Brasil aumenta a presença em Cannes
O Brasil é mesmo um país de contrastes. No mesmo ano em que todos
os empresários de propaganda se queixam de queda de negócios no
país, suas agências registram um aumento de inscrições
no Festival de Cannes, superando em 64% os números de 2003.
Considerando o valor do Euro em R$ 3,81 (pela cotação da última
sexta-feira), o investimento brasileiro em Cannes até o momento chega
a R$ 2.357.704,20. E este número, segundo o jornal O Estado de S.Paulo,
representante do evento no Brasil, poderá aumentar, já que os
prazos de inscrição ainda estão abertos. Vejam a tabela
de cada área:
CATEGORIA E PREÇOS
|
2003
|
2004
|
Variações
|
Film (€ 550 = R$ 2.095,50)
|
148
|
231
|
+56%
|
Press & Outdoor
(€ 290 = R$ 1.104,90)
|
814
|
1472
|
+80,3%
|
Cyber Lions (€
235 = R$ 895,35)
|
159
|
193
|
+24,6%
|
Media Lions (€
265 = R$ 1.009,65)
|
40
|
48
|
+20,0%
|
Lions Direct (€
235 = R$ 895,35)
|
36
|
29
|
-19,4%
|
TOTAL
|
1197
|
1973
|
+ 64%
|
De acordo com comunicado do festival, as inscrições mundiais
para o Cannes Lions 2004 aumentaram em todas as categorias, registrando em média
11,5% de crescimento. Liderando as categorias que mais cresceram, está
a Cyber Lions com 24,6% em relação ao ano passado, seguida por
Press & Outdoor (14,2%), Media Lions (10,4%), Direct Marketing (7,5%) e
Films (4%) que a categoria Media Lions registrou aumento de 9% no número
de inscrições com relação a 2002. Também
em 2003, a categoria Lions Direct consolidou-se, registrando aumento de 5,6%
no volume de inscrições em relação a 2002, ano em
que foi lançada. Abaixo, a tabela de crescimento do Brasil em relação
ao comportamento mundial.
2003/2004 |
FILM
|
P&O
|
CYBER
|
MEDIA
|
DM
|
Mundiais |
4%
|
14,2%
|
24,6%
|
10,4%
|
7,5%
|
Brasileiras |
56%
|
80,3%
|
24,6%
|
20,0%
|
-19,4%
|
Reclames por R$ 240 mensais
Se vocês acham que o mercado está cada vez mais competitivo,
vocês nem imaginam quanto. Que tal competir com uma agência que
cobra R$ 240,00 de fee por mês?
Um leitor da Janela nos repassou o e-mail que recebeu de uma empresa chamada
Expressa exatamente com esta proposta. Para quem não acredita, aqui está
a transcrição literal do texto:
A Expressa é um grupo de empresas de propaganda
que oferece aos clientes um Contrato de Assessoria no valor de R$ 240,00
mensais para desenvolver todas e quaisquer criações publicitárias,
sem custos adicionais. O cliente terá à sua disposição
uma agência de propaganda 24h realizando criações
ilimitadas por uma valor fixo mensal.
Atenção! Promoção da semana: 1.000 cartões
de visita colorido e com qualidade fotografica - R$ 60,00 -
Mais informações:
Representante Expressa em Curitiba
Cristiano Ferrasini
ferrasini@yahoo.com
zbf2000@yahoo.com
41-324-2580
41-9924-3704
|
E aí, já está dando para ver o fundo do poço?
Reclames - O leitor se manifesta
Bruno Campos, da Cria Caso Comunicação, comenta a nota da
Janela: "Meu deus... aonde chegamos... isso fere o sindicato que tem uma
tabela. Assim o mercado não se recuperará nunca. Porém
ainda acho que a qualidade de uma agência de R$ 240,00 (metade do salário
do nosso estagiário) não pode chegar a algum lugar. Bela notícia...
para variar... Parabéns".
