Carillo Pastore deve levar Giannini
EM PRIMEIRA MÃO - O diretor de arte Marcelo Giannini,
está praticamente confirmado como o novo contratado da Carillo Pastore
Euro RSCG, uma das empresas de maior crescimento no mercado publicitário
brasileiro nos últimos anos. Dirigida por Cláudio Carillo e Dalton
Pastore, a agência atende clientes nacionais do porte de Embratel, Danone
e Chandon, entre outros.
A relação da Carillo Pastore com os criativos cariocas não
é recente. Gustavo Nogueira já faz parte da equipe há vários
anos, como diretor de criação, e André Nassar recentemente
assumiu na agência outro grupo de criativos.
Como a Janela registrou -- também em primeira mão -- na última
semana, Marcelo Giannini estava se desligando da sociedade da G/Staff, onde
ficou nos últimos 2 anos, para negociar o seu retorno ao mercado paulista.
Ele já havia sido diretor nacional de criação da Salles,
em São Paulo, de onde voltou ao Rio para se tornar sócio de Cahique
Equi e Eduardo Moncalvo na G/Staff.
Rádio Globo divulga balanço
A
Rádio Globo AM publicou esta quinta-feira na imprensa o seu balanço
de 2003, comemorando ter alcançado em dezembro um índice de audiência
73% maior do que o de sua principal concorrente, a Rádio Tupi AM. O relatório
da diretoria chega a citar que no início de 2003 a concorrente ameaçou
a sua liderança no segmento, que foi retomada durante o decorrer do ano.
Apesar do bom desempenho com os ouvintes, a diretoria da emissora aponta uma
queda de 8% em sua receita no últimos 12 meses, justificando o fato pela
"forte competição de preços" com a Tupi AM. Em
2003, a Globo AM teve R$ 22,7 milhões de receita bruta, contra R$ 25
milhões em 2002. A mudança do Governo Federal em 2003 também
levou a uma redução nos investimentos dos anunciantes, destacou
o balanço: "A transição levou os anunciantes a adotarem
uma postura de cautela e conservadorismo nos primeiros quatro meses do ano,
com investimentos bastante reduzidos", explicou a diretoria da Globo AM,
que participa do Sistema Globo de Rádio, dirigido pelo publicitário
Rubens Campos (foto).
Meta para 2005
De acordo com o documento, o SGR pretende que, até 2005, a Rádio
Globo AM seja a maior rede de rádios do Brasil, focada em cidades brasileiras
com mais de 300 mil habitantes. Hoje, a rede já é ouvida em 14
grandes cidades do país. Cliente da agência Contemporânea,
o Sistema Globo de Rádio declara ter investido 41% a mais em marketing
no último ano, para "fazer a marca Radio Globo cada vez mais respeitada
e admirada por ouvintes e anunciantes".
Rapidinhas
* 100% PASSA PORTFÓLIO POR JÚRI - Na inauguração
de seu novo escritório de 600m2 no Flamengo, em maio, a agência
100%, de Gustavo Bastos, vai distribuir um portfólio com trabalhos classificados
com medalhas de ouro, prata e bronze, segundo um júri formado por nomes
como Washington Olivetto, Roberto Duailibi, Sérgio Valente, Adilson Xavier,
Lula Vieira, Mauro Matos e Carlos Russo Di Celio.
* O DIA E TV BANDEIRANTES FAZEM PARCERIA - Os dois veículos formalizaram
esta segunda-feira um acordo de cooperação para melhor noticiar
o Estado do Rio de Janeiro, além de buscar sinergia em diversas ações.
Já no começo do ano, os dois trabalharam em conjunto na realização
da Corrida de São Sebastião, e há um mês os repórteres
do DIA participam com flashes ao vivo, direto da Redação, nos
noticiários Jornal do Rio e do Band News RJ.
* LONDRES ABRE INSCRIÇÕES - Até 14 de junho os brasileiros
podem postar seus trabalhos para inscrição no 19º Festival
de Propaganda de Londres. Os formulários podem ser impressos por meio
do site www.stockphotos.com.br.
O concurso já definiu seus jurados brasileiros. Bob Gueiros (Binder/FC+G),
no júri de filmes, será o único representante do Rio. Os
demais são Atila Francucci (Fischer, São Paulo), Celso Loducca
(Loducca, São Paulo), José Henrique Borghi (Borghierh, São
Paulo) e Michel Tikhomiroff (Jodaf, São Paulo), em TV/cinema. Na mídia
interativa, Fernanda Romano (DM9DDB, São Paulo) e P.J.Pereira (AgênciaClick,
São Paulo). E em design e design de embalagem, Margarete T.Takeda (A10
Design, São Paulo) e Orlando Facioli (Nuts Design, São Paulo).
