Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/JUL/2005
Marcio Ehrlich

 

Script ganha a nova Febre de Shopping

Foi para a Script a liquidação de inverno dos principais shoppings cariocas, que há vários anos se assina "Febre de Shopping" (um título, se não nos enganamos, surgido na Ogilvy). A campanha começa a ser veiculada esta quarta-feira, 27, divulgando a promoção que acontece de 28 a 31 de julho nos shoppings Botafogo Praia, Carioca, Fashion Mall, Grande Rio, Iguatemi, lha Plaza, Madureira, Nova América, Passeio, Plaza Shopping, Rio Design (Barra e Leblon), Rio Sul e Via Parque. Desta vez não houve dissidências entre os shoppings participantes e todos estão assinando a liquidação, mas, ao contrário do que aconteceu nas concorrências semelhantes anteriores, nem todas as agências dos shoppings participaram da disputa pela comunicação do evento. A Giovanni FCB -- que cuida da conta do RioSul -- alertou à Janela, por exemplo, que não disputou o job.
A campanha da Script foi inspirada no grafismo do artista plástico americano Keith Haring. No filme, em formato de video-clip, acompanha-se as peripécias de um personagem de desenho animado que passeia por mundo imaginário de elementos inspirados na letra da música. O jingle tem uma melodia em estilo samba-rock convocando as pessoas a participarem da ação e irem às compras. O comercial foi produzido pela produtora Artesanato Eletrônico e o jingle, presente no rádio e na TV, pela Sonido. A campanha contará com comerciais na TV Globo e SBT e spots nas rádios FM O Dia, Jovem Pam e JB FM.

WRio deixa de atender a Ancar

O escritório carioca da W/Brasil acabou se envolvendo em um imbloglio no noticiário da publicidade carioca, a partir do acolhimento, pelo site Blue Bus, de um e-mail não assinado que foi enviado esta manhã aos sites (inclusive a Janela) comunicando textualmente que "Nova América, Rio Design Barra e Rio design Leblon estão deixando a agência do recém-carioca Olivetto. O escritório carioca da w já foi avisado e várias agências do mercado já estão apresentando campanhas nos clientes". Perante a negativa de um provavelmente mal-informado representante da agência, o grupo Ancar acabou oficializando publicamente a informação, deixando a W numa verdadeira saia-justa.
Falando no início da tarde com a Janela, o diretor da W no Rio, o publicitário Marcio Borges, declarou que não se manifestaria até ser comunicado pessoalmente pelo cliente, o que acabou acontecendo ao longo do dia. Apesar de lastimar a perda, já que, nas suas palavras, este era "um cliente muito querido da agência", Borges garantiu que o fato não vai afetar o dia-a-dia da empresa nem causar demissões. Levantamentos do mercado dão conta de que a verba dos shoppings do grupo Ancar -- cujo forte da comunicação não é a mídia -- não chegava a representar 10% do faturamento da WRio. "Esta sexta-feira começaremos a veicular a campanha da Vila Panamericana, na próxima semana estreamos a nova campanha do Leite de Rosas e na quinzena seguinte a campanha do Rio Convention Bureau", informou o publicitário, para explicar o porquê de não vir a se desfazer de nenhum dos atuais 15 funcionários da agência.
De qualquer forma, Marcio Borges diz que espera voltar a trabalhar para o Grupo Ancar, para quem ainda estará formalmente ligado nos próximos 60 dias, prazo contratualmente definido para a separação. De acordo com ele, assim como está acontecendo com outras agências, a W também vai apresentar uma proposta ao Grupo Ancar para que a comunicação do Nova América e dos Rio Design possa prescindir de anúncios na grande mídia.

PS 10 conquista conta

A PS 10 acaba de conquistar a conta do Centro de Estudos Guerra de Moraes, instituição de cursos preparatórios para concursos no Rio de Janeiro. A campanha utilizará mobiliário urbano, busdoor, outdoor, anúncios em mídia impressa e publicações segmentadas na area de educação.

