Ikea se auto-agride em campanha
Convencer
um cliente a fazer uma campanha falando mal de si mesmo não deve ser
fácil. Mas a agência inglesa Karmarama
conseguiu um feito notável para o varejo de móveis Ikea (na qual
a Tok&Stock se baseou), ao lançar a campanha "Elite Designers
Against Ikea", baseada no conceito de marketing viral: transformar o assunto
em um enorme boca-a-boca. A verba? 5 milhões de libras, o correspondente
a R$ 26 milhões.
A campanha não é assinada pela Ikea, mas pelo pretenso estúdio
de design "Elite Designers", cujo criativo Van Den Puup, uma bicha
afetadíssima, tem verdadeiros chiliques em admitir que alguém
possa produzir peças de design em quantidade e preços baratos.
Ele pergunta: "O design da Ikea toca o fundo da alma humana? Ele vive e
respira?".
E na defesa do seu estilo ele diz, por exemplo: "O papel é o óvulo.
Meu lápis, o esperma. E o design, os meus lindos e adoráveis filhinhos".
Van Den Puup faz uma verdadeira saga contra a Ikea, inclusive mantendo um site
em www.elitedesigners.org (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
com a reprodução de todas as peças de sua luta: anúncios
de imprensa, posters e comerciais de televisão. Sem falar nas diversas
peças de merchandising, como canecas e camisetas, que podem ser compradas
por preços nunca inferiores a 240 libras (R$ 1.250,00).
A campanha, naturalmente, alcançou os seus objetivos. Há hoje
na Internet incontáveis mensagens de internautas discutindo se a Elite
Designers existe ou não. E, claro, falando da Ikea.
Para quem acha que pra fazer publicidade inteligente basta abrir anuários
e usar trabalhos existentes como referência, fica aqui o exemplo do que
fez esta pequena agência londrina, onde trabalham apenas 23 pessoas.
Infoglobo faz festa no MAM
Com a ótima novidade de premiar Cases de Resultado, para as peças
que melhor tenham atingido o seu objetivo, o Infoglobo reuniu o mercado publicitário
na terça-feira, 9, no MAM-Museu de Arte Moderna para a entrega do seu Prêmio
de Propaganda. Foram revelados os GPs, Ouro, Prata e Bronze daquela e das outras
categorias a que concorreram anúncios publicados nos jornais O Globo, Extra
e Diário de S.Paulo. Após a entrega dos diplomas e troféus,
aconteceu um show com Pedro Luis, o criador do Monobloco.
Infoglobo destaca F/Nazca e Script
A F/Nazca foi a agência com o maior número de medalhas
no 8º Prêmio de Propaganda O Globo. Ela ficou com 2 Ouros, 2 Pratas
e 1 Bronze. Entre os anunciantes, o que mais se destacou foi a Taco, cliente da
Script. Além de conquistar o GP Case de Resultados, para a campanha "Doe
Sangue" -- um trabalho comunitário em benefício do Hemorio
--, a dupla Taco/Script levou o Grand Prix de Voto Popular para a campanha do
Dia dos Namorados e ainda um ouro na categoria Varejo. Outro anunciante a marcar
presença foi a Petrobras, através de suas agências Quê/Next
e F/Nazca: os três prêmios da categoria "Indústria",
foram conquistados por elas para o anunciante.
Uma curiosidade da premiação foi o desempenho da agência Comunicação
Carioca, que encerrou as suas atividades no Rio há poucos meses. Com trabalhos
inscritos enquanto ainda existia, a agência venceu um Grande Prêmio,
na categoria Classificados -- para a campanha "Animais", da Yen Motors
--, e mais dois Ouros: em Classificados e em Serviços Públicos Comunitários.
Na premiação, ainda mereceram destaque a agência Contemporânea,
que levou o GP "Rio" para a campanha "Vozes", da ABP, e a
agência Age, pelos GPs "São Paulo e Outros Estados" e "Melhor
Aproveitamento do Meio Jornal", ambos com a campanha "Ilha", criada
para a Trussardi.
Concorreram à premiação cerca de mil trabalhos veiculados
nos jornais do Infoglobo: O Globo, Extra e Diário de S.Paulo.
Cidão terá missa na 6ª feira
Em memória do redator Alcides Fidalgo
será celebrada uma missa na Igreja de São Conrado esta sexta-feira,
12, a partir das 19:00h.
Cidão, como era conhecido no mercado publicitário, faleceu no último
dia 2 de novembro, após alguns dias internado por problemas cárdio-respiratórios.
Ele foi um dos publicitários brasileiros mais premiados nacional e internacionalmente.
A Igreja de São Conrado fica na Estrada da Gávea, 904, logo após
o Supermercado Zona Sul. Ela foi a primeira construção do bairro,
erguida entre 1903 e 1916 pelo engenheiro Conrado Jacob de Niemeyer, dono de várias
terras no local. Ele foi o mesmo que, para facilitar a construção
da Igreja, conseguiu a abertura da avenida que liga a região ao bairro
do Leblon, e hoje tem o seu nome: Avenida Niemeyer.
Delano aposta na borboleta
Faz
tempo que deu borboleta na cabeça do diretor de arte Delano D'Avila. Ele
as coleciona e estuda há muitos anos. Agora, Delano está até
o próximo dia 15 expondo sua paixão pelo inseto e seu talento para
pintura na mostra Borbotelas, que teve o seu vernissage no último dia 1º
de novembro.
