Ponto
é bi no Promoção Brasil
|
Dois dos selos da série da Staff para o Zona Sul |
O júri do 23º Prêmio Promoção Brasil, reunido
este fim-de-semana, em São Paulo, elegeu pelo segundo ano consecutivo a
Ponto Brand Promotion como a Empresa de Marketing Promocional do Ano. O concurso
analisou todos os trabalhos que haviam merecido medalhas de ouro nas suas 5 regionais
: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Norte-Nordeste e São
Paulo. A Ponto, aliás, já havia conquistado o mesmo GP de Empresa
do Ano no Prêmio Promoção São Paulo.
Outro premiado bicampeão foi Bazinho Ferraz, da B/Ferraz, com o título
de Empresário de Marketing Promocional do Ano. Sua empresa é uma
das que mais vem crescendo no setor no Brasil nos últimos anos.
Dos 37 prêmios concedidos aos trabalhos concorrentes, o Rio de Janeiro ficou
com 9, para as agências Carioca, Dia, Hartmann, Indústria Nacional,
Mobile Laet, OPM, Staff e Tátil. Esta, aliás, foi escolhida pelos
jurados do Promoção Brasil como a Empresa de Design do Ano.
Estes foram os Grandes Prêmios do 23º Prêmio Promoção
Brasil:
EMPRESA DE MARKETING PROMOCIONAL DO ANO:
Ponto Brand Promotion
EMPRESA DE DESIGN DO ANO: Tátil
Design
EMPRESÁRIO DE MARKETING PROMOCIONAL DO ANO:
Bazinho Ferraz (B\Ferraz)
PROFISSIONAL DE MARKETING PROMOCIONAL DO ANO:
Renato Cavalher (OpusMultipla)
CLIENTE DE PROMOÇÃO DO ANO:
Coca-Cola
CASE DE MARKETING PROMOCIONAL DO ANO:
"50 ANOS", da HARTMANN e Dpz Propaganda para a Petrobras Distribuidora.
Criação/Design Gráfico: Flavien Arker e Pedro Coelho (Dpz).
Produção: Pedro Aurélio (Dpz), Angela Stein, Andrea Sabbas
e Luciana Motta (Hartmann). Atendimento: Danielle Portella (Dpz) e Bia Pinilla
(Hartmann). Aprovação: Sergio Bandeira de Mello e Mônica
Vicêncio.
AÇÃO PROMOCIONAL DO ANO:
"1º Copa Universitária de Technoball", da SIGHT MOMENTUM
para Credicard. Criação/Design Gráfico: Alexandre Gama
e Dov Zylberman. Produção: Enrrico Benetti e Rubens Curi. Atendimento:
Fernando Ciavolella e Enrrico Benetti. Aprovação: Andrea Denys
e Alessandra Costa.
MATERIAL DE PONTO-DE-VENDA DO ANO: "Johnson's
Manga", da PONTO BRAND PROMOTION para Johnson & Johnson's Reach. Criação/Design
Gráfico: Flávio P. Carvalho. Produção: Fabio Licastro.
Atendimento: Ana Foryan.
MATERIAL PROMOCIONAL DO ANO: "Bandeja
de Avião", da PONTO BRAND PROMOTION para HP Evo Compaq. Criação/Design
Gráfico: Gustavo Blanco. Produção: Fábio Licastro.
Atendimento: Priscila Bernardi.
AÇÃO OU CAMPANHA DE MARKETING DIRETO
DO ANO: "Bem-me-quer", da CCZ/ELÉTRICA para o Shopping
Curitiba. Criação/Design Gráfico: Gil Marcos Querolim e
João Paulo Esmanhoto. Produção: Luciane S. Bannach. Atendimento:
Michelle Reffo e Eloíza Mathias. Aprovação: Alessandra
Fernandes.
