Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/OUT/2005
Marcio Ehrlich

 

Diretor de produtora acusa TVs de concorrência desleal

De Dinoel Sant Anna, diretor da Disa Produções
"Marcio, por inúmeras vezes vi na Janela você defender e lutar por causas justíssimas. Nesta oportunidade, exponho uma situação que está ocorrendo no mercado publicitário do Rio de Janeiro e faz-se necessário desfraldar uma bandeira em defesa das produtoras de vídeo e de áudio do nosso Estado.
As emissoras de televisão e rádio estão usando de um artifício ilegal para captar clientes. Segundo a legislação elas são produtoras de programas e retransmissoras, não produtoras de comerciais. Porém, gravam comercias desavergonhadamente, sem a menor cerimônia, burlando o fisco, pois não recolhem impostos para tal e aviltam as produtoras, extraindo trabalhos das mesmas.
Esta denúncia é contra as TVs Bandeirantes, Record, Rede TV e as rádios Tupi e Globo.
Marcio, tenho certeza que este assunto não passará em branco pela Janela. Afinal, abri o peito por esta causa, pois julgo estar lutando não somente pela minha produtora e todos que dela dependem, mas por aqueles que também estão sendo prejudicados e necessitam atentar para este abuso.
Outrossim, é bem possível que estas emissoras vendam horários para veiculação direto, sem agência ou corretor. Seria conveniente averiguar.
Espero fazer eco e estimular a participação de outras pessoas do meio para tentarmos moralizar este descalabro. Acredito na depuração do Brasil.
Atenciosamente,
Dinoel Sant Anna - Disa Produções"

Rede TV contesta denúncia de Dinoel Sant Anna

De Henrique Aguiar, diretor comercial da Rede TV Rio de Janeiro
"Prezado, foi mencionado pelo Sr. Dinoel que a nossa Emissora ultiza de artificios desleais para a captação de novos clientes, se fazendo passar por produtora de comerciais ao invés de produtoras de programas e retransmissora, além de bular o fisco.
Afirmo que a REDE TV não faz produções de comerciais e sim, de Cenário Virtual, que são inseridos como Merchandising ou testemunhais dentro dos programas, sem interferir na força de trabalho do mercado das produtoras.
O que eu percebo, no mercado do Rio de Janeiro, é que a diferença de preços cobrados pela maioria das produtoras deixa os anunciantes de pequeno e médio porte inseguros, a ponto de procurarem Freelas e pequenas produtoras que burlam o fisco.
Atenciosamente,
Henrique Aguiar Diretor Comercial Rede TV!"

Cordão do Bola Preta vira veículo publicitário

Quem não chora não mama
Segura meu bem a chupeta
Lugar quente é na cama
Ou então no Bola Preta.

Bola PretaSe a marchinha de Vicente Paiva e Nelson Barbosa para o Cordão do Bola Preta ainda não virou jingle, as janelas da agremiação, que até hoje só exibiam estandartes nas saídas do bloco durante o Carnaval, vão virar espaço publicitário ainda este ano.
A Freecom, que já atua na área de carnaval no Rio, está anunciando que nove painéis publicitários serão instalados a partir de novembro nas janelas da sede do Cordão, na Cinelândia, entre o Theatro Municipal e o Palácio Pedro Ernesto, abertos à utilização por empresas de produtos ou serviços. No local, garante a agência, passam trezentas mil pessoas por dia.
A Freecom vai oferecer contratos com dezoito meses de duração para os três painéis voltados para rua Araújo Porto Alegre e os seis para a avenida Treze de Maio (as janelas que aparecem na foto). Os formatos serão de 2,90 x 0,50 cm, com 4 spots de 150w de iluminação para cada um.
Mesmo o Rio tendo virado a cidade do vale-tudo, não deixou de ser supresa para a Janela descobrir que essa área nobre do centro do Rio foi liberada pela Prefeitura para exibição de propaganda. Aliás, Cesar Maia podia aproveitar o embalo e lotear o Municipal. Já imaginaram quanto não deve dar de dinheiro para a Prefeitura ele passar a ser chamado, por exemplo, de Vivo Hall?

