Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/SET/2005
Marcio Ehrlich

 

Zé Luis e De Paula ganham o Rogerio Steinberg

José Luis Vaz
Sérgio de Paula

Depois de chegar por dois anos seguidos ao 2º lugar do Prêmio Rogério Steinberg entre os diretores de arte, José Luis Vaz, da NBS, conquistou este ano a primeira posição da premiação que destaca os criativos que mais medalhas conquistaram no Prêmio Colunistas Rio. Ele somou um Grande Prêmio, 4 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze. Entre os redatores, Sérgio de Paula, da Brasil.com, foi o vencedor da primeira colocação, posição que ele já havia ocupado nos Colunistas-Rio de 1995 e 1997. Desta vez, de Paula teve um Grande Prêmio, uma Medalha de Ouro, 4 de Prata e 4 de Bronze.
Ainda entre os redatores, Marcos Borges, também da Brasil.Com ficou com o 2º lugar e André Lima, da NBS, com o terceiro posto. O segundo lugar dos diretores de arte ficou com Marcos Hosken, por trabalhos conquistados na Quê/Next e na Duda. O terceiro posto foi de Felipe Miné, da Brasil.com.
Os Grand Prix
Durante a festa do Prêmio Colunistas Rio, também foram revelados os trabalhos vencedores dos Grandes Prêmios, escolhidos por votos secretos dos jurados e tabulados pela auditoria Ernst & Young. Aqui estão eles, com suas fichas técnicas:
GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: "Juliana", da NBS para Telemar. Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Redação: André Lima. Direção de Arte: Marcello Noronha e José Luis Vaz. Produtora de Filme: Cine. Produtora de Áudio: Tentáculo. Direção do Comercial: Clóvis Mello. Atendimento: Antonino Brandão, Aline Pimenta e Ana Laura Beckert. Aprovação: Alberto Blanco e Flávia da Justa.
GRANDE PRÊMIO DE FONOGRAMA DO ANO: "Tô Mortinho", da Brasil.com para Sinaf. Direção de Criação: Sérgio de Paula. Redação: Sérgio de Paula e Marcos Borges. Produtora de Áudio: Nova Onda. Atendimento: Paulo Azevedo. Aprovação: Pedro Bulcão.
GRANDE PRÊMIO DE MÍDIA IMPRESSA DO ANO: Série "Pintores", da Quê|Next para Mam - Museu de Arte Moderna. Direção de Criação: Ercílio Tranjan. Redação: Flávio Medeiros. Direção de Arte: Marcos Hosken. Fotografia/Ilustração: Leonardo Vilela. Estúdio: Platinum. Atendimento: Ronaldo Conde e Tatiana Soter. Aprovação: Simone Mizrahi.
GRANDE PRÊMIO DE MÍDIA EXTERIOR DO ANO: "Arara", da NBS para Oi na Moda. Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Redação: Renata Raggi e Felipe Rodrigues. Direção de Arte: Fernando Tige. Atendimento: Antonino Brandão, Gabriela Arroyo e Paula Fernandes. Aprovação: Alberto Blanco e Flávia da Justa.
GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA DO ANO: "Rio Sul 25 Anos", da Giovanni FCB para Rio Sul Shopping Center / 25 Anos. Direção de Criação: Adilson Xavier e Cristina Amorim. Redação: Adilson Xavier. Direção de Arte: Cristina Amorim. Fotografia/Ilustração: Daniel Mattar e Opção. Produtora de Filme: Conspiração. Produtora de Áudio: Professor Pardal. Direção do Comercial: Toni Vanzolini e Nova Onda. Atendimento: Gustavo Oliveira e Cláudia Mattos. Aprovação: Marcos Levy, Cláudio Guaranys, Gustavo Pierotti e Sérgio Pessoa.

Onda de coincidências chega ao colunista!

