Rica procura nova agência
A indústria de congelados Frangos Rica
deixou a agência Brasil.com, onde estava desde que esta empresa absorveu
as opeações da Comunicação Carioca de Sérgio
de Paula. A Carioca tinha o crédito de ter sido responsável pela
transformação da Rica em um anunciante significativo para o mercado
carioca. Com aquela agência, a indústria conquistou
diversos prêmios, principalmente na área de materiais de ponto-de-venda.
A concorrência pela conta da Frangos Rica já está em andamento.
Participam dela, como agências convidadas, a 4X4, a Artplan, Casa da Criação
e a VS.
ABP destaca Ambev e Varig
como anunciantes
A AmBev - Companhia Brasileira de Bebidas foi escolhida pela ABP-Associação
Brasileira de Propaganda como o Anunciante do Ano de 2004, "pelo renovado
papel conferido à Propaganda tanto nas suas ações corporativas
e mercadológicas, como também nas suas iniciativas de responsabilidade
social", segundo comunicado distribuido pela entidade. Na mesma premiação,
a Varig -- que está retomando a sua postura marcante de disputa do mercado,
sob a direção de marketing de Faustino Pereira Júnior --
estará recebendo uma Homenagem Especial "pela extraordinária
e permanente contribuição à Propaganda que caracteriza
o conjunto de suas campanhas, algumas das quais definitivamente integradas à
antologia dos melhores momentos da atividade publicitária brasileira".
Além da Varig, como merecedor da Homenagem Especial estará Bernardo
Rezende, o conhecido técnico Bernardinho, por ter se transformado "num
dos raros exemplos do esporte nacional cujo nome é referência não
só para a Propaganda mas também para toda a sociedade brasileira."
O Prêmio Comunicação foi criado pela ABP pela diretoria
presidida por Edeson Coelho, de 1979/1981, da qual, aliás, este colunista
fez parte. Participam da escolha apenas os diretores e os membros do conselho
superior da associação.
Outro destaque deste ano do Prêmio Comunicação será
o Ministro Luiz Gushiken, escolhido Personalidade do Ano. Pela justificativa
da ABP, ele mereceu o título "pelo padrão de profissionalismo
que vem imprimindo às relações da Secom com o mercado publicitário,
o envolvimento permanente com os principais causas da indústria da propaganda
brasileira e pela pertinência da campanha O melhor do Brasil é
o brasileiro, desenvolvida - com grande êxito - em parceria com os anunciantes
e veículos de comunicação desde meados de 2004."
O prêmio de Veículo do Ano da ABP foi para o jornal Zero Hora,
de Porto Alegre, "pelos seus 40 anos de inovação constante,
sucesso empresarial, qualidade editorial e liderança em circulação,
no mercado regional que mais lê jornal no Brasil".
Finalmente, receberá o título de Agência do Ano da ABP a
Agência3, "pelos palpáveis e animadores resultados da experiência
de fusão de histórias e culturas empresariais diferentes, gerando
um modelo alternativo importante para o futuro do mercado de agências
de propaganda do país e do Rio, em particular."
A festa de premiação acontece no próximo dia 9 de maio,
em almoço no Hotel Sofitel Rio.
Febre de verão foi
da Tattoo
A Tattoo, agência de Zippo Chagas e Socorro
Machado, foi a escolhida para cuidar da divulgação da 6ª edição
da liquidação Febre de Shopping que reuniu de 3 a 6 de março
último 12 shoppings do Rio. A campanha teve filme de 30" produzido
pela Set Tv Cine e veiculado na Rede Globo, além de anúncios de
jornal no Globo e Extra.
Segundo informação da agência, as peças de apoio internas
dos shoppings foram reaproveitadas da Febre de Shopping anterior em função
de limitação de verba. Nesta edição, o Barrashopping
ficou de fora do grupo, e ganhou uma campanha própria de liquidação
desenvolvida pela Thompson, sua agência.
A Febre deste ano teve sua campanha aprovada por um comitê formado por Mônica
Maciel (Botafogo Praia Shoppiing),
Bárbara Blak (Rio Sul) e a Cristiana Legey (Rio Design Leblon).
Produção internacional
da Cinerama é premiada
A primeira produção internacional da produtora carioca de comerciais
Cinerama Brasilis -- feita para o canal Nickelodeon -- acaba de ser premiada
em Miami, nos Estados Unidos, com uma medalha de bronze do "Promax Latin
America 2005", um concurso voltado para o segmento de promos para televisão.
Criada pelo diretor de criação da própria emissora, Jimmy
Leroy, a campanha "Já Brincou?" teve seus 5 filmes dirigidos
pelo brasileiro Giuliano Chiaradia. Nela, são mostradas situações
em que crianças estão fazendo coisas normais como tomar banho,
ir pra escola, fazer o dever de casa e de repente viajam para o mundo da imaginação
e vivem sua fantasias como se fosse em um vídeo-game. Quem assina a trilha
sonora é a banda mineira Pato Fu.
SESC/RJ vai exibir filmes
de cunho social
O SESC/RJ começou a selecionar comerciais das agências de propaganda
brasileiras para compor uma Mostra de Filmes de Comunicação Social
que ele realizará em suas dependências. Idealizadora e curadora
da Mostra, a jornalista Marcia Brito está pedindo que as agências
lhe enviem os seus trabalhos em VHS até o dia 12 de março, com
ficha técnica e autorização para apresentação
no evento. Os filmes serão selecionados por ela e por representantes
da superintendência de comunicação do SESC/RJ.
As peças devem ser encaminhadas para a Rua Visconde Silva, 156 cob.701,
cep 22271-090 - Rio de Janeiro - RJ. Mais informações sobre a
Mostra estão no site www.message-rj.com.br/mostra (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
ou diretamente com a sua curadora, pelos telefones (21) 2286 2515 e 9994 6559.
Impertinência
Virtual
Que o telemarketing da Virtua peça o código do assinante para
lhe dar informações é razoável, mas depois disso
-- e de ter feito o usuário teclar meia dúzia de opções
--, ainda ficar perguntando nome completo, identidade, endereço completo
e telefone antes de sequer saber qual é o problema de quem já
está frustrado por ver sua internet desconectada por falha do serviço
prestado, só pode ser estratégia de algum burocrata incompetente
para irritar o consumidor. Será que o marketing da Net e sua agência
não enxergam isso?
REFORÇOS
DO MERCADO
Duda
(São Paulo - SP) -A agência contratou Maurici Laruccia para
comandar núcleo de criação das lojas Sendas, do Grupo Pão
de Açúcar. Ele deixou uma das diretorias de criação
da Carillo Pastore para criar a primeira campanha de posicionamento da rede
Sendas, em andamento. Seu primeiro trabalho na Duda Propaganda foi a criação
da campanha de Páscoa da marca, ao lado de Ricardo Braga, sócio
e diretor de criação da agência. Laruccia tem passagens
também na J. Walter Thompson, Publicis Salles Norton e DW e acumula premiações
do mercado como Cannes, Nova York, Fiap e CCSP.
|