Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/JUL/2004
Marcio Ehrlich

 

Mauro assume 4X4 e leva Ricardinho

Ricardo Weitsman e Mauro SilveiraCriada para atender a conta da TIM, a agência 4X4 começa esta semana uma nova fase da sua história, tendo à frente, como acionista, o publicitário Mauro Silveira (à direita, na foto), até então seu diretor executivo contratado.
Nesta mudança de rumo, no entanto, se desligou da empresa o diretor de criação Fábio Seidl, cujo destino ainda está sendo mantido em sigilo. No lugar dele, Silveira está anunciando a contratação de Ricardinho Weitsman (à esquerda, na foto), que até poucos meses atrás era redator da Fischer América no Rio.
Seidl não deixou de estar presente na coletiva que anunciou a contratação de Ricardinho. "Estou saindo sem traumas e para um projeto muito bom", garantiu, ainda brincando que fez questão de passar o cargo "com a tranquilidade com que Fernando Henrique passou a presidência para o Lula".
Por sua vez, Weitsman conta que após deixar a Fischer recusou várias propostas, inclusive de agências de São Paulo. "A 4X4 me ofereceu o desafio pessoal que eu precisava, de poder desenvolver um trabalho criativo como eu sempre sonhei", afirmou Weitsman, justificando ser a 4X4 hoje uma agência em crescimento e com a mentalidade de quem conhece o cliente de grande porte.

FIM PREMATURO
A 4X4 foi uma iniciativa dos dirigentes das agências Arcos (PE), Master (PR), Publivendas (BA) e RC (MG), que cuidavam de contas regionais da TIM e se apresentaram na concorrência pela conta nacional da empresa, aproveitando o grande conhecimento que haviam acumulado do mercado de telefonia celular. Acabaram levando a parte da conta referente ao varejo, enquanto a McCann conquistou a parte de produto, ficando a Lew Lara com o institucional. Instalada em agosto de 2003, a 4X4 chegou a movimentar uma verba estimada em R$ 80 milhões. Na empolgação pela garantia de um dos maiores clientes do mercado carioca, o grupo de empresários ainda criou mais uma empresa: a agência de promoções Cajá. As duas chegaram a somar cerca de 90 funcionários.
Em maio último, 9 meses depois de garantir a conta à 4X4, a TIM -- que havia sofrido mudanças internas em sua linha de comando -- abortou o processo, concentrando produto e varejo na McCann. Três dias depois, também cancelou o contrato com a empresa de promoções. Cerca de 70 funcionários foram demitidos desde então nas duas agências.
Hoje, a Arcos, a Master, a Publivendas e a RC não mais participam da sociedade na 4X4, apesar de algumas delas continuarem a atender a TIM -- e alguns de seus revendedores -- em suas respectivas regiões.
Na 4X4, se a TIM se afastou, a agência se aproximou agora da Vivo. Entre as novas contas da agência está a revendedora Cotrim, que deixou a carteira da MG junto com outras 4 revendedoras desta operadora, levada pela profissional de atendimento Lúcia Maia.

Seidl fecha com a McCann

Mas não com a que você está pensando, e sim com a de Lisboa. Tal qual o Rock in Rio, o criativo carioca Fabio Seidl (foto) resolveu tomar o caminho de Portugal, contratado pela McCann, cujo diretor Diego Anahory ele conheceu no último mês em Cannes. Anahory foi o representante de Portugal no júri do Festival de Publicidade, no qual Fábio esteve presente como correspondente da Janela (N.R.: Eu sabia que aquela boquinha era ótima mas não imaginava quanto...).
Até a semana passada, Fabio atuava como diretor de criação da agência carioca 4X4. Ironicamente, ele viu as suas perspectivas na agência se esvaziarem exatamente quando a McCann brasileira passou a cuidar da conta de varejo da TIM, que era atendida pela 4X4. Esta segunda-feira ele passou o cargo para Ricardo Weitsman.
Na McCann-Lisboa, Seidl assume como redator a partir de agosto. A agência veio passando nos últimos meses por uma reformulação. No final de 2003, tanto o seu presidente quanto o vice deixaram a agência, ao que se seguiu um corte de funcionários que reduziu a equipe de 200 a menos de 100 funcionários. Segundo o site adlatina.com, os cortes teriam deixado a Coca-Cola insatisfeita com a agência, anunciando logo em seguida estava tirando dela a conta para concentrá-la na McCann da Espanha.

