Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/SET/2005
Marcio Ehrlich

 

AlmapBBDO vence o Colunistas Brasil

A agência AlmapBBDO foi escolhida pela 7ª vez nos últimos 10 anos a Agência do Ano do Prêmio Colunistas Brasil, cuja 38ª versão foi julgada este fim-de-semana em São Paulo. Ela conquistou 10 das 61 medalhas concedidas pelo júri. Disputaram o Colunistas Brasil apenas os trabalhos que conquistaram ouro nas regionais do concurso. Para representar os vencedores como os melhores de todo o Brasil, o júri -- do qual participou este editor -- confere apenas medalhas de ouro.
São Paulo ficou com 28 prêmios no Colunistas Brasil e o Rio de Janeiro veio em segundo lugar, com 18 medalhas. O Paraná ficou em terceiro com 8 medalhas, seguido por Brasília, com 5 e Ceará e Rio Grande do Sul com 1 cada.
A agência mais premiada do Rio foi a Giovanni FCB, com 4 medalhas e 36 pontos, seguida da NBS, com 4 medalhas e 33 pontos. Ainda representaram o Rio na relação dos melhores trabalhos brasileiros de acordo com o Prêmio Colunistas as agências 100%, Brasil.Com, Contemporânea, DPZ-Rio, McCann-Erickson-Rio, Praia e Quê|Next.
O Rio de Janeiro também foi bem representado nos Grandes Prêmios do Colunistas Brasil, pelo Anunciante do Ano, o Grupo Telemar e pelo Veículo do Ano, a Rede Globo de Televisão. Sem falar, claro, pelo carioca Paulo Giovanni, hoje radicado em São Paulo, que foi escolhido o Publicitário do Ano. Completa a lista dos premiados com Grande Prêmio o publicitário Mario D'Andrea, diretor da JWT-Curitiba, o Profissional do Ano.
Os Grandes Prêmios de Trabalhos -- como Campanha do Ano e Comercial do Ano -- tiveram votação secreta do júri e somente serão revelados na festa da premiação, prevista para outubro próximo.
A ata completa do 38º Prêmio Colunistas Brasil está no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

Nonato é eleito para o GAP-Rio

O diretor de atendimento da agência Doctor e professor do Instituto da Propaganda, Pedro Nonato, foi eleito por aclamação como o novo presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (Gap-Rio). Sua chapa foi a única a se apresentar para a disputa e esta terça-feira à noite, em reunião no Gattopardo, foi aclamada para substituir a diretoria de Eduardo Forbes. Junto com Nonato, assumem, como diretores, Cadu Xavier, Chistiane Dumont, Gabriel Diniz, Marcello Silva e Marcelo Jucá.
Em seu primeiro comunicado ao mercado, Pedro Nonato estabeleceu as metas de sua gestão:
O Site. O maior problema que enfrentamos hoje é o distanciamento entre os profissionais da área. Com a criação de um site do GAP, resolveremos parte deste problema. O lay-out inicial pode ser visitado em extra-net no www.rionoite.com.br/sites/gap/index.html e lá teremos as seguintes áreas: Oportunidades, Concorrências, Agenda / Eventos, Artigos / Entrevistas, Cursos / Palestras, Prêmio GAP, Links, Cadastro, Contato e mais outros que sejam de nosso interesse. Já contamos com o Apoio da Clear Channel Adshel.
O Prêmio GAP. Criado para estimular os profissionais da área, terá periodicidade anual, sendo a premiação prevista a edição de um livro com os cases finalistas e premiados, possivelmente comentados por professores e profissionais, além de uma viagem, com direito a acompanhante, à Buenos Aires, via Executiva da Varig, estada no Alvear Palace, um dos melhores hotéis do mundo. Já contamos com o apoio do JB e da Travelling Turismo.
As palestras. Serão convidados grandes nomes da área para contribuir com a formação profissional. Já contamos com o apoio dos Hotéis Marina e da Travelling Turismo.
Os cursos. Serão montados workshops de curta duração, sobre temas de interesse, com profissionais atuantes de nosso mercado para contribuir com a formação profissional. Já contamos com o apoio do Instituto da Propaganda.
Eventos de confraternização. Já contamos com o apoio Sky Lounge.
A (re)legalização do GAP. Através de um escritório de advocacia e outro de contabilidade. Já contamos com o apoio da Doctor Propaganda.

Conde e Tranjan deixam Quê|Next

Ronaldo Conde e Ercílio Tranjan -- vice-presidentes de atendimento e de criação da Quê|Next, respectivamente -- deixaram a agência esta terça-feira para partir para um projeto conjunto, que poderá ser em uma nova agência ou em alguma das que já estão no mercado carioca. Informações colhidas pela Janela reportam que os dois preferiram não participar do novo modelo da Quê|Next, que, sob a gerência do sócio Dudu Godoy, estaria redimensionando a sua estrutura, inclusive com a mudança do nome para Quê Comunicação e de suas instalações para o mesmo prédio da Praia de Botafogo com Rua Visconde de Ouro Preto, onde já funciona a sede da McCann Erickson-Rio. Na reestruturação, foram desligados da agência o diretor de arte Vicente Nolasco e o redator Flávio Medeiros, que em outubro assume a presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ).
Esta mudança, aliás, desmente os boatos equivocados que chegaram a ser publicados por alguns sites especializados especulando sobre uma improvável fusão da Quê com a NBS, que também pertence ao grupo PPR.
As vice-presidências ocupadas por Conde e Tranjan desaparecem. O atendimento será assumido por Tatiana Sotter, que vinha cuidando da conta da Petrobras na Argentina. A criação será gerenciada pelos redatores Eduardo Almeida e Chiquinho Luchini.

Hexacampeão
Nasceu dia 22 o 6º filho do prolífico publicitário carioca Ronaldo Conde, o terceiro com a publicitária Paula Lagrotta. João Antônio já está em casa, com a mãe. Os três passam bem e Conde se diz pronto para outro.

REFORÇOS DO MERCADO

Xerox (Rio-RJ) - Ricardo Karbage é o novo diretor executivo de marketing da Xerox do Brasil. Há 15 anos na Xerox, o executivo tem agora a missão de resgatar o conceito de marketing institucional e melhorar a forma como a empresa se relaciona com o mercado. Formado em processamento de dados pela PUC com MBA Executivo na Coppead, Karbage ocupou diversas funções na unidade de negócios em serviços da Xerox, passando por toda a cadeia gerencial até a diretoria de marketing da unidade Xerox Global Services. (15/09/2005)

RIC (Rio-RJ) - Tarso Campos chega para reforçar o departamento de atendimento da RIC Propaganda. O profissional já participa do núcleo de Atendimento coordenado pelo professor e publicitário André Felix. Tarso vem da Contemporânea e chega à RIC como um dos contratados que fazem parte do processo de reestruturação da agência. (13/09/2005)