McCann e DM9DDB levam o Profissionais do Ano Sudeste

O comercial "Choro", da DM9DDB para a Cia.Atlhética, foi o vencedor da categoria "Mercado" do 27º Prêmio Profissionais do Ano - Região Sudeste Capital. O resultado foi revelado durante evento realizado na noite desta terça-feira, 11 de outubro, no Sheraton Hotel, do Rio. Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, o filme foi criado por Sérgio Valente, Pedro Cappeletti, Ricardo Chester e Felipe Gama. A peça já havia conquistado Prata no Festival de Cannes de 2004.
O vencedor da categoria "Campanha" foi a série de filmes "Não tem preço", a versão da McCann de São Paulo para a campanha internacional do Mastercard. Os filmes foram dirigidos por Nando Olival, da O2, para uma criação de Eduardo Hernandez, Glen Martins, Maria Cristina Del Nero e Gabriela Vieira.
Há quatro anos a festa não era realizada no Rio de Janeiro. Os cariocas tiveram apenas um concorrente: o filme "Juliana", da NBS para a Telemar, que este ano conquistou o Grand Prix de Comercial do Ano do Prêmio Colunistas Rio. A peça foi criada por Marcello Noronha e José Luis Vaz, com direção de criação de Pedro Feyer e André Lima.

Novagência promove JB Niterói

A Novagência, resultado da recente fusão das agências Calvin, do publicitário Guto Lima, e Central de Mídia, ambas de Niterói, foi a escolhida pelo JB para assinar a comunicação do seu caderno JB Niterói desde o lançamento, realizado no último domingo. A publicação está sendo diária, contando com chamada de capa regionalizada e caderno classificados às quartas, sábados e e domingos.
A campanha da Novagência contará com 2 meses de duração, baseada em mídia exterior e ações promocionais como sampling, equipe de performance teatral, pára-pentes motorizados, rapel, além dos anúncios pelo próprio JB e demais produtos como revista Programa, Domingo, Glam e Vida.

100% conquista produtos da Aloés

O diretor da agência carioca 100%, Gustavo Bastos, está comemorando muito a conquista de uma conta de produtos, coisa rara no mercado carioca. Entrou para a carteira da agência a Aloés, fabricante dos absorventes Confiance e de fraldas, cuja linha Looney Tunes, que estampa os personagens da Warner (Patolino, Pernalonga, Taz, etc) coloca a empresa no terceiro lugar em vendas neste mercado, com 8,5% de participação, segundo dados Nielsen.
As primeiras peças para o novo cliente já estão em produção, informa Bastos.

W/Rio conquista AGO

Um dos mais tradicionais varejos de automóveis do Rio, a AGO, revendedora Mercedes do Brasil há 51 anos, entregou a sua conta para o escritório carioca da W/Brasil, depois de passar 5 anos na 100%, onde havia se tornado habitué dos prêmios de propaganda.
A AGO, na verdade, é um conjunto de contas. Fazem parte desse novo cliente da W/: o representante DaimlerChrysler, com as marcas Jeep, Dakota, Chrysler e Mercedes; a The Collection, com multimarcas especiais; e a Euromaxx, a mais nova concessionária da Audi no Rio de Janeiro.
A agência adianta que na comunicação das marcas terá mídia criada especialmente para cinema.

Novos talentos entram no mercado pela Janela

Do diretor de arte Bernardo Lowndes:
"Pessoal da Janela,
Gostaria de agradecer mais uma oportunidade oferecida de emprego através do site.
Desde que comecei nesta profissão, já consegui vários estágios em redação e direção de arte. Este último, minha opção definitiva na área da criação que significou uma grande mudança na minha vida já que assumi 100% minha vocação. A conseqüência disso, foi passar de estagiário para contratado.
Tenho um enorme voto de gratidão pela Janela e seus profissionais que fazem um site íntegro e comprometido com a informação. A credibilidade que o mercado deposita nele abre portas aos bons profissionais que procuram um colocação no mercado.
Ou seja, uma empresa séria sempre oferece vagas através de um site ético como a Janela.
Abraços e boa sorte para todos. ;-)
Bernardo Lowndes - Diretor de Arte"

REFORÇOS DO MERCADO

Duda (Rio-RJ) - Após 5 anos como diretor de atendimento da Quê/Next e passagens por agências como Staff, Contemporânea e Propeg, o publicitário Ricardo Aquino acaba de ser contratado pela Duda Propaganda para atender a rede de supermercados Sendas, do Grupo Pão de Açúcar, na filial carioca da agência. O profissional, que cuidava da conta da Petrobras na Quê/Next, foi um dos responsáveis pelo case de 50 anos da Companhia. Aquino já foi responsável pelo atendimento de contas de varejo como Ponto Frio, Insinuante, Supermercado Zona Sul e Fiat Automóveis. (10/10/2005)