Script ganha
a nova Febre de Shopping
Foi
para a Script a liquidação de inverno dos principais
shoppings cariocas, que há vários anos se assina "Febre
de Shopping" (um título, se não nos enganamos,
surgido na Ogilvy). A campanha começa a ser veiculada esta
quarta-feira, 27, divulgando a promoção que acontece
de 28 a 31 de julho nos shoppings Botafogo Praia, Carioca, Fashion
Mall, Grande Rio, Iguatemi, lha Plaza, Madureira, Nova América,
Passeio, Plaza Shopping, Rio Design (Barra e Leblon), Rio Sul e Via
Parque. Desta vez não houve dissidências entre os shoppings
participantes e todos estão assinando a liquidação,
mas, ao contrário do que aconteceu nas concorrências
semelhantes anteriores, nem todas as agências dos shoppings
participaram da disputa pela comunicação do evento.
A Giovanni FCB -- que cuida da conta do RioSul -- alertou à
Janela, por exemplo, que não disputou o job.
A campanha da Script foi inspirada no grafismo do artista plástico
americano Keith Haring.
No filme, em formato de video-clip, acompanha-se as peripécias
de um personagem de desenho animado que passeia por mundo imaginário
de elementos inspirados na letra da música. O jingle tem uma
melodia em estilo samba-rock convocando as pessoas a participarem
da ação e irem às compras. O comercial foi produzido
pela produtora Artesanato Eletrônico e o jingle, presente no
rádio e na TV, pela Sonido. A campanha contará com comerciais
na TV Globo e SBT e spots nas rádios FM O Dia, Jovem Pam e
JB FM.
WRio deixa de atender a Ancar
O escritório carioca da W/Brasil
acabou se envolvendo em um imbloglio no noticiário da publicidade
carioca, a partir do acolhimento, pelo site Blue Bus, de um e-mail
não assinado que foi enviado esta manhã aos sites (inclusive
a Janela) comunicando textualmente que "Nova América,
Rio Design Barra e Rio design Leblon estão deixando a agência
do recém-carioca Olivetto. O escritório carioca da w
já foi avisado e várias agências do mercado já
estão apresentando campanhas nos clientes". Perante a
negativa de um provavelmente mal-informado representante da agência,
o grupo Ancar acabou oficializando publicamente a informação,
deixando a W numa verdadeira saia-justa.
Falando no início da tarde com a Janela, o diretor da W no
Rio, o publicitário Marcio Borges, declarou que não
se manifestaria até ser comunicado pessoalmente pelo cliente,
o que acabou acontecendo ao longo do dia. Apesar de lastimar a perda,
já que, nas suas palavras, este era "um cliente muito
querido da agência", Borges garantiu que o fato não
vai afetar o dia-a-dia da empresa nem causar demissões. Levantamentos
do mercado dão conta de que a verba dos shoppings do grupo
Ancar -- cujo forte da comunicação não é
a mídia -- não chegava a representar 10% do faturamento
da WRio. "Esta sexta-feira começaremos a veicular a campanha
da Vila Panamericana, na próxima semana estreamos a nova campanha
do Leite de Rosas e na quinzena seguinte a campanha do Rio Convention
Bureau", informou o publicitário, para explicar o porquê
de não vir a se desfazer de nenhum dos atuais 15 funcionários
da agência.
De qualquer forma, Marcio Borges diz que espera voltar a trabalhar
para o Grupo Ancar, para quem ainda estará formalmente ligado
nos próximos 60 dias, prazo contratualmente definido para a
separação. De acordo com ele, assim como está
acontecendo com outras agências, a W também vai apresentar
uma proposta ao Grupo Ancar para que a comunicação do
Nova América e dos Rio Design possa prescindir de anúncios
na grande mídia.
PS 10 conquista
conta
A PS 10 acaba de conquistar a conta
do Centro de Estudos Guerra de Moraes, instituição de
cursos preparatórios para concursos no Rio de Janeiro. A campanha
utilizará mobiliário urbano, busdoor, outdoor, anúncios
em mídia impressa e publicações segmentadas na
area de educação.
