Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/DEZ/2004
Marcio Ehrlich

 

Álvaro Novaes deixa a Thompson

Álvaro NovaesA Thompson comunicou à imprensa esta segunda-feira, 6, que, após cinco anos à frente da Thompson Brasil e da co-presidência da Thompson da América Latina, Álvaro Novaes anunciou sua decisão de deixar o cargo ao board do Grupo WPP em Nova York.
De acordo com o release, Álvaro considera "mais do que cumprida sua missão, deixando a Thompson depois de ser um dos responsáveis pelo bom período do grupo no Brasil". Entre outras realizações de Novaes relacionadas pelo comunicado está a expansão da rede, a parceria com a DCS em Porto Alegre, o crescimento da Thompson Rio, a conquista da conta do HSBC e conseqüente abertura da Thompson Curitiba e, mais recentemente, a conquista da conta da Samsung.
Átila Francucci, co-presidente e vice-presidente de criação, assume os dois cargos, mantendo diálogo direto com o presidente mundial da Thompson, Bob Jeffrey, até a definição de um novo presidente a ser anunciado em janeiro de 2005.

Provarejo volta ao mercado carioca

Para "sinalizar de forma mais clara para o mercado a vocação da agência para atender clientes do segmento de varejo", os publicitários Cláudia Paranhos e Antonio Bastos, diretores da Espaço de Comunicação, decidiram mudar o nome de sua empresa, depois de 14 anos no mercado, para o nome da antiga house da loja de departamentos Mesbla - a ProVarejo. Bastos explica que o desejo de utilizar o nome era antigo. Amigo pessoal dos ex-fundadores e controladores da Mesbla e, portanto, da Provarejo, ele pediu para usar o nome. Como os direitos já haviam caducado e a solicitação fora aceita pelos ex-donos da marca, a Espaço entrou com o registro no INPI, reativando o seu uso no mercado publicitário.
A Espaço, ao longo dos últimos 2 anos, praticamente se especializou na comunicação de marketing de varejo, conquistando clientes como a rede Tele-Rio e a a Granfino (indústria de produtos alimentícios), entre outros. O novo nome passa a ser utilizado a partir de janeiro de 2005.
Outra novidade na agência é a criação de um departamento de consultoria, cobrindo a área de vendas e abertura de novos mercados. O serviço estará disponível para clientes ou não da área de propaganda. Para aqueles, dizem os diretores da nova ProVarejo, será possivel uma contratação de "gestão integrada" dos serviços da área comercial e de comunicação.
Novos Negócios
Entre os clientes de varejo da Espaço, o mais recente é a Besouro Veículos, concessionária Ford com lojas no centro do Rio e na região serrana do estado. O cliente, que estava sendo atendido pela agência Unlike, passou para a Espaço também seus jobs de marketing interno, aplicando ferramentas de "incentive marketing" à área comercial de automóveis novos e de caminhões. A verba anual deste cliente está estimada em oitocentos mil reais.
Já na área de produtos, a futura ProVarejo passou a cuidar da Dínamo Lubrificantes (marca STP), conquistada juntamente com a da Mega Petróleo, vencida em concorrência com as agências Doctor e Perceptiva. Para 2005, a agência está preparando uma campanha promocional baseada na utilização de raspadinhas que irão conter prêmios para os clientes Mega.

F/Nazca entra na Embratel

A Embratel distribuiu comunicado informando que decidiu acrescentar mais uma agência à equipe que até então atendia a sua conta, para refletir "a nova filosofia de trabalho implantada pela atual diretoria da empresa, com foco no cliente e nos negócios".
Agora, além da Almap BBDO e da Euro RSCG, a F/Nazca S & S passa a prestar serviços publicitários à empresa.
O comunicado, assinado pela assessoria SPS, não esclarece qual era o foco anterior da Embratel, assim como não detalha qual será a divisão de tarefas das agências no atendimento à conta.

Caiçaras bota publicitários na rua

Quem quiser usar o Clube Caiçaras como local de festas tem que aceitar a realidade de que eles lá não fazem a menor questão de tratar bem os seus convidados.
A lição foi duramente aprendida na noite desta quinta-feira pelos quase 100 publicitários ainda presentes na linda festa que a ABP havia programado para entregar os seus Destaques do Ano, quando desabou uma forte tempestade na cidade.
O Caiçaras, tal como a carruagem no conto de Cinderela, à meia-noite vira abóbora. Todo o encanto do barquinho iluminado para a chegada dos convidados à ilha é desligado, obrigado os convidados a sair do clube à pé, pela ponte da porta dos fundos, enfrentando quase 100 metros de área descoberta, faça lua ou chova a cântaros.
Revivendo o baile do Anjo Exterminador de Buñuel, publicitários e publicitárias elegantemente trajados ainda tentaram ficar mais alguns instantes no salão, esperando São Pedro dar uma folga. Que provocação isso foi para a equipe do Clube, meus caros! Ruidosamente começaram a desmontar o salão, chegando a apagar todas as luzes, deixando se ver no escuro apenas o brilho de Lula Vieira resplandecente pelo prêmio recebido de Publicitário do Ano.
Tradicionais gozadores, os publicitários ainda tentaram reagir com vaias, mas foi em vão. Sem ar condicionado, sem luz e cada vez com menos cadeiras e mesas para sentar, era uma batalha perdida para a tropa enfurecida do Caiçaras.
A solução foi inevitável: ensopar os Armani e enfrentar com bom humor as poças do caminho sem nem tentar reviver Sir Walter Raleigh.
Será que o Caiçaras age assim porque os cariocas não se importam em ser maltratados?

