Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 27/MAI/2005
Marcio Ehrlich

 

Justiça condena África por Zeca Pagodinho

A agência África, do publicitário Nizan Guanaes, foi condenada pela Justiça de São Paulo a indenizar a Fischer América, de Eduardo Fischer, por danos morais e materiais no episódio envolvendo o cantor Zeca Pagodinho. Segundo a nota distribuida pela Fischer, esta é "uma decisão histórica, a primeira de que se tem notícia no mercado publicitário brasileiro".
A sentença proferida pela juíza Adriana Porto Mendes, da 9ª Vara Cível, reconhece que a África praticou “concorrência desleal” e cometeu “ato ilícito” ao patrocinar a ruptura do contrato firmado por Zeca Pagodinho com a Nova Schin, conta atendida pela Fischer, para que o cantor pudesse estrelar comercial da concorrente Brahma.
Reconhece ainda que agência de Nizan Guanaes fez “comparações de caráter subjetivo com a finalidade de denegrir a imagem do produto divulgado pela Fischer”, contrariando o disposto no Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. “Neste ponto, vale lembrar que ainda que este Código não tenha a natureza de lei, pode ser considerado como um compromisso entre as pessoas que atuam no ramo publicitário. Existe um compromisso (...) que deve ser respeitado para evitar condutas como a que foi noticiada nestes autos”, afirma a juíza em seu despacho.
Segundo Sérgio Varella Bruna, sócio do escritório Lefosse Advogados, que representou a Fischer América, “a sentença é exemplar e inovadora, porque
as regras do CONAR foram expressamente invocadas para demonstrar a deslealdade do comportamento da África, para o fim de configurar a violação ao Código de Propriedade Industrial, que define os delitos de concorrência desleal”.
A decisão da Justiça estabelece que a África terá de pagar indenização no valor de R$ 600.000 (seiscentos mil reais) por danos morais, sendo R$500.000 devidos à Fischer América, por ser a idealizadora da campanha que primeiro utilizou Zeca Pagodinho como garoto-propaganda, e o restante à One Stop, empresa também controlada por Eduardo Fischer que atuou na condição de interveniente do contrato com Zeca.
Ficou também estabelecido o pagamento pela África de indenização por danos materiais em razão dos prejuízos causados à Fischer América pela inviabilização do segundo filme da campanha da Nova Schin, que já estava contratado com o artista, no montante equivalente aos valores recebidos pela agência pela veiculação do primeiro filme da campanha “Experimenta”.
Esses valores estão estimados em aproximadamente R$ 5,5 milhões.

100% assina campanha do Rio Gospel

"O evento que você pediu a Deus", da 100%É da 100%Propaganda a campanha que está no ar para lançar o Rio Gospel Praise, o maior evento de música Gospel já realizado na América Latina, que terá investimentos de R$ 12 milhões para acontecer de 21 a 23 de Julho, no Rio de Janeiro, com 8 bandas intenacionais e 20 nacionais, entre outras atrações. A expectativa dos organizadores é de atrair 200 mil pessoas por dia no Aeroclube de Nova Iguaçú, cuja prefeitura de Lindberg Farias apoia o evento.
As peças -- que utilizam desde flyers a TV -- anunciam que "Vem aí o evento que você pediu a Deus". A estratégia do uso dos grafites é atrair os jovens e até as famílias pelo lado musical do Gospel e pela modernidade do evento, em vez de só pelo cunho religioso deste gênero musical.
O evento será transmitido via intrernet para mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Essa tecnologia e toda a tecnologia de comunicação do evento, inédita no país, será provida pela Tahoe, do empresário Luiz Cesar Fernandes, que apoia o evento.
A criação foi de Marcelo Guimarães, Bruno Hazan e Gustavo Bastos, que assina também a Direção de Criação. As ilustrações foram da Fleshbeck Crew, com fotos e manipulações de Mauro Risch. A produção dos filmes é da Proview com Direção de Eduardo Weissmann e som, incluindo trilhas e jingle, da Mr.Vox. A aprovação é de Vinícius Vilela e Shelldon Marin com atendimento de Carlos
Duna e mídia de Christiane Jordão.

Contemporânea toca campanha da CBN

"Ouça na CBN...", da Contemporânea A rádio "que toca notícia" -- como identifica o slogan da CBN -- ganha nova campanha este mês, assinada pela Contemporânea. Com mídia programada em televisão, rádio, jornais e internet, a comunicação foca a credibilidade conquistada pela emissora, característica que a agência lembra que torna necessária a audiência de seu noticiário nos dias de hoje.
Na televisão, um personagem vivido pelo ator Bruno Garcia enfrenta, em dois filmes, alguns dissabores no seu cotidiano, por considerar que ficar ouvindo notícias é um "absurdo" e "um exagero". E, nos jornais, a partir de uma estratégia de mídia horizontal, vários anúncios enfatizam valores da CBN, como a competência e o prestígio de seus âncoras e apresentadores.
A criação da campanha foi de Carlos Pedrosa, Rodrigo Rosman, Mauro Matos e José Guilherme Vereza, com o comercial produzido pela CaradeCão e dirigido por Juarez Precioso. A produção do som foi da Prof.Pardal e a aprovação, no cliente, por Rubens Campos, Marisa Tavares e Mari Ventura.

Mais movimentos de contas no Rio

Agência3 na Petrobras
A Agência3 foi a vencedora da licitação -- da qual também participaram a Binder FG+C, a VS e a Script -- pela campanha de "Segurança da Informação", para a área de comunicação interna da Petrobras.