Cannes: é para inscrever ou não?

Os brasileiros ainda não digeriram completamente o mau resultado do Brasil no concurso de Press & Poster, no qual o país havia sido o recordista mundial em inscrições. No final, o Brasil ficou com menos de 1% de Leões em relação ao que inscreveu. Segundo jurados, eles teriam ficado desconfiados pelo excesso de material enviado pelas agências brasileiras! Ou seja, não deu certo a velha tática de mandar para julgamento todas as peças criadas para a campanha, inclusive as que não foram aprovadas nem veiculadas.
Vale ler o que o jornalista Adonis Alonso escreveu no Propaganda & Marketing:

“Não adiantou atender o pedido de Roger Hatchuel.
O Estado de S. Paulo, que conseguiu inscrições suficientes para fazer do Brasil o primeiro país na área de Press & Outdoor do Festival de Cannes, não teve explicação convincente para dar às agências brasileiras que investiram.
Os dez Leões para anúncios e cartazes representaram menos de 1% do total que concorreu.
Os jurados europeus que questionaram o volume elevado de peças de uma mesma campanha, vão fazer o total de trabalhos diminuir muito em 2005.
Se não vale engrossar a lista de peças de uma campanha, também não deverá valer gastar tanto em inscrições.
Quanto a aumentar o número de delegados, outro pedido do presidente do festival, o Estadão vai explicar ao executivo que, embora seja grande em tamanho, o país é economicamente menor e muito mais longe da França do que a Espanha, por exemplo, com quem ele insiste em nos comparar."

Madre vai divulgar Shopping Estação

A Madre Comunicação conquistou toda a área de comunicação de cinco shoppings que serão construídos em estações de trens na área do Grande Rio. O primeiro Shopping Estação será inaugurado em Nova Iguaçu até o ano que vem.
A Madre Comunicação foi criada há pouco mais de um ano e tem como diretor de criação o publicitário Zyppo Chagas Pereira, que já passou por empresas como Standard, DPZ, Factotum, J.W.Thompson, Provarejo, V&S e Almap BBDO. A experiência com estratégias de comunicação de shopping centers já faz parte dos mais de 20 anos da carreira de Zyppo e dos sócios da Madre
Comunicação. Escola Politécnica UFRJ, Hotel Sheraton Barra, Editora Campus, Import 80 e a ONG Instituição São Cipriano são alguns dos clientes da Madre.

McCann coloca varejo da TIM no ar

Já está no ar a nova campanha de varejo da TIM assinada pela McCann-Rio. Com mídia de TV, revistas, jornais, rádio e mídia exterior, ela comunica o plano auto-ajustável da TIM. No filme, a vizinhança de um prédio interfere no desespero de um usuário de outra empresa pelo valor de sua conta. A criação foi de Luiz Nogueira, Beto Werneck, Zil Ribas e Ana Ribeiro, com direção de criação de Nogueira, atendimento de Alexandre Braga, Ana Leão e Richard Magrath e aprovação de Alberto Ceccarelli, Natalia Menezes, Fernanda Cozac, Roberto Sagot e Marco Lopes. A produção foi da Ilustrada Filmes, com direção de Ricardo Carvalho e trilha da Dr DD Raw.

