W/Brasil carioca ganha a
conta da RC&VB
A W/Brasil Rio ganhou a conta da Rio Convention
e Visitors Bureau, uma iniciativa de entidades públicas e privadas ligadas
ao segmento de viagens e turismo que possui como objetivo estimular o fluxo turístico
no Rio de Janeiro, seja ele de natureza cultural, técnica ou científica.
No momento, a W está realizando o planejamento das ações
e da campanha que serão realizadas em São Paulo ao longo de 2005.
De acordo com Márcio Borges, diretor de atendimento do escritório
carioca da agência, a W/Brasil foi a escolhida pela experiência na
capital paulista e por agora possuir uma filial no Rio de Janeiro. Mas.... Por
que a campanha será focada no público paulistano?
De acordo com Márcio Borges, diretor de atendimento do escritório
carioca da agência, a escolha deste target se deu pela proximidade e pelo
poder aquisitivo do estado: "A idéia é trazer São Paulo
ao Rio por lazer."
Caso Duda: nova acusação!
A
foto de Duda Mendonça, publicada sábado no jornal O Globo, revoltou
um grupo de integrantes de uma suposta entidade, o CEMP-Comitê pela Elegância
na Moda Publicitária, que não se conformaram com o silêncio
da imprensa sobre mais esta violência cometida pelo marqueteiro político:
-- E do crime de usar pochete, ninguém fala nada?
Tátil desenvolve visual
do Tim Festival
A Tátil Design é a responsável
pela comunicação visual do Tim Festival que acontecerá no
Jockey Club de São Paulo. A novidade deste ano estará nas instalações
do festival, de acordo com o que afirma Fred Gelli, sócio e diretor de
criação da empresa carioca: "Vamos invadir literalmente São
Paulo! Uma invasão que tem como conceito o movimento cíclico: convergência
e propagação; Yin e Yang; inspiração e expiração...
Vamos expor que estamos num ciclo, sempre em movimento". A marca do festival,
no entanto, continuará sendo a mesma do ano passado.
O trabalho da Tátil poderá ser conferido de 05 a 07 de Novembro,
quando acontecerá o mega evento. Ele estará presente na ambientação
do Jockey, em sua sinalização e na cenografia das tendas distribuídas
no local. Além disso, a empresa de design elaborou a identidade visual
do site e cuidará de peças como o pocket book com a programação,
do kit imprensa e dos brindes do Tim Festival. Fora da festa, o conceito gráfico
estará presente nas vitrines das lojas, nos painéis internos, nos
displays de balcão e, também, nos cartões de recarga.
O projeto para o Tim Festival foi realizado em parceria com Abel Gomes da P&G,
que atua na cenografia do evento; com a Euro 4D, que colabora na elaboração
do site; e com a agência Lew, Lara, que é a responsável pela
propaganda institucional da Tim. A equipe da Tátil Design envolvida orientada
por Fred Gelli é composta por Alessandro Barcelos, atendimento; Alessandro
Avilla, gerente de projeto; Daniel Neves e Leo Mendes, designers gráficos;
e Paulo Henrique Silva, designer de produto.
MG troca Ipanema pelo Rio
Sul
Na primeira quinzena de novembro, a MG se muda para uma área da Torre
do Rio Sul que está sendo reformada nas últimas semanas. A casa
que a agência MG vinha ocupando na Rua Farme de Amoedo desde a sua fundação
já ficou pequena para a equipe. Segundo o seu diretor, Marcelo Gorodicht,
com o aquecimento dos negócios com os atuais clientes e a conquista de
novos, como a cervejaria Buena, da Refrigerantes Pakera e a imobiliária
Norsul, a MG precisou ampliar a equipe e a casa deixou de atender as necessidades
da agência.
Recentemente, entre outras contratações, a MG agregou à
sua equipe o publicitário André Barros como diretor de Atendimento.
O profissional, que tem passagens por agências como Salles e DPZ -- além
de anunciantes como Brahma, Dermage e Nutrícia -- nos últimos
tempos estava atuando em Marketing Político, no Rio e em Macaé.
Na MG, coordenará a equipe formada por Jaqueline Filardis e Simone Nogaroli.
Jornal do Commercio abre
em São Paulo
A
partir de 2005, os paulistas vão ganhar uma edição diária
do Jornal do
Commercio, a centenária publicação carioca de economia
e negócios editada pelos Diários Associados.
A informação é de seu presidente Maurício Dinepi,
que adiantou à Janela que o Jornal do Commercio de São Paulo será
rodado em oficina que o grupo vai montar na capital paulista, onde também
será criada uma redação para cobertura do noticiário
local. A produção das páginas, no entanto, continuará
sendo as feita no Rio, sendo os arquivos digitais enviados depois por internet
diretamente para a gráfica.
A ida para São Paulo, diz Dinepi, é consequência da migração
de muitas das grandes empresas cariocas para aquele mercado. "Inúmeros
anunciantes tradicionais do nosso jornal se transferiram para São Paulo
e queremos estar perto deles", explicou.
ABP revela premiados
A relação dos ganhadores da 27ª
edição do Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro
já está disponível no site www.abp.com.br.
A F/Nazca foi escolhida novamente como a agência do ano. A premiada com
a melhor campanha, no entanto, não é da F/Nazca, e sim da carioca
NBS, com o comercial "Zé Goiaba" para a Oi.
A entrega do prêmio realizado pela ABP (Associação Brasileira
de Publicidade) acontecerá amanhã, dia 28/10, às 19:30 horas,
no Hotel Sofitel. Os apresentadores da festa serão Otávio Mesquita
e a jornalista da Band Aline Pacheco.
