Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/AGO/2005
Marcio Ehrlich

 

Campanha consolidou o Dia do Amigo

O mês de julho ganhou um novo status em 2005 para o comércio. Um dos dois meses do ano -- junto com setembro -- que não tinha nenhuma data promocional significativa, ele passou a ter o seu dia 20 consolidado como o Dia do Amigo, graças a uma iniciativa que nasceu do diretor da Leader Magazine, Robson Gouvêa.
Segundo pesquisas realizadas no Rio, graças à divulgação que o Dia do Amigo teve este ano, o comércio vendeu mais 29,86% do que no ano passado. Nos restaurantes e bares cariocas, o movimento no dia 20 chegou a ser 51% maior que em 2004.
A comemoração foi criada em 1969 pelo dentista argentino Ernesto Frebbraro, para homenagear o dia da chegada do Homem à Lua, mas apesar de vir ganhando lentamente a adesão de alguns países, nunca havia sido adotada formalmente pelo comércio, como já acontece em oportunidades como o Dia dos Pais ou o Dia dos Namorados.
O próprio Robson Gouvêa só tomou conhecimento da data há dois anos, quando, no dia 20 de julho, presenciou um grupo de amigos em um restaurante trocando presentes e ouviu do garçom a explicação de que eles estavam comemorando o tal "Dia do Amigo". Animado com a descoberta, estimulou uma pesquisa da Federação do Comércio do Rio (Fecomércio) para avaliar se o público se sentiria estimulado a dar presentes para seus amigos nesta data.
Como mais de 40% responderam que sim, este ano, finalmente, Gouvêa decidiu assumir a promoção. Ganhou o apoio do publicitário Adilson Xavier, diretor da Giovanni FCB -- que já vinha sendo responsável pela criação publicitária da Leader --, e a partir daí, com a participação da Fecomércio e da Associação Brasileira de Shopping-Centers (Abrasce) nasceu a associação "Amigos do Rio", responsável por assinar uma campanha desenvolvida gratuitamente por aquela agência. O grupo realizou diversas reuniões com as lideranças dos veículos de comunicação brasileiros, conseguindo a participação deles na veiculação também gratuita da campanha, num volume de mídia que ultrapassaria o valor de R$ 4 milhões. Sem falar que muitos destes próprios veículos saíram para sua própria divulgação, como forma de incentivar os anunciantes a aproveitar a oportunidade.
Para 2006, já há um compromisso de que todos os participantes da promoção voltem a estimular a participação dos brasileiros na comemoração da data.

Secom não vai renovar com Duda

Terminou esta quinta-feira o contrato publicitário que a Duda Propaganda, agência do marqueteiro Duda Mendonça, tinha com a Secom, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, responsável pela publicidade institucional do Governo Lula. Avaliada em R$ 130 milhões, a conta era dividida com a Matisse, de Campinas, e a Lew Lara, de São Paulo, cujos contratos também se encerram este mês mas estão com a renovação garantida.
A partir do desgaste gerado pela crise no Governo Federal, que levou Duda a denunciar, entre outras coisas, que o PT lhe devia dinheiro, passou a ser forte em Brasília o rumor de que não haverá renovação no contrato da Secom com Duda. No entanto, não se fala ainda se a verba será dividida entre as duas agências remanescentes ou se haverá uma nova concorrência para a substituição da Duda.
A Secom não era a única conta federal da agência. A Duda também atende o Ministério da Saúde e a Petrobras, cujos contratos terminam em dezembro deste ano. Para esta conta, aliás, a Duda montou uma grande estrutura no Rio de Janeiro, com profissionais do primeiro time da propaganda carioca.

O Dia anuncia novo jornal para jovens

A presidente do Grupo O Dia de Comunicação, Gigi Carvalho, distribuiu comunicado esta quarta-feira, 17, anunciando que deve lançar uma nova publicação entre setembro e outubro, na praça do Rio de Janeiro e Grande Rio, voltado para o público jovem e "para aqueles outros que necessitam de informação rápida, objetiva, completa, atual, de qualidade e útil para o seu cotidiano". Os estudos para o novo produto teria começado em fevereiro últimos. Neste período, o grupo realizou diversas pesquisas de opinião, até chegar à definição daquele público e que o jornal não será gratuito e seu preço de capa será inferior a R$ 1. O produto terá design moderno, com 80% de suas páginas em cores.
No comunicado, Gigi Carvalho alertou que estas são as únicas informações que puderam ser liberadas no momento.

Leader volta pra casa

Depois de algum tempo em idas-e-vindas a agências independentes -- em 2002 na VS e, no último ano, na Giovanni FCB --, a Leader Magazine voltou a ter a sua publicidade assinada pela Promovendas, sediada em Niterói e que também pertence a membros de sua diretoria. Na verdade, a Promovendas nunca se afastou da comunicação da empresa, respondendo pelas peças gráficas mesmo naqueles períodos.
Leia na edição de 21/05/2004 a notícia da conquista da conta pela Giovanni FCB, levada por Paulo Éboli, que prestava consultoria à rede de varejo.