MG na rede
A campanha de lançamento da Alog, empresa que surge da fusão do provedores web ComDominio Rio e Dominal foi entregue à MG. As peças criadas pela dupla Leonardo Pitanga e Mavi Soares trazem o conceito "Ninguém cuida dos seus servidores como a Alog". O atendimento foi de André Barros e Jaqueline Filardis, a fotografia da Spok e o spot da ACR Produções Musicais.

100% coleciona contas
A rede de móveis Velha Bahia e o Fluminense Football Club entregaram suas contas para a 100%.
Para o varejo a agência veicula campanha para anunciar a abertura de novas lojas e para o time carioca, a 100% vai cuidar do planejamento anual de comunicação. As 2 novas conquistas se juntam às 4 contas ganhas recentemente - ADVB, GuardOne, Revista Vendedor e Hot Service Global Solutions.

Ronson com o novo Burgão
Até junho a Ronson começa a veicular para seu primeiro cliente da área de fast food: a rede de lanchonetes Burgão. O prazo é para a finalização da grande reformulação interna das lojas e do serviço prestado que está em andamento com a consultoria do Sebrae.

Resende & Resende com novo shopping
Mais um shopping-center entrou na carteira da Resende & Resende: TopShopping, que se assinava no passado Iguaçu TopShopping, por sua localização em Nova Iguaçu. A R&R já havia cuidado da campanha Ponto Mix, a megaliquidação da qual participaram o TopShopping, o Center Shopping Jacarepaguá, o Itaipu Multicenter (de Niterói), o West Shopping, o São Gonçalo Shopping e o NorteShopping, além da recente campanha do Dia das Mães.

Criativos botam as manguinhas de fora

"Rock Bancando o Samba", da Mané SagazNo intervalo das viradas noturnas, tem criativo que ainda consegue se dedicar a atividades paralelas.
O redator Marcos Bassini é um deles, como compositor e vocalista da banda Mané Sagaz, que faz um sofisticado trabalho misturando rock com samba. Na próxima semana, a banda lança o seu primeiro EP independente -- "Rock Bancando o Samba" --, com 8 músicas.
Para quem quiser conhecer melhor o trabalho da banda, ela faz um show de lançamento do CD no Teatro Odisséia (Av. Mem de Sá, 66 - Lapa - Rio), no próximo dia 1 de Junho, às 21:30h. A entrada custa R$ 12, mas com a filipeta eletrônica do site www.manesagaz.com consegue-se um fantástico desconto de R$ 2,00.
Em tempo, a foto da capa do CD é do Alexandre Salgado.

Tirando onda de roteirista
Outro que também rala fora das agências é o redator Bruno Pinaud. Na última semana ele estreou como roteirista de TV, no programa Tira Onda, do Multishow, escrevendo a parte de ficção que encerra os programas.
No Tira Onda -- que é dirigido por Eduardo Albergaria, da Urca Filmes -- a cada edição um ator, artista ou personalidade vive um dia de proletário na pele de um trabalhador das mais diversas áreas. Ao final, atua como personagem em uma história sobre o tema. Bruno escreveu o de Daniele Suzuky como operadora de caixa de supermercado, o do Sidney Magal como vendedor de sapatos, o da Sandra de Sá como balconista de boteco e o de Tony Garrido como jornaleiro.
Bruno não caiu nesta de pára-quedas. Ele tem sido roteirista e diretor de diversos curtas-metragens. Para conhecer mais o trabalho dele, vá ao site www.fimdesemanapictures.com .

Giovana Lumax abre na Barra

Recentemente instalada no Downtown, a Giovana Lumax abre suas portas ao mercado carioca. É a mais nova agência do Grupo Nova Public Out, dos publicitários Claudio Macedo e Cesar Veras. Traz à frente da Criação o diretor Cristiano Nóbrega, que teve passagens pela Casa da Criação, Fischer América Rio, Doctor, Espaço/Z e outras. O lançamento do site www.giovanalumax.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado) ocorre no próximo mês.
Cristiano Nóbrega está recebendo portfólios de diretores de arte e designers para compor sua equipe de criação. A preferência é para aqueles que possuem conhecimentos de plataforma Mac. E as entrevistas devem ser agendadas por telefone.
A Giovana Lumax fica na Av. das Américas, 500 bl. 02 sala 221 Downtown Barra da Tijuca - CEP: 22.640-100, com o telefone (21) 3139-4031.

REFORÇOS DO MERCADO

Lelo NahasMPM (São Paulo-SP) - O diretor de arte Lelo Nahas (foto à direita) é o novo integrante do time de criação da MPM, comandado pelo publicitário Woody Gebara. Um dos melhores profissionais do mercado, Lelo coleciona prêmios, como os do Festival de Nova Iorque, ABP, Fiap, Colunistas e Clubes de Criação do Rio e São Paulo. Ainda teve seu trabalho selecionado para o CowParade em São Paulo. Lelo trabalhou muitos anos no Rio, até voltar para São Paulo, onde passou pela AlmapBBDO, McCann Erickson, Grey Zest, NewcommBates e Taterka.

Kaktus (Rio-RJ) - Comunica a contratação do diretor de arte Leonardo Amato para integrar sua equipe de criação. Na bagagem o publicitário traz prêmios do Festival Internacional Drac Novell (Barcelona) e de melhor diretor em filme publicitário no Festival Sul Americano de Filmes. (24/05/2005)

JWT Brasil - A agência passa a ter um Chief Innovation Officer e membro do comitê executivo com a chegada de Marc Capra, que era Worldwide Chief Talent Officer da JWT. Ele será responsável pela supervisão da oferta de serviços integrados de comunicação da agência envolvendo todas as suas operações no País, além de trabalhar no crescimento e desenvolvimento da base de talentos da JWT Brasil, coordenando programas de recrutamento, treinamento, retenção, avaliação e premiação de profissionais. (23/05/2005)