OPM e Tátil lideram
10º Promoção-Rio
A agência OPM, do criativo Fábio Marinho, foi escolhida a empresa
de Marketing Promocional do Ano do 10º Prêmio Promoção
Rio, julgado este sábado no Pestana Rio Atlântica Hotel. Com 8
prêmios, a OPM liderou a premiação em número de medalhas,
ficando com a segunda melhor pontuação, logo abaixo da Tátil
Design, do criativo Fred Gelli, que conquistou 29 pontos por 6 medalhas e foi
escolhida a Empresa de Design Promocional do Ano do concurso. Esta é
a 4ª vitória da Tátil, que conquistou o título nos
3 primeiros anos do Promoção Rio.
Refletindo o crescimento do setor de marketing promocional, o 10º Promoção
Rio teve 128 inscrições (com 390 peças) de 22 empresas,
um volume 30% superior ao alcançado pelo concurso em 2003. O júri
foi presidido por Jomar Pereira da Silva (Revista Banco Hoje) e integrado ainda
por Cláudia Scalco (Petrobras), Marcello Queiroz (Jornal Propaganda &
Marketing), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nelson Varón
Cadena (Correio da Bahia) e Rique Nitzsche (Animus).
Estes jurados ainda destacaram a diretora da Dream Factory, Roberta Medina,
como a Empresária de Marketing Promocional do Ano, como reconhecimento
pelo trabalho desenvolvido pela sua agência tanto no Brasil como em Portugal,
para onde levou o Rock in Rio e a Árvore de Natal. O prêmio de
Profissional de Marketing Promocional do Ano foi concedido ao designer Bruno
Bertani, que assinou a criação ou o planejamento de todos os 6
prêmios conquistados pela Indústria Nacional Design.
Ainda entre os Grandes Prêmios está o título de Cliente
de Promoção do Ano para a Petrobras (holding), como reconhecimento
a todo o seu trabalho diretamente por suas agências como pelos patrocínios
presentes em todas as atividades culturais e esportivas brasileiras.
O resultado completo do 10º Prêmio Promoção Rio está
no site da Abracomp, em www.colunistas.com.
Os 17 trabalhos que mereceram Ouro concorrerão em fevereiro ao Prêmio
Promoção Brasil, disputando medalhas com os trabalhos vencedores
das regionais São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Norte-Nordeste.
A entrega dos prêmios do Promoção Rio deve acontecer em
conjunto com a do Prêmio Colunistas Rio, prevista para o mês de
agosto de 2005.
FM O Dia provoca concorrência
Para
comemorar os 35 meses como líder de audiência do Rio de Janeiro (computada
pela maior média de ouvintes por minuto do Brasil), a emissora FM O Dia
está passando a usa o slogan “1º Lugar em Todo Lugar”
esta semana em peças de outdoor e mobiliário urbano veiculadas no
Rio de Janeiro. Nelas, os nomes das emissoras concorrentes -- e suas posições
no ranking de audiência -- aparecem em uma placa caída ao lado da
placa em que a posição do veículo é noticiada. Depois
do carnaval entra a segunda etapa da campanha, com anúncios, filme e spots
de rádio.
Desenvolvida pela agência Elipse, a campanha teve direção
de criação de Felício Torres, com supervisão de criação
de Raul de Santa Helena. A redação é de João Roberto,
Helena Corrêa e Pedro Daltro, com direção de arte de Evandro
Braba Melo, André Arthur e Thiago Miranda. O atendimento é de Giovani
Marangoni e Erika Persson.
Parigot queria comprar agência
Não é novidade que cada história tem a sua versão,
dependendo de quem conta. Toda negociação também, dependendo
o que cada parte desejava e revelou na mesa.
Nesse episódio que envolveu as agências Praia de Comunicação
e 100%, com a participação do criativo Marcello Mendes, faltava
a versão do diretor daquela, Pedro Parigot. Agora ela chegou, em e-mail
enviado à Janela.
Para nossos leitores que desejarem entender um pouco mais o quebra-cabeça,
aí vai:
"Prezados,
Ultimamente temos notado a freqüência da Praia de Comunicação,
nossa controlada, nos sites do segmento publicitário. Ficamos lisonjeados
com a lembrança mas gostaríamos de esclarecer que a Praia de Comunicação
se manifesta apenas OFICIALMENTE, e não através de terceiros.
Portanto, gostaríamos de comunicar que, em momento algum, a Republic,
controladora de 100% do capital social da Praia, sequer cogitou a hipótese
de fusão com qualquer outra agência do mercado, e sim a possibilidade
de AQUISIÇÃO de outras agências, buscando crescimento inorgânico,
aumento de sinergias, escala e redução de custo indireto.
A Praia, quando idealizada, foi planejada através de um modelo de organização
profissional, para não agir -- ou atuar como -- uma "empresa de
dono", mas como uma empresa de verdade, que apesar de ter como maior ativo
sua equipe de profissionais, demonstrou sucesso na ponta do lápis:
- Em 2004, nosso primeiro ano, fomos uma das agências mais premiadas do
Rio de Janeiro;
- Superamos as expectativas de retorno do capital investido;
- Para 2005, a Republic provisionou uma verba de investimento direto na Praia
na ordem de R$ 1,6 milhões;
- Já registramos, em poucos dias de 2005, um aumento na demanda contratada
por clientes do próprio grupo e do mercado, que nos tem sido muito generoso.
Para concluir, ainda anunciamos que já no segundo semestre, a Praia,
agência com a bossa e o carisma do Rio de Janeiro, abrirá filiais
independentes em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Ou seja, uma boa
praia para todos.
Grato,
Pedro Parigot"
Foi-se o Mestre Péricles de Barros
|
Na festa do 2º Prêmio Promoção
Rio, Péricles (ao centro) recebeu o diploma de Profissional do
Ano deste colunista, Ana Luiza Marinho e Jomar Pereira da Silva.
|
O pioneiro do
marketing promocional no Brasil e formador de toda uma geração
de profissionais do setor no Rio de Janeiro, Péricles de Barros, faleceu
esta quarta-feira, 19, na Clínica São Vicente, vítima de
complicações decorrentes de um acidente vascular-cerebral sofrido
na última sexta.
Totalmente low-profile, Péricles de Barros era jornalista de formação,
tendo sido Editor de Cidade do jornal O Globo. Lá, teve a oportunidade
de ser secretário de Walter Poyares no Departamento de Relações
Públicas, chegando afinal a titular da área. Num tempo em que
não se falava em "marketing promocional" e sim em RP, Péricles
comandou por muitos anos projetos monumentais como a chegada do Papai Noel no
Maracanã e o Projeto Aquarius, cuja última versão, há
poucas semanas, esteve sob seus cuidados. Ele era considerado um dos melhores
roteiristas de eventos do país. Também esteve sob seu comando
a vinda do Papa ao Brasil.
Ultimamente, ele trabalhava em sua própria empresa, a PB, com sua esposa
Ângela.
Em 1996, no 2º Prêmio Promoção Rio de Janeiro, a Abracomp
o homenageou com o título de Profissional de Marketing Promocional do
Ano.
O velório de Péricles de Barros será esta quinta-feira,
20, na Capela 8 do Memorial do Carmo, saindo o enterro às 15 horas para
o Cemitério do Caju.
REFORÇOS DO MERCADO
Recriação (Rio-RJ) - A agência agora conta com Leandro
Figueiredo, ex-Marketing da Telemar, no Atendimento e os Webdesigners Leandro
Carneiro com toda experiência que adquiriu na Tales Comunicações
e Fábio Pitta com passagem pela AWM Interactive.
|