Que a publicidade mineira está passando por momentos difíceis, isso todo mundo já sabe. Talvez isso explique o porquê de seus tradicionalmente originais criativos estarem se deixando trair pelo inconsciente ultimamente, pelo que descobrimos esta semana.
Um leitor da Janela enviou a imagem ao lado, de um anúncio da agência Tom de Comunicação (a moça com a camiseta branca) publicado na revista About, exibindo os mamilos duros da modelo para ilustrar a proposta de que a agência sente tesão pelo que faz. No entanto, lembrou o leitor, essa foi exatamente a imagem que o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) usou para promover o seu terceiro anuário, que há tempos circula pelo mercado publicitário. A comparação é inequívoca, como se vê pela imagem com a camiseta verde, à direita.
Como anuários são livros que normalmente circulam pelas mesas dos criativos de todo o país, será que a imagem da peça carioca não ficou registrada na mente dos criativos mineiros da Tom e eles nem se deram conta?
Ironicamente, a mensagem do leitor chegou no mesmo dia em que este próprio colunista experimentou na pele a sensação de descobrir uma coincidência com um trabalho de que participou.
Nos sites da Associação Mineira de Propaganda e do Clube de Criação de Minas encontramos a divulgação de uma premiação publicitária para estudantes, o 2º Criafest, que baseia a sua comunicação na tatuagem da marca da premiação na pele do criativo. O slogan propõe: "Sinta na pele o que é ser premiado".
Como se vê no diploma do Prêmio Colunistas (veja à esquerda), esse foi precisamente o mesmo visual da campanha nacional do concurso em 2001, que também teve seu julgamento regional no mercado mineiro. De lá, participaram do Colunistas nada menos que 18 agências (inclusive DNA e SMP&B), 10 das quais conquistaram 50 prêmios, cujos diplomas muito provavelmente foram expostos em suas paredes com a tatuagem do Prêmio Colunistas. A campanha, da qual participamos pessoalmente, foi desenvolvida pela Ogilvy Rio, com o tema "Colunistas. O prêmio que marca você para sempre". Como se vê, não estávamos enganados.

Oportunidade ou morte!

Pressionadas pela necessidade de ter duas idéias diferentes por semana para os cadernos de classificados de automóveis de quarta e sábado, é claro que muitas agências não iriam perder a oportunidade do 7 de setembro cair em plena quarta-feira para incrementar seus anúncios.
A Janela relaciona aqui os resultados conseguidos, para comparação dos seus leitores e arquivo dos criativos que não quiserem ser acusados de coincidências de idéias na próxima vez que a coincidência de datas acontecer:

* "Se Dom Pedro tivesse um destes, a independência teria sido 5 dias antes", da TBWA para a Nissan.
* "D.Pedro gritou independência em cima de um cavalo. Imagina você, em cima de 131", da Brasil.Com para a Yen Motors (Mitsubishi).
* "Defender. Cavalos com o ímpeto daquele que levava Dom Pedro I", da ID&A para Land Rio (Land Rover), que ainda assinou "Independente de hoje ser feriado, estamos abertos".
* "Hoje, 7 de setembro, é dia de comemorar uma data histórica: o dia em que você vai comprar seu Peugeot", da Artplan para Peugeot.
* "No 6º aniversário da Hayasa comemore sua independência comprando seu Honda 2006", da Nix para Hayasa (Honda).
* "Megafeirão da Independência - Sua independência de ir e vir dentro de um Chevrolet 0Km está garantida na Américas. Venha comemorar dentro do seu!!!", da Inside 2000 para Américas (Chevrolet).
* "Conquiste a sua independência", da Rio para Mit Rio.
* "Hoje é o dia de conquistar a sua independência", da Ação para a Cipan e Fluminauto (Chevrolet).
* "Dê o seu grito de independência", da JLG para Simcauto (Chevrolet).
* "O seu grito de independência", da Diferencial para Sunshine e Quality.
* "Independência e economia", da JLG para Kioto (Honda).