Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/NOV/2004
Marcio Ehrlich

 

Ikea se auto-agride em campanha

Convencer um cliente a fazer uma campanha falando mal de si mesmo não deve ser fácil. Mas a agência inglesa Karmarama conseguiu um feito notável para o varejo de móveis Ikea (na qual a Tok&Stock se baseou), ao lançar a campanha "Elite Designers Against Ikea", baseada no conceito de marketing viral: transformar o assunto em um enorme boca-a-boca. A verba? 5 milhões de libras, o correspondente a R$ 26 milhões.
A campanha não é assinada pela Ikea, mas pelo pretenso estúdio de design "Elite Designers", cujo criativo Van Den Puup, uma bicha afetadíssima, tem verdadeiros chiliques em admitir que alguém possa produzir peças de design em quantidade e preços baratos. Ele pergunta: "O design da Ikea toca o fundo da alma humana? Ele vive e respira?".
E na defesa do seu estilo ele diz, por exemplo: "O papel é o óvulo. Meu lápis, o esperma. E o design, os meus lindos e adoráveis filhinhos".
Van Den Puup faz uma verdadeira saga contra a Ikea, inclusive mantendo um site em www.elitedesigners.org (N.R.em 2013: site atualmente desativado) com a reprodução de todas as peças de sua luta: anúncios de imprensa, posters e comerciais de televisão. Sem falar nas diversas peças de merchandising, como canecas e camisetas, que podem ser compradas por preços nunca inferiores a 240 libras (R$ 1.250,00).
A campanha, naturalmente, alcançou os seus objetivos. Há hoje na Internet incontáveis mensagens de internautas discutindo se a Elite Designers existe ou não. E, claro, falando da Ikea.
Para quem acha que pra fazer publicidade inteligente basta abrir anuários e usar trabalhos existentes como referência, fica aqui o exemplo do que fez esta pequena agência londrina, onde trabalham apenas 23 pessoas.

Infoglobo faz festa no MAM

Com a ótima novidade de premiar Cases de Resultado, para as peças que melhor tenham atingido o seu objetivo, o Infoglobo reuniu o mercado publicitário na terça-feira, 9, no MAM-Museu de Arte Moderna para a entrega do seu Prêmio de Propaganda. Foram revelados os GPs, Ouro, Prata e Bronze daquela e das outras categorias a que concorreram anúncios publicados nos jornais O Globo, Extra e Diário de S.Paulo. Após a entrega dos diplomas e troféus, aconteceu um show com Pedro Luis, o criador do Monobloco.
Infoglobo destaca F/Nazca e Script
A F/Nazca foi a agência com o maior número de medalhas no 8º Prêmio de Propaganda O Globo. Ela ficou com 2 Ouros, 2 Pratas e 1 Bronze. Entre os anunciantes, o que mais se destacou foi a Taco, cliente da Script. Além de conquistar o GP Case de Resultados, para a campanha "Doe Sangue" -- um trabalho comunitário em benefício do Hemorio --, a dupla Taco/Script levou o Grand Prix de Voto Popular para a campanha do Dia dos Namorados e ainda um ouro na categoria Varejo. Outro anunciante a marcar presença foi a Petrobras, através de suas agências Quê/Next e F/Nazca: os três prêmios da categoria "Indústria", foram conquistados por elas para o anunciante.
Uma curiosidade da premiação foi o desempenho da agência Comunicação Carioca, que encerrou as suas atividades no Rio há poucos meses. Com trabalhos inscritos enquanto ainda existia, a agência venceu um Grande Prêmio, na categoria Classificados -- para a campanha "Animais", da Yen Motors --, e mais dois Ouros: em Classificados e em Serviços Públicos Comunitários.
Na premiação, ainda mereceram destaque a agência Contemporânea, que levou o GP "Rio" para a campanha "Vozes", da ABP, e a agência Age, pelos GPs "São Paulo e Outros Estados" e "Melhor Aproveitamento do Meio Jornal", ambos com a campanha "Ilha", criada para a Trussardi.
Concorreram à premiação cerca de mil trabalhos veiculados nos jornais do Infoglobo: O Globo, Extra e Diário de S.Paulo.

Cidão terá missa na 6ª feira

Em memória do redator Alcides Fidalgo será celebrada uma missa na Igreja de São Conrado esta sexta-feira, 12, a partir das 19:00h.
Cidão, como era conhecido no mercado publicitário, faleceu no último dia 2 de novembro, após alguns dias internado por problemas cárdio-respiratórios. Ele foi um dos publicitários brasileiros mais premiados nacional e internacionalmente.
A Igreja de São Conrado fica na Estrada da Gávea, 904, logo após o Supermercado Zona Sul. Ela foi a primeira construção do bairro, erguida entre 1903 e 1916 pelo engenheiro Conrado Jacob de Niemeyer, dono de várias terras no local. Ele foi o mesmo que, para facilitar a construção da Igreja, conseguiu a abertura da avenida que liga a região ao bairro do Leblon, e hoje tem o seu nome: Avenida Niemeyer.