BankBoston mostra um Rio possível

O BankBoston confia em pessoas com mais de 30 anos. E não foram poucas as que compareceram este último sábado ao Espaço Victor Assis Brasil para assistir o BankBoston Rio Instrumental 2004, participando de um momento de paz, descontração e inteligência como os cariocas sempre gostaram de ter.
As cadeiras da platéia, apesar de muitas, foram insuficientes -- merecia haver mais --, mas nem por isso as pessoas deixaram de sentar no chão para ouvir o UFRJazz Ensemble, Claudio Dauelsberg, Azymuth e Hermeto Paschoal. Essa geração que conheceu o Circo Voador no Arpoador não se aperta com isso. Pelo contrário, até sente falta de momentos em que possa relaxar ao ar livre curtindo as belezas da cidade. E se, como no sábado, ainda conseguir reencontrar amigos durante o footing noturno, a ocasião se torna o máximo do sonho carioca.
É uma pena que os marketeiros não invistam mais em programas para este público. Há pouco tempo uma outra oportunidade reuniu centenas de jóvens com cabelos apontando para o grisalho: o eclipse da lua, no Arpoador, mas a iniciativa privada não soube aproveitar. Foi a Fundação Planetário que brilhantemente providenciou a presença de um quinteto de metais da Orquestra Sinfônica Brasileira para tornar o momento ainda mais mágico. Poder sentar na pedra do Arpoador, vendo a lua subir se refletindo no mar, tendo ainda música ao vivo de fundo, nem precisa ter mais de 30 anos para saber que prazer isto pode ser.
Parabéns ao BankBoston e à organização da Multinational, que ainda por cima fez o evento começar pontualmente às 19:00h, conforme marcado. Existe a promessa de o próximo Rio Instrumental acontecer em agosto. Os cariocas que amam o Rio vão esperar ansiosamente.

Rapidinhas

* GÁS CHEGA NA OPM - A Oficina de Propaganda e Marketing conquistou a conta da CEG, após vencer concorrência realizada pela empresa. A agência passa a ser responsável pela área da comunicação institucional da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro. O primeiro trabalho da OPM para a CEG foi um anúncio comunicando a chegada do gás natural em Niterói, publicado no último fim-de-semana em jornal. A criação é de Bruno Richter e Victor Vicente, sob a direção de Fábio Marinho.

* DESMENTIDO - Não tem qualquer fundamento o boato de que Roger Hatchuel estaria querendo vender o Festival de Cannes como reação à promessa da Janela de mandar Fábio Seidl novamente como correspondente em 2005.

* JB NAS OLIMPÍADAS - Entrou no ar a campanha "Projeto JB Olímpico", criada pelo Escritório de Idéias e produzida pela Tá Surdo?. A campanha conta com 7 spots que serão veiculados na Rádio Cidade. O primeiro convida o ouvinte a receber noticias e curiosidades sobre os jogos sempre que escutar a referida trilha. A criação é de Valois Correa e Rodrigo Vieira e atendimento de Danielle Meres.

* CORREIO AMPLIA TARGET - A Giovanni FCB é a responsável pela campanha dos Correios para estimular pessoas físicas a utilizar o Sedex, até então um produto divulgado para empresas. Serão três filmes que terminam com uma "mãozinha" segurando a marca Sedex, apresentada como solução para os problemas dos personagens, todos pessoas comuns. Assinam a criação Adilson Xavier, Cristina Amorim, Humberto Junqueira, Casé, Cláudio Gatão e Mega, com atendimento de Maria Delfina Dornas, Renata Tavares e Ana Carolina Jorge. A produtora foi a Cine, com direção de Clóvis Melo. O planejamento de mídia da campanha é de Marilene Fernandes, Yara Militão, Vinícius Ferreroni e Beatriz Vieira.

* PERSEGUIÇÃO AO FABIANO - A jornalista Cintia Mattos, da empresa de assessoria 2MS -- responsável pela divulgação do Fabiano Augusto -- escreve para a Janela contando que falou com ele "e ele sequer foi ao desfile". Cintia garante que as coisas entre Fabiano e as Casas Bahia continuam numa boa. Aliás, o ator desconhece quem possa ser aquela Luciana Guilliod referida na notícia que circula pela Internet. Ou seja, foi pura maldade com o garoto-propaganda das Casas Bahia que, por alguma razão que a Janela desconhece, mobiliza tanta ódio em algumas pessoas que chegou a merecer um blog contra ele, o Odeio o Idiota das Casas Bahia .

* CASAS PELOTAS, NÃO! - Corre na Internet a informação que o ator Fabiano Augusto, garoto-propaganda das Casas Bahia, teria sido demitido pelo anunciante, depois de sua "performance desinibida" na parada do orgulho gay em São Paulo. Na notícia que circula pela rede, Luciana Guilliod, empresária do ator, teria declarado que um diretor de marketing chegou a falar pessoalmente com Celso Langoni, responsável pelas filmagens dos comerciais da rede, afirmando que "não queria ver a imagem das Casas Bahia atrelada a este tipo de comportamento". Ainda segundo a nota na Internet, o grupo "Cidadania Gay" pretende processar as Casas Bahia se for comprovada a demissão por discriminação da preferência sexual de Fabiano. A Janela vai tentar ouvir a Young & Rubicam ainda hoje a respeito. Afinal, para uma casa que vende móveis, não é justo punir alguém só porque saiu do armário.

