Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/JUN/2005
Marcio Ehrlich

 

Quê/Next conquista BR

EM PRIMEIRA MÃO - A conta B-to-B da BR-Petrobras Distribuidora será confirmada ainda esta semana na Quê/Next, agência que já atende a Petrobras holding. A Quê/Next havia sido a terceira colocada na concorrência realizada pelo anunciante em 2002 e que havia escolhido a Fischer América para responder por aquele segmento da conta e a DPZ para cuidar da área mercadológica, ou seja, de postos e lubrificantes.
Segundo já se comentava no mercado, a Fischer teria aberto mão da conta ao mesmo tempo em que desmobilizava o seu escritório no Rio de Janeiro. João Fernando Vassão, diretor da agência, confirmou a informação para a Janela. "Já havíamos percebido há algum tempo que a conta não estava sendo rentável para a estrutura que tínhamos que manter no Rio para a Petrobras", explicou Vassão. O diretor da agência revelou à Janela que chegaram a ser realizadas algumas reuniões entre as duas partes para buscar uma solução que melhorasse a rentabilidade, mas sem que se encontrassem alternativas viáveis. "De uma forma muito tranqüila negociamos há cerca de um mês a nossa saída e a transição para uma outra agência", completou Vassão.
Apesar de a licitação ter definido para a conta um valor de R$ 25 milhões, as informações que há muito tempo circulam pelo mercado são de que a verba aplicada pela BR no segmento de B-to-B não ultrapassa R$ 8 milhões. Como, na BR, a remuneração não é por fee e sim pelo velho sistema de honorários, uma conta que veicule pouco acaba se tornando desinteressante para muitas agências.
A convocação da terceira colocada na concorrência de 2002 para substituir alguma das vencedoras no caso de seu impedimento ou desistência estava prevista pelo edital de licitação. A BR também poderia ter realizado uma nova concorrência para a escolha da substituta da Fischer América, mas o excesso de burocracia que envolve este processo -- além da boa relação que a Petrobras já mantém com a Quê/Next -- deve ter desestimulado a empresa a se definir por esta opção.

Nizan entra na Europa pela Portugal Telecom

Acaba de ser lançada na TV portuguesa a nova campanha institucional da Portugal Telecom que, segundo se comenta naquele mercado, teria a assinatura do brasileiro Nizan Guanaes.
Um filme de 3 minutos daquele anunciante entrou no ar esta semana no horário nobre, com o presidente da megaempresa agradecendo aos clientes e colaboradores pela confiança. No mesmo comercial, ele apresenta o novo conceito da companhia: “inovar, mudar, melhorar.” O filme traz cenas do dia-a-dia de várias pessoas pontuadas por um poema de Luís de Camões. Já estão no ar reduções do mesmo filme, sem o presidente.
Pelo que circula entre os publicitários portugueses, o filme teria sido produzido pela brasileira Academia de Filmes, em conjunto com uma produtora de Lisboa.
Não há notícia de que Nizan tenha ganho a conta da Portugal Telecom (que além do Brasil, está presente em vários países da África e na China), nem que esteja abrindo uma filial internacional, mas começa a fazer sentido a presença da sua principal agência, a África Propaganda, até então uma agência regional brasileira, como patrocinadora oficial do Festival de Cannes.
A conta em questão é tida como uma das maiores do país e atualmente é atendida pela Euro RSCG. No Brasil, como se sabe, a Africa já atende parte da Vivo, operadora de telefonia móvel do Grupo PT.

Zona Sul investe para promover o Inverno

Hmmmmm, da StaffOs premiados encartes do Zona Sul, que os consumidores ultimamente só têm conseguido acesso se forem a uma loja da rede de supermercado, voltaram à mídia jornal este fim-de-semana para mais um flight, com a campanha criada pela Staff para promover a venda dos produtos sazonais do Inverno. A imagem da capa do folheto é a mesma que está presente em uma série de peças que começaram a ser exibidas no último dia 8 de junho: um vinho caindo em uma taça, formando um coração, símbolo do Zona Sul. O visual segue a linha de comunicação que já havia sido premiada pela Abracomp com o Grand Prix de Design Promocional do 23º Prêmio Promoção Brasil 2004.
A ilustração é do grande Nilton Ramalho, que, como o vinho, o tempo só está deixando melhor. Ela aparece em busdoor, pirulitos luminosos e um painel luminoso na chegada à Barra da Tijuca.
A criação da campanha foi de Carlos Gusmão, Guilherme Avzaradel e Wilson Nóbrega, com atendimento de Eduardo Moncalvo, Catia Duran e Katia Viola que, aliás, junto com Fabiana Araújo também assina a mídia. A produção gráfica foi de Marcelo Alves e a aprovação de Jaime Xavier e Claudia Fernandes.

A "Fenêtre Publicitaire" volta a abrir em 2005

Fabio SeidlAtendendo a inúmeros pedidos -- não dos leitores, mas do próprio Fabio Seidl --, a Janela aceitou colocá-lo mais uma vez como seu correspondente internacional durante o Festival de Cannes. Fabio apresentou um argumento técnico imbatível a seu favor: como já está morando em Portugal, vai ser mais fácil viajar para a Europa. E sem este site precisar pagar a sua passagem aérea. Não que a gente tenha pago a passagem dele em 2004, mas não dava para perder a piada.
Este ano, aliás, para evitar que Seidl fique reclamando da assessoria de imprensa do festival, a organização do evento decidiu promovê-lo a "Press A". Ele vai poder ter acesso a toda a programação e festas oficiais de Cannes 2005. Ou seja, ele não tem mais desculpas: vai ter que mandar muito mais fotos da delegação brasileira e não só do Marcelo Lobo, como fez em 2004.
Como Fábio Seidl já começou a sua preparação espiritual para a cobertura do festival (um evento com tanto fantasma, só mesmo tendo um bom preparo espiritual), ele está esperando que os brasileiros lhe escrevam contando quem vai estar lá e onde vai ficar. O e-mail para isso é o fseidl@ig.com.br.
Portanto, leitores, a partir do próximo fim-de-semana, não percam diariamente aqui a menos completa -- mas em compensação a mais divertida -- cobertura do Festival Internacional de Publicidade, de Cannes. Que Deus nos ajude a todos.

