21 DE JUNHO DE 2004, SEGUNDA-FEIRA
LE RETOUR DE LA FENÊTRE
Pois é, leitores da Janela. Vocês pediram e o Marcio Ehrlich
ouviu. Ouviu, fingiu que não entendeu e me escalou de novo para ser o
correspondente da Janela no Festival de Cannes, o Prêmio Colunistas aqui
da França.
Não é tão ruim assim, a gente sabe que você também
não aguentava mais abrir o Janela e ler notícias sobre a regularização
do GAP.
Da minha parte, prometo me utilizar da fama que o Marcio Ehrlich tem por aqui.
Sim, o homem eh conhecido por aqui. Toda vez que o pessoal do Press Centre vê
que eu sou da Janela: "Ah, nao, voces de novo nao !"
Entao, voce ja sabe, se está atras dos furos (opa) de reportagem, dos
bastidores do Festival, das notícias de última hora, nao tem erro:
leia o Propaganda e Marketing. Aqui nao tem nada disso.
COMO FOI O DOMINGÃO EM CANNES
Acho que já escrevi isso numa cobertura de Cannes, mas como ninguém
lembra, vamos lá. Se até anúncio e filme o pessoal manda
de novo, porque não uma notinha?
Domingo foi um dia morno em Cannes, com os cariocas ainda chegando daquela tradicional
esticadinha em Paris, o que deixou a tarde aqui tão animada quanto costuma
ser em São Paulo, por exemplo.
Quer dizer, isso foi o que me disseram, que eu também não fui
besta de ficar por aqui.
As exibições, que começaram neste Domingão às
9 da madrugada, já cobriram metade das 26 categorias.
"Publicações e Mídia", com quase 4 horas de duração,
estava entre as mais concorridas. Outra bem procurada foi "Bebidas Alcóolicas",
que este ano voltou a crescer em número de inscrições após
restrições à categoria no mundo todo. Teve quase 3h de
exibição.
MAIS CARIOCAS ESTE ANO. ALGUNS QUASE NAO CHEGAM.
Comeca
a chegar no Palais a delegacao carioca, que conta desta vez com um numero muito
mais expressivo do que nas ultimas edicoes.
Entre os que ja foram vistos circulando por aqui estao: Rodolfo Sampaio (Publicis),
Alvaro Rodrigues (Agencia 3), Andre Regnier (CG Com), Marcos Pedrosa (CG Com),
Marcelo Lobo (Script), Ricardo Real (Script), Bruno Richter (OPM), Bernardo
Cople (Carioca, young creative), Luis Nogueira (McCann), Sergio Horovitz (Proview),
Osvaldo Sargentelli Jr (Diretor), Antonio Carlos Accioly (Academia de Filmes),
Jose Luis Vaz (NBS), Cristina Amorim (Giovanni) e muitos outros.
Devido a forte ventania em Nice ontem, varios voos tiveram problemas para aterrissar.
O mau tempo e a turbulencia gerou um comentario curioso em um dos avioes: "Mais
um pouco e este poderia ser o festival com mais fantasmas da historia."
DONO DE CANNES FOGE DOS CARIOCAS
Todo mundo sabe que Roger Hatchuel, dono do festival, nao vai muito com
a cara dos brasileiros. Por varias vezes, nas cerimonias de premiacao, ja passou
descomposturas na gente dizendo que o Brasil tumultua o festival, reclamando
dos premios e tudo mais. Ontem, porem, foi protagonista de uma cena, no minimo,
curiosa. Alguns cariocas, desavisados, entraram no elevador (restrito aos jurados
e aos organizadores) e deram de cara com o homem.
O elevador encheu e ele com seus segurancas, comecou a ficar nervoso. Foi ai
que um carioca mandou uma piada para ele.
Tenso, Hatchuel nem pensou. Meteu a mao na porta e saiu do elevador.
Provavelmente nunca brincou, quando crianca, de "Elevador Tem Quatro Cantos,
So Nao Vale o do Painel".
PORTUGAL TEM YOUNGS DO BRASIL , UM DO RIO.
Dos 5 Youngs portugueses este ano, simplesmente 3 sao Brasileiros. A dupla
que representa o pais na competicao eh formada por Claudio Lima e Daniel Prado
(os dois da FCB), sao de Sao Paulo.
Alem deles, Diogo Mello, ex-diretor de arte da Script, atualmente na BBDO em
Lisboa, tambem esta entre os jovens criativos aqui na Franca.
PRESS & OUTDOOR, MEDIA E DIRECT: SEGUNDA COMEÇA
QUENTE.
Gente achando um absurdo que tenham selecionado certas peças. Jornalistas
desesperados para saber quantas peças suas cidades e países conseguiram
colocar. O clima começa quente nesta segunda-feira aqui no subsolo do
Palais.
Para você não ficar na ansiedade aí no Brasil, o site www.canneslions.com
promete confirmar tudo direitinho em algumas horas.
Nas categorias Media e Direct, os confirmados ate o momento, nenhuma agencia
do Rio esta relacionada entre os finalistas.
SAEM OS SHORTLISTS DE MEDIA E DIRECT
Entra ano sai ano, a organização do Festival de Cannes não
facilita as coisas para a imprensa com a velocidade que deveria. É o
que conta nosso correspondente, Fábio Seidl:
"Aqui esta um caos, pra variar. Mesmo com o laptop, nao tem ponto de rede
pra todo mundo.
Nao estao me deixando fotografar. Coisas do tipo.
O short de press sai hoje as 15h aqui, 10h ai. Mas rapidinho outros veiculos
(que estao segurando os computadores desde manha) vao dar. E dizem, o site do
festival tambem. Vou tentar te escrever de qq jeito.".
Vocês entenderam, leitores? Os veículos são obrigados a
deixar um jornalista sentado no computador da sala de imprensa, tomando conta
pra ninguém sentar no lugar, enquanto outros vão atrás
da notícia. E alguém já imaginou tentar tirar o Paulo Macedo
de onde ele está sentado?
Uma coisa pelo menos Cannes melhorou. Aprenderam a entregar para a imprensa
os relatórios em formato digital, para não obrigar os coleguinhas
a ficar redigitando tudo o que eles tinham digitado pra preparar as listagens.
Portanto, vejam aqui os Shortlists de Media e Direct, que já foram divulgados:
Shortlist do Media Lions,
em rtf
Shortlist do Media Lions,
em xls
Shortlist do Lions Direct,
em rtf
Shortlist do Lions Direct,
em xls
Na premiação de Mídia, a Giovanni FCB, de São Paulo,
incluiu 2 finalistas. Ficaram com 1 finalista cada, de Curitiba, a Master, e
de São Paulo as agências Lew Lara, Ponto Brand Promotion, Publicis
Salles Norton, Salles Chemistry e Synapsis.
Em Direct, a Salem (SP) colocou 2 trabalhos e a Tequila (SP), um.
PRESS: RIO TEM PELO MENOS 5 AGÊNCIAS FINALISTAS
O resultado final ainda não foi divulgado mas já é
certo que cinco agências cariocas e pelo menos 11 peças estão
no short list de Press & Outdoor.
São elas:
-
Quê Comunicação com 4 peças para o Museu de
Arte Moderna. Nestas a idéia traz pessoas de verdade no MAM que lembram
obras de pintores famosos. Uma mulher com vestido de bolinhas remete a Lichtenstein,
um gordinho a Botero, uma mulher magra a Modigliani e um homem apavorado a Munch.
O conceito é mostrar que tem um pouco de cada um desses mestres na nossa
vida.
- Giovanni, FCB Rio com 3 peças para o repelente OFF! (Ceras Johnson).
A idéia das 3 é mostrar como alimentos podem se tornar pouco apetitosos.
Uma bisnaga de mostardar é espremida numa melancia, um ketchup sobre
um sorvete e um azeite sobre um cereal matinal.
- Publicis Salles Norton, (imagem à esquerda) com 2 peças
para o Grupo Pela Vidda de combate a Aids. Os paginas duplas mostram uma troca
de casais que se da quando se vira um encarte entre as folhas. Um senhor de
idade troca a esposa por um garotao e um rapaz troca a namorada por outro homem.
O conceito diz que você pode fazer sexo com quem quiser, desde que esteja
protegido.
-
Ogilvy, (imagem à direita) com um cartaz para seu cliente Ricardo
Alzuguir Professor de Piano. O cartaz é daqueles que se recorta pedacinhos
de papel para se levar um número de telefone. Neste caso, os pedaços
de papel são as teclas do piano.
