Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/ABR/2005
Marcio Ehrlich

 

Speroni lança candidatura à ABAP-Rio

Clóvis SperoniEM PRIMEIRA MÃO - O diretor da Agência3, Clóvis Speroni, montou uma chapa para disputar a presidência do capítulo cariocas da Asociação Brasileira de Agências de Publicidade, ABAP-Rio, cujas eleições estão previstas para o final de abril. Com ele, na chapa, estão Flávio Cordeiro, diretor da Binder FC+G, como vice-presidente administrativo e Gustavo Oliveira, diretor da Giovanni FCB, como vice-presidente, cargo que, aliás, também ocupa na atual gestão liderada por Caio Valli.
Se eleito, esta não será a primeira atuação de Speroni na entidade. Ele foi vp administrativo na gestão de Arnaldo Cardoso Pires. A eleição criará algumas situações curiosas na política publicitária carioca. A Agência3 estará na ABAP-Rio através de Speroni e no CCRJ através de seu diretor de criação Álvaro Rodrigues, presidente do clube. E a Binder também estará em mais uma entidade: Gláucio Binder foi eleito em março presidente do Sindicato das Agências do Rio de Janeiro.

Migani abre sua agência

Como nem só de vender calcinhas vive a diretora de arte Alessandra Migani, esta semana a criativa acelera -- igualmente na garagem da sua Casa da Alessa, em Ipanema -- o lançamento formal da agência Dreamaholic, que já vem se estruturando praticamente desde que ela deixou o escritório da Ogilvy no Rio, em 2004. Neste período, sem nome oficial, a agência atendeu a clientes como Varig, Amsterdam Sauer, Gattopardo, Construtora Ponto 3 e Club Chocolate. Pelo texto do gongórico release enviado à imprensa, a Dreamaholic atuará com identidade visual, cenografia e conceituação de ambientes, consultoria de produtos e campanhas publicitárias.
Carioca de 33 anos, Alessa estudou design e arte e fez mestrado na Central St. Martins College of Art & Design de Londres. No Brasil, passou por agências como Almap/BBDO, Young & Rubicam, McCann Erickson e a já citada Ogilvy. Em 2001, ainda nesta agência, foi escolhida a Profissional de Marketing Promocional do Ano do 7º Prêmio Promoção Rio, promovido pela Abracomp. Na festa, ela recebeu seu diploma cantando (foto).
O happening de lançamento acontece dia 31 de março, às 19h, com som do DJ Zod e a equipe da Seagullsfly projetando uma animação criada em seus estúdios.

Tem vaga na criação do Rio

Ricardo WeitsmanUm troca-troca nas agências cariocas está deixando os profissionais de criação do Rio agitados. Há poucas semanas, o redator Marcelo Conde (o "Condinho", filho do Ronaldo Conde) saiu da VS, indo para o escritório carioca da W/Brasil. Para o lugar dele, a VS fez uma proposta irrecusável para Ricardinho Weitsman (foto), que estava como diretor de criação da 4x4.
O curioso da história é que tanto Condinho quanto Ricardinho haviam trabalhado -- cada um na sua agência -- na campanha da concorrência da Rica, que a VS levou. Se Weitsman não ficou com o cliente na 4X4 poderá ficar na nova agência!
Na 4X4, aliás, a vaga do criativo ainda está em aberto. Assim como estão abertas duas vagas na McCann Erickson. Renato Jardim já havia deixado a agência recentemente e agora também saiu Pedro Prado, a caminho da F/Nazca.
Portfólios estão voando para tudo quanto é lado.

