Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/JUL/2005
Marcio Ehrlich

 

Binder leva o Casa Show

Depois de ficar entre as duas finalistas das 7 agências que se apresentaram ao Casa Show, a Binder FC+G foi confirmada como a nova responsável pela conta, que deixou a VS depois de quase 5 anos por divergências quanto ao valor do fee mensal, como foi relatado pela Janela em outras matérias.

VS dá a sua versão para o caso Casa Show

A VS abriu mão do Casa Show porque o cliente não aceitou reajustar o seu fee para valores compatíveis com o que o Comitê Executivo das Normas Padrão (CENP) determina. A explicação foi dada à Janela pelo diretor da agência, Valdir Siqueira, esclarecendo que o sistema de remuneração por fee já vinha sendo adotado há vários anos.
De acordo com o publicitário, o fee já estava defasado e a situação piorou com as novas exigências de trabalho solicitadas pela diretoria de marketing que recentemente assumiu o Casa Show. "O valor do fee foi calculado quando a conta fazia parte de um pacote maior, que incluía outras empresas do Grupo Sendas", informou Siqueira, para embasar a sua solicitação de reajuste dos valores. A partir de 2004, com a operação da Sendas sendo absorvida pelo Grupo Pão de Açucar, desapareceu a bandeira "Bon Marché", que também estava na VS e a agência ficou apenas com o Casa Show, de todas as empresas originalmente pertencentes ao Grupo Sendas.
Valdir Siqueira relatou à Janela que, apesar de o cliente ter aumentado a remuneração em meados de 2004, a VS continuou discordando do valor alcançado, até o início deste ano, quando a agência chegou a apresentar para o Casa Show uma planilha de custos detalhada comprovando as suas necessidades de um novo patamar para o fee. A descoberta de que o cliente estaria ouvindo outras agências, ao que parece, foi a gota d'água na relação. "Esta não foi uma atitude ética", protestou Valdir.
Comentários do mercado dão conta de que ainda esta segunda-feira, 27, o Casa Show estaria oficializando o resultado do seu processo de escolha de uma nova agência.

Paulo Castro troca VS por MG

Paulo CastroA MG, agência de Marcelo Gorodicht, anunciou esta quarta-feira, 29, que o criativo Paulo Castro (foto) assume o cargo de Diretor de Criação Associado a partir do próximo dia 18 de julho. Ele esteve nos últimos sete anos dirigindo a criação da VS, depois de ter passado 10 anos na McCann-Erickson.
Em 2003, quando a VS iniciou um estudo de reestruturação do capital, a empresa chegou a aventar a possibilidade de incluir Paulo Castro entre seus sócios, o que acabou não se concretizando.
Esta não é a primeira tentativa da MG de ter um diretor para o departamento de criação, cuja supervisão, desde a fundação da agência, há dois anos, está a cargo de Marcelo Coli. No final de 2003 a agência contratou Delano D’Ávila para o cargo, mas não houve compatibilidade nos estilos de trabalhos e o criativo poucos meses depois deixou a empresa.
Na nova estrutura da MG, a mídia está sendo dirigida por Cacau Nogueira e o atendimento por André Barros.

VS reestrutura equipe

EM PRIMEIRA MÃO - A agência carioca VS está finalizando um processo de reestruturação de sua equipe profissional, "para adequar o tamanho da empresa à realidade do mercado carioca", segundo declarou à Janela seu diretor Valdir Siqueira.
Esta semana, também deixou a agência a sua diretora de mídia, Denise Gorga. "Lamentamos muito a saída da Denise, mas trouxemos para o cargo um profissional que não fica nada a dever em qualidade", explicou o executivo, anunciando a contratação de José Carlos "Zequinha" Alves (ex-Salles), para a Diretoria de Mídia. Além disso, também deixou a agência a sua responsável pelo planejamento, Claudia Frankin.
Na criação, com a ida de Paulo Castro para a MG, a solução foi interna. Foi promovido ao cargo o diretor de arte Luis Cláudio Salvestroni, que já está na equipe da agência há vários anos e é considerado um dos melhores profissionais do setor no mercado carioca.