Até mesmo em Curitiba, a nota gerou reações: Anderson "p_a"
Peretiatko, da Nova Comunicação, escreveu: "O que falar sobre
essa "promoção"? E pior: o que falar sobre essa cambada
de "publiciOtários"? É graças a uma cambada dessa
linha que o mercado está prostituido. O que me conforta, em partes, é
que nem todo empresário é idiota de entregar sua conta para um
bando dessa espécie (apesar que sempre tem um doente que o faz). Aposto
que são um bando de incompetentes que não têm qualificação
para entrar em uma agência, aí ficam saindo com essas palhaçadas,
acabando de vez com o nível da propaganda brasileira. Realmente, Ehrlich,
estou quase vendo o fundo do poço, com uma pequena ressalva, estou vendo
algumas cabeças no fundo; creio que são desses infelizes. Abraços
e parabéns pela Janela."
O
leitor Leonardo Magalhães enviou para a Janela uma sugestão de
anúncio para quem quiser concorrer com a agência Expressa. Ele
diz: "Prezado Marcio, realmente foi lamentável este episódio
de cobrar apenas R$240,00 como fee. Se não é propaganda enganosa,
é prostituição da categoria, mas acho que foram as duas
coisas! De qualquer forma, para não perder o bom humor nos momentos caóticos,
segue em anexo uma charge sobre o tema. Parabéns pelo excelente trabalho
desenvolvido no Janela Publicitária."
O leitor Márcio Marques, da Makbo Comunicação, de São
Leopoldo-RS, também se manifestou sobre o caso "Expressa Propaganda":
Marcio, tenho um posição sobre os valores cobrados pelas agências
em relação aos seus 'fees' mensais ou job's. Cada um cobra o que
quer. O velho direito de ir e vir. O grande lance é saber vender. Ser
correto nas informações para o cliente e para o mercado. Honestidade
não tem preço, meu amigo. Então, não me venham com
essa de que um valor de R$ 240,00 prostitui o mercado e atrapalha os 'profissionais
da propaganda'. Se você souber vender bem o seu peixe, o cliente pode
ser o mais rabugento possível, mais chorão, mais pão-duro,
que paga. Se ele confiar no que você está vendendo, ele compra.
Não interessa o preço. É isso. Abração. Márcio
Makbo.
Colunistas Nova Geração define prazo
Até o próximo dia 9 de junho os estudantes de comunicação
cariocas podem se inscrever no Prêmio Colunistas Nova Geração,
que premia as idéias mais criativas dos estudantes de comunicação
de todo o Brasil. Os vencedores -- com seus professores -- serão convidados
especiais da festa do Prêmio Colunistas, subindo ao palco para viver a
mesma emoção dos profissionais premiados.
Para participar, o estudante -- sozinho ou em dupla -- precisa criar um anúncio
de jornal e uma peça de mídia exterior conscientizando o brasileiro
a não deixar tudo para a última hora. O regulamento está
em www.colunistas.com/novageracao
.
Cintra quer ter agência carioca
Depois
de trabalhar com agências de São Paulo, a cervejaria Cintra, sediada
no Rio -- ela tem fábrica em Piraí -- decidiu ser atendida a partir
de agora por uma agência carioca. A empresa, cuja última campanha
foi desenvolvida pela Talent, abriu concorrência por sua conta publicitária,
convidando 6 agências do mercado para a disputa. Entre elas, pelo que
a Janela conseguiu levantar, Giovanni FCB, MG, Publicis Salles Norton e VS.
Todas já foram visitadas pela diretoria da empresa, que vai passar o
briefing para as concorrentes na próxima semana. A estimativa do mercado
é que a empresa tenha uma verba de comunicação entre R$
10 milhões e R$ 15 milhões.