DESIGN PROMOCIONAL DO ANO: "Identidade
Visual para Serviços do Supermercado", da STAFF para o Supermercado
Zona Sul. Criação/DESIGN GRÁFICO: Wilson Nóbrega.
Produção: Marcelo Alves. Atendimento: Eduardo Moncalvo e Guilherme
Miller. Aprovação: Jaime Xavier, Claudia Fernandes e Maria Fernanda
de Paoli.
A ata completa da premiação está no site da Abracomp,
em www.colunistas.com.
A festa de entrega dos diplomas do 23º Prêmio Promoção
Brasil está prevista para o dia 3 de maio, em São Paulo.
Guerra dos Selos agita bancas do Rio
A
guerra que os jornais Extra e O Dia já travam há algum tempo pelo
leitor carioca através das coleções de selos que podem ser
trocadas por brindes chegou ao auge este fim-de-semana com o lançamento
simultâneo de 2 produtos diretamente competitivos: enciclopédias
ilustradas.
A batalha desta vez contou com uma luta verdadeiramente corpo-a-corpo. Durante
a manhã de domingo, tanto o Dia quanto o Extra foram atrás do leitor
com batalhões de promotoras. O jornal do Infoglobo, por exemplo, ocupou
180 bancas do Rio de Janeiro e do Grande Rio com promotoras fornecidas pela Dinâmica
Promoções, valorizando através do contato pessoal o benefício
de o produto do Extra -- um livro de 512 páginas -- poder ser conseguido
em apenas 30 dias. Já o jornal O Dia, em cada banca em que atacou, colocou
duas promotoras dançando e cantando que "o Dia é o Dia".
As alfinetadas -- ou melhor, as espadadas -- entre os dois veículos foram
claras na sua comunicação publicitária. Enquanto o Dia provocava
o Extra perguntando se seria possível uma enciclopédia ter um volume
só, o Extra atacava o concorrente com um comercial criado pela Contemporânea.
Nele, o locutor perguntava: "Passa abril, passa maio, passa junho, passa
julho...e seu filho não passa na prova?". A crítica era clara
à duração de 8 meses da promoção do outro jornal.
Esta
é a primeira vez em que os dois principais veículos cariocas voltados
para o segmento popular travam uma guerra tão aberta. Em São Paulo,
o público já está acostumado com a troca de farpas entre
a Folha e o Estadão, principalmente pelo mercado de classificados.
Nonato quer reativar o GAP
EM
PRIMEIRA MÃO - O diretor de atendimento da Doctor Propaganda, Pedro
Nonato, está lançando esta noite, em reunião com publicitários
cariocas, a sua candidatura à presidência do Grupo de Atendimento
e Planejamento do Rio de Janeiro (GAP-Rio). Ele se comprometeu a apresentar uma
plataforma de ações que pretenderão reativar a entidade,
que já está há vários meses sem realizar qualquer
atividade para o setor que representa.
O GAP-Rio vinha sendo presidido por Eduardo Forbes, que diminuiu sua participação
associativa devido a novos compromissos profissionais. A atual gestão deveria
terminar em outubro mas, de acordo com Nonato, Forbes estaria disposto a antecipar
a eleição para permitir ao novo presidente implantar o seu projeto
de reativação.
NBS cria para a Hebara
A Hebara, que comercializa raspadinhas no Rio de Janeiro, começou
a trabalhar com a NBS. A empresa, que não tem um histórico de longas
relações com suas agências, chegou em 2003 a lançar
campanha através de um free-lance com Bob Gueiros, recém-saído
da Thompson e antes de entrar na Binder FC+G.
Com a NBS a Hebara colocou no ar esta semana 2 comerciais para o lançamento
das raspadinhas Carta Maior e DinDin.
100% lança livro
A agência 100%, de Gustavo Bastos e Marcelo Jucá,
lança esta quarta-feira na Livraria Argumento um livro com os melhores
trabalhos dos 3 anos da agência, com cerca de 250 páginas.