Sesc
Rio promove evento de Comunicação Social
O
Sesc Rio promove no dia 3 de agosto uma "Mostra de Filmes e Seminário
de Comunicação Social", com trabalhos comuitários
ou sociais de diversas agências.
Das 380 peças inscritas, a curadoria da Mostra e a Secretaria
de Cultura do SESC Rio selecionaram 50, criadas por agências
como a F/Nazca, McCann, Contemporânea, Agência3, Giovanni/FCB,
Escala, VS Comunicação, Opus Múltipla e Mr. Brain,
para entidades do terceiro setor, como Saúde Criança
Renascer, Viva Rio, Doutores da Alegria, Associação
Olimpíadas Especiais, SOS Mata Atlântica, Associação
Parceria Contra Drogas, AACD, Instituto Meta Social, Casa Cultura
do Silêncio, Banco de Olhos, Instituto Pro Cidadania, Unicef
e Apae, entre outras.
O evento acontece no dia 3 de agosto, de 10h às 18h, no SESC
Rio, na Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. As inscrições
são gratuitas e a capacidade é limitada. Assim, a organização
informa que, para garantir presença, os interessados devem
se inscrever pelo site www.message-rj.com.br/mostra (N.R.em 2013: site atualmente desativado),
onde também poderão obter sua programação
completa.
A Mostra de Filmes e Seminário de Comunicação
Social tem o apoio da ABAP–Rio, ABP, Clube de Criação
do Rio de Janeiro, Studio Alfa, Gráfica Borrelli, Pândega
Cenografia e organização da Message Comunicação.
Movimento no
Rio lança pulseira pela ética
A
República Brasil, agência carioca especializada na área
de política, assina o outdoor da campanha "Não
Está à Venda" que será veiculada em seis
capitais (Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória
e Maceió) a partir desse sábado. A peça mostra
pulseiras verdes e amarelas entrelaçadas como numa corrente.
O adereço já está sendo usado por quatro integrantes
da CPI dos Correios: Denise Frossard, Heloísa Helena, Pedro
Simon e Jeferson Peres.
A campanha, lançada por empresários do Rio essa semana, tem as pulseiras
de silicone como símbolos, uma espécie de abaixo assinado visual,
como explicam os criadores. A idéia é que os brasileiros mostrem
sua indignação contra os fatos que vem sendo apurados no Congresso
Nacional e reforcem um movimento em prol da ética na política. Um
site, o www.naoestaavenda.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado), com a história do movimento também
faz parte da campanha criada pela República Brasil.
A direção de criação é de Michelangelo
Moura, a foto é de Handam e a manipulação é
do Estúdio H.
As pulseiras já podem ser compradas através do site
ou em duas lojas no Rio: a Tutto Bianco, do Barra Shopping, e o CigarClub,
em Botafogo.
Coincidências
acontecem entre o Ano Novo e o Natal
Do leitor Nãnny
Gomiero:
"Sou leitor do janela e me surpreendi com tal publicação
no site, no dia 27 de julho de 2005: 'Gustavo Bastos manda para a Janela o título
de uma peça de seu cliente Forum Ipanema, veiculado na época do
último reveillon (...)'
Eu não vi esta propaganda ainda, vi apenas a materia do site. Mas fiquei
surpreso com a semelhança do titulo do Gustavo Bastos, com a da peça
em anexo. Esta que se encontra na página 110 do 29º anuario do CCSP
da DM9DDB.
Um título diz: "Que todas as alegrias que você
viver entre o Natal e o Ano Novo se repitam entre o Ano Novo e o
Natal" e o outro diz: "O que engorda mesmo não
é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o
que você come entre o Ano Novo e o Natal."
Por mais que os clientes sejam completamente diferentes, e que eu
não saiba a força que o titulo da peça do Gustavo
Bastos tenha (já que vocês falam que a ultima coisa
que se vê é o titulo), ainda assim
fiquei surpreso.
Gustavo
Bastos responde:
"O 29º anuário é posterior ao anúncio
do Forum, portanto, é impossível eu ter usado como
inspiração. O anúncio do Forum é de
dezembro de 2004, enquanto o 29º anuário saiu no dia
18 de Abril de 2005, portanto 5 meses após a publicação
do anúncio do Forum na revista Domingo do JB e no Caderno
Ela do O Globo.