Guto Graça se associa à I-Ltda na PS-10

O publicitário Guto Graça, que já dirigiu no Rio as agências Commente e Calia Assumpção, está com novo empreendimento na praça: a agência PS-10, em sociedade com o criativo Leonardo Cavalcanti e Nelson Dantas, que vinham -- junto com seus 22 clientes - da I-Ltda.
A relação, conta Guto, começou quando precisou de uma agência de publicidade para divulgar um evento da sua empresa de marketing B2G MediaGroup. "Como cliente pude ver que tínhamos afinidades profissionais e poderíamos montar uma agência voltada para um mercado regional e diferenciado como o do Rio de Janeiro", disse o publicitário.
A PS-10, que tem muitos clientes do mercado imobiliário em sua carteira, montou um departamento voltado para este setor. Diz o diretor de operações , Nelson Dantas, que para esta área foi feito um grande investimento em pesquisas de avaliação de comportamento do consumidor, hábitos de consumo de mídia e até mesmo estudos de demanda reprimida e tipo de produto.
Além disso, a PS-10 vai se apresentar para o mercado como parceira da DataRio, uma das empresas do B2GMediaGroup voltada para a área política.
Outras pessoas-chaves da agência são Michel Cox na criação, Emília Mendes (ex-Commente, Calia e Doctor) na mídia e Katia Engelbart no administrativo
Entre os clientes da PS-10 estão Grupo Dinisa, Notebook Store, Bingo Assembleia, Seagate, Studio Corpo, O Fluminense, CEU, Factual, Diagnóstica e JM. A agência vai funcionar na Rua Nilo Peçanha, 155/2º andar, no Rio, com o telefone (21) 2533-1377.

100% abre escritório em São Paulo

Até o início de agosto deste ano a agência 100% Propaganda terá um escritório na capital paulista, onde seu diretor Gustavo Bastos dará expediente pelo menos dois dias por semana.
O objetivo inicial, explicou Bastos à Janela, é dar um suporte mais próximo ao lançamento da lã de aço da Rosatex, a indústria de produtos de limpeza que a agência conquistou em São Paulo. Para este cliente, a 100% já vinha criando as campanhas dos detergentes líquido e em pó Urca.
Além disso, diz Gustavo, outros clientes da 100% têm presença forte no mercado paulista, como a Warner Music e a Telelistas, que este ano começa a disputar o segmento de páginas amarelas daquela capital.
O escritório que o publicitário está procurando para a 100%-São Paulo deverá ter entre 70 e 100m2, onde funcionará uma estrutura de atendimento. A criação da agência continuará sediada no Rio.

RGM amplia presença na Esso

A RGM Comunicação, que já atendia a Esso Brasileira de Petróleo na produção do material de PDV das suas lojas de conveniência, acaba de conquistar a conta de promoção da área de lubrificantes. A agência atuará junto às áreas de Lubrificantes Industriais, Lubrificantes Automotivos e Distribuidores.
A Esso promoveu uma concorrência em maio, quando as agências deviam apresentar um projeto de promoção, incluindo planejamento e criação, a partir de um case fictício fornecido pela própria Esso. Uma comissão da empresa avaliou a criação dos projetos e os seus custos e elegeu a campanha “Com MOBIL 1 você vai longe” da RGM Comunicação.
A agência será responsável pelos trade shows/eventos, campanhas de incentivo, promoções nacionais de produtos, ações promocionais e eventos em parceria com a rede de distribuidores, criação e produção de materiais de PDV e adaptação de material técnico.
O contrato é de cinco anos e inclui a produção do material de PDV para as lojas de conveniência.

Patrimônio líquido é questão antiga na ABAP

A acusação do funcionário dos Correios, Maurício Marinho, de que teria havido uma mudança na licitação da publicidade do órgão apenas para favorecer a SMP&B, quando o valor mínimo do Patrimônio Líquido das concorrentes foi reduzido não tem fundamento. Quem garante isso é o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Valdir Siqueira, que informou à Janela que esta é uma luta antiga da entidade. "Temos documentos conosco que provam que desde 2001 já vínhamos enviando solicitações a diversos órgãos do Governo Federal pedindo a modificação deste item nas concorrências da área de publicidade", alertou Siqueira.
Segundo o publicitário, nos últimos anos, além dos Correios, receberam o pleito da ABAP, a Caixa Econômica Federal, a Petrobras e a Associação Nacional do Petróleo (ANP). Nas correspondências, a ABAP ressalta que este item "não leva em consideração a peculiaridade de que a publicidade é um serviço intelectual". Por esta razão, comenta Valdir Siqueira, a capacidade de uma agência de publicidade não pode ser medida pela quantidade ou o valor dos bens materiais que ela possui.
O diretor da ABAP contou à Janela que já enviou cópias de toda esta documentação à Secom, do ministro Luis Gushiken, para esclarecer o assunto e evitar novas especulações sobre a atividade publicitária.