- NBS, com o seqüencial para Mundo Oi. Esta peça, bem conhecida
dos cariocas, traz uma sequência de 6 páginas (3 duplas) em que
as pessoas, paralisadas pela nova tecnologia do celular, se distraem e vão
provocando quase que uma catástrofe. (N.R.: A peça acaba de levar
Prata no Colunistas-Rio)
BRASIL FICA COM 59 FINALISTAS EM PRESS
Veja a seguir, por ordem de agência, os finalistas brasileiros do Press,
pela lista oficial de Cannes:
Agência |
Título |
Anunciante |
Produto |
ALMAPBBDO |
AIRPLANE |
EMBRATEL |
RATES PROMOTION |
ALMAPBBDO |
BIN LADEN |
EDITORA ABRIL |
VEJA MAGAZINE |
ALMAPBBDO |
BUSH |
EDITORA ABRIL |
VEJA MAGAZINE |
ALMAPBBDO |
CAR |
EMBRATEL |
RATES PROMOTION |
ALMAPBBDO |
CHINESE VASE |
AUDI SENNA |
AUDI WITH QUATTRO TRACTION |
ALMAPBBDO |
FIDEL CASTRO |
EDITORA ABRIL |
VEJA MAGAZINE |
ALMAPBBDO |
SADDAM |
EDITORA ABRIL |
VEJA MAGAZINE |
ALMAPBBDO |
TRAIN |
EMBRATEL |
RATES PROMOTION |
ALMAPBBDO |
WATER |
INSTITUTO AYRTON SENNA |
JOURNALIST INCENTIVE CAMPAIGN |
DDB BRASIL |
SKY 180º |
TAM AIRLINES |
NEW BUSINESS CLASS |
DDB BRASIL |
SUNSET 180º |
TAM AIRLINES |
NEW BUSINESS CLASS |
DNA PROPAGANDA |
WASHING UP |
CONCESSIONAIRES FIAT OF MINAS GERAIS |
FIAT DOBLÔ ADVENTURE |
DPZ |
ARROW |
LEGO |
LEGO TOYS |
DPZ |
HAND |
LEGO |
LEGO TOYS |
F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI |
CHICKEN ON SLIDE |
T-FAL COOKWARE |
T-FAL COOKWARE |
F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI |
CIGARETTE BUTT |
SOS MATA ATLANTICA |
CAUTION WHEN DISCARDING CIGARETTES |
F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI |
MATCH |
SOS MATA ATLANTICA |
CAUTION WHEN DISCARDING MATCHES |
F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI |
PIG ON SLIDE |
T-FAL COOKWARE |
T-FAL FRYING PAN |
FALLON |
FISH |
UNITED AIRLINES |
UNITED AIRLINES |
FALLON |
LIZARD |
UNITED AIRLINES |
UNITED AIRLINES |
FALLON |
WORM |
UNITED AIRLINES |
UNITED AIRLINES |
FALLON |
YOUR FLIGHT MAKES A LOT OF STOPS |
UNITED AIRLINES |
UNITED AIRLINES |
FISCHER AMERICA |
GETTING A MEAL |
TEN YAD |
COMMUNITY CHARITY |
FISCHER AMERICA |
HE/SHE |
SCHINCARIOL |
NOVA SCHIN NON-ALCOHOLIC BEER |
FISCHER AMERICA |
HERE'S A FATHER |
TEN YAD |
COMMUNITY CHARITY |
FISCHER AMERICA |
STREET CHILDREN |
TEN YAD |
COMMUNITY CHARITY |
GIOVANNI FCB |
DEFLATED |
BRISTOL-MYERS SQUIBB |
LUFTAL ANTI-GAS |
GIOVANNI FCB |
DRINK |
BMW DO BRASIL |
BMW MOTORCYCLES |
GIOVANNI FCB |
GOLF |
BMW DO BRASIL |
BMW MOTORCYCLES |
J WALTER THOMPSON |
STALL |
ALCOHOLICS ANONYMOUS |
MEETINGS FOR ALCOHOLICS |
LEO BURNETT |
FAVELA |
THE AKATU INSTITUTE FOR CONSCIOUS CONSUMPTION |
PRESERVING NATURAL RESOURCES |
LEO BURNETT |
FEET |
MIAMI AD SCHOOL/ESPM |
MIAMI AD SCHOOL |
LEO BURNETT |
MERCEDES-BENZ |
MIAMI AD SCHOOL/ESPM |
MIAMI AD SCHOOL |
LEO BURNETT |
SILVER VIOLIN |
MIAMI AD SCHOOL/ESPM |
MIAMI AD SCHOOL |
LEO BURNETT |
THE ECONOMIST |
MIAMI AD SCHOOL/ESPM |
MIAMI AD SCHOOL |
LEW LARA |
BLUE |
CASA CLAUDIA |
CASA MAGAZINE |
LEW LARA |
GREEN |
CASA CLAUDIA |
CASA MAGAZINE |
LEW LARA |
YELLOW |
CASA CLAUDIA |
CASA MAGAZINE |
LODUCCA PUBLICIDADE |
I JUST CALLED |
96 ROCK |
RADIO STATION |
LODUCCA PUBLICIDADE |
KNOCK KNOCK KNOCKING |
96 ROCK |
RADIO STATION |
LODUCCA PUBLICIDADE |
OH LORD WON´T YOU BUY ME |
96 ROCK |
RADIO STATION |
MASTER COMUNICACAO |
ALL THE IMPORTANT THINGS |
EDITEL |
PHONE BOOK |
MASTER COMUNICACAO |
LION |
ABPO (BRAZILIAN CORRUGATED CARDBOARD ASSOCIATION) |
CORRUGATED CARDBOARD PACKAGES |
NBS |
STREET |
OI |
GSM MOBILE PHONE VIDEO SERVICE |
OGILVY BRASIL |
FEET |
UNILEVER BESTFOODS |
ARISCO LITE MAYONNAISE |
OGILVY BRASIL |
FLIP THE PAGES |
FIAT CAR DEALERS |
FIAT |
OGILVY BRASIL |
STREETS |
MATTEL |
MATCHBOX MINIATURE TOY CARS |
OGILVY BRASIL |
WORLD MAP |
MATTEL |
MATCHBOX MINIATURE TOY CARS |
PUBLICIS SALLES NORTON |
BRASÍLIA |
BRASIL TELECOM |
CYBER DATA CENTRE |
PUBLICIS SALLES NORTON |
MAN |
BRADESCO BANK |
HOMAGE TO THE CITY OF SÃO PAULO |
PUBLICIS SALLES NORTON |
NEW YORK |
BRASIL TELECOM |
CYBER DATA CENTRE |
PUBLICIS SALLES NORTON |
OCEAN |
CDNA (NATIONAL COUNCIL OF ENVIRONMENTAL DEFENSE) |
ENVIRONMENTAL AWARENESS |
PUBLICIS SALLES NORTON |
WOMAN |
BRADESCO BANK |
HOMAGE TO THE CITY OF SAO PAULO |
QUE COMUNICACAO |
BOTERO |
MUSEUM OF MODERN ART RIO DE JANEIRO |
MODERN ART EXHIBITION |
QUE COMUNICACAO |
LICHENSTEIN |
MUSEUM OF MODERN ART RIO DE JANEIRO |
MODERN ART EXHIBITION |
QUE COMUNICACAO |
MODIGLIANI |
MUSEUM OF MODERN ART RIO DE JANEIRO |
MODERN ART EXHIBITION |
QUE COMUNICACAO |
MUNCH |
MUSEUM OF MODERN ART RIO DE JANEIRO |
MODERN ART EXHIBITION |
SALLES CHEMISTRI |
MOTOR OIL |
GENERAL MOTORS |
GENUINE SPARE PARTS |
Y&R |
FOOTBALL FAN |
MERCEDES-BENZ |
MERCEDES-BENZ E-CLASS |
BRASIL FICA COM 37 FINALISTAS EM OUTDOOR
Veja a seguir, por ordem de agência, os finalistas brasileiros do Outdoor,
pela lista oficial de Cannes:
Agência |
Titulo |
Anunciante |
Produto |
AGE. |
BELLY |
GENERAL BRANDS |
CAMP LIGHT JUICE |
AGE. |
DUMPSTERS |
MTV |
JACKASS ON MTV |
AGE. |
LOST PUPPY |
GENERAL BRANDS |
CAMP LIGHT JUICE |
ALMAPBBDO |
BIN LADEN |
EDITORA ABRIL |
VEJA MAGAZINE |
ALMAPBBDO |
BUSH |
EDITORA ABRIL |
VEJA MAGAZINE |
ALMAPBBDO |
CARPET |
CASA DA CRIANÇA |
CHILDREN'S HOME PROJECT |
ALMAPBBDO |
FIDEL CASTRO |
EDITORA ABRIL |
VEJA MAGAZINE |
ALMAPBBDO |
GROWING OLD |
RADIO BANDEIRANTES |
SOCIAL AWARENESS |
ALMAPBBDO |
HI LINDA |
LET'S TALK |
LET'S TALK ENGLISH COURSES |
ALMAPBBDO |
JOHN BOUGHT A NEW CAR |
LET'S TALK |
LET'S TALK ENGLISH COURSES |
ALMAPBBDO |
SADDAM |
EDITORA ABRIL |
VEJA MAGAZINE |
ALMAPBBDO |
TABLE |
CASA DA CRIANÇA |
CHILDREN'S HOME PROJECT |
DDB BRASIL |
POLAROID |
TAM AIRLINES |
TAM EXPRESS COURIER SERVICE |
DDB BRASIL |
TELEPHONE |
TELEFONICA |
WEATHER FORECAST SERVICE |
F/NAZCA S&S |
CRUCIFIX |
MOVIMENTO NATURAL |
PUSH-UP BRA |
GIOVANNI FCB |
BABY |
FENDA SEGUROS |
LIFE INSURANCE AND RETIREMENT PLANS |
GIOVANNI FCB |
CEREAL WITH OLIVE OIL |
SC JOHNSON |
OFF INSECT REPELLENT |
GIOVANNI FCB |
ICE CREAM WITH KETCHUP |
SC JOHNSON |
