro e a Oi estão colocando suas fichas nas bandas locais. O "Claro que é Rock" já conta com programa no Multishow sob o comando de Frejat e em novembro realiza as finais das bandas novatas que escolheu em concursos através do Brasil. A carioca Moptop vai competir com Volpina e Imperdíveis (SP), Star 61 (PB), Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta (BA), Cartolas (RS), Spiegel (SC) e 10zer04 (DF). Em seguida, a operadora coloca os vencedores abrindo o show de Iggy Pop, na sua primeira apresentação no Brasil.
Apesar de não badalar a promoção tão fortemente na mídia quanto as concorrentes, a Oi também fez seu festival de rock, o "Tem Peixe na Rede", que está levando para a sua final a cantora Katia Dotto e as bandas cariocas Besouro Zorah, Canastra e Luxúria e a paulista Dr.Spinoza, a partir de um concurso baseado na Internet que garante ter contado com mais de 200 mil acessos ao site.
Aliás, notaram como praticamente todas as bandas têm os seus sites? Assim como Jethro Tull lembrou que não se está velho demais para o Rock 'n' Rock, a Internet e as operadoras de celular provam que também nunca se está novo demais.

O Globo sai com a 4ª página do Extra

Os leitores do jornal O Globo tiveram a oportunidade inesperada de conhecer a 4ª página do jornal Extra na edição desta segunda-feira, provavelmente por alguma trapalhada do pessoal da oficina do Infoglobo, editora responsável pelos dois veículos. No lugar da 4ª página normal, que traria matérias de política da editoria O País, o Globo saiu com a página "Carta Branca / Voz do Consumidor", do jornal Extra, a mesma que tem, em seu rodapé, o expediente da publicação. Na sua 1ª página, o jornal faz uma chamada para matéria sobre o dia decisivo dos deputados cassáveis, que deveria ter saído na página 4.
Segundo o serviço de Atendimento ao Leitor do Globo, o erro de montagem afetou praticamente toda a edição que está circulando no país. O atendente Robson não soube informar se havia anúncio previsto para a página 4.
Aliás, vale o registro pessoal: como o marketing do Globo está sempre fazendo alguma novidade, este colunista confessa que, ao ver a página do Extra, achou que seria alguma iniciativa publicitária do Infoglobo para divulgar o jornal irmão. Só depois de procurar por alguns segundos o sentido da história é que caiu a ficha de que a oficina errou mesmo.

MG apoia o "Vote Sim" para o Viva Rio

No mutirão de apoio à campanha do Sim, a agência MG, de Marcelo Gorodicht, criou para o Viva Rio uma série de peças assinadas pelo diretor de arte Lucas Heck e pelo redator Marcelo Coli, com direção de criação de Paulo Castro, mostrando que, assim como acidentes acontecem com objetos do dia-a-dia, também podem acontecer com armas de fogo. "Acidentes acontecem. E os com arma de fogo matam mais de 30.000 ao ano", diz a campanha, que tem fotos de Aderi Costa, do Studio do Cais.

Mauro Risch participa da PhotoPlus Expo 2005

O fotógrafo carioca Mauro Risch, do estúdio Artephoto, viaja esta quarta-feira para Nova York onde vai participar do maior evento mundial de fotografia e design, a conferência PhotoPlus Expo. Nos próximos 3 dias, dentro do gigantesco Jacobs Javitts Center, profissionais de todo o mundo vão ter a oportunidade de assistir a mais de 100 seminários e workshops sobre gerenciamento de cor, tratamento de imagem, formatos de captura digital e inúmeros outros temas que acontecem nas 40 salas do centro de convenção. Sem falar na possibilidade de ver as novidades da indústria nos estandes do salão principal. Entre os expositores estão confirmados Hasselblad, Mamyia, Canon, Fuji, Kodak, Ilford, além de grandes parceiros da era digital, como Apple, Adobe, Extensis e outros tantos.
Como Mauro está levando seu i-Book, prometeu mandar notícias do mundo fotográfico e de Nova York para os leitores da Janela. Vamos aguardar.

ABP muda prêmio para Destaques Profissionais

Para assumir cada vez mais que é uma entidade nacional e não apenas carioca, a Associação Brasileira de Propaganda (ABP) mudou o seu prêmio de Destaques Profissionais do Ano, que tradicionalmente homenageava publicitários atuantes no Rio de Janeiro, nas diversas categorias profissionais do mercado, fossem fornecedores -- como Profissional de Artes Gráficas -- ou de agências -- Executivo de Agência do Ano.
A partir já deste ano, o prêmio da ABP segue o modelo adotado por outros concursos, tal como o Prêmio Caboré, promovido pela revista Meio & Mensagem: publicitários de todo o Brasil podem receber o título, que será definido por votação dos associados da entidade a partir da sugestão de 3 nomes indicados pela diretoria. O título de Publicitário do Ano, por exemplo, será decidido entre Marcello Serpa (Almap/BBDO), Sérgio Valente (DM9DDB) e Sílvio Matos (Y&R).
A relação de candidatos está no site da ABP, em www.abp.com.br e a festa de entrega dos prêmios, quando os vencedores serão revelados, acontece dia 13 de dezembro, no Clube Caiçaras.

Clear Channel assume o mobiliário de Niterói

Depois do Rio de Janeiro e de Curitiba, Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, é a nova cidade da carteira da Clear Channel, empresa de mobiliário urbano. A partir de agora, a empresa, que está há cinco anos no Brasil, será a responsável pela comercialização dos espaços publicitários e manutenção de abrigos de ônibus e totens, totalizando 400 faces publicitárias.
Emílio Medina, presidente da divisão de mobiliário urbano da Clear Channel, aponta que Niterói tem 500 mil habitantes e é a terceira cidade com o melhor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, segundo o IBGE. Considerando-se a chamada Grande Niterói (Niterói, São Gonçalo e Itaboraí) o total de habitantes sobe para 1 milhão que são impactados diariamente pelas faces publicitárias da Clear Channel. Nas placas da cidade, a Clear Channel vai usar o s mesmos equipamentos do Rio e Curitiba, seguindo o tamanho de 1,20m x 1,80m.