Speroni sucede
Caio Valli na Abap-Rio
Confirmando
sua candidatura à Abap-Rio, informação dada em primeira mão
pela Janela, Clóvis Speroni foi eleito esta semana como o novo presidente
da entidade, sucedendo a Caio Cezar Valli, que a comandou por duas gestões
seguidas.
Vice-presidente da Agência3, Speroni terá como seus companheiros
de diretoria Gustavo Oliveira, diretor da Giovanni FCB (e que, aliás, já
estava como vice-presidente na gestão de Valli), e Flávio Cordeiro,
diretor da Binder FC+G, que cuidará da vice-presidência administrativa.
Um dos desafios de Speroni será o de aumentar o quadro de associados da
Abap-Rio, que hoje conta apenas com 23 agências: Agência3, Aroldo
Araujo, Artplan, Binder FC+B, Brasil.Com, Casa da Criação, Contemporânea,
Dilema, Diler, DPZ, Fischer América Rio, Giovanni FCB, ID, Internad, JWT,
Luz, McCann-Erickson, MG, Ogilvy, Publicis Salles Norton, Ronson, Staff e VS.
Conhecidamente low-profile -- na tradição dos nascidos no interior
paulista --, deve-se esperar de Speroni uma atuação mais de bastidores
e de realizações técnicas no comando da entidade do que de
manifestações públicas de sua liderança.
Barrashopping espera filhos até 1 da madrugada
Durante os próximos 3 dias, o Barrashopping vai ficar aberto até
uma hora da madrugada, para que nenhum filho alegue falta de tempo para comprar
o presente de sua mamãe. A promoção, cuja comunicação
foi assinada pela Thompson-Rio, contou com um investimento de R$ 1 milhão
e, segundo o Superintendente do shopping, Eduardo Novaes, deve gerar um crescimento
de 15% nas vendas em relação ao último ano. Cerca de 500
mil pessoas são esperadas pelo shopping nestes 3 dias. A extensão
do horário em mais 3 horas nos dias que antecedem o Dia das Mães
deve representar mais um dia de vendas", afirmou Novaes.
Paralelamente à ampliação do seu horário de funcionamento,
o Barrashopping inaugura um novo espaço para grandes eventos culturais
e exposições, um lounge batizado de "Mais". Para abrir
o local, o shopping vai manter uma programação de bate-papos com
mulheres que são destaques em suas profissões, como a jornalista
Leilane Neubarth, as atrizes Marisa Orth, Nívea Stelmann e Luisa Thomé
e a produtora Eloysa Simão.
Publicis domina prêmio do CCRJ
A Publicis foi disparada a agência com o maior número
de trabalhos finalistas no prêmio Melhor do Rio 2005, promovido pelo CCRJ.
Ela emplacou 55 peças, sendo seguida pela Giovanni FCB, com 27 finalistas
e pelas Script e Que/Next, ambas com 19 cada. Também obtiveram mais de
10 finalistas as agências VS (15), NBS (15), F/Nazca (13) e 100% (12).
Segundo os resultados divulgados pela entidade, foram selecionados 223 trabalhos
de 22 agências, em 6 categorias. Refletindo bem o mercado carioca -- seja
por características dos clientes ou pela facilidade de produzir peças,
reais ou fantasmas --, a área de Mídia Impressa foi a mais populosa,
com 78 trabalhos para revistas e 76 para jornal. Em seguida veio Mídia
Exterior, com 37 finalistas. Bem distantes, TV ficou com meros 14 trabalhos, seguidos
por 12 de Peças Promocionais e 6 de Rádio.
6º EBAP opta por um manifesto moderado
Por todas as queixas que qualquer um ouve diariamente em conversas com empresários
da publicidade brasileira, e pelas declarações de bastidores que
llemos na imprensa especializada feitas por publicitários presentes ao
6º EBAP -- encerrado esta quinta-feira, em Brasília -- este colunista
confessa que esperava um manifesto mais contundente da ABAP na conclusão
do encontro.
A Carta de Brasília, distribuída hoje aos participantes do evento
e à imprensa, preferiu se concentrar em um aspecto institucional, reforçando
argumentos de defesa da importância das agências de publicidade.
Apenas em seu final o documento esboça um alerta, ao afirmar que as agências
de publicidade somente serão respeitadas "se forem éticas",
deixando assim a sugestão de que a falta de ética no setor pode
estar sendo mais do que uma suspeita.
Segue, no entanto, para a conclusão dos leitores, o manifesto de encerramento
do 6º EBAP:
6º EBAP - Encontro Brasileiro de Agências
de Publicidade
Brasília, 3 a 5 de Maio de 2005.
CARTA
DE BRASILIA
A ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade,
em seu 6º Encontro Nacional, reunida em Brasília com as mais destacadas
lideranças da Indústria da Comunicação do país,
refletiu sobre o mercado, o negócio, os problemas, as oportunidades e
concluiu :
Relação entre publicidade e desenvolvimento
A publicidade exerce papel extremamente relevante ao impulsionar o desenvolvimento
econômico e social do país, preservando valores culturais de seu
povo, informando e orientando os consumidores.