OFF INSECT REPELLENT |
GIOVANNI FCB |
WATERMELON WITH MUSTARD |
SC JOHNSON |
OFF INSECT REPELLENT |
LEO BURNETT |
ECONOMIST |
MIAMI AD SCHOOL/ESPM |
MIAMI AD SCHOOL |
LEO BURNETT |
MERCEDES-BENZ |
MIAMI AD SCHOOL/ESPM |
MIAMI AD SCHOOL |
LEO BURNETT |
SILVER VIOLIN |
MIAMI AD SCHOOL/ESPM |
MIAMI AD SCHOOL |
LEO BURNETT |
WONDERBRA |
MIAMI AD SCHOOL/ESPM |
MIAMI AD SCHOOL |
LEW LARA |
BLACK |
SETE LEGUAS |
WORK BOOTS |
LEW LARA |
ELECTIONS |
FOLHA DE S. PAULO |
NEWSPAPER SUBSCRIPTION |
LEW LARA |
POWER |
FOLHA DE S. PAULO |
NEWSPAPER SUBSCRIPTION |
LODUCCA |
TEST-DRIVE |
IZZO MOTORCYCLES |
HARLEY-DAVIDSON MOTORCYCLES |
NEOGAMABBH |
DISAPPEARING |
MITSUBISHI |
LANCER EVOLUTION |
NEOGAMABBH |
MAN |
MITSUBISHI |
MONTERO SPORT |
OGILVY BRASIL |
FIVE SETS OF TEN |
UNISYS ARENA |
GYM CLUB |
OGILVY BRASIL |
FOUR SETS OF TEN |
UNISYS ARENA |
GYM CLUB |
OGILVY BRASIL |
MECHANIC ADHESIVE |
FIAT CAR DEALERS |
FIAT |
OGILVY BRASIL |
MECHANIC ADHESIVE |
FIAT CAR DEALERS |
FIAT |
OGILVY BRASIL |
PIANO LESSONS |
RODRIGO ALZUGUIR |
PIANO LESSONS |
PUBLICIS SALLES NORTON |
MOON |
PROCTER & GAMBLE |
VICKS VAPORUB |
PUBLICIS SALLES NORTON |
OLD COUPLE |
GRUPO PELA VIDDA |
AIDS PREVENTION CAMPAIGN |
PUBLICIS SALLES NORTON |
YOUNG COUPLE |
GRUPO PELA VIDDA |
AIDS PREVENTION CAMPAIGN |
(EX)PRESS & POSTER - RÁPIDA ANÁLISE
Entre as peças que mais chamaram atenção aqui no Palais
estão as novas criações francesas para o Playstation 2.
Não resta dúvida, as idéias e a realização
estão melhores do que as que ganharam o polêmico Grand Prix no
ano passado (recebido após a impugnação de uma campanha
portuguesa).
Os anúncios e cartazes que mostram uma mulher trocando de pele e vestindo
um corpo masculino peludo e tatuado e um homem que atarracha diferentes olhos,
bocas e orelhas estão acima da média (alias, ótima).
Mas algumas coisas podem tirar o GP destas peças. Primeiro, seria a terceira
vez em 5 anos que se daria o prêmio para a marca e a segunda consecutiva
para a agência. Depois, eu nunca ganhei nem rifa comprando todos os talões,
o que significa que se eu apostasse nesta peça, ela teria 100% de chance
de não ganhar.
Na parte de Outdoor, uma peça em especial aproveitou muito bem o mobiliário
urbano. A agência Jung von Matt, da Alemanha, que reafirma este ano que
continua entre as melhores do mundo, trouxe uma peça que mostra o rosto
de um homem humilde. Diz que precisamos fazer alguma coisa rápida para
deter as injustiças sociais e raciais.
Quando o mobiliário troca a peça (funciona como os triedros e
totens que temos no Brasil), o homem é enforcado. Seria não só
a primeira vez que eu acertaria um prognóstico, como também a
primeira vez que uma peça isolada, e não uma campanha, ganharia
nesta categoria.
Um cartaz da Neogama para a Mitsubishi também gerou comentários.
Traz um carro e quando se olha de lado, o carro some. Dá lugar a um texto
que fala da sua velocidade.
De resto muitos, mas muitos fantasmas.mal feitos. Talvez dê para entender
que uma pessoa que teve uma idéia que não conseguiu aprovar tenha
vontade de que ela seja reconhecida. Mas não que ela produza ela de maneira
tosca (tem layout exposto aqui). E que engane os melhores publicitários
do mundo. Isso sim assusta.
Nota do Marcio: Ô Fábio, se está exposto aí é
porque o júri deixou passar, não é? Isso é que assusta...
22 DE JUNHO DE 2004, TERÇA-FEIRA
NOITE DE SEGUNDA, DIGO, DE PRIMEIRA EM CANNES
|
Fabio Seidl, Marcelo Lobo e Diogo Mello. O Rio na
festa da delegação holandesa.
|
E aí, zuzo bem com vocêssshhh? Gue maneiro (hic!).
É, a noite de ontem foi com certeza melhor do que o dia. Depois de horas
de um long list modorrento até mesmo em categorias fortes como roupas,
tênis e acessórios (leia mais abaixo) os cariocas se dividiram
em dois eventos.
Na (falta de) qualidade de correspondente, fiz o enorme sacrifício de
ir aos dois e vocês não imaginam o quanto estou chateado por isso.
A primeira boa da noite foi a festa dos Royal Dutch Dogs, malucos holandeses
que descem de Amsterdam até Cannes de ônibus e pagam a viagem com
parte da renda da cerveja desta festa.
A festa tinha a fama de ter a cerveja mais barata da cidade (4 Euros), até
um francês malandro fazer um estágio no Rio e colocar uma barraquinha
na porta vendendo mais barato (3 mangos).
Já no evento chegou a informação de que o Brasil teria
10 leões em Impressa e Outdoor. Pelo que se comentou, o Rio não
teria levado nada.
Mas apesar disso e do friozinho que chegou a Cannes - hoje já faz calor
de novo - a farra foi grande com gente de toda parte do mundo se confraternizando
na praia D'Okey.
|
Comissão de frente do Rio em Cannes: Rosana
Braem e Marcos Pedrosa, (CG Com), Alvaro Rodrigues (Agencia 3), Andre
Regnier (CG Com), Fabio Seidl (4x4), Ricardo Real (Script), Diogo Mello
(BBDO Portugal), Bruno Richter (OPM) e Marcelo Lobo (Script).
|
A festa também serviu para os cariocas que estão em outras cidades
reencontrarem a turma que trabalha no Rio.
Depois, a boa era seguir para onde estivessem rolando manifestações
da Fête de La Musique, a série de festas que marca a chegada do
verão em toda a França.
O ponto alto estava no quarteirão dos fundos do Hotel Carlton, onde grupos
de Djs e dançarinas armaram uma mega festa, que ainda teve como incentivo
extra a classificação francesa na EuroCopa.
Nas janelas das casas que ficavam nestas ruas, os moradores dançaram
até o início da madrugada. Já as farmácias daqui,
que poderiam oferecer aquele Engovizinho camarada, já estavam todas fechadas.
Duro é acordar e encarar como primeira sessão de comerciais, a
categoria Bebidas Alcóolicas.
FUTEBOL EUROPEU MOVIMENTA CANNES.
Em 2002, o festival de Cannes ganhou um atrativo extra. A Copa trouxe para o
festival um clima diferente, com pessoas de diversas partes do mundo assistindo
os jogos no Palais e participando da festa brasileira.
Este ano, com o Campeonato Europeu de Seleções, também.
Com algumas diferenças.
|
Um correspondente tem que ir onde o povo está.
