Leitora questiona originalidade
da Directv
A leitora Rita Scherer, da Accor, escreveu para a Janela apontando uma semelhança
entre duas peças atualmente no ar:
"Senhores, Não pude deixar de escrever para vocês. Li no
VoxNews que a Directv lançará em breve nova campanha para reforçar
posicionamento... mas fiquei supresa ao ver que tanto a dir. de arte (família
olhando para uma TV) quanto o slogan ("A TV que você vê.")
lembram MUUUUITO uma campanha que ainda está nas ruas do lançamento
do Universal Channel. A foto tb é de uma família olhando para
uma TV e o slogan é "Você vai ver."
Se isso não é uma chupada, não sei mais o que é.
E o pior: no mesmo segmento.
Tirei uma foto da campanha do Universal Channel que saiu na Meio & Mensagem.
Vejam se não são "primos".
Bjs,
Rita Scherer - Accor"
A campanha da Directv é assinada pela Lowe, de São Paulo, enquanto
a da Universal Channel foi criada pela Praia, do Rio de Janeiro.
Pessoalmente, acho apenas uma coincidência infeliz, pelo fato de ambas
as agências usarem este ícone clássico que é a imagem
de uma família reunida na poltrona para ver televisão. Taí
a imagem dos Simpsons na mesma linha.
Enfim,
fica reproduzida a opinião da leitora.
Kaiser e Heineken mudam comunicação
As cervejas Kaiser e Heineken -- marcas da internacional Molson -- estão
dando uma virada na sua comunicação no Brasil.
A Kaiser anunciou esta semana que está colocando em concorrência
a sua conta de R$ 180 milhões, que estava na W/Brasil. Informações
do mercado dão conta que a agência abriu mão do cliente
por discordar de suas novas políticas de comunicação.
Quanto à Heineken, depois de trabalhar de 2001 a 2003 com a Comunicação
Carioca e passar o último ano praticamente fora da mídia (veiculando
apenas um filme americano com a atriz Jeniffer Aniston), a marca terá
a sua comunicação concentrada nos próximos meses em bellow-the-line,
principalmente nos pontos-de-venda. A responsável pela adaptação
dos materiais internacionais da Heineken para o Brasil será a Tátil
Desing, do criativo Fred Gelli.
Segundo Michiel Verhagen, diretor da Heineken no Brasil, a Tátil Design
foi escolhida por estar conectada com o estilo da marca e ter experiência
com produtos internacionais em segmentos Premium.
Giovanni expõe no Rio-Sul
Repetindo uma experiência feita em São Paulo, a agência Giovanni,FCB
lança sua 1ª Mostra Criativa no shopping Rio Sul, apresentando os
seus principais trabalhos impressos criados para os clientes do Rio de Janeiro,
São Paulo e Brasília.
A mostra ficará no terceiro piso do Shopping Rio Sul de 25 setembro a 25
de outubro, com 30 peças impressas distribuídas em 15 placas de
1,20m X 0,90m.
OPM reabre sua "sede náutica"
Aproveitando o início da temporada de primavera-verão, a agência
carioca OPM vai reabrir sua sede náutica a partir deste domingo, 26. Aos
domingos, a sede da agência ganha o nome "Off Sea", um novo ambiente
(rede de vôlei, sombra e água fresca) e um novo endereço no
Posto 9, em Ipanema, para receber os amigos, clientes e parceiros.
Toda a decoração terá o tom laranja, para poder ser vista
de longe (como tem ensinado César Maia), e uma logomarca criada especialmente
para o novo point e que faz trocadilho com a palavra “office”, juntando
o off (feriado) e o sea (mar): Off Sea – sede náutica da OPM.
A iniciativa começou no verão do ano passado. “A receptividade
por parte dos clientes e amigos foi tão grande que resolvemos repetir a
ação”, explicou Fábio Marinho, diretor da OPM.
