Sindicato catarinense adverte WG
EM
PRIMEIRA MÃO - O Sindicato das Agências de Propaganda de Santa
Catarina advertiu esta quinta-feira a agência OneWG, do publicitário
Wilfredo Gomes (foto), por conduta anti-ética. A OneWG, aproveitando a
sua mudança de nome -- deixou de ser EugênioWG --, lançou
uma campanha de outdoors estimulando os anunciantes a procurá-la porque,
com ela, eles podem negociar direto com os veículos e com os fornecedores,
além de estabelecer como querem pagar pelos serviços da agência.
Segundo o presidente do Sindicato catarinense, Saulo Silva, houve uma reação
forte do mercado contra a atitude de Gomes, por considerar que isto contraria
as normas adotadas pelo mercado, inclusive as determinadas pelo CENP em suas Normas
Padrão. A Diretoria e o Conselho da entidade chegaram a negociar com a
OneWG para retirar amigavelmente a campanha do ar, mas como não obtiveram
sucesso decidiram advertir formalmente a agência, exigindo o cancelamento
da estratégia de comunicação, considerada anti-ética.
De acordo com Silva, caso a OneWG não acate a deliberação
ela poderá ser suspensa e até mesmo desligada da entidade, impedindo
obter documentações que a permitam participar de futuras concorrências
oficiais.
Piesco e Moranduzzo assinam trilha do Audi A3
Os nomes Nino Rota, John Williams e Ennio Morricone
lhe dizem alguma coisa?
Provavelmente sim, porque na indústria do Cinema, ao contrário da
Publicidade, autores de trilhas têm o seu nome tão divulgado nos
créditos quanto os diretores do filme e da fotografia.
Talvez a coisa até mude a partir de 2005, quando o Festival de Cannes passar
a julgar peças de rádio e os nomes destes músicos ganhar
espaço nas fichas técnicas dos trabalhos.
Enquanto isso, a Janela vai tentar corrigir a injustiça deste anonimato,
se comprometendo a publicar, sempre que possível, informações
sobre aqueles que muitas vezes fazem a diferença para um comercial atingir
mais rapidamente o coração do espectador.
O comercial "Vices", do Audi A3, criado pela AlmapBBDO e produzido
pela Republika Filmes, é uma destas peças notáveis em sua
aparente simplicidade. Trabalhando no computador com a TV ligada, a entrada
do comercial no ar fez este colunista se virar para a tela para prestar atenção.
Poucos dias depois, um leitor escreveu para a Janela pedindo para descobrirmos
a ficha técnica. Acabamos encontrando no próprio site da Audi,
com o crédito para a dupla de criação, o diretor do filme
e o de fotografia. Da trilha, apenas o nome da produtora Tesis.
Ligando para a produtora, encontramos os autores do trabalho. Tanto a música
quanto o arranjo são dos próprios sócios da Tesis, Sílvio
Piesco e Teresa Moranduzzo, que contaram com Joaquim Onofre no solo de clarinete
e Oswaldinho do Acordeão fazendo a base com a musette (um tipo de acordeão),
o que dá uma clara sonoridade de referência francesa à trilha.
Silvio destacou para a Janela o aspecto cíclico da música (como
em um carrosel de Paris?), que reforça a idéia de que ano após
ano os "segundos carros mais votados" desapareceram da memória.
O compositor diz que gostou muito de ver que, no comercial, a música
foi mantida até o final, mesmo quando o carro entrou em cena. "Inserimos
apenas os efeitos sonoros, sem ter que mudar a trilha só porque o produto
foi exibido, como acontece em muitos comerciais de automóveis",
comentou.
Para não sermos injustos com o restante da equipe do comercial, aqui
vai:
Diretor de Criação: Tales Bahu; Criação: Dulcidio
Caldeira e César Finamori; Rtvc: Egisto Betti; Produtora: Repúblika
Filmes; Direção: Gustavo Leme; Fotografia: Marcelo Corpani; Montador
/ Editor: Carlos Milanez; Finalizadora: GP2; Atendimento: Martha Almeida e Carolina
Derra; Mídia: Luciana Schwartz e Renata Rinaldi; Aprovação:
Leonardo Senna e Ib Andersen.
Estrada Longa
A Tesis foi criada por Silvio e Teresa em 1986. Ambos já tinham uma longa
carreira como músicos de estúdio, ele na guitarra e violão
e ela no sopro e teclado. O sonho dos dois sempre foi fazer trilha para longas,
mas a realidade do mercado brasileiro acabou levando-os a trabalhar mais para
teatro -- onde ganharam uma grande experiência na criação
de música incidental -- e publicidade.
Hoje Piesco e Moranduzzo dedicam seu tempo praticamente exclusivamente aos comerciais,
com uma longa produção de trabalhos premiados. Também é
de Sílvio, por exemplo, outra ótima trilha que está no
ar atualmente, a do Nissan XTerra (ouça
aqui), cuja força levou o anunciante a utilizá-la também
como abertura do site do veículo na Internet.
37º Prêmio Colunistas
Brasil acontecerá amanhã
O 37º Prêmio Colunistas Brasil acontecerá
amanhã, dia 21/10, no Tom Brasil Vila Olímpia, em São Paulo.
O evento, que é promovido pela Abracomp ( Associação Brasileira
de Colunistas de Marketing e Propaganda), premiará 24 concorrentes que
poderão comemorar ao som da escola de samba carioca Estação
Primeira de Mangueira. Informações sobre os convites do Colunistas
podem ser obtidas com Vítor Souza, no telefone (011) 6165-0766.
Reforços
Proview (Rio-RJ) - Duda Vaisman (ex-Conspiração
Filmes) retorna à Proview na direção dos 4 filmes da campanha
do Fome Zero. Em seu currículo, contam trabalhos como a campanha política
de Luiz Paulo Conde para a TV Zero, filmes para a prefeitura de Niterói,
programas para a TVE e, ainda, a direção para alguns clientes
de agências como VS, DPZ, Publicis e Next. (20/10/2004)
Revista Ferroviária (Rio- RJ) - Ricardo Rodrigues
assume a gerência comercial da revista. Ricardo trabalhou durante 28 anos
no Infoglobo, que cuida do O Globo, Extra e Globo Online. (20/10/2004)
Ronson (Rio-RJ) - Lívia La Gatta, ex-Shiny é
a nova aquisição para a área do tráfego/produção
da agência. O Operador Bruno Macedo, por sua vez,foi efetivado, e agora
faz parte da equipe comandada por Fábio Barreto.
(20/10/2004)
|