Sesc Rio promove evento de Comunicação Social

O Sesc Rio promove no dia 3 de agosto uma "Mostra de Filmes e Seminário de Comunicação Social", com trabalhos comuitários ou sociais de diversas agências.
Das 380 peças inscritas, a curadoria da Mostra e a Secretaria de Cultura do SESC Rio selecionaram 50, criadas por agências como a F/Nazca, McCann, Contemporânea, Agência3, Giovanni/FCB, Escala, VS Comunicação, Opus Múltipla e Mr. Brain, para entidades do terceiro setor, como Saúde Criança Renascer, Viva Rio, Doutores da Alegria, Associação Olimpíadas Especiais, SOS Mata Atlântica, Associação Parceria Contra Drogas, AACD, Instituto Meta Social, Casa Cultura do Silêncio, Banco de Olhos, Instituto Pro Cidadania, Unicef e Apae, entre outras.
O evento acontece no dia 3 de agosto, de 10h às 18h, no SESC Rio, na Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. As inscrições são gratuitas e a capacidade é limitada. Assim, a organização informa que, para garantir presença, os interessados devem se inscrever pelo site www.message-rj.com.br/mostra (N.R.em 2013: site atualmente desativado), onde também poderão obter sua programação completa.
A Mostra de Filmes e Seminário de Comunicação Social tem o apoio da ABAP–Rio, ABP, Clube de Criação do Rio de Janeiro, Studio Alfa, Gráfica Borrelli, Pândega Cenografia e organização da Message Comunicação.

Movimento no Rio lança pulseira pela ética

A República Brasil, agência carioca especializada na área de política, assina o outdoor da campanha "Não Está à Venda" que será veiculada em seis capitais (Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória e Maceió) a partir desse sábado. A peça mostra pulseiras verdes e amarelas entrelaçadas como numa corrente. O adereço já está sendo usado por quatro integrantes da CPI dos Correios: Denise Frossard, Heloísa Helena, Pedro Simon e Jeferson Peres.
A campanha, lançada por empresários do Rio essa semana, tem as pulseiras de silicone como símbolos, uma espécie de abaixo assinado visual, como explicam os criadores. A idéia é que os brasileiros mostrem sua indignação contra os fatos que vem sendo apurados no Congresso Nacional e reforcem um movimento em prol da ética na política. Um site, o www.naoestaavenda.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado), com a história do movimento também faz parte da campanha criada pela República Brasil.
A direção de criação é de Michelangelo Moura, a foto é de Handam e a manipulação é do Estúdio H.
As pulseiras já podem ser compradas através do site ou em duas lojas no Rio: a Tutto Bianco, do Barra Shopping, e o CigarClub, em Botafogo.

Coincidências acontecem entre o Ano Novo e o Natal

Do leitor Nãnny Gomiero:
"Sou leitor do janela e me surpreendi com tal publicação no site, no dia 27 de julho de 2005: 'Gustavo Bastos manda para a Janela o título de uma peça de seu cliente Forum Ipanema, veiculado na época do último reveillon (...)'
Eu não vi esta propaganda ainda, vi apenas a materia do site. Mas fiquei surpreso com a semelhança do titulo do Gustavo Bastos, com a da peça em anexo. Esta que se encontra na página 110 do 29º anuario do CCSP da DM9DDB.
Um título diz: "Que todas as alegrias que você viver entre o Natal e o Ano Novo se repitam entre o Ano Novo e o Natal" e o outro diz: "O que engorda mesmo não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal."
Por mais que os clientes sejam completamente diferentes, e que eu não saiba a força que o titulo da peça do Gustavo Bastos tenha (já que vocês falam que a ultima coisa que se vê é o titulo), ainda assim
fiquei surpreso.