Delano aposta na borboleta

Faz tempo que deu borboleta na cabeça do diretor de arte Delano D'Avila. Ele as coleciona e estuda há muitos anos. Agora, Delano está até o próximo dia 15 expondo sua paixão pelo inseto e seu talento para pintura na mostra Borbotelas, que teve o seu vernissage no último dia 1º de novembro.
A exposição de suas acrílicas sobre tela está no Instituto Cultural Arteclara, que fica na Rua Lopes Quintas, 180 (a rua da TV Globo, no Jardim Botânico). A galeria fica aberta de segunda a sábado, das 9 à meia-noite.
Em publicidade, o carioca Delano, hoje com 56 anos, atuou como criativo e diretor de criação em várias agências cariocas, como Provarejo, Almap, Salles, Ogilvy e MG. Vencedor de Clios e Prêmio Colunistas, ele foi Profissional do Ano da ABP em 1986. Entre suas criações, aliás, também está o diretor de arte Daniel D'Ávila, seu filho, hoje na W/Brasil.

Sindicato das Agências do Rio muda diretoria

O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro abriu seu processo de sucessão para a diretoria liderada por Aías Lopes, que deixa o cargo por impedimento estatutário de se reeleger pela segunda vez.
As chapas podem ser registradas até o dia 25 próximo, para que as eleições aconteçam em 9 de dezembro. De acordo com Aías, ainda não há candidatos conhecidos.
Segundo o site do Sinap, em www.sinap.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado), há atualmente 68 agências cadastradas como associadas à entidade.

Tycoon Estúdios é reativada

A Tycoon e a Movi&art realizaram uma parceria que só tem a facilitar a vida dos cariocas. Agora, pelo o que conta Ricardo Meyer ao Janela, será possível filmar no Rio de Janeiro com diretores escolhidos pelas agências.
Na equipe disponível encontram-se nomes como os dos paulistas Ricardo Van Steel (Unilever, Vinólia); Chanel (Unimed) e Daniela Thomas (Itaú, Natura). Já entre os cariocas estão Adilson Junior (Lance, Telemar); Bruno Murtinho (vencedor do VMB 2004); Kiko Lomba (Prefeitura do Estado) e Felipe Jofelly.
A Tycoon possui dois estúdios na Barra da Tijuca com completa estrutura de produção. Quem quiser obter maiores informações só precisa acessar www.tycoonestudios.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado) ou www.moviart.com.br.

Ronson amplia negócios

A Ronson acaba de conquistar duas contas: a Rede Microlins no Rio de Janeiro -- responsável por supletivos de Ensino Fundamental e Médio, além de uma grade de cursos profissionalizantes -- e da Car Club do Brasil, rede de assistência automobilística que atua no Brasil e no Exterior, incluindo a emissão de International Driving License.
A Microlins já veicula campanha este ano, mas a Car Club deve investir mais amplamente a partir do início de 2005.
Inscrições
Enquanto isso, a agência está colocando na rua a primeira campanha para o colégio Princesa Isabel. Com busdoors, painéis de Metrô e anúncios de jornal, a campanha visa aumentar o número de inscrições no colégio e rejuvenescer a marca do cliente. As peças trazem comparações de valor mostrando como o preço da mensalidade vale o investimento: "Pelo valor da mensalidade você tem uma calça jeans e um tênis ou uma formação sólida para o futuro" , "Pelo valor da mensalidade você tem vários presentinhos daquele parque americano ou uma completa infra-estrutura de ensino" são alguns dos títulos. A campanha teve criação de Andrea Moniz e Patrícia Koeler, com direção de Fábio Barreto e fotos de Cícero Rodrigues.

Rapidinha

* INCOMPETÊNCIA AUTOMÁTICA - Alguém entende para que os sistemas de atendimento automáticos nos fazem digitar todo o número do cartão de crédito, ou o DDD e o número do celular, ou o número da agência e conta do banco, se quando a atendente atende ela tem que perguntar tudo de novo?

Reforços

Fischer América (São Paulo-SP) - Mais um carioca está se destacando em Sampa: o diretor de arte Pedro Utzeri, 30 anos. Ex-F/Nazca S&S, Pedro entra na Fischer para atuar como dupla do diretor de criação Flávio Casarotti. Com 8 anos de carreira, tem 2 leões em Cannes e prêmios no London Festival, além de diversos trabalhos publicados na Archive e medalhas no Anuário do Clube de Criação de São Paulo e ABP. Ao longo de sua experiência profissional, que inclui passagens também pela Salles Rio e Leo Burnett, Pedro trabalhou com clientes como Fiat, BankBoston, Frescarini, Bradesco, Procter, Skol, Brahma, Claro, Arno e TNT. (12/11/2004)

360º (São Paulo- SP) - Cinco novos profissionais na agência de Wagner Zaratin. A equipe de produção possui agora como executiva Maria Carolina Wizack (ex-B/Ferraz). Na equipe de criação comandada por Eliane Zapartin, o novo nome é o da diretora de arte Adriana Dutra (ex-B/Ferraz). Já o atendimento recebe a sua primeira estagiária: Luiza Mattos. Por fim, o financeiro ganha o reforço de Carolina Lopes e o de Carolina Pedral, na área administrativa. (10/11/2004)

Alessandra Saddock Duda (Rio-RJ) - A diretora de arte Alessandra Saddock (foto à direita) é a nova aquisição da agência. Ela vem da Artplan, mas já conta em seu currículo com passagens pela McCann, Ogilvy e AdHoc, entre outras. (10/11/2004)

Bondfaro.com (Rio-RJ) - Lina Lima é a nova gerente comercial no escritório paulista do site Bondfaro.com. Antes, Lina foi a executiva de contas da UOL e gerente de publicidade da ZipNet e da Invent. (08/11/2004)