Fabio Seidl mostra a algazarra nas ruas de Cannes.
|
Os jogos não são no horário do festival, mas a Euro 2004
já está mexendo com a galera.
Na Copa, a Heineken liberava cervejinhas quase geladas pra galera no Palais.
Este ano, quem faz as honras é o McDonald´s, patrocinador da Euro
2004.
E aí nada de Big Mac de graça. Nem um nuggetzinho. Oferecem café
e um telão com informações, notícias e repetecos
dos jogos. Quem quiser hambúrguer que atravesse a rua e compre (e a loja
está sempre cheia).
Como a Lions Village fecha às 18h e as partidas são um pouco mais
tarde, muita gente tem recorrido aos bares da região para curtir os jogos
de Portugal (time adotado pelos brasileiros), Inglaterra, França, Itália,
Alemanha e Holanda.
Nos próximos dias, o torneio chega às quartas-de-final. E o clima
deve esquentar.
FESTIVAL SEM SURPRESAS ATÉ AQUI, DIZEM OS CARIOCAS.
A delegação carioca parece ser unânime quando analisa o
nível das peças apresentadas até aqui. Mesmo na mídia
impressa, é difícil apontar algo fora de série, ou realmente
inovador.
A exceção, talvez, esteja na categoria Outdoor, com uma peça
japonesa (será que é japonesa ou estou cometendo a gafe de dizer
que é tudo igual? Provavelmente) para a Adidas se destaca de todas.
|
Ricardo Real (Script) comemora a gravidez da esposa
Patricia Derenne. Alvaro Rodrigues (Agencia 3) comemora o premio de Profissional
de Propaganda do Ano no Colunistas. Diogo Mello (BBDO Portugal, ex-Script)
comemora seu short list em Cannes.
|
Você já deve ter recebido por email: Dois homens jogam bola de
verdade num outdoor colocado no alto de um prédio, amarrados por cabo
de aço. Em filmes, até agora, nada impactou de verdade a turma
do Rio. Mesmo na chamada "categoria Nike", os dois melhores filmes
usam fórmulas conhecidas. O Olé, com Brasil e Portugal e a continuação
do filme Tag, desta vez numa quadra de basquete. Correndo por fora, a divertidíssima
campanha dos relógios Timex, com cenas absurdas como um astronauta chegando
atrasado, de carro, ao lançamento do seu foguete. Fora isso, indianos
e alemães vão se destacando cada vez mais em press. Dizem, ajudados
por jurados influentes. Mas este amigo aqui discorda, conforme a nota aí
a seguir.
PRESIDENTE DO FESTIVAL É QUASE UM CARIOCA.
Eu não sei o quanto um presidente tem influência sobre um júri
em Cannes. Sei que o cara não pode julgar, administra um monte de problemas
e um grupo que não é fácil. Aí se der merda, a culpa
é dele. Mas torço para que o indiano (é seu primo, Abu?)
Pyush Pandei, o nome deste ano, tenha sorte.
Encontrei com Pandei em uma fila de um salão aqui em Cannes (para efeito
de piada, sim, era uma fila indiana) e troquei algumas idéias com ele
e alguns de seus amigos esquisitos (é seu primo, Abu!), todos de turbante.
Pareceu ser um grande cara.
Pandei, ex-jogador de cricket (!) e ex-provador de chás (!!), colocou
a Índia no mapa criativo do mundo, tendo como clientes cremes para hemorróidas,
laxantes e supercolas. E isso lá em Mumbai. Fala a verdade, nem a Tia
Regina, professora de Geografia, te falou dessa cidade (e fala a verdade, todo
mundo teve uma professora chamada Regina).
No momento em que a publicidade anda muito bundona, acho que é o homem
certo para representar a classe. É bem humorado, simples, trabalha sem
grandes produções e com grandes idéias. Ou seja, quase
um carioca.
Tomara que contagie todo mundo por aqui.
BRASIL LEVA APENAS 10 LEÕES NO P&O
Mais uma vez as agências do Rio não tiveram quem as defendesse
no júri de Cannes, ficando de fora da distribuição de Leões,
apesar de um anunciante sediado no Rio -- a Embratel -- ter campanha premiada
para a AlmapBBDO.
Aliás, mesmo para o Brasil a situação não foi das
melhores. Líder absoluto de inscrições no concurso de Press
& Outdoor, com 1.472 peças (um investimento de R$ 1,62 milhão),
o país conquistou apenas 10 Leões, um volume ainda menor que os
16 de 2003.
E novamente o júri de Cannes fez aquela coisa estranha de duplicar o
prêmio para a mesma peça inscrita como Press e como Outdoor, o
que, na opinião deste colunista, é apenas um incentivo para inscrições
em dobro.
Vejam os trabalhos brasileiros premiados (clique nas imagens para vê-las
ampliadas):
OURO
"Bin Laden / Bush / Fidel / Saddam"
(Press) |
|
AlmapBBDO para revista Veja |
"Bin Laden / Bush / Fidel / Saddam"
(Outdoor), |
|
AlmapBBDO para revista Veja |
"Favela" |
|
Leo Burnett para Akatu |
PRATA
"Carro / Trem / Avião |
|
AlmapBBDO para Embratel |
BRONZE
BRASIL TEM 51 FINALISTAS NO CYBER LIONS
Veja a seguir a relação dos trabalhos brasileiros finalistas na mídia digital:
Agência
|
Título
|
Anunciante
|
Produto
|
A1 INTERATIVA
|
HEAVY LOAD
|
BRIDGESTONE FIRESTONE
|
BRIDESTONE TYRES
|
AGENCIACLICK
|
AFRICA
|
AFRICA ADVERTISING
|
ADVERTISING AGENCY
|
AGENCIACLICK
|
BALLOON
|
WWF BRASIL
|
WWF BRASIL
|
AGENCIACLICK
|
DISGUISE
|
AGENCIACLICK
|
WEB DESIGN AGENCY
|
AGENCIACLICK
|
MONKEY
|
WWF BRASIL
|
WWF BRASIL
|
AGENCIACLICK
|
PUPPY WORLD
|
WWF BRASIL
|
WWF BRASIL
|
AGENCIACLICK
|
TATTOO
|
INDT
|
CODE BLOOD DEVELOPMENT COMMUNITY
|
ALMAPBBDO
|
OFF ROAD
|
AUDI
|
ALLROAD QUATTRO
|
ALMAPBBDO
|
SENTENCE
|
BAYER
|
ASPIRIN
|
AOL BRAZIL
|
MATRIX
|
AOL BRAZIL
|
AOL MOVIE CHANNEL
|
DDB BRASIL
|
BASQUE PELOTA
|
TELEFONICA
|
SPEEDY INTERNET CONNECTION
|
DDB BRASIL
|
BUSINESS CLASS
|
TAM AIRLINES
|
TAM AIRLINES
|
DDB BRASIL
|
KARATE
|
TELEFONICA
|
SPEEDY INTERNET CONNECTION
|
DDB BRASIL
|
LOST
|
ITAU INSURANCE
|
INSURANCE
|
DDB BRASIL
|
PLUG
|
ITAU INSURANCE
|
INSURANCE
|
DDB BRASIL
|
ROCKET
|
TELEFONICA
|
SPEEDY INTERNET CONNECTION
|
DDB BRASIL
|
TESTIMONIAL
|
TAM AIRLINES
|
TAM EXPRESS
|
EURO RSCG 4D
|
DRAG
|
INTEL
|
CENTRINO
|
EURO RSCG 4D
|
MONSTERS
|
INTEL
|
CENTRINO
|
EURO RSCG 4D
|
SUICIDE
|
TIM
|
SUPER TROCA GSM
|
EURO RSCG 4D
|
TONY HAWK
|
NOKIA
|
NGAGE MOBILE & GAME DECK
|
F/NAZCA S&S
|
FLOR SUMMER 03
|
B4-FLOR
|
BEACHWEAR & SPORTSWEAR
|
LODUCCA
|
CHOICE
|
SPVS
|
WILD ANIMAL AND VEGETABLE SPECIES CONSERVATION
|
LODUCCA
|
ILLUSIONISM
|
IZZO MOTORCYCLES
|
HARLEY-DAVIDSON CYCLES
|
LODUCCA
|
RONC
|
NISSIN AJINOMOTO
|
CUP NOODLES
|
LODUCCA
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SILENT MOVIE
|
2001 VIDEOLOCADORA
|
DVD RENTAL AND SALES
|
LODUCCA
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SOAP
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UOL - UNIVERSO ONLINE
|
UOL GAY
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LODUCCA
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TRICK
|
2001 VIDEOLOCADORA
|
DVD RENTAL AND SALES
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LOO
|
DEERS
|
SAO PAULO ZOO
|
NIGHT TOURS
|
LOO
|
ELEPHANTS
|
SAO PAULO ZOO
|
NIGHT TOURS
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OGILVYINTERACTIVE
|
KARAOKE
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UNISYS ARENA GYM CLUB
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GYM ENROLMENT
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OGILVYINTERACTIVE
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LADY
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ABPA
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DONATION APPEAL
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OGILVYONE
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BEE
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RENAULT
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RENAULT CLIO
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OGILVYONE
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BIRD
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CNA ENGLISH SCHOOL
|
ENGLISH COURSE
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OGILVYONE
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DOG
|
CNA ENGLISH SCHOOL
|
ENGLISH COURSE
|
OGILVYONE
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FLOWER
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CNA ENGLISH SCHOOL
|
ENGLISH COURSE
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OGILVYONE
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LIPS
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TERRA NETWORK
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TERRA SHOPPING
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OGILVYONE
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MORPH
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GRAACC
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GRAACC CHILDREN'S CANCER CHARITY
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OGILVYONE
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MOTOFLYER
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MOTOROLA
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E380 MOBILE PHONE
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OGILVYONE
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ON DEMAND SIMULATOR
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IBM
|
IBM
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OGILVYONE
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RAZOR
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GILLETTE
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PRESTOBARBA RAZOR FOR WOMEN
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REASONS
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SÃO PAULO CREATIVE CLUB
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CREATIVE CLUB ENROLMENT
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OGILVYONE
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V600
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V600 MOTOROLA
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OGILVYONE
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PUBLICIS SALLES NORTON
|
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|
ABRIGO BEZERRA DE MENEZES
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FUND FOR THE HOMELESS
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PUBLICIS SALLES NORTON
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|
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RAPP DIGITAL BRASIL
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SKY TV
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BRAZILIAN SOCCER CHAMPIONSHIP
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RAPP DIGITAL BRASIL
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SO BIG
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CITROËN
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CITROËN C8
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TBWA
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TEQUILA
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GRIP
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ADIDAS DO BRASIL
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TRAXION TECHNOLOGY FOR TENNIS SHOES
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VIRTUALNET
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IDENTIDADE O FILME
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COLUMBIA PICTURES
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IDENTITY MOVIE
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YOUNG BRASILEIRO FOI BIG BROTHER
Não
é piada. E você também não abriu o site da Caras.