A exposição de suas acrílicas sobre tela está no Instituto
Cultural Arteclara, que fica na Rua Lopes Quintas, 180 (a rua da TV Globo, no
Jardim Botânico). A galeria fica aberta de segunda a sábado, das
9 à meia-noite.
Em publicidade, o carioca Delano, hoje com 56 anos, atuou como criativo e diretor
de criação em várias agências cariocas, como Provarejo,
Almap, Salles, Ogilvy e MG. Vencedor de Clios e Prêmio Colunistas, ele foi
Profissional do Ano da ABP em 1986. Entre suas criações, aliás,
também está o diretor de arte Daniel D'Ávila, seu filho,
hoje na W/Brasil.
Sindicato das Agências
do Rio muda diretoria
O Sindicato das Agências de Propaganda
do Estado do Rio de Janeiro abriu seu processo de sucessão para a diretoria
liderada por Aías Lopes, que deixa o cargo por impedimento estatutário
de se reeleger pela segunda vez.
As chapas podem ser registradas até o dia 25 próximo, para que as
eleições aconteçam em 9 de dezembro. De acordo com Aías,
ainda não há candidatos conhecidos.
Segundo o site do Sinap, em www.sinap.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado), há atualmente 68 agências
cadastradas como associadas à entidade.
Tycoon Estúdios é
reativada
A Tycoon e a Movi&art realizaram uma parceria que só tem a facilitar
a vida dos cariocas. Agora, pelo o que conta Ricardo Meyer ao Janela, será
possível filmar no Rio de Janeiro com diretores escolhidos pelas agências.
Na equipe disponível encontram-se nomes como os dos paulistas Ricardo
Van Steel (Unilever, Vinólia); Chanel (Unimed) e Daniela Thomas (Itaú,
Natura). Já entre os cariocas estão Adilson Junior (Lance, Telemar);
Bruno Murtinho (vencedor do VMB 2004); Kiko Lomba (Prefeitura do Estado) e Felipe
Jofelly.
A Tycoon possui dois estúdios na Barra da Tijuca com completa estrutura
de produção. Quem quiser obter maiores informações
só precisa acessar www.tycoonestudios.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
ou www.moviart.com.br.
Ronson amplia negócios
A Ronson acaba de conquistar duas contas: a Rede Microlins no Rio de Janeiro
-- responsável por supletivos de Ensino Fundamental e Médio, além
de uma grade de cursos profissionalizantes -- e da Car Club do Brasil, rede
de assistência automobilística que atua no Brasil e no Exterior,
incluindo a emissão de International Driving License.
A Microlins já veicula campanha este ano, mas a Car Club deve investir
mais amplamente a partir do início de 2005.
Inscrições
Enquanto isso, a agência está colocando na rua a primeira campanha
para o colégio Princesa Isabel. Com busdoors, painéis de Metrô
e anúncios de jornal, a campanha visa aumentar o número de inscrições
no colégio e rejuvenescer a marca do cliente. As peças trazem
comparações de valor mostrando como o preço da mensalidade
vale o investimento: "Pelo valor da mensalidade você tem uma calça
jeans e um tênis ou uma formação sólida para o futuro"
, "Pelo valor da mensalidade você tem vários presentinhos
daquele parque americano ou uma completa infra-estrutura de ensino" são
alguns dos títulos. A campanha teve criação de Andrea Moniz
e Patrícia Koeler, com direção de Fábio Barreto
e fotos de Cícero Rodrigues.
Rapidinha
* INCOMPETÊNCIA AUTOMÁTICA - Alguém
entende para que os sistemas de atendimento automáticos nos fazem digitar
todo o número do cartão de crédito, ou o DDD e o número
do celular, ou o número da agência e conta do banco, se quando
a atendente atende ela tem que perguntar tudo de novo?
Reforços
Fischer
América (São Paulo-SP) - Mais um carioca está se destacando
em Sampa: o diretor de arte Pedro Utzeri, 30 anos. Ex-F/Nazca S&S, Pedro
entra na Fischer para atuar como dupla do diretor de criação Flávio
Casarotti. Com 8 anos de carreira, tem 2 leões em Cannes e prêmios
no London Festival, além de diversos trabalhos publicados na Archive
e medalhas no Anuário do Clube de Criação de São
Paulo e ABP. Ao longo de sua experiência profissional, que inclui passagens
também pela Salles Rio e Leo Burnett, Pedro trabalhou com clientes como
Fiat, BankBoston, Frescarini, Bradesco, Procter, Skol, Brahma, Claro, Arno e
TNT. (12/11/2004)
360º (São Paulo- SP) - Cinco novos profissionais
na agência de Wagner Zaratin. A equipe de produção possui
agora como executiva Maria Carolina Wizack (ex-B/Ferraz). Na equipe de criação
comandada por Eliane Zapartin, o novo nome é o da diretora de arte Adriana
Dutra (ex-B/Ferraz). Já o atendimento recebe a sua primeira estagiária:
Luiza Mattos. Por fim, o financeiro ganha o reforço de Carolina Lopes
e o de Carolina Pedral, na área administrativa. (10/11/2004)
Duda (Rio-RJ) - A diretora de arte Alessandra Saddock (foto à direita)
é a nova aquisição da agência. Ela vem da Artplan,
mas já conta em seu currículo com passagens pela McCann, Ogilvy
e AdHoc, entre outras. (10/11/2004)
Bondfaro.com (Rio-RJ) - Lina Lima é a nova gerente
comercial no escritório paulista do site Bondfaro.com. Antes, Lina foi
a executiva de contas da UOL e gerente de publicidade da ZipNet e da Invent.
(08/11/2004)
|