Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/JUL/2005
Marcio Ehrlich

 

Giovanni FCB ganha 24º Colunistas Rio

André LimaCom 18 medalhas, sendo 8 delas de Ouro, a Giovanni FCB foi escolhida a Agência do Ano do 24º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, julgado este sábado com a participação de quase 30 agências cariocas. A Giovanni somou 121 pontos no concurso, uma posição que também lhe garantiu antecipadamente o Grande Prêmio de Agência de Melhor Desempenho Criativo, independentemente do resultado dos Grandes Prêmios de trabalhos, a ser revelados apenas durante a cerimônia de premiação. Nos 24 anos do concurso a Giovanni levou o título outras 5 vezes: 1988, 1994, 1995, 1996 e 1998.
Também conquistaram pelo menos 10 medalhas as agências NBS, Quê/Next, 100%, Agência3 e Brasil.com.
O título de Publicitário do Ano do Colunistas Rio foi para Armando Strozenberg, como reconhecimento ao seu trabalho à frente da agência Contemporânea e da ABP, recolocando a entidade novamente no cenário nacional. Para Profissional de Propaganda do Ano, o júri escolheu o redator André Lima (foto), que dirige a criação da NBS desde a sua fundação há 3 anos, período em que ela foi Agência do Ano 2 vezes e, este ano, vice-colocada no volume de prêmios.
Para o prêmio de Anunciante do Ano, o júri do Colunistas Rio escolheu o Infoglobo, pela qualidade e profissionalismo com que desenvolve, através de suas agências de publicidade, as campanhas de comunicação dos seus produtos O Globo, Extra e Diário de S.Paulo. Ainda entre os Grandes Prêmios, o de Veículo do Ano foi concedido ao canal GNT, pela qualidade da sua programação. Finalmente, como Destaque do Ano, o júri premiou o estúdio Platinum FMD, pelo reconhecimento internacional da qualidade de seu trabalho de fotografia digital.
O júri foi presidido pelo colunista Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e integrado ainda por Armando Ferrentini (Editora Referência), Claudia Penteado (Advertising Age), Fabiana Ribeiro (O Globo), Jomar Pereira da Silva Roscoe (Revista Banco Hoje) e Vânia Carvalho (Intelig).
A ata completa dos resultados está no site da Abracomp, em www.colunistas.com. A festa de premiação deve acontecer no início de setembro próximo.

McCann desiste de vender Contemporânea

A McCann voltou atrás em sua decisão de abrir mão da participação acionária que tem na agência carioca Contemporânea. A informação sobre a venda surgiu há cerca de 2 meses, revelando que a multinacional pretendia que os sócios da agência -- Armando Strozenberg, Mauro Mattos e José Calazans -- recomprassem a sua participação ou encontrassem novo investidor.
Recentemente a Contemporânea foi a vencedora da concorrência pela conta do Sebrae-RJ, avaliada em R$ 1,5 milhão.

SMPB e DNA negam demissão em massa

A Janela recebeu o seguinte e-mail do publicitário Paulinho Bessa:

"Hoje ouvi no rádio que bloquearam as contas do Marcos Valério impedindo o próprio de fazer o pagamento de salários de seus funcionários. Tendo em conseqüência a demissão de mais de 150 pessoas... É um absurdo!!
Na semana passada o Jô Soares disse no seu programa que o Dep. Jeferson resolveu "jogar merda no ventilador".
Ele tirou o dele da reta e está atingindo o próprio mercado Mineiro, que importa e exporta alguns dos melhores profissionais e comercias do meio. Os verdadeiros publicitários...
A DNA Propaganda e a SMP&B são as duas maiores agências mineiras. Acho difícil o mercado se recuperar e acomodar tanta gente boa.
Pessoas do bem que não tem nada haver com isso. Enfim...
Grande abraço,
Paulinho Bessa"

Em contato com o diretor da DNA, Francisco Castilho, a Janela foi informada que, apesar de as contas das agências e todos os seus diretores terem sido bloqueadas, não há qualquer previsão de demissão de funcionários. "Todos os salários estão em dia e acreditamos numa solução rápida da justiça a nosso favor", disse Castilho, reafirmando que não existe nada que possa comprometer os sócios técnicos das agências.
O publicitário, de qualquer modo, revelou-se preocupado com os prejuízos que o mercado publicitário como um todo começará a ter se esta situação não for esclarecida rapidamente. "Vários anunciantes federais estão suspendendo suas campanhas, o que se refletirá em queda de faturamento também dos veículos e das produtoras", alertou.
Como lembrou Paulinho Bessa, grande parte dos melhores talentos do mercado mineiro está nas agências DNA e SMPB. Na verdade, esta não é uma situação recente, como faz parecer o noticiário da imprensa. As duas agências existem há mais de 20 anos, sempre se destacando pela sua criatividade. Em 1985 -- há exatamente 20 anos -- a SMP&B era escolhida a Agência do Ano do Prêmio Colunistas Centro-Leste, pelo seu desempenho criativo. De lá para cá, ela e a DNA vêm se alternando na disputa pela liderança criativa daquele mercado, seguramente somando, nestes 20 anos, o maior volume de prêmios da publicidade mineira.
Envolvidas agora nesta briga dos cachorros grandes (ou seriam chacais?) de Brasília, será uma pena se elas sucumbirem.

REFORÇOS DO MERCADO

MPM (São Paulo-SP) - Contratou três supervisoras de atendimento. Camila Chagas, que atuou na Lowe, Touché e F/Nazca, assume as contas Burger King e Fox Film. Flávia Carvalho, que tem passagens pelas agências B/Ferraz, África e DPZ, atenderá a Piccadilly. Mariana Mendes, ex-W/Brasil, fica com Leroy Merlin. (15/07/2005)

Fallon (São Paulo-SP) - Anuncia a contratação de Sílvia Visani para o cargo de gerente de mídia. Nos últimos três anos, na F/Nazca atendeu as contas internacionais da agência -- Procter&Gamble, Nestlé, General Mills, Arno e MeadJohnson. Sílvia também trabalhou na DPZ, JWT, Leo Burnett. Na Fallon está sob o comando de Paulo Sant?Anna, diretor de mídia. (12/07/2005)