Descobriram mesmo que o mineiro Eduardo Pinto Coelho, da UniBH, vencedor do
Premio Apple na Categoria Video Digital e que está em Cannes como Young
Creatives é, na verdade, o Edu do último Big Brother.
A revelação foi feita por publicitários que assistem com
mais frequência a
Rede Globo. O jovem criativo quase passou desapercebido, mas os colegas não
perdoaram. Edu, lembra o pessoal, foi o segundo eliminado do programa e escapou
das garras da Cida, Dotadão e cia.
YOUNGS PORTUGUESES LEVAM PREMIO. DOIS SÃO DO BRASIL.
Informações de bastidores dizem que o trio português acaba
de ser premiado com Young Cyber Lions. Na equipe lusa, dois criativos são
do Brasil: o redator Claudio Lima (que com o carioca Tico Moraes já havia
levado um leão no ano passado, para o cliente Off, da FCB Portugal) e
o diretor de arte Daniel Prado.
O prêmio de Press teria ido para a Itália.
LEÃO PORTUGUÊS TAMBÉM É DO BRASIL
A campanha do Hot Ketchup Heinz, único leão conquistado por Portugal
em Press também é de brasileiros. Dirigidos por Alexandre Okada,
Gustavo Victorino e Otávio Schiavon levaram o Bronze para a Leo Burnett.
Os três já haviam trabalhados juntos na Leo em São Paulo.
CELULARES VIRAM MOTIVO DE CHACOTA
A turma do Rio - e de todo o Brasil - está desesperada com a rede GSM
francesa. Os celulares simplesmente não funcionam. As operadoras locais
já ganharam apelidos pouco elogiosos. O mais light ficou com a operadora
SFR (meu caso) que passou a ser chamada na boca pequena de "SiFéRre".
E se eu me ferrei, pior pra quem usa a Bougytel ou a Vodafone Internacional.
A rapaziada trocou as letras G de Bougytel e a V de Vodafone por outras, para
dar-lhes um ar mais condizente com o que parecem.
EURICO MIRANDA COMANDA OS YOUNGS?
Tradicionalmente, a premiação dos Young Creatives era realizada
junto da cerimônia de entrega dos leões de mídia impressa.
Como este evento ficou inchado com a entrada dos Cyber Lions e a mudança
da categoria Poster para Outdoor, alguém inventou de tirar os Youngs
de lá e colocá-los junto...dos Media Lions e dos Direct Lions.
Tudo a ver.
Ainda bem que a gente está num país organizado como a França.
Então, hoje, 19h aqui (15h no Brasil), os Youngs recebem seus prêmios
e as palmas dos profissionais de marketing direto, mídia e quem sabe,
do Eurico Miranda que só pode ter sido o pai dessa idéia.
PERGUNTA DO DIA
Não é esquisito você participar de um festival e ser chamado
de delegado?
DDB LONDON DEVE LEVAR O GP DE PRESS
Apesar de não ser oficial, está praticamente confirmado
que a peça "Cops", da DDB London para o Volkswagen Polo será
a vencedora do Grand Prix de Imprensa, ficando a ação "Missile
Car", da J.Walter Thompson de Kuala Lumpur (Malasia) para o Channel 9, a
vencedora da área de Outdoor.
A Janela mostra, em absoluta primeira mão na imprensa brasileira, a criação
das duas agências:
GRAND PRIX DE PRESS:
GRAND PRIX DE OUTDOOR:
23 DE JUNHO DE 2004, QUARTA-FEIRA
ENTRANDO PELA JANELA
|
Seleção do Brasil na
festa dos Youngs. Abaixo: Toaldo (Master) e Marcelinho (Script) no ataque.
Meio-campo: Bruno (OPM), Myriam (McCann), Ana (VS), Monica (Contemporânea)
e Diogo (BBDO Portugal). Na defesa, Alvinho (Agência3) e Fabio
(4x4). Notem a careta deste colunista depois de pular a fenêtre.
|
Como um bom representante do Marcio Ehrlich, ontem tirei o dia para encher
o saco de alguém. No caso, dos assessores de imprensa do Festival.
O motivo pelo menos foi nobre: eu queria entrar nas festas oficiais, mas a minha
credencial de imprensa "B" (é sério!) não me
permitia. Fui perguntar o que eu deveria fazer para ser imprensa "A".
- "Deixe-me ver". Disse a francesa. "Para começar avaliamos
o tipo de cobertura que o seu veículo faz."
- "Fudiô."
- "Pardon?"
- "Nada. "
- "Você é de onde mesmo?"
- "Le Janelá."
- "Sei. É, você é B mesmo."
Juro por tudo. E aí fui fazer o que deveria ser feito. Tentar entrar
de penetre. Ou melhor, pela Fênetre. Já conto essa história.
|
Confraternização de produtores cariocas
no La Pizza
|
TUDO COMEÇOU EM PIZZA
Um dos restaurantes preferidos dos brasileiros virou o La Pizza, que fica abaixo
da região conhecida como o Pelô. O La Pizza oferece vários
diferencias dentro de sua vasta gastronomia. Por exemplo: é baratinho.
Mas ontem, além de Keith Reinhard, presidente mundial da DDB estava lá,
o que mostra que ou somos mesmo chiques, ou Mr.Reinhard não gosta muito
de pagar contas, só de ganhá-las. Mas lá no La Pizza que
aconteceu outra história curiosa.
Estavam lá um brasileiro e um português conversando.
- Mas como tem viado nesse país, hein?
- É verdade, olha esse garçon aqui.
- Ah, esse atraca de popa.
- Pula-pocinha. Paneleiro.
- Bicha que não acaba mais.
- Deve roubar todo o peperoni da cozinha.
- Mas tem pinta de inglês. Inglês boiola.
Eis que chega o garçon.
- Vocês são brasileiros? Eu sou escocês, mas morei um tempão
lá no Brasil.
Hora de ir para as festas.
|
Os diretores de arte Bernardo Cople (Carioca) e José Luis Vaz (NBS) na festa dos Youngs.
Alguma dúvida se a festa estava boa?
|
AS FESTAS DE ONTEM
O ponto de partida foi a primeira cerimônia de premiação,
onde os Young Creatives receberam seus prêmios ontem junto com os Media
e Direct Lions.
De lá, havia dois destinos. Ou a festa dos Youngs ou o Opening Gala,
a festa oficial, apelidade pela galera de festa dos Olds.
Boa mesmo estava a dos Youngs (na outra eu não pude entrar), onde o segurança
em 2 minutos me colocou para dentro. Com pouco papo, consegui também
uns tickets para bebida de graça.