Fora o fato do referido anuário do CCSP ser de 5 meses depois
da publicação de nosso anúncio, tem mais. Quando
foi publicado, o nosso foi amplamente divulgado em todos os sites
especializados, no Rio e em São Paulo, e ninguém levantou
na época que havia um outro anúncio anterior parecido.
Exatamente porque não havia.
Um abraço,
Gustavo Bastos
100%Propaganda
Diretor de Criação"
Publicis leva
Rodolfo pra balada
Quem
conta é a assessoria da Publicis:
"São Paulo, 28 de julho de 2005. No bar da sede da
Publicis Brasil, em São Paulo, acontece hoje, no fim da tarde,
uma balada bem carioca. Com uma cervejada digna de boteco, os criativos
recebem o novo vice-presidente de criação nacional
da agência, Rodolfo Sampaio, que desembarca hoje do Rio de
Janeiro para assumir o cargo. O encontro será regado com
dezenas e dezenas de Bavarias Premium, cortesia do cliente para
o batismo do publicitário na nova posição."
N.R.: Com todo respeito à assessoria da agência,
mas se é balada, não é carioca.
Ô meu, quem vai pra balada é paulista.
JWT vai rabiscar
o Globo de sexta-feira
Esta
sexta-feira, 29 de julho, o jornal O Globo vai aparecer com uma página
totalmente rabiscada pelo Barrashopping, para divulgar o lançamento
de sua nova liquidação do Lápis Vermelho -- promoção
que remonta aos tempos em que a conta estava na Estrutural de Rogério
Steinberg!
A intervenção, criada pela agência JWT, acontece
numa página editorial do caderno de economia do veículo,
para desespero dos seus jornalistas e editores, mas a página
será duplicada para não comprometer o conteúdo
jornalístico. A seleção da editoria é
para evidenciar a oportunidade de o leitor comprar com economia.
A Liquidação Lápis Vermelha acontece até
o dia 31 de julho e terá filme, anúncio de jornal e
spot.
O filme “Ele voltou”, por exemplo, mostra diferentes mulheres
de variadas faixas-etárias se arrumando como se fosse para
um evento social, mas, na realidade, elas estão se preparando
para conferir a liquidação. O locutor
enfatiza: “A liquidação mais desejada da cidade
está de volta”.
Ficha Técnica :
Criação: Raul Fernandes, Wallace Marques e Luiz Cavalheiros
Direção de Criação: Raul Fernandes
Produtora do Filme: Clear Light
Diretor de cena: Flávio Zangrandi
Trilha: André Gomes Produções
Art Buyer: Wilson Pereira
Mídia: Selma Rodolpho
Atendimento: Fabienne Nogueira
Aprovação: Eduardo Novaes e Yone Beraldo
Blogs desvendam
mistério da cerveja
Não
é só na política que os blogs estão ganhando notoriedade
pelas descobertas que fazem. Esta semana, os blogs de publicidade (veja os links
para eles no menu esquerdo da Janela) se agitaram para tentar desvendar o mistério
do teaser da cerveja que está no ar na mídia brasileira. Leitores
trocaram mensagens, escreveram para a Janela pedindo dicas e saíram pesquisando
no mercado.
Agora, o blog Brainstorm
#9 garante ter conseguido a resposta: o comercial, que inclusive já
está circulando em versão pirata pela Internet, seria da Kaiser,
cuja conta foi conquistada em 2004 pela Giovanni FCB de São Paulo.
Não é impossível que a própria agência, aliás,
tenha estimulado essa "pirataria" para usar a força do boca-a-boca
da internet. Recentemente a Giovanni produziu uma divertida peça de e-mail
marketing para a Intelig com a mulher-sanduíche-iche, parodiando o vídeo
que circulou na rede com a reprodução da entrevista da nutricionista
Ruth Lemos para a Rede Globo.
Salles e Norton
viram história
Os nomes de duas das mais poderosas agências brasileiras da década
de 70 desaparecem do catálogo. A Publicis Salles Norton passa a se assinar
Publicis Brasil a partir de agora.
|