Script entra com recurso no Governo do Rio
Apesar da revolta com o resultado da concorrência do Governo
do Estado do Rio, que colocou 3 agências sem sede no Rio entre as 5 mais
pontuadas, a quase totalidade dos empresários cariocas de publicidade
preferiu desistir da briga e se calar na reunião ocorrida esta segunda-feira,
no Palácio Guanabara. Apenas a agência Script se manifestou contra
a avaliação técnica da Comissão de Licitação,
forçando ao adiamento da abertura das propostas de preço.
Como o recurso ainda está em julgamento, o diretor da Script, Rodrigo
Amado, não pôde nos adiantar o seu conteúdo. Mas, a partir
de contatos com os participantes da disputa, a Janela consegiu ter acesso à
planilha com as notas conferidas às 24 agências que se inscreveram
para disputar os R$ 100 milhões de verba alocados para a propaganda do
Governo Rosinha Garotinho nos próximos meses. Especialmente para seus
leitores a Janela está disponibilizando este documento, já formatado
como arquivo do Word. Para ler, basta clicar AQUI.
Para salvar no seu computador, clique no link com o botão direito e escolha
"Salvar Destino Como".
Conversando com outros publicitários, a Janela ouviu várias questionamentos
sobre as pontuações conferidas, que submetem às agências
a uma subjetividade digna de uma disputa de Escolas de Samba, na qual décimos
conferidos ou retirados em um quesito podem definir o título ou o rebaixamento.
As maiores críticas dos publicitários dizem respeito às
avaliações de Capacidade Criativa. "Como eles puderam julgar
Capacidade Criativa sem analisar o portfólio e o histórico de
premiações da agência?", perguntou um dos empresários
desclassificados. Segundo a sua análise da planilha, por exemplo, uma
das agências concorrentes, "que não pode ter um portfólio
significativo já que foi criada pouco antes do lançamento da licitação",
obteve nota mais alta de Capacidade Criativa que a DPZ Propaganda, uma das mais
premiadas empresas da publicidade brasileira.
O ítem Capacidade de Atendimento também gerou protestos. "Como
será possível que uma agência que nunca teve escritório
no Rio comprove melhor capacidade de atender o governo que outras que estão
entre as 10 maiores do mercado?", espantou-se outro dirigente.
A Secretaria de Comunicação Social do Governo Rosinha ainda não
marcou a data para a comunicação do resultado da análise
do recurso da Script.
Personagens da Oddcast já falam português
Se
você tem dúvidas sobre o impacto que a tecnologia digital ainda
terá no futuro da publicidade, dê um click na ilustração
desta matéria e ouça a personagem falar a frase que você
quiser em quase 10 línguas diferentes -- inclusive português --,
com uma perfeição espantosa. A moça conseguiu pronunciar
"Marcio Ehrlich" melhor que muito publicitário que o colunista
conhece.
A tecnologia de sintetização de voz é da empresa Loquendo
TTS, fornecida para a Oddcast (www.oddcast.com),
que tem trabalhado para empresas de todo o mundo, como Coca-Cola e McDonalds,
produzindo peças digitais interativas com porta-vozes -- batizados de
[V]Hosts -- dando o recado. Para o produto Pure Zone, da L´Oréal,
por exemplo, é a animação de uma adolescente que responde
às principais dúvidas dos usuários. Já para a M&M,
o próprio personagem Vermelho é que protagonizou a animação.
Vale a pena a visita ao site, que infelizmente não tem qualquer referência
se já houve algum trabalho feito para o Brasil.
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