Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/ABR/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Giannini deixa G/Staff
O diretor de arte Marcelo Giannini está deixando a sociedade que manteve nos últimos dois anos e sete meses com Cahique Equi e Duda Moncalvo na agência G/Staff.
A perspectiva mais provável para Giannini é voltar ao mercado paulista, onde esteve em 2001 como diretor de criação da Salles D'Arcy, após uma premiada carreira como responsável pela criação do escritório carioca daquela agência.
Segundo comentários do mercado, depois de atuar em uma grande multinacional paulista, Marcelo não teria conseguido aceitar a difícil realidade das agências médias cariocas, mesmo em uma agência com a tradição de valorização da criatividade como a Staff. A empresa, em 2003, sofreu o baque da perda da conta da Michelin para a Ogilvy, em um processo de alinhamento latino-americano do anunciante. Informações que chegaram à Janela, no entanto, identificam uma retomada de negócios na G/Staff, inclusive com a previsão de uma campanha nacional da Aroma do Campo ainda este semestre.
Oficialmente, a G/Staff não confirma a cisão. Mas fontes da Janela garantem que as partes já estão, inclusive, contando com a intermediação de escritórios de advocacia para acelerar o processo de separação.
Serviço da Janela: Leia a matéria sobre a entrada de Giannini na G/Staff na edição de 28 de setembro de 2001.

MG nega associação com Giannini
O diretor geral da agência carioca MG Comunicação, Marcelo Gorodicht, distribuiu comunicado à imprensa esta segunda-feira para corrigir informações publicadas em um veículo paulista na última sexta-feira, dando como praticamente certa a associação do criativo Marcelo Giannini à sua agência. Ainda de acordo com a nota, a MG teria também como sócio o profissional de atendimento Sérgio "Caju" Malta.
Pelo conteúdo do comunicado, as duas informações carecem totalmente de fundamento: nem Giannini estaria entrando na MG nem Malta teria qualquer participação na sociedade. Diz a nota assinada por Gorodicht que a MG "não tem qualquer previsão de alteração em sua composição acionária". Segundo ele, a sociedade é formada apenas pelo próprio Marcelo, como responsável pela operação, e pelos acionistas Grupo Facility e Banco Cruzeiro do Sul.
Gorodicht abriu a MG há exatamente um ano, após se afastar da direção do escritório carioca da Fischer América.

G/STAFF TAMBÉM COMUNICA
Os diretores da G/Staff, Cahique Equi e Duda Moncalvo igualmente emitiram seu comunicado oficial sobre a saída de Giannini (agora só falta ele próprio), justificando que as metas alcançadas não estiveram dentro da previsão, sem no entanto responsabilizar o criativo pelo fato, como também chegou a sair na imprensa.
A agência informa que continuará se chamando G/Staff e já tem um diretor de criação contratado para o lugar de Giannini. Como este nome não foi divulgado no comunicado, para bom entendedor isto significa que o profissional ainda está em outra agência, provavelmente sem ter comunicado à equipe que em maio terá um novo rumo. É uma nova dança das cadeiras começando no Rio.

Rapidinhas
* CBS NO RIO - Maurício Ramos, da Rede CBS de Rádio e Televisão, conta pra Janela que as agências cariocas não precisam mais procurar o pessoal de São Paulo, porque a rede está no Rio desde janeiro. Fica na Av. Rio Branco, 245 - 36º andar, com os telefones 2524-0650 e 2524-0325. Vamos prestigiar o Rio, galera.
* PRÊMIO PARA MÍDIAS - Até 31 de maio estão abertas as inscrições de cases no Prêmio MaxiMídia. Podem concorrer as categorias TV, Cinema, Revista, Jornal, Outdoor/Mídia Exterior ou Indoor, Rádio, Internet/NewMedia e Mídia Mix. No site www.maximidia2004.com.br está o regulamento. E a entrega acontce durante o 14º MaxiMídia, de 20 a 23 de setembro em São Paulo.
* CURLY IN USA - Nilton Cacheado, sócio da produtora CaradeCão, está desde segunda, 19, na NAB (National Association of Broadcasters), a maior e principal feira de equipamentos do mundo, em Las Vegas, nos EUA. No ano passado, a NAB recebeu 180 mil visitantes.

Reforços do Mercado
Recriação (Rio-RJ) - A agência contratou para o seu departamento de mídia o profissional Marcelo "Bebeto" Gottardi (ex-100% Propaganda).
Antônio NogueiraGiovanni, FCB (Rio-RJ) - O redator Antônio "Mega" Nogueira (foto à esquerda), que hoje está mais para midi que para mega, acaba de ser contratado pelo escritório da Giovanni,FCB Rio de Janeiro. Há 7 anos no mercado, o publicitário assume a função como dupla do diretor de arte Cláudio Gatão, no grupo de Fernando Barcellos, e irá trabalhar com clientes como blah!, S.C. Johnson, Kraft Foods, entre outros. Mega teve passagens pela Publicis Salles Norton e ultimamente estava na F/Nazca.
TurisRio (Rio-RJ) - Adriana Garretano volta ao mercado, assumindo a diretoria de marketing da TurisRio, braço operacional da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A profissional, que antes já havia trabalhado na Varig e no Amadeus, conta que a TurisRio está de portas abertas para as agências de publicidade. A idéia é receber novos projetos e propostas de parcerias, além de conversar com empresas interessadas em patrocinar eventos e projetos turísticos e culturais nos municípios e regiões do interior do Estado.Os contatos do Departamento de Marketing da TurisRio são (21) 2544-6435 e marketing@turisrio.rj.gov.br .
O Dia (Rio-RJ) - Após três meses de interinidade -- desde a saída de Cristiane Cadime no final de 2003 --, Simone Botto assume o marketing do jornal carioca O DIA. Já Viviane Groisman deixa o marketing, passando a trabalhar diretamente com Amauri Melo no desenvolvimento e execução de iniciativas multimídias do jornal. O responsável por suas antigas funções agora é Fábio Almeida, que já fazia parte da equipe de marketing.