E logo todo mundo que estava nos Olds começou a migrar para os Youngs,
depois de encher a papuça de comida.
A festa tinha lá suas coisas esquisitas. Por exemplo, apesar de ser na
praia, na beira do mar, as pessoas iam fazer xixi no banheiro, provocando grandes
filas.
Outra: lá pelas tantas, disseram que a bebida tinha acabado. Mas para
o primeiro que aparecesse com 5 Euros, o garçon fazia uma mágica
de aparecer até whisky.
Às 3 da manhã, o DJ resolveu encerrar seus serviços e foi
saudado por uma série de gritos em português. Primeiro dos brasileiros,
depois dos gringos todos.
Impressionante como português é uma língua que é
entendida por estrangeiros. Deve ser porque temos muitas palavras que existem
em outros lugares. Cou, por exemplo, é pescoço em francês.
Se seguiu o que o foi recomendado pelos "convidados" da festa, o DJ
francês deve ter ficado com o pescoço ocupado a madrugada toda.
MAIS TARDE TEM MAIS
Logo mais teremos a cerimônia de entrega dos Leões de Press &
Outdoor. A comemoração é livre e algumas festas já
começam a ser armadas no Palais. Depois eu conto como foi.
PERGUNTA DO DIA
Porquê todos os publicitários do mundo escolheram o Hotel Martinez
para tomar a saideira em Cannes, se a cerveja lá custa 35 Reais?
Alguém quer ser sócio de uma filial do Belmonte por aqui?
E O FESTIVAL, COMO ANDA?
Pois é, publicidade, né? Bem, os cariocas aqui concordaram que além
da peça inglesa (da DDB para VW Polo) escolhida para o Grand Prix de mídia
impressa ser muito boa, não havia nada que realmente estivesse acima da
média no short list.
A idéia traz um monte de policiais se preparando para atirar e ao invés
de estarem atrás de um carro da polícia, estão atrás
de um Polo que está ao lado.
Soube por fontes próximas ao júri (de vez em quando eu também
apuro alguma coisa), que houve muita discussão em torno de qual peça
seria escolhida e que um jurado belga, representando a França, foi o maior
defensor da peça vencedora.
Soube-se depois que o belga representava a agência que no ano passado havia
ganho o GP com Playstation e - dizem - tratou de evitar que este ano o prêmio
fosse para outra agência da França que não fosse a sua. Será?
Em Outdoor, venceu uma peça realmente diferente e é nessa categoria
que estiveram as idéias mais inovadoras. Para anunciar um canal de filmes
de ação, uma agência da Malásia prendeu mísseis
infláveis em uma pickup e toda vez que ela andava pela rua, parecia estar
sendo seguida pelos foguetes.
A peça japonesa do futebol aéreo para Adidas, que eu comentei aqui
ontem, também quase levou o GP (eu falei que eu não acerto previsão
de nada). Mas já havia levado ouro em Media Lions E Outdoor, algo talvez,
inédito. E o júri relevou.
O Brasil, como já se disse, não foi bem e parece que anda recebendo
uma certa implicância.
Dizem que um dos jurados soltou até uma piadinha, insinuando que só
poderíamos ser uma das melhores economias do mundo, já que éramos
um dos países que mais havia inscrito. Que mané. Ele provavelmente
não reclamou com o presidente do júri, o indiano Pyush Pandei de
ver a Índia bem no short list.
|
Salem exibe o primeiro ouro conquistado pelo Brasil
em 2004.
|
E NA PROGRAMAÇÃO DE HOJE.
O TROCADILHO DA LEO PARA AS MULHERES...
"Miss Understood: she´s not buying your ads" foi
o tema escolhido para a Palestra da Leo Burnett desta quarta em Cannes. O título
brinca com "Não Entendeu" e "Senhorita Compreensiva",
traduzindo mal e porcamente. Fala sobre o fato da publicidade não prestar
atenção no potencial público feminino.
Quem responde pelo cargo de CEO da Leo e comanda o evento é...uma mulher,
Linda Wolf. E está certa na sua colocação.
A Leo aliás, está com dois criativos brasileiros em cargos estratégicos
no exterior: além de Alexandre Okada em Portugal, Carsus Dias recentemente
assumiu a direção criativa em Miami.
...E OS BRASILEIROS BEM NA FITA DO ALEMÃO.
Na outra palestra do dia, uma das mais esperadas, o cineasta Hermann Vaske apresenta
mais um de seus documentários sobre criatividade.
Vaske, que costuma ser genial e sempre dar uma alfinetada na nossa turma (a
gente apanha, mas gosta) escalou um time de peso: Alex Bogusky, Coppola, Terry
Gilliam, Jacques Séguéla, Malcolm McLaren, Wim Wenders e dois
brasileiros: Marcelo Serpa (o presidente da Almap BBDO participou dos três
últimos filmes e debates) e Fernando Meirelles, com moral cada vez mais
alta por aqui.
COINCIDENCIAS NOS YOUNGS
Na apresentação dos Youngs de ontem, foram expostos trabalhos
que seguiram exatamente a mesma linha de raciocínio. O briefing pedia
que se convencesse grandes empresas a patrocinarem a luta contra AIDS.
E apareceram as seguintes idéias:
- Placa de Funcionário do Mês com uma pessoa morta: 2 vezes
- Slogans de marcas famosas construindo uma frase: 3 vezes
- A palavra AIDS subtraída da letra S (Aid= ajuda, que já havia
ganhou um Young anos atrás): 2 vezes
- Fita vermelha da luta contra a Aids transformada em gravata ou em marca (2
swooshs da Nike, por exemplo): 3 vezes
A idéia italiana vencedora tinha um título muito simples: "Pela
primeira vez, sua empresa precisa trabalhar por um resultado negativo."
E em cima, um tubo usado em coletas de sangue.
WILSON ANDA PARA TRÁS
O filme 'Wilson" da Nokia, criado pela Lew, Lara, premiadíssimo
no Brasil e apontado como um favorito para Leão no Cannes Predictions
Brasil, tem um irmão gêmeo na categoria carros. Um homem que anda
para trás pára e observa um automóvel e depois anda para
frente.
Tomara que não atrapalhe o filme brasileiro, muito melhor realizado.
Segundo comentários, ambos teriam sido inspirados em um curta-metragem
(?), ou seja a referência é comum. Este não é o único
caso de simbologias semelhantes este ano em Cannes, embora as coincidências
tenham diminuído.
Infelizmente, este ano é o das idéias continuadas. As melhores
idéias de várias categorias já foram premiadas anteriormente.
Caso da campanha Play (da Nike, agora em um ginásio), Olé (mais
uma vez da Nike, com jogadores fazendo malabarismos, já lugar comum na
categoria) e Real Men of Genius, os heróis esdrúxulos da Budweiser.
24 DE JUNHO DE 2004, QUINTA-FEIRA
NEW DIRECTOR'S: O NOVO DE NOVO
|
Os cariocas-lusitanos com Pascaline e Esméralda
Petit, as inevitáveis oncinhas de Cannes (leia mais abaixo sobre
elas). Como a programação do festival, ano sim, ano também
elas estão por lá.
|
A programação de Cannes tem se repetido ano após ano,
o que traz o risco de o festival ficar desinteressante. Ano sim, ano também,
a organização escala um seminário do jornalão americano
USA Today, outro da rede de agências japonesa Dentsu.
As exceções desta monótona reciclagem são os filmes
de Hermann Vaske (que falei na Fenêtre de ontem) e o rolo dos New Directors,
apresentados pela Saatchi e Saatchi. O rolo de jovens diretores sempre traz
boas referências (ano passado tivemos dois brasileiros na seleção)
e uma introdução teatral sempre criativa. Bom seria se todas as
outras fossem assim.
VAZAMENTO EM CANNES
Talvez só o New Director´s tenha prendido alguém nesta
quinta pela manhã aqui. De resto, os cariocas e os demais (tem sempre
um espírito carioca dentro dos gringos) estão matando o festival
e indo passear por outras cidades no sul da França.
Afinal, amanhã tem short list (a expectativa é de cerca de quase
6h de exibição) e o pessoal está ficando meio torto de
tanto ver comercial. E imaginando o verão europeu comendo solto lá
fora.
CANNES ANTI-MALANDRAGEM
Cansados de nunca fecharem a conta certa das camisas e bolsas que dão
no festival, em função de pessoas que pedem camisas e bolsas várias
vezes, como se fossem recém-chegados ao Palais, a organização
tomou uma providência.
Agora, ao pegar sua bolsa e camisa, seu crachá é scaneado por
um leitor de código de barras. E se você quiser comprar, custa
15 Euros cada item.
FESTIVAL SE RECUPERA
Se em 2003 Cannes esteve deserta, este ano o público e os expositores
voltaram a investir. As salas estiveram cheias (e não pára de
chegar gente para o short list) e os stands andam bem movimentados. Tomara que
seja o fim da crise internacional, que nos afeta diretamente.
