CCRJ monta apoio a cariocas
no Caboré
O CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro está organizando
um mutirão carioca de apoio aos publicitários Fernando Campos
e Wilson Santarosa na votação do Prêmio Caboré, promovido
pela revista Meio & Mensagem. "Eles são os profissionais do
Rio que estão competindo no concurso e temos que mobilizar os cariocas
a votar neles", explicou para a Janela o vice-presidente da entidade, Flávio
Medeiros. Na primeira semana de novembro o CCRJ deve divulgar um comunicado
para os seus associados pedindo o voto em massa para Campos e Santarosa.
Aos
36 anos, Fernando Campos (foto à esquerda) já foi presidente do
CCRJ, tem um Leão de Prata e um de Bronze em Cannes, e fez seu nome como
redator e diretor de criação da Giovanni-Rio. Hoje está
trabalhando em São Paulo, como diretor de criação do escritório
paulista daquela agência.
Wilson
Santarosa (foto à direita) tornou-se comandante da área de comunicação
da Petrobras a partir do Governo Lula, escolhido diretamente por Luis Gushiken.
Na sua gestão a empresa vem fortalecendo a sua imagem de compromisso
com os valores sociais e culturais brasileiros. Na campanha de comemoração
dos 50 anos da companhia, o foco esteve fortemente apontado para os funcionários
da Petrobras, que permitiram que ela se tornasse a potencia mundial que é
hoje.
CCRJ e ABRAEP fazem festa
Nesta quarta-feira, 3, o Clube de Criação do Rio e a Associação
Brasileira dos Estudantes de Publicidade promovem a festa do Prêmio CCRJ/ABRAEP
de Propaganda, a partir das 21 horas, no FM Hall do shopping Rio Sul. Durante
a premiação ocorrerá a exposição no telão
de 390 peças inscritas, que estarão abertas a votação
na categoria "Escolha Popular", para receber os mesmos prêmios
que caberão aos demais vencedores: estágios em criação
em agências do Rio de Janeiro, celulares Oi Universitário e diplomas.
A festa contará com som dos Djs Rogério Araújo e David
Tabalipa (ex-F/Nazca). Entre alunos de publicidade e profissionais da área
estão previstos comparecerem 700 convidados. Quem desejar obter maiores
informações, deve acessar o www.abraep.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado).
Adeus, Cidão!
Menos
de um mês da morte do fundador da SGB, Sani Sirotsky, vai-se também
Alcides Fidalgo, que dirigiu a fase áurea de criação daquela
agência.
Alcides Angeli da Cruz Fidalgo, o Cidão, formou-se em advocacia mas mudou
para a publicidade quando conseguiu um emprego, em 1961, como revisor da McCann
Erickson, em São Paulo. Quatro anos depois passou para a Denison, chegando
a chefe de redação. Foi na Almap, na década de 70, que se
destacou como um dos mais premiados redatores da agência. Na Almap conquistou
um Leão em Cannes para Vick Vaporub com o filme da menininha de nariz tapado.
Também foi dele, com João Galhardo e Alex Periscinotto, a campanha
da Petrobras em que todos os personagens mostravam os 4 dedos da mão estendidos
para cima (com o polegar dobrado), numa referência ao óleo Lubrax
4, da empresa, que antecipava o gesto do Nº 1 da Brahma e o do 3 do Rock
in Rio.
Da Almap de São Paulo, Cidão veio para a Almap-Rio, de onde saiu
para ser diretor de criação da SGB, reunindo uma equipe que foi
uma das mais premiadas no Rio. Em 1978, ele foi jurado da segunda edição
do anuário do CCSP, de onde saiu esta imagem que ilustra a matéria.
Da SGB passou para a MPM-Rio, comandando as mais de 10 duplas da agência.
Nesta época nasceu a inesquecível campanha "Vem pra Caixa você
também", para a Caixa Econômica Federal. Depois ainda passou
pela Pubblicità&Esquire e pela Caio Domingues, atuando também
como planejador. Recentemente, Alcides Fidalgo esteve na Next, desenvolvendo textos
para as concorrências em que a agência estava participando.
Seus trabalhos receberam prêmios de quase todos os certames nacionais e
internacionais, com destaques para o Clio (3 estatuetas, 15 diplomas), Festival
Brasileiro de Cinema Publicitário (2 Lâmpadas de Ouro, 6 diplomas),
Profissionais do Ano (2 diplomas), Festival de Cannes (Leão de Prata, 5
diplomas), FIAP, Prêmios Colunistas e Anuário do Clube de Criação
de São Paulo.