GAP-Rio traz Luiz Lara para
palestra
O
GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro promove no próximo
dia 30 de setembro o seminário "Atendimento e Planejamento: Gestores
do Negócio de Propaganda", com Luiz Lara, Sócio-Diretor de
Atendimento e Planejamento da Lew, Lara, e Marcelo Meyer, Superintendente Executivo
de Comunicação do Banco de Boston.
A palestra de Lara abordará a importância do profissional de atendimento
e do planejamento no negócio da agência e a de Mayer o papel daquele
profissional na gestão de marcas.
O evento -- que tem como apoiadores Giovanni,FCB, Doctor, Percepttiva e Kátia
Leite -- acontece no auditório do Edifício Argentina (Praia de Botafogo,
228), às 18:00h, com a inscrição a R$ 50,00 para profissionais
e estudantes. As inscrições podem ser feitas através do e-mail
gap.rj@globo.com.
Carioca cria para BBDO Portugal
O ilustrador carioca Murilo
Martins foi o responsável pela criação do extra-terrestre
que a produtora portuguêsa Tangerina Azul utilizou no comercial do combustível
GForce Diesel da GALP, para a agência BBDO de Lisboa. Murilo, que também
é diretor de arte e diretor de criação da Incentive House,
nunca havia trabalhado para a Tangerina, mas foi procurado pela produtora, que
tinha referência de seus trabalhos no Brasil através de brasileiros
que trabalham na terrinha.
Nesse frila, o ilustrador preparou 10 personagens e o simpático E.T. de
3 olhos acabou sendo o escolhido. O diretor do comercial, Sérgio Henriques,
que mora em Los Angeles, entregou a finalização do personagem para
a produtora de computação gráfica franco-americana BUF, que
tem no currículo inúmeros prêmios, entre os quais o Leão
de Ouro do comercial da Smirnoff, além de animações para
o longa Matrix.
A Tangerina optou por filmar um ator vestindo a roupa do ET, aplicando a cabeça,
mãos e pés virtualmente. Na ilustração, dá
para ver a comparação entre a criação de Murilo e
a realização da produtora.
Feiras no Brasil em 2005
ganham catálogo
A Ubrafe-União Brasileira dos Promotores
de Feiras está lançando o seu Calendário 2005, com as principais
feiras de negócios do Brasil, uma relação de 150 grandes
feiras dedicadas a mais de 30 segmentos econômicos. De cada uma, o Calendário
2005 traz data, local, horário, segmentos econômicos presentes e
produtos e serviços expostos, além de resultados das edições
anteriores (número de visitantes, empresas expositoras, área de
exposição) e os contatos dos promotores para mais informações.
PREVISÃO DE MERCADO
A Ubrafe estima que as 150 feiras agendadas para 2005 reunirão 35 mil empresas,
sendo cinco mil estrangeiras, e seis milhões de visitantes, dos quais 50
mil compradores do exterior. Os eventos deverão ocupar 2,3 milhões
de m2 de área de exposição nos pavilhões de vinte
cidades brasileiras, sendo 75% dos eventos em São Paulo. Serão,
portanto, seis feiras, 1.500 empresas, 200 mil visitantes e 25.000 m2 a mais em
relação a 2003, ano base para comparação (A comparação
do mercado de feiras se faz de dois em dois anos, porque os anos pares concentram
grandes feiras bienais, como Salão do Automóvel, Mecânica,
Bienal do Livro SP e UD, que não acontecem nos anos ímpares).
Segundo os promotores associados à UBRAFE, algumas das empresas expositoras
chegam a vender a produção de três, quatro, cinco meses em
uma única feira. Na retaguarda, as feiras ativam um mercado de empresas
que gira R$ 3 bilhões ao ano (R$ 850 milhões em locação
de área para exposição, R$ 850 milhões em locação
de equipamentos e serviços e R$ 1,3 bilhão em viagens, hospedagem
e transporte terrestre e aéreo) e colaboram para a geração
de 160 mil postos de trabalho dentro e fora dos pavilhões.
Serviço da Janela: O calendário de feiras da
Ubrafe está disponível em versão impressa e CD-ROM e, em
breve, será disponibilizado na íntegra para consulta gratuita
do público no site www.ubrafe.org.br.