As peças foram escolhidas por publicitários de primeiro time do
Rio e de São Paulo, como Washington Olivetto, Roberto Duailibi, Lula Vieira,
Adílson Xavier, Sérgio Valente, Ana Carmen Longobardi, Carlos Di
Célio, Bob Gueiros, Ercílio Tranjan e André Pedroso.
A 100% é uma agências cariocas que mais preza a criatividade, tendo
se mantido, nos seus três anos de existência, em posições
de destaque nos rankings dos prêmios de publicidade do Rio de Janeiro.
A Argumento fica na Rua Dias Ferreira, 417, no Leblon.
Estudantes ganham novo concurso
Para comemorar seus 20 anos, o jornal Folha Dirigida, o maior
do país em educação, concursos e empregos, abriu um Concurso
de Criação Publicitária para Jovens Universitários.
Em 2002 e 2003 o veículo havia promovido seu concurso para estudantes em
conjunto com o CCRJ-Clube de Criação do Rio, mas este ano a promoção
acontece de forma independente.
Para participar, os estudantes devem criar uma campanha sobre os 20 anos do jornal
com peças impressas e roteiros para rádio e tv. Os trabalhos vencedores
serão publicados no jornal e seus autores ganharão uma viagem. Os
trabalhos devem ser enviados até o dia 30 de abril de 2005.
Para saber mais sobre o concurso, o melhor é acessar o site www.folhadirigida.com.br
Ronson começa a dar dicas para anunciantes
A
Ronson começou a veicular esta sexta-feira, no Jornal do Brasil, a sua
série de anúncios '"Como escolher sua agência de propaganda",
com a primeira recomendação para os anunciantes de que é
possível "mudar de agência sem mudar de agência".
Aproveitando a relação da agência com o JB -- a Ronson faz
as campanhas do JB Barra -- as peças da campanha serão veiculadas
todas as sextas-feira naquele veículo, dando dicas para amenizar esta tantas
vezes conturbada relação agência-cliente, que já fez
algum publicitário gozador cunhar a frase "publicidade é uma
atividade muito divertida, o que estraga é o cliente".
O anúncio "Você pode mudar de agência sem mudar de agência",
que é bastante corajoso e coloca o dedo em algumas feridas, foi criado
por Fábio Barreto e Patrícia Koeler para mostrar que, em determinados
casos, trocar de agência não é a solução. A
Janela reproduz seu texto:
Diálogo é tudo. Através dele você pode resolver
todos os problemas ou, pelo menos, descobrir mais facilmente quando o problema
não tem solução. Porque no convívio com qualquer
agência os problemas estão sempre aparecendo ou prestes a aparecer.
Prazo, verba, adequação, conceito, falta de informação,
enfim, tudo o que desgasta uma relação. Tenha absoluta certeza
que não acontece só com você. Mas não só acomode.
Muito pelo contrário. O importante é entender que os problemas
não vão deixar de existir, mas através do diálogo
franco e aberto o processo pode ser diferente. Até prazeroso. Mas é
preciso exercitar esse diálogo de verdade. Sem medo do que quer dizer
e do que pode ouvir. Porque se o problema está lá, que pelo menos
você possa estudá-lo e resolvê-lo em boa companhia. Assim,
se o que está motivando você a trocar de agencia são as
chatices e o estresse do dia-a-dia, calma. Isso você vai encontrar na
relação com qualquer outra. Reúna-se com a sua agência,
exponha o que está incomodando, aponte as dificuldades, esgote as possibilidades.
Se ela não está entendendo o que você quer ou precisa, esclareça.
Você pode descobrir uma outra agência, muito mais motivada e interessante,
dentro da mesma.