AlmapBBDO fala da VW na Sony

Apesar de a Volkswagen ter aceito a pressão popular contra seu filme "Já pensou?" e retirado o trabalho do ar, ele continua tendo trechos exibidos no programa Avesso, pelo canal Sony. O Avesso é um especial que as agências compram para mostrar os bastidores de suas campanhas e garante uma exibição rotativa na emissora a cabo. No site da produtora responsável pelo programa, em www.avesso.com.br, podem ser encontrados os horários da sua exibição.
No programete, Marcelo Serpa, diretor da AlmapBBDO e responsável pela criação da peça defende sua idéia.
O comecial da Volkswagen usa uma lógica considerada duvidosa para reforçar o conceito de que os produtos da empresa têm grande durabilidade. O personagem, que descobre no início da peça que vários de seus objetos quebram com facilidade, conclui ao final que "ainda bem" que os produtos duram pouco, pois assim as fábricas continuarão funcionando e anunciando e ele continuará empregado.
Logo nos primeiros dias de veiculação, o comercial gerou torrentes de protestos, que inclusive repercutiram no site da Janela. Na ocasião, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) solicitou ao Conar a suspensão da veiculação da peça, apontando que ela "tornou-se uma declaração perigosa, que vai na contra-mão da lei, do direito internacional e das modernas deliberações de organizações que a própria Volkswagen faz parte".
A questão chegou a entrar na pauta das deliberações do Conar, mas foi retirada pelo órgão quando dia 17 de março a promotoria de defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais obteve na justiça liminar para suspender a exibição da campanha. O órgão apontava, entre outras questões, que o comercial justificaria erroneamente que para o bem-estar do cidadão seria necessário que as fábricas funcionassem poluindo o ar.
Pesquisa funciona?
Um dos desdobramentos assustadores da história é a percepção de que nem a Volkswagen nem a AlmapBBDO conseguiram detectar a repercussão negativa do comercial. A empresa declarou à imprensa que "em pesquisa os consumidores não mostraram a possibilidade dessa conotação". Publicitários que já trabalharam com a montadora relatam que ela sempre foi muito criteriosa em análises prévias de sua comunicação. Ao longo de sua história, a Volkswagen jamais recebeu críticas tão contundentes por uma peça publicitária, situação que a Fiat já enfrentou com o comercial "Presidiário", tirado do ar pelo Conar porque sugeria que seu novo carro seria uma tentação suficiente para um novo roubo de um presidiário recém-libertado.

Adeus a Bill Norman

Bill NormanBill Norman faleceu no Rio este sábado, 26, com 76 anos. William Norman nasceu no Rio de Janeiro, em 1929. Iniciou sua carreira em publicidade na McCann Erickson, por volta de 1958, onde foi, durante muito tempo, responsável pela conta da Esso. Em 1966 foi transferido para o escritório de Nova York permanecendo lá por cerca de dois anos. Deixou a McCann no final da década de 60 e foi para Alcantara Machado/Rio de onde saiu em 1972 para fundar, juntamente com Caio Domingues, Hugo Weiss e Carlos Eduardo Meyer, a Caio Domingues e Associados Publicidade Ltda. Responsável por campanhas marc antes como Vila Rica e Chanceler (RJR Reynolds), Bond Boca (Cepacol), Xerox, Fashion Mall, Mills, Petrobrás, entre outros clientes, a agencia teve uma trajetória marcante na história da propaganda brasileira.
Desde a venda da Caio afastou-se do mercado e viveu seus últimos anos em Angra dos Reis, seu pequeno paraíso na terra.

Nova Janela agrada (Falam os leitores)

De Wanderley Dóro, da EugenioDDB:
Parabéns pelo novo site.
Clean, moderno, convidativo, informativo.
Ficou ainda mais gostoso abrir o Janela.
Abraço.
Wanderley Dóro

De Fabio Seidl, da McCann Erickson Portugal
Grande Marcio, que boa notícia.
Depois de 483 anos, a pagina da Janela mudou.
Ficou bem mais moderna e agradável de ler.
Só espero que o meu salário também mude para melhor.
Parabéns para você e para o pessoal da Raven que fez um belo trabalho.
Um abração!
Fabio

De Luciana Maia, da Gunter Relógios
Gostaríamos de parabenizá-los pelo novo site e agradecer a inclusão da nossa empresa em seu guia de empresas de publicidade - mídia exterior.
Atenciosamente,
Luciana Andreatta Maia

De Bruno Richter, Supervisor de Criação da OPM
Márcio, parabéns!
Um novo design à altura do bom e velho conteúdo.
Um abraço,
Bruno

De Marcio Mascarenhas
Prezado Xará,
Gostei muito do novo layout da Janela.
Marcio