Rapidinhas
* NACIONALIZAÇÃO - O leitor Cesar Oliveira escreve
para levantar a questão dos índices de nacionalização
dos comerciais no Brasil. "A multinacional Danone lançou no Brasil
o produto Activia, com um filme apenas dublado no Brasil, no máximo o
pack-shot foi feito aqui. Enquanto isso, nosso mercado vai minguando, nosso
dinheirinho vai saindo...". A Janela procurou na Internet mas não
achou a legislação sobre o assunto. Algum leitor sabe qual é?
Conte para a Janela.
* NACIONALIZAÇÃO (2) - O Produtor Executivo da Aquarela
Filmes, Fabrício Cannavezes, fez a gentileza de mandar para a Janela
um resumo da Lei 10.454, que, entre outras coisas, regulamenta os comerciais
estrangeiros trazidos para o Brasil. A partir daí, aproveitamos para
colocar a disposição dos leitores, na seção "Leis
e Textos", o conteúdo integral da Lei. Veja aqui o resumo
preparado por Cannavezes.
* EMBARQUE IMEDIATO - A concorrência pela verba estimada de R$
12 milhões da Infraero foi ganha pela Artplan (RJ) e pela Signo (PB).
* VINDA DE SAMPA - A produtora Colorbar Filmes, em parceria com a VBC,
de São Paulo, acaba de entrar no mercado publicitário carioca,
contratando Mário Conceição para o atendimento e, para
a direção de produção, Marquinhos (ex Mr.Magoo,
Produtores Associados e Tá na Lata). Como diretores, ela oferece Beto
Castellúber e Décio Lima. O telefone da produtora é 2484-2044.
* CONTAS DO LADO DE LÁ - A Scama é a nova agência
do Grupo Fluminense de Comunicação, de Niterói. A agência
iniciará campanhas de posicionamento para o jornal O Fluminense e para
a Fluminense FM. Um anúncio contra a pirataria já foi criado para
a rádio e será veiculado no mês de Junho.
* DIRETOR ZEN - Paulo Netto, ex-RTVC da Giovanni FCB e atual diretor
da produtora Tá Na Lata, vai ao ar este sábado, às 21:30h,
numa entrevista para o programa +D ( Design e Decoração ) da GNT,
gravada no atelier que ele mantém em casa para desenvolver bonsai e jardins
Zen. Aproveitando a oportunidade, Paulo Netto vai abrir, a partir de agora,
as portas do atelier para aulas e demonstrações. Nos 14 anos desta
atividade paralela à publicidade, ele já contabiliza mais de 160
árvores cultivadas com a técnica japonesa. Com isso, só
fica faltando agora ele abrir para o público a sua atividade como percussionista.
* MARISE DEIXA PONTO FRIO - Nota do Blue Bus conta que Marise Araújo
pediu demissão da diretoria de marketing do Ponto Frio e ficará
apenas mais uma semana na empresa. A Janela já havia ouvido comentários
no mercado sobre a insatisfação da executiva desde a mudança
no centro de decisão da empresa -- por contingências acionárias
-- para São Paulo. Marise veio da área comercial do Ponto Frio,
tendo assumido a área de marketing quando Mauro Multedo deixou o Ponto
Frio para se tornar diretor da Telemar, no início de 2001.
* RODIZIO DE PRESIDÊNCIA - Gigi Carvalho é a nova presidente
do Grupo O Dia. A empresa está distribuindo o seguinte comunicado à
imprensa: "Dando seguimento ao processo de rodízio nos cargos de
Administração do Jornal O Dia, que recebemos em legado de nosso
pai Ary Carvalho, estou deixando a Presidência do Conselho de Administração
em mãos de minha irmã Ariane de Carvalho Barros, para assumir
a responsabilidade de Diretora-Presidente do Grupo O Dia de Comunicação,
continuando nossa irmã Eliane Carvalho a integrar o Conselho. Cordialmente,
Gigi Carvalho."
