Verba de César Maia cresce 897%
Em entrevista ao Jornal do Brasil publicada esta segunda-feira, uma entidade
chamada Fórum Popular do Orçamento está apontando, em tom
de denúncia, que a verba de publicidade da Prefeitura do Rio passou este
ano da previsão inicial de R$ 1,02 milhão para R$ 9,21 milhões,
a partir de uma revisão da dotação orçamentária
pelo prefeito Cesar Maia.
Assinada pelo jornalista Michel Alecrim, que em todo o texto se refere aos valores
publicitários como "gastos", a reportagem informa que até
11 de maio a Prefeitura já havia aplicado R$ 4,68 milhões, contra
R$ 2,56 milhões em 2002 e R$ 742 mil em 2001.
A matéria também ouviu o líder do governo na Câmara,
Alexandre Cerruti (PFL), que considerou a verba da Prefeitura "irrisória",
se comparada, por exemplo, com os R$ 100 milhões licitados pela Governadora
do Estado, Rosinha Garotinho.
Marilene vai presidir Grupo de Mídia do Rio
O revezamento entre Luiz Fernando Novaes -- o atual presidente --
e Antônio Jorge Pinheiro no comando do Grupo de Mídia do Rio --
que vem ocorrendo há alguns anos -- será interrompido em 2004,
dando um pouco de descanso aos dedicados profissionais. Segundo o site Blue
Bus, a entidade vai definiu o nome de Marilene Diogo Fernandes, diretora de
midia da Giovanni FCB, como líder da chapa que concorrerá à
próxima eleição, provavelmente sem adversário.
A posse acontece na festa do Dia do Mídia, no próximo 21 de junho.
Éboli leva Leader para a Giovanni
A conta publicitária da rede de varejo carioca Leader passou
no início deste mês para a agência Giovanni, FCB, deixando
a Promovenda, ex-house-agency da empresa, que ficará cuidando de materiais
gráficos e de ponto-de-venda.
A Leader passou o último ano exclusivamente na Promovenda, após
um período de 18 meses em que foi atendida também pela V&S.
De acordo com Paulo Berrini, diretor geral da Promovenda, há poucos meses
o cliente contratou os serviços de Paulo Éboli, ex-Infoglobo,
como sua consultoria de marketing. Éboli teria, então, optado
por trabalhar com uma agência com a qual já havia mantido relações
profissionais. A Giovanni FCB atende o InfoGlobo desde o período em que
Éboli dirigia o marketing da empresa.
Apesar de começar a autorizar desde já as veiculações
da Leader, o primeiro trabalho de criação da Giovanni para o novo
cliente será a campanha do Dia dos Pais. Tanto o filme do Dia dos Namorados
quanto o da promoção de férias já haviam sido desenvolvidos
pela Promovenda, tendo a sua realização assinada pela produtora
Aquarela com direção de Toth Brondi, a mesma equipe que filmou
para a Leader durante todo o último ano.
De Mingo abre Agnelo no Rio
A agência paulista Agnelo Pacheco, uma das vencedoras da concorrência
pela conta do Governo do Estado do Rio, já está funcionando no
Rio, no conjunto 607 da Torre do Rio Sul e com o telefone 2542-1016.
O responsável pelo escritório é o publicitário José
De Mingo, que deixou a parceria que mantinha há mais de 50 anos com Alberto
Lopes. Ambos trabalharam juntos por cerca de 10 anos na Norton e há 31
anos haviam se tornado sócios na agência Premium. Curiosamente,
Agnelo foi funcionário de De Mingo nos tempos em que começou,
na Norton Belo Horizonte.
A agência começa com uma equipe de 10 pessoas, tendo o diretor
de arte Rodrigo Ganem como supervisor de criação, duplando com
o redator Marcio Beauclair. A responsável pela mídia é
Amanda Farina Silva (ex-Publicis Norton).
Enquanto isso, na Premium, a filha de Alberto, Beatriz Lopes Takahashi, fica
com os 30% da sociedade que pertenciam a De Mingo. A agência continua
atendendo parte da conta da Golden Cross e toda a publicidade do Hospital Silvestre,
além de cuidar da conta do PDT, para quem fará as próximas
campanhas eleitorais.
Rapidinhas
* PROFISSIONAIS DO RIO - Fábio Seidl (diretor de criação
da 4x4) e Álvaro Rodrigues (diretor de criação da Agência3 e Presidente do CCRJ) são os jurados que representam o Rio no 26º
Profissionais do Ano. O festival, organizado pela Rede Globo, terá seu
jantar de confraternização na próxima quarta (26) e seu
julgamento na quinta-feira (27), no Blue Tree Towers Paulista. Os cariocas se
juntam a Washington Olivetto (W/Brasil), Fábio Fernandes (F/Nazca), Fabio
Sabóia (Talent), Pedro Cappeletti (DM9 DDB), Marcelo Serpa (Almap BBDO),
Silvio Matos (Y&R) entre outros.
* HAPPY BRACA - A produtora paulista Sentimental vai comemorar a contratação
da publicitária Daniela Conde como sua representante no Rio com um happy
hour para amigos e prospects no Bracarense, esta segunda-feira, dia 24. Dois
dos seis sócios a produtora são cariocas da gema: Marcos Araújo
e Lula Franco.
* CASA COM TODO O GÁS - A Casa da Criação renovou
todo o material de folheteria e catálogo que a empresa de gases naturais
White Martins apresentará na Feira Internacional de Mecânica, que
está acontecendo em São Paulo. Também é da agência
o material que o cliente usará na feira Hospitalar 2004.
* AGITAÇÃO NA PUC - Dia 31 próximo, às 9:00h
no Auditório Padre Anchieta da PUC-Rio, o Diretor de Criação
da 4X4, Fabio Seidl fará uma palestra com o tema " O outro lado
da criação", sendo seguido às 11:00h no Auditório
Anchieta pelo diretor de criação da NBS, Andre Lima, que falará
sobre o tema "Oi, o case speed branding". E para fechar este dia,
às 14:00h, haverá uma apresentação do rolo do Festival
de Cannes 2003.
* PROS LADOS DE MINAS - José Carlos Montichel, ex-TV Globo, ex-Valor
econômico, assume no próximo dia 31 o cargo de Diretor Comercial
da Rede Integração de Televisão, emissora afiliada Rede
Gobo, nos mercados de Uberlândia, Araxá e Ituiutaba (MG). Montichel
estava atuando com sua empresa de representação comercial, a Confraria
da Propaganda, juntamente com Jorge Carvalho (ex-SBT), que ficará integralmente
com a empresa.
Reforços do Mercado
Ogilvy (Rio-RJ) - Com a decisão de Flavio Horácio, diretor
de criação da Ogilvy Rio, de deixar a agência e voltar a
atuar no mercado paulista, a vice-presidente nacional de criação
da Ogilvy, Adriana Cury, está promovendo algumas mudanças no setor.
O publicitário Zoca Morais (ex-DenisonRedcell, FCB, Y&R, Duda Mendonça,
Lowe) acaba de assumir a direção de criação da unidade
carioca. Para fazer dupla com ele, foi contratado o diretor de arte Guilherme
Carvalho (ex-DenisonRedcell, QG, J.W. Thompson, Lowe).
Fallon (São Paulo-SP) - O redator Leandro Lourenção,
ex-W/Brasil, Leo Burnett e Ogilvy e o diretor de arte Bruno Bomediano, ex- Leo
Burnett e Borghierh são os mais novos contratados da agência.
|