Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 03/JUN/2005
Marcio Ehrlich

 

Marcio Moreira deixa presidência do El Sol

O diário português Meios e Publicidade informou hoje que brasileiro Marcio Moreira, diretor geral da McCann Worldgroup abandonou a presidência do júri do Festival Íbero-Americano El Sol, realizado na Espanha.
Marcio, que tem na carreira algo raro, foi duas vezes presidente do Júri de Cannes, discordou da maneira como os jurados estavam conduzindo o prêmio. Após a sua saída, os jurados elegeram Fernando Vega Olmos, da agência argentina VegaOlmosPonce e José María Piera, da Arnold Espanha, como “porta-vozes”.
Já se sabe que o short list está apontando a Espanha e a Argentina com um amplo domínio do festival, com o maior número de peças finalistas em todas as categorias.

N.R.: Vale lembrar que há mais dois brasileiros no júri: Eugênio Mohallem, diretor de criação da Fallon, e Adriana Cury, vice-presidente de criação da Ogilvy.

Fischer chega a Portugal no final do ano

A publicação portuguesa Meios & Publicidade repercutiu a entrevista dada por Eduardo Fischer ao jornal Valor Econômico, dizendo que vai abrir uma agência de publicidade em Portugal no final deste ano. A conquista de parte da conta de publicidade da TMN, segundo afirma a agência Lusa, é que vai viabilizar o projeto. Diz lá a nota que "a Fischer Ibérica de Portugal será a primeira das duas agências que o grupo planeia abrir na Península Ibérica, entre o final deste ano e o início de 2006. A segunda Fischer Ibérica será aberta em Espanha", segundo avançou a agência noticiosa.
Na entrevista, Fischer salientou também que, a exemplo de outros países, terá um sócio em Portugal mas manterá o controle acionista da nova agência. "O que vamos oferecer ao mercado português não é exclusivamente serviços de publicidade e sim uma consultoria estratégica. Vamos ajudar a empresa portuguesa a buscar novos mercados, para além do reposicionamento e lançamento de novos produtos. Vamos desenvolver novos formatos de publicidade e buscar new media", disse, sem adiantar o nome do sócio no mercado português.
Eduardo Fischer é um publicitário inquestionavalmente brilhante e que -- com poucas exceções -- sempre contou com pessoas supercompetentes em sua equipe. Mas o editor desta Janela confessa que hoje se sente cauteloso ao acreditar na durabilidade das promessas dele como empresário. E está aí o caso da Fischer Rio, desmantelada impiedosamente por ele depois de ter sido um enorme sucesso no mercado carioca. Ou o fim da grande rede nacional que também contava com Fischer América Sette Graal (DF), Fischer América Dez (RS) e Fischer América Heads (PR). Enfim, vamos acompanhar o futuro desta paixão internacional do Eduardo.

BB volta à mídia com seguro de automóveis

Seguro Auto, da ScriptDepois de 3 anos fora da televisão, o BB SeguroAuto está de volta, mais uma vez através da Script, com o lançamento do seu SeguroAuto Econômico, um produto destinado a automóveis que tenham entre 10 e 20 anos, uma faixa que praticamente não é aceita por muitas seguradoras.
A campanha tem sua mídia concentrada em TV, na Globo e no SBT, mas contará com jingles veiculados nas rádios CBN, Bandeirantes e Tupi.
O filme faz uma paródia aos comerciais de carros novos. Usando imagens fechadas, vemos detalhes de um carro em movimento que, supostamente, é um modelo de última geração. As tomadas são feitas em uma estrada perfeita, com uma bela paisagem, enfim, uma linda estética, exatamente como fazem as grandes marcas de carro. A cada tomada, um lettering apresenta uma característica do automóvel, como se fosse uma inovação. Porém, os itens já não são novidade há muito tempo, como retrovisor convexo e toca-fitas.
No final do filme, o último plano revela que trata-se, na verdade, de um carro antigo. Um Monza 87. O locutor explica: "Chegou BB SeguroAuto Econômico. Para você que tem um carro mais antigo, mas cuida dele como se fosse novo."
Já para o rádio, foi criado um jingle, parodiando a musica "É o bom" onde a letra descreve o produto e seus benefícios.
A criação é de Rafael Pitanguy, Marcelo Lobo, Daniel Moraes, Rodrigo Almeida e Ricardo Real, que também assina a direção de criação. Atendimento de Rodrigo Amado, Beatriz Esteves e Mariana Maceri, com aprovação de Marilia Rosa, Mariana Silva, Antonio Batista Brito (Diretor de Marketing) e Fernando Barbosa de Oliveira ( Presidente da Brasil Veículos). A produção ficou por conta da RTVC Jack Motta e da S Filmes, com direção de Sérgio Cuevas e trilha da Play it Again. Os spots foram produzidos pelo Studio Hitz.

CGCOM lembra do futebol arte do Brasil em 70

"Futebol Arte", da CGCOMPara anunciar o especial do Esporte Espetacular sobre os 35 anos da conquista do tricampeonato de futebol, a Divisão de Propaganda da Central Globo de Comunicação brincou com a "arte" que os atletas costumam exibir em campo. Em vez de uniformes e chuteiras, pincéis coloridos de azul e amarelo representam os atletas que, em 70, fizeram "o mundo ter certeza que futebol é arte". A peça foi criada pelo redator Marcos Pedrosa, que também assina a direção de criação, e pelo diretor de arte André Regnier e será veiculada no sábado, dia 04, nos principais jornais do país.
O Esporte Espetacular que homenageia os 35 anos da conquista do tri pela seleção brasileira, no México, vai ao ar domingo, dia 05, relembrando vários momentos da Copa de 70, inclusive com os trechos dos jogos com a narração original (lembram do "Olha lá, olha lá, olha lá" do Geraldo José de Almeida?). O programa ainda contará com a presença de jogadores como Rivelino, Carlos Alberto e Pelé, comentando os jogos e suas curiosidades.

REFORÇOS DO MERCADO

Universal Channel (Rio-RJ) - O canal de TV por assinatura de filmes e séries promoveu Fábio Caiado a coordenador de marketing. Caiado é formado pela Escola de Comunicação da UFRJ, e vem atuando há cinco anos em TV por assinatura. Antes de ingressar no Universal Channel fez parte de outro canal da Globosat, o Telecine, como analista de marketing. No novo cargo, passará a coordenar a área de marketing reportando-se diretamente a Paulo Barata, diretor geral do Universal Channel no Brasil. (06/06/2005)

Cândido & Ortiz (Rio-RJ) - Para a área de planejamento e atendimento, a agência contratou Mariana Cândido, que veio do BBM e da L'Oreal. (02/06/2005)

MG (Rio-RJ) - Cláudia "Cacau" Nogueira é a nova diretora de mídia da agência. Em 22 anos de carreira, a profissional atendeu a conta da Cervejaria Brahma nas agências Salles, e Fischer,Justus. Nesta última, foi coordenadora da Central de Mídia Brahma. Cacau tem, ainda, passagens pela Ogilvy, Giovanni e house da Universidade Estácio de Sá. Nos últimos seis anos atuou como diretora de mídia na Staff. (02/06/2005)