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Speroni lança
candidatura à ABAP-Rio
EM
PRIMEIRA MÃO - O diretor da Agência3, Clóvis
Speroni, montou uma chapa para disputar a presidência do capítulo
cariocas da Asociação Brasileira de Agências de
Publicidade, ABAP-Rio, cujas eleições estão previstas
para o final de abril. Com ele, na chapa, estão Flávio
Cordeiro, diretor da Binder FC+G, como vice-presidente administrativo
e Gustavo Oliveira, diretor da Giovanni FCB, como vice-presidente,
cargo que, aliás, também ocupa na atual gestão
liderada por Caio Valli.
Se eleito, esta não será a primeira atuação
de Speroni na entidade. Ele foi vp administrativo na gestão
de Arnaldo Cardoso Pires. A eleição criará algumas
situações curiosas na política publicitária
carioca. A Agência3 estará na ABAP-Rio através
de Speroni e no CCRJ através de seu diretor de criação
Álvaro Rodrigues, presidente do clube. E a Binder também
estará em mais uma entidade: Gláucio Binder foi eleito
em março presidente do Sindicato das Agências do Rio
de Janeiro.
Migani abre
sua agência
Como
nem só de vender calcinhas vive a diretora de arte Alessandra
Migani, esta semana a criativa acelera -- igualmente na garagem da
sua Casa da Alessa, em Ipanema -- o lançamento formal da agência
Dreamaholic, que já vem se estruturando praticamente desde
que ela deixou o escritório da Ogilvy no Rio, em 2004. Neste
período, sem nome oficial, a agência atendeu a clientes
como Varig, Amsterdam Sauer, Gattopardo, Construtora Ponto 3 e Club
Chocolate. Pelo texto do gongórico release enviado à
imprensa, a Dreamaholic atuará com identidade visual, cenografia
e conceituação de ambientes, consultoria de produtos
e campanhas publicitárias.
Carioca de 33 anos, Alessa estudou design e arte e fez mestrado na
Central St. Martins College of Art & Design de Londres. No Brasil,
passou por agências como Almap/BBDO, Young & Rubicam, McCann
Erickson e a já citada Ogilvy. Em 2001, ainda nesta agência,
foi escolhida a Profissional de Marketing Promocional do Ano do 7º
Prêmio Promoção Rio, promovido pela Abracomp.
Na festa, ela recebeu seu diploma cantando (foto).
O happening de lançamento acontece dia 31 de março,
às 19h, com som do DJ Zod e a equipe da Seagullsfly projetando
uma animação criada em seus estúdios.
Tem vaga na
criação do Rio
Um
troca-troca nas agências cariocas está deixando os profissionais
de criação do Rio agitados. Há poucas semanas,
o redator Marcelo Conde (o "Condinho", filho do Ronaldo
Conde) saiu da VS, indo para o escritório carioca da W/Brasil.
Para o lugar dele, a VS fez uma proposta irrecusável para Ricardinho
Weitsman (foto), que estava como diretor de criação
da 4x4.
O curioso da história é que tanto Condinho quanto Ricardinho
haviam trabalhado -- cada um na sua agência -- na campanha da
concorrência da Rica, que a VS levou. Se Weitsman não
ficou com o cliente na 4X4 poderá ficar na nova agência!
Na 4X4, aliás, a vaga do criativo ainda está em aberto.
Assim como estão abertas duas vagas na McCann Erickson. Renato
Jardim já havia deixado a agência recentemente e agora
também saiu Pedro Prado, a caminho da F/Nazca.
Portfólios estão voando para tudo quanto é lado.
AlmapBBDO fala
da VW na Sony
Apesar de a Volkswagen ter aceito
a pressão popular contra seu filme "Já pensou?"
e retirado o trabalho do ar, ele continua tendo trechos exibidos no
programa Avesso, pelo canal Sony. O Avesso é um especial que
as agências compram para mostrar os bastidores de suas campanhas
e garante uma exibição rotativa na emissora a cabo.
No site da produtora responsável pelo programa, em www.avesso.com.br,
podem ser encontrados os horários da sua exibição.
No programete, Marcelo Serpa, diretor da AlmapBBDO e responsável
pela criação da peça defende sua idéia.