PS:
Se essas colunas que você vem lendo estiverem cheias de erros, a culpa
é do Marcio. Daqui, com teclados em francês e a sala de imprensa
lotada, nem sempre dá pra revisar, ok?
Pronto, tirei o meu da reta.
SOBRE
AS ONCINHAS
Mãe e filha, Pascaline Benito e Esméralda Petit
são figuras já tradicionais nos festivais de Cinema e de Publicidade
de Cannes. Os americanos as conhecem como "Leopard Ladies" e os
franceses como "Femmes Panthères".
As duas são originárias de Armentières, no norte da
França e há 21 anos aproveitam o verão europeu para
os seus momentos de fama. A rotina é invariavelmente a mesma. Durante
todo o dia, atravessar de ida e volta a Croissette, na orla, além
de subir e descer, à noite, a ladeira do Suquet, que os brasileiros
apelidaram de "Pelourin". Ninguém as vê sentadas
em qualquer restaurante ou com qualquer outra companhia. Estão sempre
indo e vindo. E sendo fotografadas pela imprensa e pelos turistas.
Pouco se sabe sobre o que fazem durante o restante do ano. Mas neste festival
de Cinema de 2004, Esméralda, a filha, estreou com três curta-metragens,
que ela mesma escreveu, produziu e dirigiu. Um deles, "Beleza Efêmera",
conta a história de um menino doente mental que transforma em estrela
a quem olha. O fime de 15 minutos (um ótimo tempo para falar de fama)
custou US$ 10 mil e mobilizou uma equipe de 60 pessoas, sendo filmado em
10 dias.
Outra novidade da dupla é que no momento são candidadas a
vereadoras na cidade de Lille, pelo partido PDA, que significa Partido de
Defesa dos Animais... (Marcio Ehrlich)
|
BRASIL FICA COM 28 FILMES NO SHORTLIST
A Giovanni FCB e a McCann foram as únicas agências do Rio a incluir
trabalhos no shortlist do Cannes Lions, a tradicional premiação
de filmes publicitários.
Vejam a seguir a lista dos finalistas brasileiros no Cannes Lions:
Agência
|
Título
|
Anunciante
|
Produtora
|
ALMAPBBDO
|
Música
|
Alpargatas
|
Jodaf
|
ALMAPBBDO
|
Bebê
|
Alpargatas
|
Jodaf
|
ALMAPBBDO
|
Jesus
|
Alpargatas
|
Sentimental
|
ALMAPBBDO
|
Velho
|
Eye care
|
Academia
|
ALMAPBBDO
|
Lista de Natal
|
Visa
|
Cine
|
ALMAPBBDO
|
Gente Feia
|
Vw
|
E Produções
|
ALMAPBBDO
|
Sushi
|
Vw
|
Cine
|
DM9DDB
|
Ataques Cardíacos
|
Bonjour French School
|
Movi&Art
|
DM9DDB
|
Mandamentos
|
Jewish Film Festival
|
Movi&Art
|
DM9DDB
|
Ladrão
|
Lycra
|
Jodaf
|
DM9DDB
|
Engordando
|
Min da Saude
|
Jodaf
|
DM9DDB |
Bebê
Chorando |
Cia.Athletica |
Jodaf |
DM9DDB
|
Presente
|
TAM Express
|
|
EUGENIO
|
Mão
|
Gnt
|
Sambi
|
F/NAZCA
|
Mosquitos
|
Arno
|
Zero
|
F/NAZCA
|
Urso
|
Restaurante Leoncio
|
Zero
|
FALLON
|
Visitante
|
Masp
|
Dínamo
|
GIOVANNI (RIO)
|
Régua
|
Club med
|
Caradecão
|
LEO
|
Prisioneiro
|
Fiat
|
República
|
LEO
|
Tempo Passando
|
Fiat
|
Conspiração
|
LODUCCA
|
Côro
|
96 rock
|
Seven
|
MASTER
|
Preço
|
Ciavena
|
Seven
|
MASTER
|
Teste de Preconceito
|
Min da Saude
|
Sentimental
|
MASTER
|
Teste de Resistência
|
Min da Saude
|
Academia
|
MCCANN (RIO)
|
Abelha
|
TIM
|
|
OGILVY
|
Cadeira
|
Fit food
|
Made
|
OGILVY
|
Alto-Falantes
|
Unilever
|
Produtora Associados
|
PUBLICIS SALLES
|
Pulgas
|
Ralston purina
|
Lobo
|
25 DE JUNHO DE 2004, SEXTA-FEIRA
CARIOCAS QUEIMADOS EM CANNES
O forte sol de ontem levou boa parte dos cariocas às praias da Côte
D' Azur ontem.
Juan Le Pins, St. Tropez e Antibes estiveram entre as mais concorridas. O que
se viu mais à noite foi a galera com um bronzeado de dar inveja aos frequentadores
do Posto 9.
Eze (foto à direita), vila medieval incrustada numa colina próxima
de Mônaco, também foi invadida pelos cariocas. A turma bem humorada,
foi parar até num cemitério para não ter que pagar para
fotografar do mirante da cidade. E em Mônaco, não teve quem resistisse
a fazer o circuito de F1.
|
A cerimônia de Press, sem bronzes anunciados.
|
JÁ NO PALAIS, O BRONZE NÃO APARECE
Os criativos ainda estão inconformados com a decisão da Comissão
Organizadora do festival banir da apresentação dos prêmios
os leões de bronze.
Antigamente, quem ganhava ouro subia ao palco, prata e bronze eram anunciados.
Mas como a cerimônia ficou inchada com os Cyber Lions e várias
explicações sobre os websites vencedores, quem ganha Bronze sequer
tem seu nome citado. Nem agência, cliente, nada.
Não se sabe ainda se amanhã, na cerimônia dos filmes, a
gafe se repetirá.
EURICO MIRANDA ATACA DE NOVO
Está quase confirmado que Eurico Miranda e Caixa D'Água estão
na organização do Festival de Cannes. Não fosse verdade,
quem mais teria inventado de colocar uma apresentação da série
de documentários criada pelo grupo Y&R logo depois exibição
do exaustivo short list?
|
Cariocas nos bares de Cannes. A delegação mais animada,
sem dúvida, foi a brasileira.
|
ITALIANADA FOI A PREFERIDA DOS CARIOCAS
Os cariocas escolheram ontem a festa das produtoras italianas como o Grand Prix
das festas deste ano (cacete, estou virando um Amaury Jr.). Este colunista será
obrigado a concordar. O evento, realizado no Salão de Convenções
do Palm Beach Casino estava perfeita. Três ambiente de música,
um mega lounge, clima bacana e cerveja gelada (raro por aqui). Na festa dos
italianos, o Accioly, da Academia, foi o cicerone dos cariocas. Ele conseguiu
25 convites para os brasileiros.
A EXPECTATIVA PELO RIO E PELO BRASIL
A coluna de hoje começou a ser escrita no intervalo do Short List de
filmes, que teve duração de 7 (isso, sete) horas. Abelha, da McCann
e Ilustrada para TIM e Régua, da Giovanni e CaradeCão para Club
Med foram apresentados.
A categoria em que concorre a McCann apresenta concorrentes fortes e um filme
para BenQ que lembra a idéia da McCann, um homem usa seu laptop no meio
da floresta para gerar a imagem de um sapo e espantar um bando de mosquitos.
O da McCann, porém supera de longe este concorrente alemão em
produção, timing, idéia, humor, enfim, a galera aí
no Rio pode ficar tranquila.
Outros brasileiros passaram bem. A campanha de Mizuno, mesmo dentro da fortíssima
categoria "Nike", foram muito aplaudidos. Idem para os premiadíssimos
Chaves da Master para Audi Ciavena e Cadeira, da mesma agência para o
Ministério da Saúde. Outro forte candidato a leão é
Mosquitos da F/Nazca para Ventiladores Arno. Além de sobrar na turma,
o filme tem poucos e fracos concorrentes na final.
Só vale lembrar que a reação do público em nada
afeta a decisão dos jurados que aliás, nem fica sabendo o que
se passa no auditório.
|
Marcinho Juniot, da Publicis Rio, foi único criativo
do mercado carioca a subir no palco do Palais até agora. Ouro pela sua
ex-agência Leo Burnett. A bandeira ao contrario faz menção ao seu anúncio,
que trazia uma foto de cabeça pra baixo
|
FILME DA DM9 ESTAVA FORA DA LISTA
O filme da DM9 para a Cia Athlética em que um homem é confundido
pelo bebê como se fosse a mãe por causa do peito gordinho não
estava no short list original divulgado pela Sawa, organizadora do festival.
