Janela desvenda os mistérios da SMA
EXCLUSIVO
- A Janela finalmente revela, num absoluto furo de reportagem para os cariocas,
as soluções para os vários mistérios da agência
SMA, uma das cinco vencedoras da concorrência do Governo Rosinha, juntamente
com as cariocas Agência3 e Giovanni FCB, a paulista Agnelo Pacheco e
a pernambucana Makplan.
MISTÉRIO 1: Por que ninguém no Ceará conhece a SMA?
Solução: Simplesmente porque a agência não
tem nada a ver com o Ceará. Esta foi uma informação equivocada
que a Janela recebeu do seu informante na época da concorrência
e toda a imprensa especializada acabou repetindo. Com a devida desculpa aos
leitores e aos coleguinhas, vamos corrigir o erro: SMA é a razão
social da agência baiana Eurofort, dos publicitários Cláudio
Barreto, Mauro Almeida e José Roberto Berni (foto). A empresa sempre
teve uma forte atuação na área de propaganda política.
Berni, por exemplo, dirigiu a DM9 Institucional, o braço de Nizan para
a área de Governo (sem falar que foi redator de Armando Ferrentini no
Caderno Asteriscos e integrou em 1979 o júri do Prêmio Colunistas).
E já foi diretor da agência o publicitário Armando Correa
Ribeiro, que os cariocas conhecem do tempo em que ele comandou o escritório
da Duda Mendonça para o Governo Marcello Alencar.
MISTÉRIO 2: Como a SMA veio a se interessar pela concorrência
do Governo do Rio?
Solução: Se os leitores da Janela se lembram, já
citamos aqui que entre os clientes da Eurofort está a Prefeitura de Campos
de Goytacazes, terra da família Garotinho. Precisa explicar mais?
MISTÉRIO 3: O que André Eppinghaus e a Ogilvy têm a ver
com a SMA?
Solução: Essa deu trabalho mas chegamos lá. A Eurofort
já foi uma associada da Ogilvy, assinando-se até outubro de 2003
como Eurofort Ogilvy. Quando ganhou a concorrência, a Eurofort precisou
começar a se estruturar no Rio e alugou um espaço nos escritórios
cariocas da empresa com que tinha maior proximidade: a Ogilvy. Naquele mesmo
momento, André Eppinghaus estava se desligando desta agência. Apesar
de não informar publicamente seu novo destino, há quem garanta
que ele vai assumir a campanha de Luiz Paulo Conde -- vice de Rosinha -- à
Prefeitura do Rio. Portanto, estava tudo em família para ele -- agora
dentro da tal sala da Eurofort na Ogilvy-Rio -- ajudar a fazer as entrevistas
com publicitários cariocas para as contratações da nova
agência. A Eurofort-Rio ainda está operando dentro da Ogilvy-Rio,
mas Eppinghaus terminou a sua colaboração com a agência.
MISTÉRIO 4: A SMA vai mesmo se estruturar no Rio?
Solução: Lembram-se que, na concorrência, o Governo
não exigiu que as agências participantes tivessem qualquer estrutura
ou passado publicitário no Rio?
(Parênteses: Na época, todos diziam que isto havia sido
incluído para permitir que a agência de promoções
Adma, que tem trabalhado para o Governo do Rio desde o mandato de Anthony Garotinho,
passasse a ser também uma agência de publicidade. Não por
acaso, chegou a sair na imprensa que Marlene Mattos havia se tornado sócia
da Adma, para cuidar da área de publicidade. Seja como for, o fato é
que ninguém mais fala na Marlene Mattos como publicitária desde
que a Adma perdeu, como agência de publicidade, a concorrência de
Rosinha.)
Enfim, aquela brecha também ajudou a Makplan de Recife, a Agnelo Pacheco
de São Paulo e, claro, a Eurofort da Bahia. Que agora, como Eurofort-Rio,
está terminando as obras de seu escritório no 14º andar da
Torre do Rio Sul, para onde se muda no início de junho.
A agência, que já começou a atender ao Governo, está
sendo dirigida por um de seus sócios, Mauro Almeida, tendo Graziella
Gabbay, ex-Giovanni FCB, como executiva da conta. Nas próximas semanas,
ela começa a anunciar para o mercado as suas contratações
na área de criação.
Elementar, caros leitores.
Em tempo: Já que o assunto das
agências de Rosinha voltou à tona, tem um comentário que estou
querendo fazer há tempos: essa concorrência desmoralizou totalmente
o que os donos de agências do Rio conheciam como lobby político.