Ondazul ganha nova campanha da Quê|Next

Para a campanha de lançamento do 1º Prêmio OndAzul Design Recult 2005, que vai escolher os melhores designs de móveis feitos a partir de garrafas Pet e outros materiais recicláveis, a agência Quê|Next assumiu as próprias garrafas de refrigerante de vários sabores como destaque no layout. No rótulo das garrafas, em vez da marca do refrigerante, aparecem os nomes dos móveis: “Sofá”, “Pufe”, “Cadeira”, “Banco” e o título: “Se você também enxerga garrafas plásticas de um outro jeito, inscreva-se.”
A campanha conta com anúncios de revista, jornal, Mobiliário Urbano e cartazes para as faculdades. O comercial de TV segue o mesmo conceito, mostrando situações do cotidiano, como um grupo de pessoas num restaurante pedindo, com a maior naturalidade, um “pufe geladinho” para beber ou “banco, só que diet, tá?”. A criação é de Chiquinho Lucchini e Fernando Freitas, com direção de criação de Ercílio Tranjan. O atendimento foi de Ronaldo Conde e Luciana Chatel, com aprovação de Tatiana Wehb e Carlos Henrique.

Albano promete vir quente na 40 Graus

A nova agência do publicitário Albano Alves Filho já está em funcionamento na Barra, com o nome de 40 Graus. Na empresa, Albano deixa de atuar junto do criativo Hayle Gadelha, com quem ficou cerca de 10 anos associado na Internad. Este, por sua vez, retomou a marca Workstation com que operava antes da sociedade.
Apesar da separação física, os dois continuam sócios na Internad, ainda que ela não esteja mais ativa. A razão é que a agência detém diversos créditos com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, cuja conta atendeu na gestão de Anthony Garotinho. Albano acredita que ainda vá receber do Governo. Afinal, como o noticiário tem mostrado ultimamente, publicitários nunca perdem a esperança de receber tudo que os políticos lhes devem.
Na 40 Graus, Albano pretende adotar uma estratégia empresarial diferente da Internad. Apesar de resalvar que não dirá "dessa água não beberei", o empresário analisa: "na Internad focamos muito nas contas políticas e agora quero me dedicar mais ao atendimento de contas privadas". O principal cliente da 40 Graus é a Sonoleve, mas a agência vem realizando jobs para a Firjan e o Bob’s, além de diversos lançamento imobiliários. Sua estrutura conta com 18 funcionários, ficando a criação sob a direção da redatora Ana Tavares, que o acompanhou na vinda da Internad.
A 40 Graus está operando no Downtown, à Av. das Américas, 500, bl. 10, sala 201, Barra, com o telefone (21) 3153-7571.

Festa do Colunistas será 6 de setembro no Rio

Está confirmada para o próximo dia 6 de setembro a festa de entrega dos diplomas do 24º Prêmio Colunistas Rio 2005 e do 10º Prêmio Promoção Rio 2004. O evento acontece na Marina da Glória, a partir das 19:30h.
Serão 38 empreas a receber seus prêmios dos dois concursos, que analisaram trabalhos de publicidade e de marketing promocional criados no Rio de Janeiro entre 2004 e 2005.
Nos últimos anos, a festa do Colunistas Rio se consagrou como o grande encontro do mercado publicitário carioca, reunindo mais de 700 empresários e profissionais de agências, anunciantes, produtoras e veículos, mesmo que não estejam entre os premiados. Este ano, como o evento acontece na véspera do feriado de 7 de setembro, a organização espera que a comemoração se estenda até a madrugada, na pista de dança que será animada por DJ.
As adesões e reservas de mesas para o encontro já estão disponíveis na Dinâmica Promoções, com Valter Peixoto, pelo telefone (21) 2537-8180.
A seguir veja os ganhadores dos Grandes Prêmios dos dois concursos. As atas completas estão disponíveis no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

24º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro
GRANDES PRÊMIOS
Agência do Ano: Giovanni, FCB
Publicitário do Ano: Armando Strozenberg (Contemporânea)
Profissional de Propaganda do Ano: André Lima (NBS)
Anunciante do Ano: Infoglobo
Veículo do Ano: GNT
Melhor Desempenho Criativo: Giovanni, FCB
Melhor Desempenho em Produção de Fonogramas: Nova Onda
Destaque do Ano: Platinum FMD, pelo reconhecimento internacional da qualidade de seu trabalho de fotografia digital.
Obs.: Os Grand Prix de Campanha, Comercial, Mídia Impressa, Mídia Exterior e Fonograma serão revelados durante o evento.
EMPRESAS PREMIADAS
100%, Agência3, Binder/FC+G, Brasil.Com, Canvas Webhouse, Contemporânea, DPZ, Duda, Giovanni FCB, I-Ltda, JWT, McCann-Erickson, NBS, Nova Onda, Praia, Que|Next, Ric, Rio Ka, Ronson e Staff.