Publicitários na rua (Falam os leitores)

A nota sobre o vexame do Clube Caiçaras ao final da festa da ABP, além de render uma reprodução no site Blue Bus, gerou mensagens de leitores:

De Túlio Guimarães, Gerente de Marketing Publicitário de O Globo:
Caro Márcio,
Sua indignação deu lugar a uma ótima crítica da noite de ontem. Ainda bem que nos cariocas temos uma reserva de bom humor para lidar com tanta incompetência e falta de sensibilidade dos "gerentes" do Caiçaras.
Abs., Túlio.

De Mauro Risch, Diretor da Artephoto Studio
Já estive no Clube Caiçaras algumas vezes para recepções de casamentos. Nenhuma das festas terminou antes de 2h da madruga. Além de não oferecer estacionamento decente e seguro aos convidados, que volta e meia são assaltados, agora passaram a cometer esse abuso.
Eu pediria meu dinheiro de volta.
[]s
Mauro Risch

Design Café se expande

A loja Design Café, criada em outubro de 2003 pelos publicitários Jorge Falsfein, Andréa Lobato e José Guilherme Vereza no Gavea Trade Center, está expandindo os seus negócios. A partir de 2005, a marca terá filiais nos shoppings Rio Design Center da Barra e do Leblon, aproveitando a abertura do mix destes empreendimentos.
No encarte publicado esta sexta-feira na imprensa carioca, inclusive, o casal Jorge e Andréa aparece entre os lojistas do Rio Design, vestindo uma camiseta de sua criação, com a expressão "Design-se".
Aliás, este sábado, 10, os sócios do Design Café estarão recebendo os amigos na loja da Gávea durante a parte da tarde, para mostrar as novidades que prepararam para o próximo ano.

Doctor nega disputa pela Mega

O diretor de operações da agência Doctor, Pedro Nonato, negou a informação passada pela agência Espaço, de que ela havia disputado uma concorrência pela conta da Mega Petróleo. Disse ele:
"Caro Márcio,
Em hora alguma a Doctor participou de alguma concorrência para a conta da Mega Petróleo.
A Mega Petróleo é sócia de uma incorporadora imobiliária, a Hexagonal, que é nossa cliente aqui na Doctor.
No final de setembro houve uma solicitação, por parte da Mega para criarmos um folder institucional e uma mecânica promocional
para o aumento de consumo de GNV em seus postos.
Nada mais. Se houve concorrência, nunca fomos avisados.
Um abraço amigo do
Pedro Nonato
Diretor de Operações"

Percepttiva também nega disputa pela Mega

A agência Percepttiva também escreveu para a Janela dizendo não ter participado de qualquer concorrência pela conta da Mega. Ao que parece, a Mega foi ganha pela Espaço de Comunicação sem maiores dificuldades...

Caro Marcio,
Juntamo-nos a Doctor com insatisfação no caso da Mega, desapontado com empresas que para "auto promoção" inventam concorrências inexistentes. Em momento algum fomos solicitados a qualquer concorrência com qualquer brifing . Prestamos alguns serviços para Mega em 2004 por sistema de JOB. Parabenizamos esta agência caso esteja prestando serviços para Mega, mas isto nada tem haver com vencedora, onde tenta obter méritos envolvendo nome de terceiros.
Agredeceria se publicasse nossa insatisfação também.
Abraço,
Sócio Diretor
Rafael Motta Duarte
Percepttiva Publicidade

Espaço responde à Doctor e à Percepttiva

O diretor da Espaço, Antônio Carlos Bastos, enviou à Janela a sua resposta às reclamações das agências Doctor e Percepttiva por terem sido citadas como participantes de uma concorrência por um trabalho para a Mega Petróleo:

