Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/JUN/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

NBS é bi no Colunistas-Rio

Adilson Xavier, o Publicitário do Ano
Álvaro Rodrigues, o Profissional do Ano
A NBS entrou para o seleto rol das agências cariocas premiadas mais de uma vez como Agência do Ano no Colunistas-Rio. Deste grupo participavam apenas a Giovanni, com 4 vitórias, a Contemporânea , com 2 e a Salles, também com 2. Pelo segundo ano consecutivo a NBS vai subir ao palco para receber a cobiçada premiação, que consolida a sua posição como uma das mais criativas agências do mercado carioca. O resultado foi definido este fim-de-semana, durante o julgamento do 23º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp). A NBS conquistou 13 medalhas no concurso, em que concorreram 843 trabalhos de 25 agências de publicidade do Rio de Janeiro.
Duas outras agências também se destacaram: a Giovanni FCB, com 16 trabalhos premiados e 74 pontos, e a Agência3, com 12 medalhas e 70 pontos. As três vão disputar o título de Agência de Melhor Desempenho Criativo, cuja definição depende dos resultados da votação para os Grandes Prêmios de Campanha, Comercial, Anúncio, Fonograma e Peça de Mídia Exterior do Ano. Os vencedores destas premiações serão revelados na festa da premiação, em agosto, pelo auditor da Trevisan que recolheu os votos secretos dos jurados. Outro excelente resultado foi da 100%, com 15 medalhas, ocupando o segundo lugar quantitativo. Na pontuação, a agência ficou com o 4º lugar, somando 57 pontos.
Responsável pelo alto desempenho criativo que a Giovanni FCB vem mantendo no Rio há vários anos, o vice-presidente da agência, Adilson Xavier, foi homenageado pelo júri do 23º Colunistas-Rio como o Publicitário do Ano. Este Grand Prix não é inédito para Adilson. Ele repete o resultado do criativo no 20º Colunistas-Rio, em 2000.
Para Profissional de Propaganda do Ano, a escolha do júri recaiu sobre o nome do redator Álvaro Rodrigues, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro e diretor de criação da Agência3 que, há cerca de 8 meses na agência estimulou a sua equipe a ficar entre as três empresas de melhor pontuação no Colunistas-Rio, além de ser o melhor resultado da história da agência em premiações publicitárias.
O Grande Prêmio de Anunciante do Ano foi conferido para a Petrobras, que somou 6 prêmios no Colunistas-Rio -- dos quais 5 Ouros -- em trabalhos das agências Contemporânea, DPZ e Quê. E o título de Veículo do Ano foi para o Grupo Dial Brasil, pelo conjunto de investimentos no meio Rádio, através do lançamento da Paradiso FM e da forte participação da Jovem Pan nas atividades promocionais dirigidas ao público jóvem carioca.
O júri do Colunistas-Rio foi presidido por Marcio Ehrlich (do site Janela Publicitária) e integrado ainda por Armando Ferrentini (do jornal Propaganda & Marketing), Cláudia Penteado (da revista Advertising Age), Jomar Pereira da Silva (da revista Banco Hoje), Júlio Hungria (do site Blue Bus) e Túlio Guimarães (gerente de marketing publicitário do InfoGlobo).
A ata completa da premiação está no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

Colunistas Nova Geração tem vencedores do Rio

Repetindo a experiência de 2003, o Prêmio Colunistas Nova Geração destacou este ano três trabalhos de estudantes de comunicação do Rio de Janeiro, dando aos seus autores a oportunidade de receber seus diplomas na mesma festa em que estarão os profissionais premiados no Colunistas.
O briefing passado para os estudantes pedia o desenvolvimento de peças que estimulassem, nos brasileiros, a mudança no hábito de deixar tudo para a última hora. Estes foram os premiados:
OURO: "Relógio", de Carlos Eduardo Ferreira Santos, aluno do 6º período de Publicidade e Propaganda da Estácio de Sá.
PRATA: "Eu ía", de Marcelo Tavares (redator) e Diogo Montes (diretor de arte), ambos alunos do curso de Portfólio da ESPM.
BRONZE: "Mal Feito", de Bernardo Lowndes (redator) e Marcio Villas Boas (diretor de arte), também do curso de Portfólio da ESPM.
Os premiados também terão o direito de convidar um professor para subir com eles no palco durante a entrega dos prêmios.