Foi presidente do Clube de Criação de São Paulo em 1976 e
do Clube de Criação do Rio de Janeiro em 1982/83. Em outubro de
2003, Cidão foi homenageado pelo CCRJ, recebendo do presidente da entidade,
Álvaro Rodrigues, o Hall da Fama do anuário Melhor do Rio 2003.
Grupo de Mídia realiza Concurso Universitário
O
Grupo de Mídia lançou a 8ª Edição do Concurso
Universitário aberto a todas as faculdades do Rio de Janeiro. O concurso
é destinado a estudantes a partir do quinto período, que deverão
apresentar uma redação inspirada no tema "A importância
da atividade profissional de mídia na propaganda".
Entre todos os textos participantes, 10 serão premiados com estágios
e ajuda de custos em agências cariocas na área de mídia.
Os vencedores ficarão conhecidos na festa de premiação
que acontecerá dia 13/12, no Centro Empresarial Rio. Os patrocinadores
do concurso deste ano são O Globo, O Globo Online e Extra.
A campanha do Concurso Universitário foi criada por Henrique Lara e Erik
Nako, da Casa de Criação. O anúncio mostra uma pipa no
ar na qual se lê o texto: "Tem gente já nasceu para ser mídia".
A fotografia foi produzida pelo estúdio Spok, com tratamento de imagem
por Guilherme Tocha. As peças serão reproduzidas em outdoor, busdoor,
mobiliário urbano, anúncio de jornal, cartaz e folheto.
Quem quiser obter maiores informações sobre a 8ª Edição
do Concurso Universitário deve acessar: www.midiarj.org.br.
Os textos concorrentes deverão ser enviados para a Rua Quintanilha, 1174,
Freguesia - Jacarepaguá, cep 22763-001 até o dia 16/11.
Duda Rio cria para a Copa Petrobras de Tênis
A
Duda Propaganda Rio lança hoje a campanha da ESPN Brasil para a Copa Petrobras
de Tênis, torneio realizado na América Latina. O conceito da campanha
desenvolvido por Marco (Gaúcho) Ferreira e Rodrigo Lomelino é uma
brincadeira com o termo "out", usado para indicar quando as bolas caem
fora da quadra durante o jogo de tênis.
De acordo com o anúncio, quem não possuir assinatura do canal ESPN
Brasil estará "out" do que acontece na Copa, já que a
ESPN possui transmissão exclusiva do evento. A campanha terá veiculação
na TV, no rádio, em jornais e revistas.
Adeus, Cidão! - Fala o Leitor
De André Pedroso, diretor de criação
da DM9DDB:
Marcio,
Lembro do Cidão, na Pubblicità & Esquire, penteando elegantemente
seu bigodão, enquanto me chamava para ver alguns títulos. "Dedé,
vem aqui, garoto.", convidava ele com irresistível simpatia. Ele falava
da formulação, comentava sobre o ritmo das palavras, inquiria profissionalmente
se um título ou outro não estariam prometendo demais sem entregar.
Falava do compromisso do anúncio com o consumidor, debatia sobre a necessidade
de respeitar a inteligência do leitor, era uma sabatina violenta que poucos
redatores conseguiriam corresponder nos dias de hoje. Devo ao Cidão uma
grande parte da minha formação como redator. A propaganda perdeu
uma de suas cabeças mais brilhantes e sinceras.
André Pedroso
De Glaucio Binder, da Binder/FC+G:
"É muito comum ouvirmos sobre alguém que se vai a expressão
de que "era um grande cara". Isto é tão comum que é
muito pouco para falar do Cidão.
Não há nada que eu tenha na memória que possa ser ao menos
equivalente a simplesmente "um grande cara" para o Cidão.
Uma vez o Fred Coutinho me disse, na ocasião da morte do Noguchi, que
certos sábios nós só percebemos o quanto perdemos por não
conviver mais com eles quando eles se vão.
Este era o Cidão, um sábio com quem nós não mais
teremos a oportunidade de conviver.
E eu não me perdôo por ter perdido a oportunidade de ter convivido
mais com ele. Certamente eu seria uma pessoa melhor."
N.R.: Glaucio, isso não acontece só com "certos
sábios", não. O ser humano perde a oportunidade de aprender
também com as pessoas comuns -- aquelas que tantas vezes estão
ali do seu lado --, por não lhes dar valor enquanto estão vivas.