Gustavo Bastos responde:
"O 29º anuário é posterior ao anúncio do Forum, portanto, é impossível eu ter usado como inspiração. O anúncio do Forum é de dezembro de 2004, enquanto o 29º anuário saiu no dia 18 de Abril de 2005, portanto 5 meses após a publicação do anúncio do Forum na revista Domingo do JB e no Caderno Ela do O Globo.
Fora o fato do referido anuário do CCSP ser de 5 meses depois da publicação de nosso anúncio, tem mais. Quando foi publicado, o nosso foi amplamente divulgado em todos os sites especializados, no Rio e em São Paulo, e ninguém levantou na época que havia um outro anúncio anterior parecido. Exatamente porque não havia.
Um abraço,
Gustavo Bastos
100%Propaganda
Diretor de Criação"

Publicis leva Rodolfo pra balada

Quem conta é a assessoria da Publicis:

"São Paulo, 28 de julho de 2005. No bar da sede da Publicis Brasil, em São Paulo, acontece hoje, no fim da tarde, uma balada bem carioca. Com uma cervejada digna de boteco, os criativos recebem o novo vice-presidente de criação nacional da agência, Rodolfo Sampaio, que desembarca hoje do Rio de Janeiro para assumir o cargo. O encontro será regado com dezenas e dezenas de Bavarias Premium, cortesia do cliente para o batismo do publicitário na nova posição."

N.R.: Com todo respeito à assessoria da agência, mas se é balada, não é carioca.
Ô meu, quem vai pra balada é paulista.

JWT vai rabiscar o Globo de sexta-feira

Esta sexta-feira, 29 de julho, o jornal O Globo vai aparecer com uma página totalmente rabiscada pelo Barrashopping, para divulgar o lançamento de sua nova liquidação do Lápis Vermelho -- promoção que remonta aos tempos em que a conta estava na Estrutural de Rogério Steinberg!
A intervenção, criada pela agência JWT, acontece numa página editorial do caderno de economia do veículo, para desespero dos seus jornalistas e editores, mas a página será duplicada para não comprometer o conteúdo jornalístico. A seleção da editoria é para evidenciar a oportunidade de o leitor comprar com economia.
A Liquidação Lápis Vermelha acontece até o dia 31 de julho e terá filme, anúncio de jornal e spot.
O filme “Ele voltou”, por exemplo, mostra diferentes mulheres de variadas faixas-etárias se arrumando como se fosse para um evento social, mas, na realidade, elas estão se preparando para conferir a liquidação. O locutor
enfatiza: “A liquidação mais desejada da cidade está de volta”.

Ficha Técnica :
Criação: Raul Fernandes, Wallace Marques e Luiz Cavalheiros
Direção de Criação: Raul Fernandes
Produtora do Filme: Clear Light
Diretor de cena: Flávio Zangrandi
Trilha: André Gomes Produções
Art Buyer: Wilson Pereira
Mídia: Selma Rodolpho
Atendimento: Fabienne Nogueira
Aprovação: Eduardo Novaes e Yone Beraldo

Blogs desvendam mistério da cerveja

Não é só na política que os blogs estão ganhando notoriedade pelas descobertas que fazem. Esta semana, os blogs de publicidade (veja os links para eles no menu esquerdo da Janela) se agitaram para tentar desvendar o mistério do teaser da cerveja que está no ar na mídia brasileira. Leitores trocaram mensagens, escreveram para a Janela pedindo dicas e saíram pesquisando no mercado.
Agora, o blog Brainstorm #9 garante ter conseguido a resposta: o comercial, que inclusive já está circulando em versão pirata pela Internet, seria da Kaiser, cuja conta foi conquistada em 2004 pela Giovanni FCB de São Paulo.
Não é impossível que a própria agência, aliás, tenha estimulado essa "pirataria" para usar a força do boca-a-boca da internet. Recentemente a Giovanni produziu uma divertida peça de e-mail marketing para a Intelig com a mulher-sanduíche-iche, parodiando o vídeo que circulou na rede com a reprodução da entrevista da nutricionista Ruth Lemos para a Rede Globo.

Salles e Norton viram história
Os nomes de duas das mais poderosas agências brasileiras da década de 70 desaparecem do catálogo. A Publicis Salles Norton passa a se assinar Publicis Brasil a partir de agora.