Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/AGO/2005
Marcio Ehrlich

 

Como fica 2006?

Acostumados a esperar com ansiedade a chegada dos anos eleitorais, pela possibilidade de faturamento em campanhas políticas, os publicitários brasileiros começam a temer o panorama de 2006, a partir da crise política que o país está enfrentando nos últimos dois meses.
"Depois do que está assistindo hoje, que empresário de propaganda vai querer receber verbas de campanhas que venham de caixa 2 dos partidos?", perguntou um graúdo publicitário carioca, em conversa com a Janela.
O problema é que -- as próprias CPIs estão comprovando isso -- é praticamente impossível, pelas regras atuais, financiar uma campanha publicitária sem dinheiro não registrado como doação aos partidos. No Brasil, a atividade de lobby não é vista com bons olhos e, como o deputado Roberto Jefferson já declarou diversas vezes, fica muito difícil uma grande empresa aceitar se identificar como doadora de verba para a campanha de um político quando isso a deixará automaticamente sob suspeita da imprensa em qualquer licitação que participe em órgãos públicos. E nem precisa dizer que não deu muito certo -- pelo menos a longo prazo -- a alternativa adotada pelas agências do empresário Marcos Valério nas últimas eleições.
Cortados os empréstimos de bancos mineiros, reduzidas as doações não declaradas das empresas, de onde virão as verbas para as campanhas de 2006?
Co-responsáveis pelo cumprimento dos créditos dados pelos veículos de comunicação (que fora do horário gratuito não têm porquê dar espaço de graça para candidato), as agências de publicidade não podem correr riscos. Como já ensinava o jinglista Jorginho Abicalil, trabalho para político só recebendo adiantado. "Se perde a eleição, o sujeito vai dizer que não tem como pagar, se ganha, esquece logo quem ajudou", dizia ele.
Exemplos de desastres na área não faltam. Alguns até conseguem chegar ao conhecimento público. Em 20/12/2002, a Janela publicava que a produtora de comerciais Yes acabou a última disputa presidencial credora de R$ 600 mil da campanha derrotada de José Serra. Em janeiro deste ano, a empresa de outdoors Exibição ía pra mídia reclamar que estava sem receber R$ 18 mil pela veiculação em tabuletas da também derrotada campanha do vice-governador Conde à Prefeitura do Rio de Janeiro.
A crise política parece estar longe de sua solução, quatro meses antes de 2006. A hora de começar a buscar saídas é agora.
Aliás, está na imprensa: o secretário de Comunicação do PT, Humberto Costa, teria sido incumbido de procurar outro responsável que não Duda Mendonça para cuidar da publicidade do partido. Ao jornal O Globo, Campos declarou que "o PT deve procurar publicitários mais baratos para as campanhas estaduais de 2006". Nenhuma informação sobre competência. O diferencial será o preço. E aí? Quem de vocês está em liquidação?

Lage’Magy oficializa seu final

A agência de publicidade Lage’Magy está comunicando oficialmente que, depois de 35 anos em funcionamento, encerra suas atividades nesta sexta-feira, dia 12 de agosto.
Sua fundadora, a artista gráfica e diretora de arte nascida na Suiça Magy Imoberdorf, 57 anos, conta no comunicado que nessa última semana buscou colocação profissional para sua equipe – “praticamente quase todos já estão em novos empregos”. Agora ela vai aproveitar esse período de descanso para ficar com a família na Europa, organizar um novo livro com suas obras e uma exposição de retratos feitos por ela ainda no final deste ano. “Estou encerrando uma etapa da minha carreira. Mas, ainda tenho muitos planos e muita contribuição para dar à publicidade brasileira”, conta Magy.
Foi na Lage’Magy que a Lycra ficou nacionalmente conhecida, que “Zip Zipa Tudo” e que a caninha 51 virou “Uma Boa Idéia”. Esses são exemplos do brilhante trabalho realizado pela publicitária e os profissionais que a acompanharam nesses anos todos.
Há poucas semanas a Talent, que era sócia da Lage’Magy, decidiu desfazer o negócio, gerando algumas manifestações de desagrado da criativa. No Uol , dia 13 de julho, surgiu um blog simplesmente assinado "Lage’Magy", denunciando que a agência estaria sobre ataque. Quem quiser saber mais sobre a agência, veja em www.lagemagy.com.br

CCRJ lança Clube do Futuro 2005

A edição de 2005 do Clube do Futuro, concurso criado pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro e organizado pelo diretor da entidade, Paulo Castro, vai dar como prêmio aos melhores trabalhos feitos pelos estudantes, 30 estágios nas principais agências de publicidade cariocas. Estudantes de todo o país podem participar. Informações para participação no concurso estão na seção CCRJr., no site da entidade (www.ccrj.com.br). As inscrições vão até o dia 19 de agosto.

Blue Bus lança livro comemorativo

Uma noite de autógrafos na próxima segunda-feira, 8 de agosto, marca o lançamento do livro que comemora os 10 anos do Blue Bus na Internet. Nestes 10 anos está contada a história do veículo antes mesmo de ele ser um site e sim um BBS-Bulletin Board System do mercado de comunicação, do qual, aliás, este colunista também participava como assinante. Era um tempo em que as pessoas não ficavam on-line lendo notícias em sites. Conectava-se por telefone à Internet, baixava-se um pacote de mensagens, desconectava-se, lia-se off-line, respondia-se e conectava-se de novo para mandar as respostas.
Entre outros freqüentadores do site de Júlio Hungria estavam Ana Maria Bahiana, Caio Tulio Costa, Joaquim Ferreira dos Santos, Marcelo Tas, Ricardo Freire, Pedro Doria, Tutty Vasques e Luiz Alberto Marinho.
O evento acontece a partir das 8 da noite, na livraria da Travessa, em Ipanema, na Visconde de Pirajá, 572.

REFORÇOS DO MERCADO

Rafael Pitanguy e Marcelo LoboGiovanni,FCB (Rio-RJ) - A Agência do Ano do Colunistas Rio acaba de contratar o redator Rafael Pitanguy e o diretor de arte Marcelo Lobo (foto à direita). Com 12 anos de experiência no mercado publicitário, Lobo acumula passagens pela Script, onde fazia dupla com o próprio Pitanguy, e por último na Agência3. Rafael tem passagens pela Artplan, Doctor e vem da Script. Está no mercado há 4 anos. (08/08/2005)

MG (Rio-RJ) - Incrementou o Atendimento com a contratação de André Leitão como executivo de conta. O profissional vem da WM&S Publicidade, onde atendia a RedeEconomia de Supermercados. (05/08/2005)

PS 10 (Rio-RJ) - O diretor de arte Henrique Lara, que estava na Casa da Criação, é o novo contratado da PS 10. Henrique em sua recente carreira, já se faz presente no Anuário Melhor do Rio Número 5. (05/08/2005)