Giovanni, FCB faz a campanha
dos 25 anos do Rio Sul
A Giovanni, FCB será a responsável
pela campanha do aniversário de 25 anos do shopping Rio Sul, pelo o que
informa Flávia Nakamura, assessora de imprensa da agência. O trabalho
poderá ser conferido a partir de 2005, quando as peças produzidas
serão veiculadas.
A conta do shopping, por sua vez, continua a pertencer a Publicis Salles Norton,
de acordo com Augusto Carvalho, vice-presidente da agência. A Salles, que
trabalha com o Rio Sul há vinte e dois anos, em breve divulgará
a campanha da temporada de Primavera-Verão 2005.
Na concorrência estiveram envolvidas além da Giovanni e da Publicis,
as agências MPM e a Heads, do Paraná, que era tida como a favorita.
Ato falho ataca outra vez
|
|
Gustavo Bastos, diretor da agência 100% Propaganda, escreveu para o Janela
apontando as semelhanças entre um anúncio do CCPMG (Clube de Criação
Publicitária de Minas Gerais) com um da sua agência.
Em comemoração ao Dia do Trabalho, a 100% veiculou no jornal Propaganda
& Marketing um anúncio onde são retratados cartazes de publicidade
de pequenos negócios, como empalhadores, gasistas e vendedores ambulantes,
para homenagear os trabalhadores que fazem a mesma coisa que os publicitários,
"mas com um pouquinho menos de talento", de acordo com o texto da
peça.
Bastos diz ter se surpreendido ao ver divulgado na Internet um anúncio
assinado pelo Clube de Criação Publicitária de Minas Gerais
com conceito e layout semelhantes ao da sua agência. A peça mineira
tinha como objetivo divulgar o anuário da entidade.
O CCPMG, procurado pelo Janela, informou que a criação do anúncio
foi feita internamente, mas, até o fechamento dessa nota, não
se manifestou sobre a acusação de coincidência
No entanto, Gustavo Bastos afirma que o anúncio foi enviado pela Internet
ao CCSP, tendo como autoria a agência mineira SMPB. Na ficha técnica,
Pina e Flávia Rennó aparecem como a dupla de criação
e possuem como Diretor de Criação Augusto Coelho.
ABMN elege Casares como presidente
Júlio
César Casares (foto), da Rede Record de Televisão e ex-SBT, é
o novo presidente da ABMN-Associação Brasileira de Marketing e
Negócios, entidade em que atuava como vice-presidente da diretoria liderada
por Luis Lara, da agência Lew Lara.
A eleição de Casares -- decidida pelos diretores da associação
-- gerou protestos do ex-presidente e conselheiro da ABMN Jomar Pereira da Silva,
que considerou ter sido descumprida a promessa de Luis Lara de retornar para
o Rio de Janeiro o comando da entidade nesta nova gestão. A promessa
foi feita em 2003, e registrada pela Janela em sua edição de 28
de novembro. Alguns dias depois, durante a festa de entrega dos prêmios
Destaques de Marketing, no Hotel Inter-Continental, Lara confirmou diretamente
a este colunista a sua intenção de realizar o revezamento do comando.
As críticas cariocas à manutenção em São
Paulo da presidência da ABMN -- uma entidade sediada no Rio -- começaram
quando Fernando Portela, então presidente da associação,
definiu como seu sucessor um executivo paulista, Walter Zagari, que hoje também
está na Rede Record, mas na época era companheiro de Casares no
SBT. No final de seu mandato, Zagari indicou Lara, que agora passa o cargo para
Casares.
O afastamento da ABMN de suas raizes cariocas também gerou protestos
do vice-presidente Thomas Naves. Segundo ele, o acordo pela alternância
dos locais de reunião entre São Paulo e Rio não está
sendo cumprido, dificultando a que mais diretores oriundos do Rio -- 50% da
diretoria -- estejam presentes nas votações que se sucedem na
capital paulista.
DESTAQUES
No próximo dia 3 de dezembro, a ABMN entrega os prêmios de sua
32ª edição do Destaque no Marketing, no Hotel Intercontinental-Rio,
com patrocínio da Rede Bandeirantes de Televisão.
Este ano, se inscreveram 101 empresas, das quais 51 cases saíram vencedores.
Do Rio, comparecem como premiados Bradesco Seguros, Centro Cultural Banco Do
Brasil, Jornal O Dia, Millenn Comunicação Ágil, Petrobras,
Rio Onibus, Shell Brasil e Unimed.
"Varig, Varig, Varig"
retorna em campanha
A
vinheta "Varig, Varig, Varig" ganhou novo arranjo e significado em
campanha criada pela Publicis Salles Norton, que procura aproveitar a lembrança
afetiva dos brasileiros pela antiga vinheta musical composta por Caetano Zamma,
o mesmo criador de outros jingles famosos como "Estrela Brasileira".
O primeiro filme será veiculado no próximo domingo, no intervalo
do Fantástico, e apresentará cenas do cotidiano da companhia aérea
que transmitam segurança, tranquilidade e confiabilidade aos passageiros.
A Publicis criou também três anúncios para a mídia
impressa, nos quais a agência procurou reproduzir a assinatura musical
através de três imagens de objetos que retratem as vantagens da
companhia aérea dispostas entre vírgulas.
A equipe de criação é formada por Rodolfo Sampaio (que
também é o Diretor de Criação da campanha), por
Marcio Juniot, Humberto Fernandez e Carlos Lopes.
Reforços
Agência3 (Rio-RJ) - Anuncia as novas contratações
para a equipe do diretor de criação Álvaro Rodrigues: os
diretores de arte Bernardo Cople e Marco Martins, e o redator Daniel Xavier.
Bernardo, atual Young Creative carioca e Daniel, ambos ex-Carioca, estavam na
DPZ. Marco Martins, vem da Script. (23/08/2004)
|