Scama incorpora Cadois
A agência Scama e o escritório de design Cadois, que funcionam
no mesmo condomínio Downtown, na Barra da Tijuca (Rio) agora fazem parte
do mesmo grupo empresarial, dirigido pelo publicitário Gabriel França
de Carvalho, que além de diretor geral passou a ser o diretor de criação
das duas empresas. Apesar de manterem estruturas físicas separadas, as
duas passam a se apresentar como partes do Grupo Scama de Comunicação.
A idéia do Grupo é que os clientes possam trabalhar com a Scama
e outros escritórios de design ou com a Cadois e outras agências
de publicidade, mas que tenham a opção de realizar todos estes
serviços dentro do Grupo.
Na Cadois, Roberto Bonjean ficou como responsável pela direção
de operações, enquanto Luís Parente responde pela direção
de operações da Scama. Os sites de Scama e Cadois já estão
sendo direcionados para o do Grupo Scama, em www.gruposcama.com.br e, em breve,
serão modificados, para criação de uma identidade visual
única.
Nova Janela agrada (Falam os leitores - 2)
De Gustavo Bastos, diretor da 100%
"Parabéns pelo novo layout da Janela.
Moderno, bonito e continua fácil e ágil. Muito bacana.
Abraço,
Gustavo Bastos"
De Vicente de Vicq
"Parabéns pelo novo visual do site!"
De Arlette de Azevedo, diretora da Datamidia,FCBi
"Quero parabenizá-lo pela construção do novo site.
Está muitíssimo bom. Layout muito "clean" e de fácil
visualização e acesso."
De Bel Pocai, da Giusti
"Parabéns. O site está muito bonito, moderno, prático
e agradável.
Valeu a mudança.
[]s
Maria Isabel Pocai"
De Carol Vasconcellos, da Scama Comunicações
"Gostaria de parabeniza-lo pelo novo layout do site, que ficou lindo!!!
Está mais limpo, as informações estão claras, fáceis
de se achar o que deseja.
Mais planejado, chique. Até a nova logo do Janela está mais bonita.
Super organizado. A navegabilidade e usabilidade do site estão ótimas.
E mesmo com esse tcha! a mais o Janela continua simples como antes.
Adorei!!
Beijocas Carol"
De Pedro Nonato, da Doctor Propaganda,
"Muito legal, lay-out moderno e ágil. Gostei muito.
Abs, Pedro Nonato"
De Shirlei Gonçalves (Capitão Musical)
"Parabéns, Marcio.
Tive a maior surpresa agradável hoje ao abrir a Janela !! adorei a nova
página!!
abração.
Shirlei"
De Marcia Brito, da Message
"Gostei muito do novo site da Janela.
Bem clean, elegante, fácil de navegar.
A Raven10 caprichou.
Marcia Brito"
REFORÇOS DO MERCADO
McCann
(Rio-RJ) - Paula Rizzo (foto à direita) é a nova Diretora
de Planejamento Estratégico da agência e trabalhará com
todos os clientes, como Coca Cola, TIM e L´Oréal. Paulista, 33
anos, ela é formada em Comunicação Social pela ESPM, com
cursos de extensão na USP e FGV. É também uma das fundadoras
do Grupo de Planejamento de São Paulo.
AlmapBBDO
(São Paulo - SP) - A agência levou do Rio de Janeiro o diretor
de arte Daniel Leitão (foto à esquerda), que estava na Publicis
Salles Norton.
TV Globo - Marcelo Assumpção é o
novo diretor da Central Globo de Comercialização, cargo acumulado
desde agosto por Willy Haas, diretor geral de Comercialização
da emissora. Marcelo trabalha há 27 anos na TV Globo, onde era titular
de uma das divisões de Atendimento em São Paulo. A partir de hoje,
à frente da CGC, Marcelo coordenará as divisões de Atendimento
de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Nordeste
e Sul.
JWT
(São Paulo-SP) - Para dirigir o planejamento chega à agência
Ken Fujioka (ex-Loducca 22), departamento incrementado ainda pela contratação
de Daniel De Tomazo (ex-DM9DDB).
|