Cannes: liberar ou limitar
as campanhas?
O jornalista Adonis Alonso escreveu à Janela acrescentando comentários
à nota que reproduzimos da coluna dele
"Obrigado pela reprodução do meu artigo 'Vamos inscrever
menos!'.
De um lado, acho que nossas agências realmente exageram e, como você
escreveu, inscrevem todas as "boas" peças de uma campanha,
inclusive e talvez principalmente aquelas que o cliente não aprovou e
não foram veiculadas. Isso provocou uma reação européia
no sentido de duvidar do "tamanho" de nossas campanhas.
Por outro lado, se também não pode inscrever nesse volume, que
se limite o número de peças por campanha, evitando que as empresas
nacionais gastem tanto em inscrição para depois ter que engolir
o argumento acima, apresentado pela jurada austríaca (representante de
um país que deve se julgar muito mais importante do que o Brasil em publicidade.
Um grande abraço,
Adonis"
Umbigo de Fora mostra publicitários
DJs.
O evento Umbigo de Fora deste mês vai se tornar, na prática, um
Umbigo de Bota-Fora do redator Fábio Seidl, seu criador, que se transfere
para a publicidade portuguesa a partir de agosto.
Programado para a terça-feira 20 de julho, o Umbigo de Fora mais uma
vez reúne "publicitários-fazendo-coisas-que-não-são-publicidade".
Segundo Seidl, desta vez em versão light, o Umbigo vai dar preferência
aos DJs.
As últimas edições foram mais focadas nas bandas, que desta
vez serão representadas apenas pela Fantasma, formada por profissionais
da 4x4 (Fabio Seidl, se despedindo), Artplan (Roberto Vilhena), CaradeCão,
(Deko Schmidt), Chorus (Bibo Bassini), F/ Nazca (Rafael Genu), Giovanni (Charles
Nobili) e NBS (Marcos Bassini).
Nas carrapetas, só diretores de arte: David Tabalipa, França,
Javier Posada e Luizinho Cavalheiros. Além disso, publicitários
interessados em exibir vídeos, fotos ou pinturas podem participar, bastando
procurar a organização da Casa: aureo@casadamatriz.com.br.
Nesta próxima versão o encontro será na Casa da Matriz
(Henrique Novais, 107 - Botafogo), que já é bastante frequentada
por roqueiros e publicitários do Rio. Dia 20 ela estará aberta
exclusivamente para o Umbigo Light.
Parte do ingresso, que custa R$ 10, sera destinada, apropriadamente, à
Obra do Berço. Afinal, não era pelo umbigo que os bebês
estavam ligados às mães?
Rapidinhas
* VARILUX DEFINE AGÊNCIA - Publicis Salles Norton venceu a concorrência
para atender a conta da linha de lentes Varilux, da Essilor Brasil. Quatro agências
do mercado carioca participaram da concorrência: V&S, Casa da Criação,
Comunicação Carioca e Publicis Salles Norton.
* CARILLO TOMA CINTRA - Apesar de inicialmente ter pensado em entregar
a conta a uma agência carioca -- na final chegaram agências como
MG e V&S --, a Cervejaria Cintra se decidiu pela paulista Carillo Pastore
Euro RSCG, dos publicitários Cláudio Carillo e Dalton Pastore.
A agência já atende no Rio a Embratel e tem cariocas premiados
na criação, como Marcelo Giannini e André Nassar. Pode
ser uma boa oportunidade para ela ampliar no Rio, não é?
* SOM NO SITE FUNCIONA? - O pessoal de Web que lê a Janela sabe
se existe alguma pesquisa para avaliar o que os usuários acham das musiquinhas
repetitivas que ficam tocando quando se abrem certos sites? Será que
quem entra em um site para conhecer os serviços de uma empresa -- que
não é produtora de fonogramas -- quer mesmo ouvir uma música
que não foi solicitada?
* HELLO - Bruno Israel, da WE, comunica que a agência tem um novo
número de telefone. Agora, além do 2235-1843, ela também
atende no 3286-8897.
* SUPER-CRIATIVOS - A Ronson criou a campanha para divulgar o lançamento
do Espaço HQ, uma área no caderno JB Barra, do Jornal do Brasil,
destinada exclusivamente às histórias em quadrinhos. Fábio
Barreto, diretor de criação da agência, conta que dentro
do conceito estabelecido por ele na Ronson, em que a criação mantém
relação direta com o cliente, a campanha foi conduzida pelos criativos
do briefing à aprovação final. Este colunista, em particular,
dá as boas-vindas à coluna do JB. Na década de 70, junto
com Moacy Cirne, assinei durante alguns anos uma página sobre Quadrinhos
na Tribuna da Imprensa. E depois fiz dezenas de matérias sobre o tema
para O Globo, onde fui editor do Globinho e da página de quadrinhos do
Segundo Caderno.
* JB TROCA AGÊNCIA - A conta do Jornal do Brasil, que teve os
jobs do Dia dos Namorados e do Fashion Rio assinados pela 100%, passou oficialmente
para esta agência. Até recentemente as campanhas do JB eram assinadas
pela Doctor.
* CINQUENTONA QUER REJUVENECER - A Tele-Rio colocou no ar, em televisão,
a sua campanha de 50 anos, criada pela Espaço de Comunicação.
Nela, a empresa apresenta seu novo garoto-propaganda, o ator Rodrigo Candelot,
escolhido para tornar a marca mais jovem e descontraída e levar o público
na faixa dos 20 a 30 anos a visitar as lojas. Ainda assim, a campanha continua
varejão, divulgando ofertas de produtos com preços promocionais
e a idéia de que só a Tele-Rio "tem compromisso de vender
barato".
Reforços
Publicis Salles Norton (São Paulo - SP) - O diretor
de arte Oscar Sacoman volta à agência, onde já trabalhou
por dois anos. Ele estava fazendo free-lances, além de desenvolver seu
projeto como fotógrafo. (19/07/2004)
SNBBnovagência (São Paulo - SP) - Contratou
o diretor de arte Marcelo Lambert, ex-UPgrade, Taterka e Grottera. No currículo,
ele contabiliza Prata no anuário do Festival de Nova York, com material
de merchandising da Litocromia, e Grand Prix no Prêmio Colunistas, com
Xenical. (16/07/2004)
Proview (Rio - RJ) - A produtora de comerciais de Sérgio
Horowitz contratou Camila Cunha para seu atendimento. Ela é ex-McCann
e Publicis Sales Norton. (15/07/2004)
Le Pera (São Paulo - SP) - Acaba de contratar Marcelo
Fiuza Lima para atuar como diretor de arte on line da Divisão de Relacionamento.
Formado em Publicidade pelo Mackenzie, Marcelo já trabalhou na Click
e Full Jazz. Venceu o I Best design com o site da Full Techno 2002. (13/07/2004)
Datamidia,FCBi (São Paulo - SP) - A agência
de marketing de relacionamento contratou Antônio Vitor da Silva para gerenciar
o seu Departamento de Artes Gráficas. Toninho é um profissional
com mais de 20 anos de experiência no mercado e já passou pelas
seguintes agências: MM Propaganda, Rocha Azevedo e GreyZest Direct. Na
Datamidia,FCBi, ele gerenciará as equipes de São Paulo e do Rio
de Janeiro. (12/07/2004)
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