* YOUNG CREATIVES ADIADO - Até 30 de abril ainda estão
abertas as inscrições para a categoria "Criação"
do Young Creatives Brazil/2004, capítulo Rio de Janeiro. O julgamento
será feito pelos 23 ex-Youngs que já representaram o Rio, de 03
a 05 de maio, quando será divulgado o resultado. Mais informações
com Adriano Matos pelo fone (21) 2221-5859 ou pelo e-mail adrimatos@bol.com.br.
* O DIA PROMOVE CASAMENTOS - Com apoio de 18 empresas expositoras da
Expo Noivas, o jornal carioca vai dar um casamento completo e uma lua de mel
à leitora que for escolhida na promoção "Casamento
dos Meus Sonhos". A campanha, criada pela agência Elipse, diz para
as leitoras que "Sua única preocupação vai ser garantir
o noivo".
* GANEM DEIXA PROPAGANDA & MARKETING - A imprensa publicitária
carioca está perdendo a graça de Paula Ganem, que deixa a área
para novos desafios.
* NIZAN ELOGIA OLIVETTO - No Festival do Prêmio Colunistas Norte-Nordeste,
que aconteceu na Bahia no último fim-de-semana, Nizan Guanaes declarou
que Washington Olivetto é o maior criador que o Brasil já teve.
"Já superei os problemas que tinha com ele e hoje posso declarar
isso com tranquilidade", contou para a platéia de 800 pessoas.
* OGILVY EM CAMPOS - Uma curiosidade no Colunistas Norte-Nordeste foi
encontrar, como concorrente, as campanhas do governo de Campos de Goytacazes,
assinadas pela agência baiana Eurofort Ogilvy. Os políticos de
Campos realmente não gostam das agências do Rio. :)
* ELA DEU O RÁDIO - A partir de 2005, o Festival de Cannes começa
a julgar fonogramas. Segundo a divulgação, será usada uma
tecnologia que permitirá a um júri internacional analisar os trabalhos
sem ter problemas com o idioma de cada fonograma. Que tecnologia é essa,
só esperando para ver.
* NORDESTE IN RIO - A F&F Comunicação conquistou a
comercialização dos espaços publicitários e eventos
na Feira de São Cristóvão, que foi reinaugurada em setembro
de 2003, reunindo cada fim-de-semana cerca de 150.000 pessoas das classes B/C.
Oswalber Fernandes, da F&F, conta que a empresa está apostando que
este número ainda vai aumentar, quando a feira começar a funcionar
de Quarta a Domingo.
* CARIOCA REESTRUTURA - O superpremiado redator Adriano Mattos e os não
menos premiados diretores de arte Bruno Castro e Bruno de Almeida deixaram a
agência Comunicação Carioca, num processo de reestruturação
da empresa para enfrentar os novos tempos de crise. Por outro lado, no atendimento,
foram contratados Alexandre Muricy, Cláudia Villarde e Danilo Montiel,
além do criativo Paulo de Tarso Forni (ex-DPZ e Free) para cuidar da
área de Novos Negócios. A agência agora está toda
concentrada no 9º andar, com Sérgio De Paula na direção
de criação.
Reforços do Mercado
Script (Rio-RJ) - Passam a integrar a equipe da agência a profissional
de atendimento Vanessa Maciel, que tem passagens pela Doctor, Zero Brasil e
Carioca -- nessa última atendeu clientes como Rica, Heineken e Essilor
-- e a estagiária Ana Lúcia Cavalcanti, que vem da produtora Youle
Filmes.
G/Staff (Rio-RJ) - A agência contratou o diretor de arte Wilson
Nóbrega (ex-DPZ) como Diretor de Criação.
Ogilvy (Rio-RJ) - Andreia Grinszpan chega à Ogilvy para reforçar
a equipe de supervisores de conta da Michelin. Depois de sua passagem pela Comunicação
Carioca onde atendia Heinekein e Shopping Vitória ela completará
o grupo da diretora de conta Leciane Serra. A agência que agora atende
a Michelin em toda a América Latina investe em novos profissionais para
desenvolver seu posicionamento 360º.
Eli Lilly (São Paulo-SP) - Eduardo Margarido Pires, 34 anos, é
o novo diretor de Serviços de Marketing. Até a promoção,
ocupava a gerência de serviços de marketing. Pires ingressou na
Lilly, há quatro anos, por meio do programa de recrutamento de MBAs.
Formado em administração pela Fundação Getúlio
Vargas e também em economia pela FEA-USP, fez seu mestrado, direcionado
à marketing, na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Antes
da Lilly, trabalhou na área de planejamento estratégico do Grupo
Saint-Gobain.
Lowe (São Paulo-SP) - O diretor de arte Theo Rocha é o
novo reforço da Lowe na área de criação. O publicitário
estava na Africa.
|