* PASSAGEM PARA CANNES - Acontece na próxima segunda-feira, 31,
às 19:30h, o sorteio da promoção "Vai pra Cannes",
no restaurante Severyna de Laranjeiras (Rua Ipiranga, 54). A promoção
é do CCRJ, com patrocínio das seguintes empresas: Mauro Risch
Fotografia Digital, Proview, Studio Alfa e Zuêra. Serão sorteadas
10 passagens para Cannes entre os cupons depositados nas urnas da promoção,
cujos participantes foram agências do Rio .
* MANGUINHA MUDA DE NOVO - A Copacabana Filmes e Produções,
da diretora Carla Camurati, será a representante no Rio de Janeiro da
produtora Republika, a nova empresa do diretor de comerciais Carlos Manga Junior,
o Manguinha, na capital carioca. Esse acordo consiste na utilização
de toda a estrutura da Copacabana, que engloba os profissionais de atendimento
e produção. Além da diretora carioca Izabel Jaguaribe,
todos os diretores da Republika poderão utilizar a assinatura Republika/Copacabana
Filmes quando filmarem no Rio. Além de Manguinha, estão na Repúblika
Paulo Vainer, Gustavo Leme e Izabel Jaguaribe.
Trocas de contas agitam o Rio
Com a divulgação dos resultados das concorrências
que mobilizaram a atenção das equipes das agências cariocas
nas últimas semanas, o mercado começa uma nova fase: a de ficar
atento a outras mudanças que podem acontecer nas agências afetadas,
com troca-troca de equipes. Vejam quanta coisa em uma mesma semana:
SHOPPINGS - Foi para a Contemporânea a conta do Shopping Center
Bangu, que estava em concorrência com as agências MG e Ogilvy. O
empreendimento é do mesmo grupo que licitou recentemente a conta do Shopping
Leblon. Só que este foi ganho pela DPZ.
ELETRICIDADE - A CERJ-Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro, que
estava na Comunicação Carioca e chegou a entregar job para a Staff,
decidiu concentrar a sua conta em uma única agência, passando para
a NBS. A CERJ é responsável pela distribuição de
energia elétrica em todo o Estado do Rio, fora a cidade do Rio de Janeiro.
ALINHAMENTO - A conquista internacional da conta do HSBC pela J.Walter
Thompson não bagunçou apenas com a vida da Lowe-Sul, que perdeu
com isso o seu maior cliente. A troca vai obrigar a Thompson a abrir escritório
na capital paranaense, onde já é sócia da agência
Master. No Rio, a Thompson já tinha escritório, que fica beneficiado
pelo recebimento da conta da financeira Losango, que havia sido comprado pelo
HSBC. Esta compra não é recente, mas como a Lowe não mantinha
escritório no Rio a Losango pôde -- pelo menos até esta
semana -- continuar a ser atendida pela VS, sua agência há vários
anos. A estimativa do mercado é que a verba da Losango chegue a R$ 20
milhões. Esta é a segunda conta que a VS perde este ano por razões
externas à sua capacidade técnica, o que, considerando-se o mercado
carioca, é uma situação dolorosa. Há poucos meses,
seu cliente Bon Marché simplesmente deixou de existir, com a absorção
do grupo Sendas -- que mantinha a marca como uma segunda rede -- pelo grupo
paulista de supermercados Pão de Açucar.
Reforços do Mercado
Artplan (Rio-RJ) - Tatyana Ferreira, ex-Comunicação Carioca,
é a nova contratação para o atendimento da Artplan. Tatyana,
que por 2 anos atendeu as contas da Sinaf Seguros, ADVB Rio, Yen Motors e Jornal
POVO, passa a atender ao lado de Cristina Bravo as contas da Brasilcap, Hoteis
Othon, Construpol e Carvalho Hosken.
Espaço/Z (Rio-RJ) - Antônio "Juninho"
Guerra é o mais novo Diretor de Criação da Espaço/Z,
agência onde já atuava como diretor de arte. Com passagens pela
Doctor, JVA e 100% Propaganda, "Juninho", que acumula prêmios
como ANJ, CCRJ e Colunistas, vai dividir a Direção de Criação
com o presidente José Maria de Oliveira.
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