Este colunista soube de pelo menos meia dúzia de agências que garantiam
"estar muito bem" na concorrência, confiando nas mais variadas
relações de influência, fosse de partido, de família
ou de igreja. Ficaram todas de fora.
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Rapidinhas
* G/STAFF ELÉTRICA - .A agência, que contratou
para o seu atendimento Marcio Ortmann (ex-Carioca), conquistou um job para a
CERJ-Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro, cuja conta principal é
da Comunicação Carioca.
* SEM G - A despeito de, na primeira hora, terem enviado release à
imprensa comunicando que continuariam chamando sua empresa de "G/Staff",
os publicitários Cahique Equi e Duda Moncalvo decidiram agora que a agência
volta a assinar seu nome sem o "G/" que utilizou durante os dois anos
em que Marcello Giannini fez parte de sua diretoria. A nova Staff apresenta
para a imprensa na próxima semana a sua nova logotipia e seus projetos
para o futuro, além de comunicar a conquista de uma nova conta.
* E O G? - Quem leu na Janela há uma semana ficou sabendo que
Giannini estava indo para a Carillo Pastore. Ele começa lá dividindo
a direção de criação com outro grande criativo:
André Nassar.
* YOUNG CARIOCA - Bernardo Cople, diretor de arte da Carioca, foi escolhido
pelo júri formado por ex-Youngs e vai para Cannes pela primeira vez,
patrocinado pela Proview e pelo Clube de Criação.
* LEVIN NA REFERÊNCIA - A jornalista Teresa Levin, que já
foi da redação da revista Meio & Mensagem no Rio, está
assumindo o posto deixado por Paula Ganem na redação carioca da
Editora Referência (Propaganda & Marketing e Revista Propaganda).
Conforme noticiado na Janela há alguns dias, Paula se afasta da cobertura
do mercado publicitário que, no entanto, poderá vê-la novamente
na festa do Prêmio Colunistas-Rio, como jurada que foi do último
Prêmio Promoção.
* PRÊMIO DA ABP - Ainda dá tempo de aderir ao almoço
do Prêmio Comunicação, que a ABP promove na próxima terça-feira
no Rio. A peça de rádio que divulga o evento foi criada pela DPZ
e produzida pela Tá Surdo?, com a direção de criação
de Luiz Vieira e criação de Bruno Campos. O spot promete um almoço
com os ganhadores do prêmio no Copacabana Palace.
* FAZENDO MÉDIA - Dia 8 de maio é o Dia do Profissional
de Marketing, uma oportunidade ótima para fazer média com os clientes.
* CHAMEM O REVISOR DE VOLTA - Os cortes de pessoal nas agências
não deviam ter chegado aos revisores. Há coisas no ar que indicam
isso. Por exemplo, "Ao persistirem os sintomas" não é
a mesma coisa que "A persistirem os sintomas". O primeiro quer dizer
"no momento em que persistirem" e o segundo "se persistirem".
Me parece que na cartela que encerra os comerciais de produtos farmacêuticos,
o certo seria o segundo, concordam?
* AULA DE REDAÇÃO - Para qualquer pessoa que dependa de
clareza na redação em português -- como jornalistas, redatores
e profissionais de atendimento -- uma leitura imperdível é a coluna
"Autocrítica", da página 2 do jornal O Globo, com as
observações do jornalista Luiz Garcia sobre os textos publicados
na véspera pelo veículo.
* VALE OU NÃO VALE - O Blue Bus garante hoje que a conta da Vale
do Rio Doce está saíndo da Contemporânea e indo para a África,
de Nizan Guanaes. A Contemporânea tem um histórico de prêmios
conquistados para o cliente.
* ROSS REDIME DAWSON - O final da série Friends, com Ross e Rachel
terminando juntos, redime a frustração dos espectadores de sitcoms
com o bundão do Dawson não ficando com a Joey no último
capítulo de Dawson's Creek, depois de 6 anos de paquera.
* O CELULAR DA MÃE - O Tutty Vasquez está afirmando --
e o Blue Bus registrando no banner de chamada do site No Mínimo -- que
"não há nada mais cafona que dar um celular de presente no
Dia das Mães". Deve ser reação à gigantesca
batalha que as telefônicas estão travando na mídia, algumas
vezes até com dois comerciais concorrentes em um mesmo break.
Reforços do Mercado
Giovanni,FCB (Rio-RJ) - Acaba de promover Keila Marconi para o cargo
de coordenadora de mídia e contratar Kátia Carvalho como assistente
de mídia. Há 4 anos na agência, Keila continuará
atendendo as contas blah! e S. C. Johnson. Com passagens pela DPZ e Fischer
América, Kátia assume o cargo de assistente, trabalhando no mesmo
grupo.
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