Cabral garante que Agnelo vai crescer no Rio

Maurício CabralA Agnelo Pacheco resolveu que vai ser uma grande agência no Rio, não só com atendimento mas com mídia, produção e equipe de criação. A promessa é do publicitário Maurício Cabral (foto), que assumiu a direção geral do escritório carioca da empresa fundada em São Paulo por Agnelo Pacheco depois de passar um ano e meio na VS dirigindo contas como Construtora Rossi, Frangos Rica, Casa Show e El Paso.
"Fui contratado exatamente para trazer para a agência contas do mercado privado", afirma Cabral, refutando o boato de que teria ido para a Agnelo atender a conta do Governo do Estado, já que a Governadora Rosinha é do PMDB, mesmo partido de seu irmão, o senador Sérgio Cabral. "A conta do Governo já tem uma equipe de atendimento e eu serei mais útil para a agência aproveitando minha experiência no setor privado", comentou. Antes da VS, Maurício Cabral esteve na Fischer América e na Ogilvy, atendendo, entre outras empresas, o IBEU, a Fiat-Regional Rio, a Sul América e o CasaShopping.
O publicitário não se assusta com as dificuldades econômicas do mercado carioca, que praticamente não têm permitido que decolem como desejavam várias novas agências que se instalaram aqui nos últimos tempos. "Claro que o fato de já termos o Governo do Estado e contarmos com o apoio da estrutura de São Paulo nos dará mais tranquilidade para prospectar os clientes cariocas", admitiu Cabral, excitado com a sua nova experiência como o principal executivo de uma agência de propaganda.
A Agnelo Pacheco abriu no Rio de Janeiro no início de 2004, quando foi uma das agências escolhidas para cuidar da publicidade de Rosinha Garotinho, junto com a Eurofort, da Bahia, a Makplan, de Recife, e as cariocas Giovanni FCB e Agência3. O responsável pela implantação do escritório -- o publicitário José De Mingo -- faleceu em abril último, aos 76 anos, deixando vago o cargo de diretor geral da agência.

Coca-Cola abre concorrência por Kuat

EM PRIMEIRA MÃO - A conta publicitária do refrigerante Kuat -- marca da Coca-Cola para o sabor guaraná -- está sendo disputada no Rio de Janeiro por três agências: a DPZ, a Giovanni FCB e a NBS.
A conta estava na DPZ desde o seu lançamento em 1998 até a última grande campanha "Abra a Kbça", mas foi a Giovanni que assinou o mais recente trabalho, feito em fevereiro deste ano, para a marca: o filme "Beijoqueiro", em que aparece a atriz Fernanda Vasconcellos, de Malhação.
A NBS também é uma agência experiente em refrigerantes sabor guaraná. Antes de ir para a Duda Propaganda, era dela a conta do principal concorrente do Kuat, o guaraná Antarctica, para o qual a NBS criou a campanha "Vai beber o quê?".
A Coca-Cola nunca divulgou o valor da verba destinada ao Kuat.

Tátil assinou o design da TIM no SPFW

Pipas, pássaros, flores e outros símbolos bordados se desbordaram e viraram roupas que se espalhavam sem respeitar limites e invadindo espaços na proposta que a Tátil Design criou para marcar a presença da empresa de telefonia TIM no São Paulo Fashion Week, esta semana na capital paulista.
Ao assinar pela segunda edição consecutiva o conceito da TIM no SPFW, a Tátil terá seu trabalho estampado não só em painéis, brindes e cartazes no lounge da empresa de telefonia, mas também na sala de imprensa e na mídia impressa, nesse caso, em parceria com a Lew Lara. Toda a comunicação da TIM no evento apresenta a mesma linguagem com tramas de linhas de todas as cores, bordadas a muitas mãos, se transformando e em movimento. Os bordados originais são de Lala Costa e a execução da Coopa-Roca. Além do conceito, a Tátil assina a direção arte e cenografia do lounge.
Sob a direção de Fred Gelli, a equipe do projeto é formada por Alessandro Ávila, Paula Mello, Ricardo Galhardo, André Vianna e Tânia Savaget.

REFORÇOS DO MERCADO

Cemusa - Ênio Vergeiro é o novo diretor comercial e de marketing da empresa de mobiliário urbano Cemusa, que atua no Rio, Brasílial, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. Apesar de ter passado um tempo na África e na DM9DDB, Ênio tem uma larga atuação em veículos, como Rede Bandeirantes, O Estado de S. Paulo, Editora Globo e Editora Abril. (29/06/2005)

SBT (Rio - RJ) - A emissora contratou Afonso Silva como seu novo gerente comercial no Rio de Janeiro. Ele estava há 10 anos na TV Globo. (29/06/2005)

Diretoria Cinematográfica (Rio-RJ) - A produtora de comerciais do diretor Libero Saporetti tem agora dois novos sócios: Rudá Morcillo e Tatiana Lomelino. Rudá, diretor de filmes, tem em seu currículo passagens pela CaradeCão e Academia de Filmes. Já Tatiana, ex-Academia de Filmes, assume o atendimento da Diretoria. (27/06/2005).