Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/MAR/2005
Marcio Ehrlich

 

DM9DDB provoca especulações no Rio

A informação divulgada esta segunda-feira de que a DM9DDB está reformulando o seu escritório no Rio de Janeiro gerou uma onda de especulações no mercado carioca. Ninguém acredita que Nizan Guanaes esteja trazendo profissionais do porte de Manuk Masseredjian, o novo diretor geral da unidade, e Chico Abreia (foto), seu novo diretor de criação, para começar somente agora a fazer prospecções ou apenas para cuidar da conta da rede Ponto Frio, único cliente do escritório atualmente e cuja operação aparentemente estava ajustada, inclusive na relação funcionários/metro quadrado do escritório da Av.Atlântica. Não por acaso, sabe-se que representantes da agência andaram nos últimos dias procurando escritórios mais amplos no Rio. Ou seja, alguma grande bomba deve ser solta pela DM9DDB brevemente.
As mudanças, que também pegaram de surpresa os funcionários da agência, não esclarecem como ficarão Andrea Maggessi, que vinha respondendo pelo escritório como diretora da conta do Ponto Frio, e também André Pedroso, que se dividia entre Rio e São Paulo como responsável pelo comando da criação de Ponto Frio.
André, aliás, trabalhou com Manuk quando este esteve na Young & Rubicam, onde foi diretor geral da Energia Y&R, especializada em varejo. Para Abreia, o novo cargo marca o reencontro profissional com Nizan Guanaes, uma relação que começou na década de 80, quando Guanaes era redator da Artplan e Chico, além de dirigir a criação da agência dirigia seus comerciais. Ambos estiveram juntos na campanha de Malt 90, que ganhou o Profissionais do Ano Nacional de 1984. E se não estamos enganados, os dois também se reuniram na campanha de José Serra à Presidência da República. Ultimamente Abreia estava em São Paulo, na Duda Propaganda, para onde foi depois de deixar a sociedade na agência Artplan e se afastar da produtora de comerciais que havia fundado, a Yes.

Rica escolhe VS

A concorrência pela conta da indústria de alimentos Rica -- cliente que estava na Brasil.com, que a herdou da Comunicação Carioca -- foi vencida pela VS.
A Janela havia noticiado a concorrência como tendo 4 participantes. Além da VS, Artplan, Casa da Criação e 4X4. Segundo informações do mercado, na última semana da disputa uma 5ª agência teria conseguido entrar. E esta semana chegou à Janela a informação de que esta agência teria ficado em terceiro lugar, atrás da 4X4 por um ponto e que a Artplan e Casa da Criação teriam ficado com o 4ª e 5ª lugares respectivamente.
Esta informação, no entanto, foi negada rigorosamente pela gerente de marketing da empresa, Juliana Carvalho Kelman, que garantiu à Janela que o material desta 5ª agência -- cujo nome ela não quis revelar -- sequer foi considerado na disputa. "Sem serem solicitados e nem terem tido acesso ao briefing, eles nos enviaram dezenas de pranchas muito bem produzidas mas que nem chegaram a ser analisadas comparativamente com as das 4 agências concorrentes", explicou Juliana, que descartou a existência de um "ranking oficial" das concorrentes até porque só interessava à empresa definir uma vencedora.
Quanto à VS, seu contrato deve ser assinado na próxima semana. Apesar de não revelar a verba de comunicação que será gerenciada pela agência, Juliana Kelman adiantou que uma das tarefas da VS será cuidar do reposicionamento da marca do anunciante, que está deixando se ser "Frangos Rica" para se assinar simplesmente "Rica" . Ela esclarece: "Vamos mostrar ao mercado que não trabalhamos apenas com derivados de frango".

Staff anuncia Parada Oi

Estréia esta terça-feira, 22, o novo programa do Multishow: Parada Oi, que irá ao ar todas as terças, às 21:15h. Responsável pela conta da emissora, a Staff recebeu o desafio de criar uma campanha que transmitisse a nova cara do programa, que anteriormente estava na grade do Sport TV e agora passa ao Multishow sem as características de programa esportivo.
A estrela da campanha é a apresentadora Ana Luiza Castro, que incorporou o clima do Havaí, cenário do primeiro programa da série.
A campanha, que está sendo veiculada desde o último dia 16, é composta de anúncios de revista, jornal, spot de rádio e presskit.

W procura imóvel na Zona Sul

O escritório carioca da W/Brasil deve sair da Barra ainda neste primeiro semestre de 2005, para acompanhar o crescimento dos seus negócios. Segundo Marcio Borges, diretor da agência, as instalações do Centro Empresarial Barra não comportarão os 6 novos funcionários que a W pretende contratar nos próximos meses para se juntarem aos 9 atuais. Inaugurada há 6 meses, a agência já contabiliza 11 clientes.
O mais recente a entrar na agência foi a Merck, que desenvolverá campanha para posicionar a sua marca como produtora de medicamentos genéricos. O objetivo é ficar entre as 5 maiores do país.

MKTMIX

VS abre conta do Banco Arbi
Depois da conta do Servicash, o serviço de empréstimo pessoal do Banco Arbi, a VS conquistou o próprio banco.

REFORÇOS DO MERCADO

Ronson (Rio-RJ) - Contratou Sandro Motta para a área de novos negócios. Sandro tem passagens por veículos de comunicação e irá se reportar diretamente ao Vice-Presidente Fábio Barreto e ao Presidente Paulo Rolf.

Duda (Rio-RJ) - Reforçou sua equipe para o núcleo de atendimento das lojas Sendas. Carlos Passos, que durante 16 anos atuou em gestão de shopping centers, é agora diretor de atendimento das Sendas, CompreBem e ABC Barateiro, contas do grupo Grupo Pão de Açúcar atendidas pela agência. Para atuar como coordenadora de mídia, chega também Sabrina Frota, que deixa a Artplan Comunicação, onde atendia Bradesco Seguros, Embratur, Infraero, entre outros, para atuar na mesma área na Duda Propaganda. Adriana Cocenza (ex-DLM Rozani – coligada à DPZ) como supervisora de atendimento e Guilherme Miller (ex-Staff Comunicação) como assistente de atendimento complementam a equipe.