* CINQUENTONA QUER REJUVENECER - A Tele-Rio colocou no ar, em televisão, a sua campanha de 50 anos, criada pela Espaço de Comunicação. Nela, a empresa apresenta seu novo garoto-propaganda, o ator Rodrigo Candelot, escolhido para tornar a marca mais jovem e descontraída e levar o público na faixa dos 20 a 30 anos a visitar as lojas. Ainda assim, a campanha continua varejão, divulgando ofertas de produtos com preços promocionais e a idéia de que só a Tele-Rio "tem compromisso de vender barato".

Reforços

F/Nazca S&S (Rio-RJ) - Fred Moreira deixa a Publicis Salles Norton para ser o novo dupla do diretor de criação da F/Nazca no Rio, Carlos "Russo" Di Celio. Ele ocupa a vaga deixada pela ida do redator Ricardo Jones para a matriz da agência em São Paulo. (07/07/2004)

Lage’Magy (São Paulo - SP) - A agência está anunciando a contratação de um novo redator, Wolfgang Florian Covi, que tem passagem pela Talent, onde trabalhou com clientes como O Estado de São Paulo, Ipiranga, Semp Toshiba entre outros. (06/07/2004)

Publicis Salles Norton (Rio - RJ) - Milena Puma acaba de ser contrata pelo escritório carioca da Publicis Salles Norton, como Coordenadora de Mídia, para atender a Garnier, Allied Domecq, Sanofi-Synthelabo, ANP, Leroy Merlin e SEBRAE RJ. (05/07/2004)

Homewebbing (Rio - RJ) - Na empresa de marketing on line, Marco Paulo, ex-Tyocoi, vai atuar no atendimento; para criação foram contratados André Ignacio Lima, ex Globo.com, Gerson Amaral, ex-ACTECH e Ronaldo Öest, ex-Arte Zero Brasil; já Tatiane Laudeauzer, ex-Petrobrás para a redação e Renata Gorodetzky, ex-WyseWeb será responsável pela programação. (02/07/2004)

Rái (São Paulo - SP ) - Amplia sua equipe com a contratação do diretor de arte Marcelo Brambilla, ex Trust, e da atendimento Juliana Barros, ex Energia, que atenderá Competition, CNS, Igal e Quality Cleaners/ Linha e Bainha. (02/07/2004)

Ric (Rio - RJ) - A agência amplia sua equipe com a chegada da Carolina Esteves (assistente de Mídia) e Marcos Gustavo na Criação (ex-Ronson). (01/07/2004)

J.W.Thompson (São Paulo - SP) - Alexandre Soares, até então diretor de arte, acaba de ser promovido à direção de criação da Thompson. O criativo, que está na agência há dois anos, trabalhou ainda na Lage Maggy, Lew Lara, Young & Rubicam Portugal, Young & Rubicam Brasil, Salles e DM9DDB. Em 18 anos de publicidade, o profissional já acumulou importantes prêmios no setor, tais como Cannes, D&AD, Épica, Eurobest, Festival de Nova Iorque, Clio Awards e Clube de criação. Soares soma-se a Wilson Mateos na direção de criação do time capitaneado pelo vice-presidente de criação e co-presidente da Thompson Brasil, Átila Francucci. (01/07/2004)

QG (São Paulo - SP) - Marco Antônio Pomarico, redator que tem em seu currículo passagem pela Saatchi & Saatchi Lisboa, FCB Lisboa e DPZ, passa a fazer parte da equipe de Paulo André Bione, diretor de criação, e Sérgio Lopes, VP de criação da QG. (30/06/2004)

Colucci (São Paulo - SP) - Contratou Rodrigo Pereira de Castro para ser diretor da conta do Banco Nossa Caixa. O profissional estava há 5 anos na área de marketing do Banco Itaú. (28/06/2004)