Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/MAR/2005
Marcio Ehrlich

 

Rica procura nova agência

A indústria de congelados Frangos Rica deixou a agência Brasil.com, onde estava desde que esta empresa absorveu as opeações da Comunicação Carioca de Sérgio de Paula. A Carioca tinha o crédito de ter sido responsável pela transformação da Rica em um anunciante significativo para o mercado carioca. Com aquela agência, a indústria conquistou diversos prêmios, principalmente na área de materiais de ponto-de-venda.
A concorrência pela conta da Frangos Rica já está em andamento. Participam dela, como agências convidadas, a 4X4, a Artplan, Casa da Criação e a VS.

ABP destaca Ambev e Varig como anunciantes

A AmBev - Companhia Brasileira de Bebidas foi escolhida pela ABP-Associação Brasileira de Propaganda como o Anunciante do Ano de 2004, "pelo renovado papel conferido à Propaganda tanto nas suas ações corporativas e mercadológicas, como também nas suas iniciativas de responsabilidade social", segundo comunicado distribuido pela entidade. Na mesma premiação, a Varig -- que está retomando a sua postura marcante de disputa do mercado, sob a direção de marketing de Faustino Pereira Júnior -- estará recebendo uma Homenagem Especial "pela extraordinária e permanente contribuição à Propaganda que caracteriza o conjunto de suas campanhas, algumas das quais definitivamente integradas à antologia dos melhores momentos da atividade publicitária brasileira".
Além da Varig, como merecedor da Homenagem Especial estará Bernardo Rezende, o conhecido técnico Bernardinho, por ter se transformado "num dos raros exemplos do esporte nacional cujo nome é referência não só para a Propaganda mas também para toda a sociedade brasileira."
O Prêmio Comunicação foi criado pela ABP pela diretoria presidida por Edeson Coelho, de 1979/1981, da qual, aliás, este colunista fez parte. Participam da escolha apenas os diretores e os membros do conselho superior da associação.
Outro destaque deste ano do Prêmio Comunicação será o Ministro Luiz Gushiken, escolhido Personalidade do Ano. Pela justificativa da ABP, ele mereceu o título "pelo padrão de profissionalismo que vem imprimindo às relações da Secom com o mercado publicitário, o envolvimento permanente com os principais causas da indústria da propaganda brasileira e pela pertinência da campanha O melhor do Brasil é o brasileiro, desenvolvida - com grande êxito - em parceria com os anunciantes e veículos de comunicação desde meados de 2004."
O prêmio de Veículo do Ano da ABP foi para o jornal Zero Hora, de Porto Alegre, "pelos seus 40 anos de inovação constante, sucesso empresarial, qualidade editorial e liderança em circulação, no mercado regional que mais lê jornal no Brasil".
Finalmente, receberá o título de Agência do Ano da ABP a Agência3, "pelos palpáveis e animadores resultados da experiência de fusão de histórias e culturas empresariais diferentes, gerando um modelo alternativo importante para o futuro do mercado de agências de propaganda do país e do Rio, em particular."
A festa de premiação acontece no próximo dia 9 de maio, em almoço no Hotel Sofitel Rio.

Febre de verão foi da Tattoo

A Tattoo, agência de Zippo Chagas e Socorro Machado, foi a escolhida para cuidar da divulgação da 6ª edição da liquidação Febre de Shopping que reuniu de 3 a 6 de março último 12 shoppings do Rio. A campanha teve filme de 30" produzido pela Set Tv Cine e veiculado na Rede Globo, além de anúncios de jornal no Globo e Extra.
Segundo informação da agência, as peças de apoio internas dos shoppings foram reaproveitadas da Febre de Shopping anterior em função de limitação de verba. Nesta edição, o Barrashopping ficou de fora do grupo, e ganhou uma campanha própria de liquidação desenvolvida pela Thompson, sua agência.
A Febre deste ano teve sua campanha aprovada por um comitê formado por Mônica Maciel (Botafogo Praia Shoppiing),
Bárbara Blak (Rio Sul) e a Cristiana Legey (Rio Design Leblon).

Produção internacional da Cinerama é premiada

A primeira produção internacional da produtora carioca de comerciais Cinerama Brasilis -- feita para o canal Nickelodeon -- acaba de ser premiada em Miami, nos Estados Unidos, com uma medalha de bronze do "Promax Latin America 2005", um concurso voltado para o segmento de promos para televisão.
Criada pelo diretor de criação da própria emissora, Jimmy Leroy, a campanha "Já Brincou?" teve seus 5 filmes dirigidos pelo brasileiro Giuliano Chiaradia. Nela, são mostradas situações em que crianças estão fazendo coisas normais como tomar banho, ir pra escola, fazer o dever de casa e de repente viajam para o mundo da imaginação e vivem sua fantasias como se fosse em um vídeo-game. Quem assina a trilha sonora é a banda mineira Pato Fu.

SESC/RJ vai exibir filmes de cunho social

O SESC/RJ começou a selecionar comerciais das agências de propaganda brasileiras para compor uma Mostra de Filmes de Comunicação Social que ele realizará em suas dependências. Idealizadora e curadora da Mostra, a jornalista Marcia Brito está pedindo que as agências lhe enviem os seus trabalhos em VHS até o dia 12 de março, com ficha técnica e autorização para apresentação no evento. Os filmes serão selecionados por ela e por representantes da superintendência de comunicação do SESC/RJ.
As peças devem ser encaminhadas para a Rua Visconde Silva, 156 cob.701, cep 22271-090 - Rio de Janeiro - RJ. Mais informações sobre a Mostra estão no site www.message-rj.com.br/mostra (N.R.em 2013: site atualmente desativado) ou diretamente com a sua curadora, pelos telefones (21) 2286 2515 e 9994 6559.

Impertinência Virtual
Que o telemarketing da Virtua peça o código do assinante para lhe dar informações é razoável, mas depois disso -- e de ter feito o usuário teclar meia dúzia de opções --, ainda ficar perguntando nome completo, identidade, endereço completo e telefone antes de sequer saber qual é o problema de quem já está frustrado por ver sua internet desconectada por falha do serviço prestado, só pode ser estratégia de algum burocrata incompetente para irritar o consumidor. Será que o marketing da Net e sua agência não enxergam isso?

REFORÇOS DO MERCADO

Duda (São Paulo - SP) -A agência contratou Maurici Laruccia para comandar núcleo de criação das lojas Sendas, do Grupo Pão de Açúcar. Ele deixou uma das diretorias de criação da Carillo Pastore para criar a primeira campanha de posicionamento da rede Sendas, em andamento. Seu primeiro trabalho na Duda Propaganda foi a criação da campanha de Páscoa da marca, ao lado de Ricardo Braga, sócio e diretor de criação da agência. Laruccia tem passagens também na J. Walter Thompson, Publicis Salles Norton e DW e acumula premiações do mercado como Cannes, Nova York, Fiap e CCSP.