Mídias festejam seu dia

O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro vai comemorar o dia Dia do Mídia nesta 2ªfeira, dia 13 no 00 na Gávea, ao lado do Planetário. A festa, restrita a profissionais de mídia de agências e clientes, contará com o patrocínio da Globosat, Cemusa, Sistema Globo de Rádio, Editora Globo e OutBus e começará às 20:00h.
O convite é uma camiseta mais 1 quilo de alimento não perecível para doação a Casa de Claudia.
Todos os patrocinadores estarão desenvolvendo ações promocionais e farão distribuição de brindes.

Mais uma rodada de conquistas de contas no Rio

Staff com Petrópolis e São Lourenço
As marcas de água mineral Petrópolis e São Lourenço são as novas contas da Staff. A agência será responsável, além da publicidade, pelo design de embalagens, marketing de incentivo e endomarketing. As ações abrangerão o mercado nacional priorizando as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Agência3 vence concorrência da Rossi
A Agência3 acaba de saber que conquistou o job do próximo empreendimento da construtora, na Estrada do Pau Ferro, em Jacarepaguá. A agência venceu a VS e a Script na disputa.

100% lança Club Capelli na mídia
Mais um novo cliente da 100%Propaganda faz sua estréia na mídia. Com inserções diárias no Jornal do Brasil, o Club Capelli, espaço de beleza no Rio Design Barra e em breve com outros espaços espalhados pela cidade, começa a veicular campanha divulgando seus serviços, que vão além dos triviais cortes de cabelo e unha. O salão oferece até serviços de motorista em casa e DVD particular para cada cliente. Os títulos dos anúncios dizem que "As mulheres parecem adolescentes e as adolescentes, mulheres", ou "Um centro beleza para fazer de você o centro das atenções" ou ainda "O problema vai ser aturar suas amigas dizendo que você não é mais a mesma".
A criação é de Gustavo Bastos, Moisés Figueira e Bruno Hazan com direção de Gustavo, atendimento de Jeane Peçanha e mídia de Christiane Jordão.

Casa da Criação leva a energia da Advanced Nutrition
A Casa da Criação conquistou a conta da Advanced Nutrition, empresa de produtos nutricionais 100% nacional, que já esteve na Comunicação Carioca. A empresa produz de bebidas energéticas e isotônicas a barras de cereais, consumidos por atletas e praticantes de atividades físicas em geral.
Na comunicação, a Casa da Criação diz que vai apostar no desenvolvimento de anúncios de mídia impressa, direcionados a veículos do segmento esportivo, como a revista TriSport, que trará nesta edição um anúncio criado pela agência, especialmente para o Ironman Brasil Telecom 2005, competição de triathlon de longa distância que reúne grandes nomes da modalidade no país, como Fernanda Keller e Alexandre Ribeiro.

REFORÇOS DO MERCADO

Grupo O DIA de Comunicação (Rio - RJ) - Mário Reis (atual superintendente das Rádios O DIA) assume a Direção de Marketing da empresa. (16/06/2005)

Tátil Design (Rio - RJ) - Na sede carioca, a conta da TIM ganha na criação, como designer sênior, Ricardo Galhardo (ex-Salles, Ogilvy e Ana Laet) e Luna Rozenbaum, como assistente de atendimento. Na equipe criativa da Souza Cruz entra o designer de produto Bruno Medeiros (ex-Plano Trio de Porto Alegre) e no atendimento sênior, Juliana Müller (ex-Embratel e Oi). (14/06/2005)

Scalla Comunicação (Rio-RJ) - Depois de receber mais de 150 portfólios, em resposta ao anúncio publicado no site da Janela Publicitára, a agência fechou com uma nova Dupla de Criação que já está formando em seu time: o Redator Otávio Melo (ex-Artplan) e Diretor de Arte Luiz Eduardo Ozório (ex-Tátil Design). (14/06/2005)

Datamidia,FCBi (São Paulo-SP) - A agência de marketing de relacionamento promoveu as redatoras Ana Luísa Martins e Tânia Kerbauy Hübner a supervisoras de criação. Elas atuarão com os seguintes clientes: Ana Luísa, com Unibanco e Cia. Suzano de Papel e Celulose; Tânia, com Hewlett-Packard, SKY TV por Assinatura e Fiat Automóveis. Ambas respondem diretamente a Rui Piranda, vice-presidente de criação. Os demais clientes continuarão sob a direção do Marcelo Carnevale, diretor de criação, e do próprio Rui. (13/06/2005)

DM9DDB (São Paulo-SP) - A agência levou do seu escritório carioca para a matriz o diretor de arte Rodrigo Mendes, carioca, 26 anos e ex-Artplan e G/Staff. Também entra na criação o diretor de arte argentino (mas criado em Belo Horizonte) Max Geraldo -- ex-Thompson-SP, Bates, Fischer e TBWA --, para fazer dupla com o redator Bruno Godinho. No Atendimento, a novidade é a supervisora de contas Letícia Figueiredo, de 26 anos, ex-Carillo Pastore. E na diretoria de Outras Mídias e Projetos Especiais, comandada por Fernanda Romano, quem chega é a executiva Denise Israel, de 32 anos, vinda da The Marketing Store, onde era diretora de grupo de contas. (13/06/2005)