Principalmente no Rio de Janeiro, onde ninguém perdoa o sucesso dos outros.
Quando elas se vão, aí é tarde. Todos ficamos mais pobres.
(M.E.)
De Chiquinho Lucchini, da Quê/Next.
"Marcio,
Deus me deu a benção de conhecer o Cidão de quem tanto
ouvia falar e tão bem, em carne, osso e bigode, aqui na agência.
Ronaldo Conde, Ercílio Tranjan e Renatinha Giese comentavam com um misto
de prazer e saudade dos tempos áureos de MPM. Ronaldo não cansava
de repetir a frase que aprendeu com o mestre: "Chiquinho, vou perguntar
como o Cidão: está de cair o c...?"
Ercílio convidou o Cidão para fazer junto comigo (que ele chamava
de Txicô), com o Vicente Nolasco (que ele chamava de Vichê) e o
Naninho, (que ele chamava de irmão), algumas concorrências aqui
na Quê I Next. Pude ver mais do que um baita redator em ação.
Um pesquisador incansável sobre o tema ou o assunto abordado nos editais,
daquele de vasculhar todo tipo de fonte de consulta para enriquecer o briefing,
o brainstorming, o bate-papo, e até a conversa fora. Capaz de trazer
a história, desde o descobrimento do Brasil, aos dias de hoje, sobre
um problema, como por exemplo, da Reforma Agrária, passando por capitanias
hereditárias, etc, mostrando alternativas, apontando possíveis
soluções. Incansável com páginas e páginas
de títulos, idéias, conceitos escritos a mão e no computador.
E os textos, então? Aula de redação. Cada parágrafo,
no mínimo, um título ou conceito maravilhoso. Arquivo que ainda
guardo na minha máquina e que visitei quando soube da sua partida.
Por trás do bigodão amarelado, uma figura doce, meiga, meio pai,
meio mãezona, muito amiga e professoral.
Ah! Um detalhe que é quase desnecessário falar, mas acho que vale
o toque para uma geração que está aí ou a que vem
chegando: Cidão não tinha nenhuma arrogância ou umbigo de
fora, apesar da importância para a propaganda brasileira e quantidade
de prêmios que ganhou.
O Cidão terminou o seu último trabalho e pediu para levar pra
casa a caricatura que fiz dele aqui na agência porque queria guardar.
Mas quem vai guardar muita coisa dele sou eu. Somos todos nós.
Abraços,
Chiquinho Lucchini"
De Alexandre Guedes, diretor de criação da Quadra Comunicação,
de Florianópolis.
"Márcio,
Neste seu breve histórico sobre o Cidão, você esqueceu de
citar que ele foi Diretor de Criação da Versatta, do Nelson Sirotsky.
E foi durante esse tempo que tive a honra de trabalhar com ele.
Na época, eu duplava com o João Galhardo, o que já me deixava
tenso e com uma responsabilidade incalculável. Imagine ainda ser comandado
pelo Cidão. Um mito, um profissional fantástico e com talento
e generosidade que não cabiam nele. Na verdade, quando uma notícia
dessa chega até a gente, fica uma sensação de que o mercado
carioca não pode deixar de abrir mão do que o Cidão tinha
de melhor - a qualidade das idéias e o respeito com cada profissional.
Bênção, Cidão, e valeu por tudo.
Alexandre Guedes."
De Nelson Sirotsky, da Artesinal.
"Conheci o Alcides Fidalgo quando ele estava vindo da ALMAP para SGB num
momento de grande frenesi do mercado carioca. Durante este periodo, eu, ainda
garoto, vi um grande homem que, além de seu indiscutível talento,
olhava como um pastor para seus colegas .
A paixão pela excelência, criatividade e a consistência de
conceitos com os mais diversos clientes criaram entre nós uma profunda
amizade que se perpetuou.
Na Versatta, ele foi responsável por campanhas inesquecíveis e
pela formação de profissionais que hoje são reconhecidos
pelo mercado .
Estou profundamente sentido com esta perda.
Abraços,
Nelson Sirotsky."
MG joga sadomasoquistas na parede
A
queima de fogos do Ano-Novo nunca mais será a mesma. Segundo a Duloren,
se o assunto é "queima" também fica valendo no Reveillon
o "burning", fetiche SM em que uma pessoa pinga vela derretida no
corpo do seu parceiro. A imagem está sendo exibida em empenas, através
de uma peça que a agência carioca MG criou para veicular no Rio
e em São Paulo.