Caro Pedro Nonato,
(e agora a Percepttiva - Rafael Motta Duarte)
Antes de qualquer esclarecimento, gostaria de dizer que guardo grande respeito pelo trabalho da Doctor (e da Percepttiva), por seus sócios e a estória da sua agência, por diversas vezes premiada, digna(s) de inveja - saudável!
Com relação ao release encaminhado à Janela Publicitária, compreendo que seja natural a reformulação do texto original pelo jornalista que o publicará (ou não), uma vez que cabe à ele a versão final e avaliação do que é de interesse dos seus leitores. Contudo, reproduzo abaixo o trecho do release que mencionava a sua agência (o que não faremos mais), para esclarecer o possível mal entendido. Dizia o texto:
"A Espaço de Comunicação venceu a concorrência para produzir o folder institucional da Mega Petróleo. A agência disputou o job com as agências Doctor e Perceptiva. Como conseqüência do bom trabalho apresentado, acabou ficando com o contrato para atender o cliente em todas as áreas da comunicação de marketing."
Outrossim, informo que a Espaço de Comunicação tem, como princípio para sua conduta comercial, o seguinte:
- Não prospectamos clientes atendidos por outras agências;
- Não discutimos ou apresentamos propostas de preço sem a aprovação prévia da idéia criativa, dada a natureza do nosso (das agências) trabalho, que não pode ser medido pelo preço meramente;
- Nunca apresentamos idéias ou campanhas especulativas, ou seja, sem a solicitação por meio de briefing do cliente/ prospect;
- Não participamos de concorrência onde não nos seja informado quais são as agências participantes e que não nos seja esclarecido todo o processo de seleção e seus critérios de escolha.
Na esperança de ter esclarecido possíveis dúvidas, mal entendidos e no desejo de manter as melhores relações com todos - imprensa, agências e clientes, despeço-me.
Abraços,
Antonio Carlos Bastos
Diretor de Atendimento
Espaço de Comunicação

N.R.: Bastos, a Janela sintetizou na nota três e-mails que você nos enviou, um deles comemorando a conquista da conta da Mega. Entendo que pode até não ter sido o que você queria dizer, mas seu texto "A Espaço (...) venceu a concorrência (...). A agência disputou o job com as agências Doctor e Percepttiva", significa exatamente que elas duas teriam participado da concorrência". O que ambas negaram.
Enfim, espero que, aproveitando o clima de Natal, entre mortos e feridos, todos se salvem.
Portanto, dou a polêmica por encerrada.

Thiago FernandesGiovanni, FCB (Rio - RJ) - Contratou o redator Thiago Fernandes (foto à esquerda). Há 3 anos no mercado, o publicitário acumula passagens pela Fischer América, Casa da Criação e, por último, 4X4, além de prêmios recebidos em festivais, entre eles do CCRJ, do CCSP e da ABP. (10/12/2004)

PB Marketing Direto (Rio - RJ) - O redator Fábio Maia, profissional que acumula passagens por Dia Comunicação de Marketing, Tátil Design, Casa do Cliente e Unlike Propaganda é a nova contratação da agência de Pio Borges, na equipe do Diretor de Criação Octavio Moreira Lima. (10/12/2004)

Publicis Salles Norton (Rio-RJ) - A equipe de atendimento carioca ganha reforço com a chegada de Janete Frugoli, para o grupo Garnier, no segmento tratamento de cabelo, onde está inserida a marca Fructis. A executiva de contas deixa, depois de sete anos, a Animus, onde atendeu clientes como Allied Domecq, Kraft Foods e Michelin, entre outros. (09/12/2004)

MG (Rio-RJ) - André Luiz de Sá, o Dedeco, é o novo reforço da MG Comunicação. Ex-Fischer América e com 16 anos de profissão, Dedeco comandará o departamento de Produção Gráfica da agência de Marcelo Gorodicht. (09/12/2004)

IMAIS9 (São Paulo-SP) - Jéssica Sautchúk, com experiência de dez anos na Edelman Comunicação Empresarial, assume, a partir do mês de dezembro, a direção dos departamentos de produção e eventos da agência IMAIS9 Comunicação Dirigida. (09/12/2004)

Giovanni,FCB (Rio-RJ) - O escritório promoveu Bernardo Bouças a assistente de atendimento. O publicitário entra no grupo do diretor Gustavo Oliveira, atendendo Rio Sul, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Columbia. Bernardo está na Giovanni,FCB desde março de 2004.(09/12/2004)

Espaço de Comunicação (Rio - RJ) - O redator Luis Mario Martins, ex-Unlike, com passagem por agências como a Luz Publicidade, a Zanatta e a Mental Mark, está agora na Espaço de Comunicação. Luis Mario foi sócio fundador da MKT Public e, nesta época, atendeu clientes como: Anasa (concessionária Volkswagen em Niterói); Kawasaki do Brasil (distribuidor das motocicletas Kawasaki); Besouro e Tec-Auto (concessionárias Ford). Luis Mario fará dupla com Rômulo Queiroz (diretor de arte) que, juntos, coordenarão a criação das campanhas de varejo da agência. Também entrou na agência Mônica Benedetti Mannarino, como assistente de mídia. Mônica trabalhou para clientes como o Bob's, Souza Cruz e Mister Pizza. Começou sua carreira na agência Chris Colombo e mais recentemente estava na Pro-Motion Marketing e Comunicação. (14/12/2004)

Vox Brasil - Tuninho de Paula é o novo reforço da Vox Brasil. O diretor de arte vai formar dupla com Luiz Alberto Lacerda. (13/12/2004)

Well (Rio-RJ) - A agência de propaganda contratou Carlos Olímpio ( ex MPM, Senior, Autêntica ) para Diretor de Arte e Zenita Szczypula ( ex Supermercado Moderno ) para o Atendimento. Carlos Olímpio foi contratado através da Seção de Empregos da
Janela. (13/12/2004)