10º Prêmio Promoção Rio de Janeiro 2004
GRANDES PRÊMIOS
Empresa de Marketing Promocional do Ano: OPM
Empresa de Design do Ano: Tátil Design
Empresária de Marketing Promocional do Ano: Roberta Medina (Dream Factory)
Profissional de Marketing Promocional do Ano: Bruno Bertani (Indústria Nacional Design)
Cliente de Promoção do Ano: Petrobras
Case de Marketing Promocional do Ano: "BankBoston Rio Instrumental", da Multinational para o BankBoston.
Ação Promocional do Ano: "Coca-Cola No Revezamento da Tocha Olímpica", da Fagga e Hartmann Promoções para a Coca-Cola.
Material de Ponto-De-Venda do Ano: "Lojas Oi", da Dia para a Oi.
Design Promocional do Ano: "Linha de Embalagens Frangos Rica", da Carioca para os Frangos Rica.
EMPRESAS PREMIADAS
Biruta, Canvas Webhouse, Dia, Domanni, DPZ, Dream Factory, Fabiano Vargens, Fagga, GF, Hartmann, Indústria Nacional, Mobile Laet, Multinational, OPM, Percepttiva, Staff, Tecnopop, Tátil, Via 4, XL e Zero Brasil.

REFORÇOS DO MERCADO

100% (Rio-RJ) - A designer Andréa Thiele é o mais novo reforço da 100% Propaganda. Incorporada ao time após a associação da agência carioca ao tradicional escritório de design paulista Studio Cyan, Andréa tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de comunicação visual para grandes empresas brasileiras e estrangeiras como Avon Cosméticos, Souza Cruz, Hotéis Othon e Transportes FINK. Graduada pela PUC, fez curso de extensão em Design Gráfico no Istituto per l’Arte e il Restauro, Florença - Itália. Conta com vários prêmios, entre eles Top de Marketing da ADVB nos anos de 2003 e 2004. (12/09/2005)

Telco do Brasil (Rio-RJ) - A empresa de Contact Center com clientes como Esso, TV Globo e Peugeot contratou Leila Vital, pós-graduada em Marketing de Serviços, com longa experiência em varejo, para ser Gerente de Novos Negócios. Leila tem passagem pela FGV e IBMEC, onde atuava na Divisão de Comunicação e Marketing. (17/08/2005)

Yes Filmes (Rio-RJ) - Contratou Ique Gazzola -- que tem formação de ator e fez assistência de direção em diversas produtoras, como Academia de Filmes, CaradeCão, Conspiração Filmes e TVZero -- para ser diretor, depois um ano como assistente do diretor da casa Caio Abreia. Com sua bagagem teatral, Ique tem um perfil de direção que representa um diferencial ao dirigir atores. Já começa a sua carreira filmando para as principais agências do mercado e, paralelamente, continua dedicando-se aos seus projetos audiovisuais como o documentário “Elogio a Eros” e o curta “Domingo é um Dia Triste”, todos voltados para a Yes TV, novo segmento do grupo Yes. (17/08/2005)

Fischer América (São Paulo-SP) - Roque Mendes é o novo contratado da Fischer América para o departamento de atendimento. Ele assume o cargo de Diretor de Contas e será responsável por Melitta, Panasonic, Nissin, Polenghi e Yakult. Com 13 anos de experiência na área de Vendas, Trade Marketing e Marketing, Roque tem passagens pela Alpargatas, Bombril e Cirio. Como publicitário atuou como Diretor de Planejamento e Diretor de Contas da Neogama BBH, atendendo clientes como SKY, Votorantim e Eletropaulo. Roque também já passou pela Talent, onde atendeu a Sony Ericsson, Net/Virtua, Boehringer e GVT. (16/08/2005)

IBM Brasil - A diretoria de marketing da IBM Brasil passou a ser comandada por Silvana Ribolla, que desde 2001 estava na gerência de Comunicação de Marketing Integrado, responsável pelo planejamento e a execução de campanhas de marketing direto, eventos, publicidade e marketing cooperado. Sua gestão em 2005 e 2006 deve focar-se no segmento de pequenas e médias empresas (SMB), que apresenta velocidade de crescimento superior ao segmento de grandes empresas. (16/08/2005)

JWT (São Paulo-SP) - A agência reestruturou seu departamento de planejamento, dirigido por Ken Fujioka, contratando Rodrigo Maroni (ex-Loducca), João Gabriel Fernandes (ex-MPM), Sergio Katz (ex-FischerAmérica) e a planejadora júnior Joyce Moraes (ex-FabraQuinteiro). A nova equipe está fisicamente alocada junto à equipe de criação no escritório da JWT em São Paulo, reforçando ainda mais a integração entre as duas áreas. (15/08/2005)

Fispal (São Paulo-SP) - O jornalista, publicitário e empresário Flávio "Faveco" Corrêa assumiu o cargo de CEO - Chief Executive Officer, a presidência executiva da Fispal, agência internacional privada de desenvolvimento do mercado de alimentos. Faveco foi presidente da Ogilvy & Mather no Brasil e da ABAP. Ele também apresenta o programa de entrevistas “Sala Vip”, aos domingos, na Rede CNT de Televisão. (15/08/2005)