O comecial da Volkswagen usa uma lógica considerada duvidosa
para reforçar o conceito de que os produtos da empresa têm
grande durabilidade. O personagem, que descobre no início da
peça que vários de seus objetos quebram com facilidade,
conclui ao final que "ainda bem" que os produtos duram pouco,
pois assim as fábricas continuarão funcionando e anunciando
e ele continuará empregado.
Logo nos primeiros dias de veiculação, o comercial gerou
torrentes de protestos, que inclusive repercutiram no site da Janela.
Na ocasião, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
(Idec) solicitou ao Conar a suspensão da veiculação
da peça, apontando que ela "tornou-se uma declaração
perigosa, que vai na contra-mão da lei, do direito internacional
e das modernas deliberações de organizações
que a própria Volkswagen faz parte".
A questão chegou a entrar na pauta das deliberações
do Conar, mas foi retirada pelo órgão quando dia 17
de março a promotoria de defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais
obteve na justiça liminar para suspender a exibição
da campanha. O órgão apontava, entre outras questões,
que o comercial justificaria erroneamente que para o bem-estar do
cidadão seria necessário que as fábricas funcionassem
poluindo o ar.
Pesquisa funciona?
Um dos desdobramentos assustadores da história é a percepção
de que nem a Volkswagen nem a AlmapBBDO conseguiram detectar a repercussão
negativa do comercial. A empresa declarou à imprensa que "em
pesquisa os consumidores não mostraram a possibilidade dessa
conotação". Publicitários que já
trabalharam com a montadora relatam que ela sempre foi muito criteriosa
em análises prévias de sua comunicação.
Ao longo de sua história, a Volkswagen jamais recebeu críticas
tão contundentes por uma peça publicitária, situação
que a Fiat já enfrentou com o comercial "Presidiário",
tirado do ar pelo Conar porque sugeria que seu novo carro seria uma
tentação suficiente para um novo roubo de um presidiário
recém-libertado.
Adeus a Bill Norman
Bill
Norman faleceu no Rio este sábado, 26, com 76 anos. William
Norman nasceu no Rio de Janeiro, em 1929. Iniciou sua carreira em
publicidade na McCann Erickson, por volta de 1958, onde foi, durante
muito tempo, responsável pela conta da Esso. Em 1966 foi
transferido para o escritório de Nova York permanecendo lá
por cerca de dois anos. Deixou a McCann no final da década
de 60 e foi para Alcantara Machado/Rio de onde saiu em 1972 para
fundar, juntamente com Caio Domingues, Hugo Weiss e Carlos Eduardo
Meyer, a Caio Domingues e Associados Publicidade Ltda. Responsável
por campanhas marc antes como Vila Rica e Chanceler (RJR Reynolds),
Bond Boca (Cepacol), Xerox, Fashion Mall, Mills, Petrobrás,
entre outros clientes, a agencia teve uma trajetória marcante
na história da propaganda brasileira.
Desde a venda da Caio afastou-se do mercado e viveu seus últimos
anos em Angra dos Reis, seu pequeno paraíso na terra.
Nova Janela
agrada (Falam os leitores)
De Wanderley Dóro, da EugenioDDB:
Parabéns pelo novo site.
Clean, moderno, convidativo, informativo.
Ficou ainda mais gostoso abrir o Janela.
Abraço.
Wanderley Dóro
De Fabio Seidl, da McCann Erickson Portugal
Grande Marcio, que boa notícia.
Depois de 483 anos, a pagina da Janela mudou.
Ficou bem mais moderna e agradável de ler.
Só espero que o meu salário também mude para
melhor.
Parabéns para você e para o pessoal da Raven que fez
um belo trabalho.
Um abração!
Fabio
De Luciana Maia, da Gunter Relógios
Gostaríamos de parabenizá-los pelo novo site e agradecer
a inclusão da nossa empresa em seu guia de empresas de publicidade
- mídia exterior.
Atenciosamente,
Luciana Andreatta Maia
De Bruno Richter, Supervisor de Criação da OPM
Márcio, parabéns!
Um novo design à altura do bom e velho conteúdo.
Um abraço,
Bruno
De Marcio Mascarenhas
Prezado Xará,
Gostei muito do novo layout da Janela.
Marcio
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