Além deste, que venceu o Cannes Predictions no Brasil e foi apontado
como favorito a leão, outros dois filmes internacionais apareceram na
projeção, mas não no documento oficial dos finalistas.
FAVORITOS SÃO OS MESMOS DE SEMPRE
Ainda sobre Nike, vale comentar uma manobra serelepe da Adidas que inscreveu
toda a sua campanha Impossible is Nothing na categoria Imagem Corporativa. Deve
pegar seu leão lá mesmo.
O filme inglês Montanha, para Playstation 2, que foi filmado no Rio (!),
também foi mutíssimo bem recebido.
Porém a campanha preferia de muita gente por aqui é Real Men of
Genius, da Budweiser, que já levou ouro no ano passado, com uma campanha
se não melhor, mais inusitada.
Budweiser aliás conseguiu ter 29 dos 40 finalistas da categoria Bebidas
Alcóolicas. Destes 25 são da DDB Chicago. Algo parecido aconteceu
com os trabalhos da Fedex, da BBDO americana que ocupou 8 dos 18 postos de finalista
na categoria.
|
O redator Bruno Pinaud assistindo o short de filmes.
Torcendo pelos colegas da McCann e e da Giovanni, atual e ex-agência dele.
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BECKHAM VIRA PIADA
Um comercial da Adidas em que David Beckham aparece treinando Rugby e chutando
uma bola por cima de uma trave era tudo que portugueses, brasileiros e anti-ingleses
queriam.
Beckham, ontem isolou um pênalti nas quartas de final da Euro 2004. E
o Palais quase veio abaixo. Alguns ingleses revoltados, também gritaram:
"Yeah, You Did it!!! " e outras coisas menos publicáveis.
FIGA ENQUANTO ESCREVO
Além da torcida deste missivista pela Giovanni e McCann, fica também
o parabéns para a NBS, Quê, Ogilvy, Publicis, finalistas. A gente
sabe que a luta pra chegar aqui, do jeito que o nosso mercado esteve, não
foi fácil.
CAMPANHA DA ALMAPBBDO FOI VEICULADA NO NORDESTE
(por Marcio Ehrlich)
A despeito de o gerente de propaganda da Embratel, Ricardo Bazileu, não
ter conseguido confirmar a existência das peças premiadas da AlmapBBDO
em Cannes, pela descrição feita pelo editor da Janela Publicitária,
tanto a existência dos trabalhos quanto a sua premiação
eram de conhecimento de Wallace Grecco, chefe daquele departamento. A informação
para a Janela foi de Marcelo Serpa, diretor presidente da agência, que
garantiu ainda que as peças premiadas foram veiculadas no Nordeste. De
acordo com Serpa, elas entrarão brevemente em mídia nacional.
26 DE JUNHO DE 2004, SÁBADO
SEIDL SE DESPEDE DE CANNES E DOS LEITORES
Como muitos assalariados que precisam retornar ao emprego já
na segunda-feira, o correspondente da Janela, Fabio Seidl -- que no restante
do ano é diretor de criação da agência 4X4 -- nem
ficou em Cannes para cobrir a festa de encerramento. Claro que ele vai ser descontado
pela Janela por esse dia a menos de trabalho.
De qualquer forma, deixamos ele se despedir de vocês, leitores:
"É, galera, Cannes é que nem sexo depois do casamento. Uma
vez por ano, cheio de dificuldades e tão rapidinho que a gente nem vê
passar.
Mas tomara que tenha sido bom para vocês também.
Aqui foi uma luta: celular que não funciona, sala de imprensa lotada
e uma vontade desgraçada de dormir até mais tarde. Imagino que
para vocês aturarem toda a infâmia e desinformação
da Fenêtre também não tenha sido fácil.
Sendo assim, superobrigado pelos emails e pelo carinho. Sem vocês e o
polpudo salário que as Organizações Ehrlich me proporcionam,
nada disso seria possível. Um abraço e até o ano que vem
(você entendeu, né, Marcio, já me encabecei)! "
Fabio Seidl
Resposta da Redação: Sei não, Fabio... Do jeito
que tem gente me ligando querendo pegar essa boquinha, acho que ano que vem
vou fazer uma concorrência. Se até varejo de celular hoje em dia
faz concorrência, por que não a Janela?
BRASIL GANHA MAIS LEÕES DE FILMES
O júri do Cannes Lions concedeu apenas 3 Leões de Prata e 2 de
Bronze para as agências brasileiras em 2004. Na verdade, pode-se considerar
que a participação brasileira melhorou quantitativamente. Em 2003,
o país somente havia conseguido 3 Leões, um deles, porém,
de Ouro.
Foram estes os trabalhos premiados este ano:
PRATA:
- "Ataques Cardíacos", da DM9DDB para a escola de francês
Bonjour Paris.
- "Bebê Chorando", da DM9DDB para a Companhia Athletica.
- "Pulgas", da Publicis Salles Norton para Purina.
BRONZE:
- "Mão", da EugenioDDB para a GNT.
- "Presidiário", da Leo Burnett para Fiat.
O filme da DM9DDB para a escola Bonjour Paris gerou um enorme burburinho entre
os brasileiros, que chegaram a acusá-lo de ser fantasma, por desconhecerem
o anunciante. A escola, no entanto existe, e até tem um prosaico site
em www.bonjourparis.com.br.
Lá, descobrimos que ela existe há 15 anos, na Rua Eliseu Guilherme,
495, no bairro Sumaré da cidade paulista de Ribeirão Preto! Para
quem quiser conhecer melhor este cliente da DM9DDB, é só ligar
para (16)635-9446 ou 635-9079.
28 DE JUNHO DE 2004, SEGUNDA-FEIRA
OS LEITORES SE MANIFESTAM
Considerando que o editor da Janela não saiu do Rio e o correspondente
que foi a Cannes nunca estudou jornalismo, parece que a gente conseguiu enrolar
os leitores direitinho. Vejam só o que andaram escrevendo para nós:
De Fred Moreira, redator da Publicis Salles Norton:
"Marcio, parabéns pela cobertura do festival de Cannes. O Fabio
tá arrebentando, muito bom."
De Fabio Marinho, diretor da OPM-Oficina de Propaganda & Marketing:
"Muito boa a cobertura da Fenêtre Publicitaire! Texto bom, bem-humorado,
misturando ironia inglesa com conhecimento de causa brasileiro. Fornecer o telefone
do cliente da DM9DDB em Riberão Preto foi fantástico... Nenhum
outro esforço de reportagem fez isso.
Caro Marcio, não é por ser xará e amigo, mas acho que vai
ser difícil alguém vencer o Seidl em qq concorrência para
correspondente em Cannes. Parabéns pelo belo trabalho."
De Ricardo Garcia, da Mais Comunicação (Rio)
"Márcio, gostei muito da cobertura de Cannes. Um refrescante banho
de informações e curiosidades pra quem ficou nesse quente inverno
carioca trabalhando. Abraços."
De Wanderley Dóro, da Loducca-SP
"Marcio, pela primeira vez me diverti em Cannes não estando em Cannes.
Parabéns, pelas notas do Fábio. Abraço".
De Gláucio Binder, diretor da Binder FC+G
"Marcio, acho que você arrumou uma bela encrenca.
A cobertura que o Fábio proporcionou para à Janela foi excepcional.
Eu não me surpreendo com a qualidade do texto do Fábio, mas ele
se superou.
Acho que você precisa incluir isto no budget de 2005. Nós não
vamos querer abrir mão do Fábio ano que vem. E, se não
for na Janela...
Abraços"
De José Claudio Maluf, da coluna Penúltimas, de São
Paulo:
"De longe, sua cobertura foi a melhor de todos os veículos do trade
(e de fora do trade também). Mostrou que talento não depende nem
de muita grana, nem de muita gente. Abração."
De Gustavo Bastos, presidente da 100%, do Rio:
"Marcio, a cobertura de Cannes deste ano foi muito divertida graças
à Janela. Informação com curiosidades, fotos e piadas ótimas.
Para quem teve que ficar aqui trabalhando e ralando no dia-a-dia, a Fenetre
Publicitaire foi a pausa que refresca, como diria o velho reclame. Abraço."
De Fátima, de Belo Horizonte:
"Concordo em tudo com a mensagem de Fábio Marinho, da OPM, sobre
a cobertura do Fábio/Janela, em Cannes Lions. Abraços."
De Alessandra Melo, da Unlike:
"Me diverti muito com a cobertura da "Fenêtre". Parabéns
pela informação e pelo bom humor. Abraços."
De Shirlei Gonçalves, da Capitão Musical:
"Quero me somar aos elogios enviados ao Fabio Seidel, realmente a cobertura
dele foi excepcional, muito bem humorada. Ele não pode faltar na Fenêtre
em Cannes / 2005."
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