A receita publicitária é origem fundamental ou única dos
recursos dos meios de comunicação, sendo, portanto, responsável
por subsidiar o direito à informação. A descentralização
desta receita, coletada por milhares de agências em todo o país,
garante a independência da imprensa e a liberdade de expressão.
A indústria da Comunicação e a relação
entre seus parceiros
A Indústria da Comunicação Publicitária é
composta pelos veículos, agências de publicidade e fornecedores
de serviços especializados, os quais têm a responsabilidade intransferível
de organizá-la de forma a torná-la cada vez mais eficiente e competitiva,
com o objetivo de assegurar excelência aos serviços prestados aos
clientes.
As agências prestam serviços indispensáveis e valiosos tanto
aos seus clientes quanto aos meios de comunicação. O fortalecimento
econômico das agências, que passa pelo respeito à lei e à
ética, pela revisão do processo de concorrências e pela
redução da carga tributária, se reflete diretamente na
qualidade de seus serviços, respondendo às necessidades dos clientes
e aos interesses da indústria.
O futuro das agências
A realidade da publicidade brasileira nos impõe dois compromissos : responsabilidade
e confiança.
Responsabilidade, porque existem no Brasil mais de 4.000 agências, mais
de 31.000 empresas participantes na indústria, aproximadamente 355.000
empregos diretos, cerca de R$ 3 bilhões em impostos recolhidos anualmente
e mais de 150 mil alunos matriculados em cursos de comunicação.
Confiança, porque as agências, inclusive as que se dedicam exclusivamente
à publicidade, prestam um serviço indispensável aos clientes,
aos veículos ao mercado e à sociedade como um todo.
As agências, mais do que estar envolvidas nas mudanças, são
agentes de transformação, antecipando tecnologias, processos,
rotinas, comportamentos e tendências.
As agências constroem o seu futuro como sempre fizeram: com capacidade
de adaptação ancorada no equilíbrio e na ousadia.
A legislação da propaganda
Toda e qualquer sociedade humana, em estado democrático de direito, para
que possa cumprir seus objetivos, precisa de normas que disciplinem os direitos
e deveres de seus membros.
A publicidade brasileira está regulamentada pela Lei 4.680 e pelas Normas-Padrão
do CENP, estas juridicamente sedimentadas no Decreto 4.563 e aceitas pela Administração
Pública e pelo Poder Federal, possuindo assim força legal e consideradas
pelo CADE como em consonância com nossas leis, devendo ser cumpridas e
respeitadas por todos os agentes envolvidos no processo, sob pena de infração
disciplinar sujeita a sanções administrativas, bem como a processos
jurídicos por abuso de poder econômico ou concorrência desleal.
Este é o entendimento dos Ministros Paulo Brossard e Maurício
Corrêa, que reflete a experiência jurídica sobre as questões
legais da publicidade, adquirida por ambos na Suprema Corte Brasileira e cuja
observância incondicional a ABAP recomenda não apenas aos seus
associados, bem como aos veículos e anunciantes.
A consciência do nosso papel engrandece as agências, fortalece
os veículos, anima os fornecedores e projeta a qualidade dos serviços
oferecidos aos anunciantes.
Seremos fortes se formos unidos.
Seremos respeitados se formos éticos."
REFORÇOS DO MERCADO
Giovanni
FCB (Rio - RJ) - Mauro Silveira (foto à esquerda) reiniciou suas
atividades como diretor de atendimento -- com foco em novos negócios
-- no escritório carioca da Giovanni,FCB. Mauro havia se desligado da
agência em julho de 2003, onde ficou por 16 anos, para ser o responsável
pela operação da 4x4. Silveira terá em seu grupo as contas
da Leader e CCAA.
Ponto Brand Promotion (São Paulo-SP) - O executivo Cyro Giopato
Jr. chega para atuar na direção de negócios da empresa.
Vindo da Ambev e com larga experiência em marketing, liderou a gestão
de marcas vencedoras e lançamentos de sucesso como Pepsi Twist, Cerveja
Bavaria, entre outros.
Mix (São Paulo-SP) - A agência de marketing promocionaldo
Grupo Giovanni, FCB, contratou Alexandre Dupont (ex-General Motors) , com longa
experiência de varejo, para ser gerente de conta da DPA/Nestlé,
Juliana Solano (ex-Publicis Salles Norton), para ser gerente de contas de Orbitall
e Sony Ericsson e Luiz Toledo (ex-Espaço Z) para ser gerente de conta
Kaiser. Ana Luisa Miklasevicius, que era Gerente de Conta da DPA/Nestlé,
é a nova gerente de planejamentoestratégico da conta Kaiser. Todos
irão integrar a equipe de Celio Ashcar Junior, diretor de Planejamento
Estratégico e Operacional.
Agência3 (Rio-RJ) - Contratou Marcelo Scalice como novo Diretor
de Contas. Marcelo veio do mercado publicitário de São Paulo,
onde trabalhou em agências como Almap, Talent, Lew,Lara e Young &
Rubicam, atendendo contas como Volkswagen, Intelig, Ford, HSBC, Elma Chips e
Nokia. Na Agência3, Marcelo será o diretor responsável pelas
contas da agência.
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