Os interessados em adquirir o calendário podem contatar a Ubrafe pelo
telefax (11) 3120-7099 ou e-mail ubrafe@ubrafe.org.br (Livro: R$ 35,00; CD: R$ 25,00; Livro+CD: R$ 55,00)
Reforços
Script (Rio-RJ) - A agência reforça seu departamento
de atendimento com as contratações de Carol Fernandes e de Tatyana
Ferreira. Carol, que tem passagens pela DPZ Rio, Portifólio e Diretoria,
entra no grupo de Rodrigo Amado e Tatyana, com passagens pela Comunicação
Carioca e Artplan, no grupo de Carlos Lobo. (23/09/2004)
Agência3 (Rio-RJ) - Tem novos nomes de sua equipe.
Leonardo Brossa, ex-Advice Netbusiness, que será o reponsável
pelo planejamento de internet e Luís Sérgio, ex-Carioca e Young
Rubicam, como novo tráfego da agência. Os dois profissionais começaram
dia 20. (20/09/2004)
Agnelo Pacheco (Rio-RJ) - A agência contratou como
Diretor de Atendimento de seu escritório carioca o profissional Rodrigo
H. Cordeiro, que já atuou em empresas como Sports Advisor, Globo.com
e TV Globo. (20/09/2004)
MG (Rio-RJ) - Luciano “Animal” Gaberel foi
promovido a Diretor de Criação da agência. Aos 32 anos,
Gaberel tem passagens marcantes pelas agências Doctor, Artplan e Fischer
América, acumulando diversos prêmios – ABP, O Globo, Festival
de Gramado, CCSP, CCRJ, Colunistas, além dos festivais internacionais
de Nova Iorque e Londres. Em 2000, foi agraciado pela Associação
Brasileira de Propaganda como Destaque do Ano. “Trabalhei com o Animal
na Fischer América e sempre o considerei um grande talento. Agora, mais
amadurecido, está no ponto para assumir a direção de criação
da MG. Vai fazer um grande trabalho”, afirmou Marcelo Gorodicht, sócio
da MG Comunicação. (20/09/2004)
Espaço/Z (Rio-RJ) - O redator Rafael Ramos (ex-
Doctor e I-Ltda ), profissional premiado no Anuário Melhor do Rio 4 e
finalista do Festival da ABP 2003 é o novo contratado. A empresa também
montou um departamento de assessoria de imprensa que terá a jornalista
Denise Lilenbaum (ex- Publicom) coordenando as ações nas sete
filiais da empresa situadas nas principais cidades do País como Rio de
Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.
(20/09/2004)
Jorge Bittar (PT) - Eduardo Viana se licenciou da Propaganda
Tática para atuando como redator de rádio na campanha de Bittar
à Prefeitura do Rio. Na campanha, ele fica diretamente ligado à
produtora Base Sonora (ouro no Colunistas 2004). A campanha está sendo
feita pela MPM e tem como marketeiros os publicitários Nizan Guanaes
e Rui Rodrigues.
Binder/FC+G (Rio-RJ) - A agência reforça
a sua área de web com as contratações do web designer Flavio
Gimenes e de Claudio Romano, para ocupar o cargo de Web Manager. Claudio, que
tem passagens pelo site Ganhei.com e Sólida Conceitual, é MBA
em Administração de Empresas e será responsável
por todos os projetos on line da agência. (31/08/2004)
Giovanni,FCB (Rio-RJ) - Acaba de contratar Vanessa Maciel,
como assistente de atendimento. A publicitária, que tem passagens pela
Carioca e Script, entra no grupo do diretor Álvaro Figueiredo, atendendo
Ceras Johnson e blah!. (31/08/2004)
Agência3 (Rio-RJ) - Anuncia as novas contratações
para a equipe do diretor de criação Álvaro Rodrigues: os
diretores de arte Bernardo Cople e Marco Martins, e o redator Daniel Xavier.
Bernardo, atual Young Creative carioca e Daniel, ambos ex-Carioca, estavam na
DPZ. Marco Martins, vem da Script. (23/08/2004)
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