É a primeira vez que o cliente utiliza esta mídia. Na verdade,
a escolha de fazer mídia exterior foi do próprio Roni Argalgi,
diretor da Duloren, segundo informa o criativo Mavi Soares. Nos últimos
tempos, a Duloren vinha apenas produzindo peças de revista e cartazetes
de ponto de venda.
No Rio, a peça está em exibição na Barra da Tijuca.
Em São Paulo, no bairro de Pinheiros.
A dupla criativa do anúncio foi formada por Mavi Soares e Luciano "Animal"
Gaberel. A fotografia da cena ousada com os modelos Mirella Valesko e Adriano
José Gomes é de Rogério Faissal e a produção
gráfica de Marcio Neves. O atendimento foi feito por André Barros
e Jaqueline Filardis e quem aprovou foi Roni Argalgi e Denise Areal.
Hazkará de Sirotsky será dia 8
Está marcada para o próximo dia 8, segunda-feira, a Hazkará
pelos 30 dias de falecimento do publicitário Sani Sirotsky, fundador
da agência SGB e ex-presidente da ABAP-Rio.
A cerimônia acontece às 19:00h na sinagoga da ARI-Associação
Religiosa Israelita, à Rua General Severiano, 170, próximo do
Tunel do Pasmado.
Melhor do Rio começa em Búzios
Abre esta sexta-feira, 5, em Búzios,
e se estende até domingo, a terceira edição do Festival "Melhor
do Rio", promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro.
No programa, para os estudantes, apresentações de Fernando Campos,
Sílvio Matos e Carlos Righi, além de apresentação
do último rolo de Cannes, no Cine Bardot. Além do Prêmio Melhor
do Melhor do Rio. Os universitários terão um dia para criar uma
campanha, cujo o briefing será divulgado no sábado.
Para os profissionais, como acontece desde os tempos do VT Búzios, na década
de 80, o que atrái mesmo são as festas e o social, que acontecem
na noite de sexta, no Havana Café, e na de sábado, no Privilege.
O evento encerra domingo com a mostra de rolo de novos diretores de filmes e comerciais
e uma mesa redonda, que começa às 14h, no Cine Bardot, com os próprios
diretores René Sampaio, Caio Abreia, Ernani Nunes, Libero Saporetti,
Paulo Netto e Felipe Joffily.
Reforços
Africa Publicidade (São Paulo- SP) - Pedro Arlant
deixa a vice-presidência institucional da Master para assumir o cargo
de diretor responsável pelo atendimento da conta do Banco Itaú.
A contratação de Pedro foi consequência de um convite do
sócio e vice-presidente do atendimento da Africa, Marcio Santoro, como
parte da reformulação da equipe da agência, na tentativa
de "manter a permanente oxigenação e, sempre, as novas idéias",
no que explica Santoro. Na Master, Pedro Arlant foi responsável pelo
planejamento e direção no atendimento de contas em Curitiba, Brasília
e São Paulo de clientes como Banco do Brasil, Matte Leão, Pastoral
da Criança e Vaioeste, entre outras. (05/11/2004)
Duda Propaganda (São Paulo-SP) - Três novos
nomes na equipe de criação comandada por Ricardo Braga e Marcelo
Kertész. Otavio Shiavon (ex-Carillo Pastore) ficará na redação,
Filipe Raposo (vindo da DPZ-Rio) e Gustavo Victorino trabalharão na direção
de arte. Todos cuidarão na conta do Guaraná Antarctica. (01/11/2004)
Clear Channel (Rio-RJ) - A divisão de mobiliário
urbano contratou Rogério da Costa Estrada (ex- Script e Espaço
Z) para o cargo de executivo de contas no escritório do Rio de Janeiro.
Já Vanessa Molina, ex-Focus Eventos, assume o mesmo cargo que Rogério
na filial de São Paulo. (01/11/2004)
Republika Filmes (São Paulo-SP) - Ana Paula Faria
chega a São Paulo para assumir o cargo de coordenadora de pós-produção
na equipe de Carlos Manga Junior. Ana Paula trabalhou nos últimos dois
anos como free-lancer da Jodaf Mixer, Copacabana Filmes e Luz Mixer, do diretor
Cacá Diegues. Além disso, ela passou pela Dueto Filmes, Xuxa Produções
e Yes Produções. (01/11/2004)
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