Rapidinhas
* É PRA PEDIR O QUÊ??? - Lembram da SNBB, aquela agência paulista que sacaneou os cariocas com o Rock in Rio Lisboa? Ela está lançando nacionalmente para a Ambev a campanha "Peça o RG", que, diz o release, "tem o objetivo de conscientizar os estabelecimentos comerciais a não venderem bebidas a menores de 18 anos". Algum carioca aqui sabe que negócio é esse que tem que pedir? Não estou entendeindo... Isso não é coisa de paulista, ô meu?
* TRANSFERÊNCIA DE LINHA - A MG, de Marcelo Gorodicht, comunica que, depois de um ano atendendo à Cotrim, revendedora Vivo, o cliente deixa de fazer parte da carteira da agência. Comentários do mercado dizem que a conta vai para a 4X4.
* ENSABOA, MULATA, ENSABOA - Durante os meses de junho e julho, os vagões do famoso "geladão", trem que faz o percurso Santa Cruz-Marechal Deodoro, no Rio, terão o chão forrado com grama sintética, barras de apoio, portas e bancos macios. A parte externa estará adesivada, trazendo o slogan: "Prepare-se para a viagem mais macia de sua vida", como parte da estratégia do Omo MultiAção Aloe Vera. A idéia é boa, mas será que o passageiro daquela linha é target do Omo, que custa o dobro de concorrentes como o Surf?
* PEDALADAS - A Lage'Magy Publicidade e a Caloi comunicam ao mercado que estão dissolvendo sua parceria. O distrato, a partir de 1º de julho -- garante o release oficial -- foi realizado de maneira amigável, por comum acordo, entre as duas empresas. A conta foi para a Toró, do Jader Rosseto e do gaúcho Roberto Lautert.
* W VOLTA AO RIO - A conta do Rio Desing da Barra e do Leblon deixou a Ronson pela W/Brasil, como parte da conquista do grupo Ancar. Com isso, a W decidiu voltar a ter escritório no Rio. Da última vez -- até 2000 -- foi no Centro Empresarial Rio, com Laís Chamma à frente. Agora o comando será do VP de Planejamento e Operações Meyer Cohen, que também atenderá no Rio os clientes Piraquê, Warner e Rede Globo de Televisão.
* EMBARQUE IMEDIATO - A Indoormidia conta que completou a instalação de 5 painéis num total de 15 monitores de plasma de 42" no Aeroporto Santos Dumont, cobrindo toda a área do aeroporto que recebe cerca de 400 mil passageiros por mês. A empresa já tinha o mesmo esquema funcionando em Congonhas, São Paulo.
* AÇÃO ATIVA - A Ação Propaganda, da publicitária Andréa Gomes de Mattos, comemora a conquista de três novas contas em um mês: Todeschini, Protel/Terra Encantada e Construtora Montreblant.

Reforços do Mercado
W/Brasil (Rio-RJ) - Contratou Marcio Borges (ex-Ronson) como diretor de atendimento.
Publicis Salles Norton (Rio - RJ) - Depois de um ano de experiência, Roberta Rimes acaba de ser contratada pela agência. A assistente de atendimento passa a cuidar das contas de Carrefour, Telecine, Bradesco Seguros, Varig Log, entre outros.
J.Walter Thompson (São Paulo - SP) - A agência reforça seu departamento de RTV com a contratação de Anna Böhm (ex-Fischer América). Anna integra o time capitaneado por Nadia Agudo na condição de gerente de RTV. Antes da Fischer América, onde atuou por quatro anos, Anna, que é formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP, trabalhou durante seis anos na Talent.
Publicis Salles Norton (São Paulo - SP) - A VP de Planejamento e Pesquisa da Publicis Salles Norton, Maria Angela Zampol, montou uma nova equipe, formada por Anna Lucia Azevedo, Juliana Laporta, Laura Rielo, Fernanda Freitas, Silvia Hömke e Patrícia Locchi. O recém-reestruturado departamento já apresenta seu primeiro trabalho : "O Universo do Bebê", uma análise de tendências do mercado de bebês, e os aspectos que envolvem esse tema como saúde, nutrição, gravidez, carreira, etc.
Ogilvy (São Paulo - SP) - Acaba de contratar José Carlos Picka Jr. como novo redator da agência. O publicitário estava na Neogama/BBH e acumula passagens também pela Age. e Newcomm Bates, atual Y&R. Foi Young Creative em 2003 e teve peças publicadas na Archive e Anuário Folha/Revista da Criação.