Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 19/MAR/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Script entra com recurso no Governo do Rio
Apesar da revolta com o resultado da concorrência do Governo do Estado do Rio, que colocou 3 agências sem sede no Rio entre as 5 mais pontuadas, a quase totalidade dos empresários cariocas de publicidade preferiu desistir da briga e se calar na reunião ocorrida esta segunda-feira, no Palácio Guanabara. Apenas a agência Script se manifestou contra a avaliação técnica da Comissão de Licitação, forçando ao adiamento da abertura das propostas de preço.
Como o recurso ainda está em julgamento, o diretor da Script, Rodrigo Amado, não pôde nos adiantar o seu conteúdo. Mas, a partir de contatos com os participantes da disputa, a Janela consegiu ter acesso à planilha com as notas conferidas às 24 agências que se inscreveram para disputar os R$ 100 milhões de verba alocados para a propaganda do Governo Rosinha Garotinho nos próximos meses. Especialmente para seus leitores a Janela está disponibilizando este documento, já formatado como arquivo do Word. Para ler, basta clicar AQUI. Para salvar no seu computador, clique no link com o botão direito e escolha "Salvar Destino Como".
Conversando com outros publicitários, a Janela ouviu várias questionamentos sobre as pontuações conferidas, que submetem às agências a uma subjetividade digna de uma disputa de Escolas de Samba, na qual décimos conferidos ou retirados em um quesito podem definir o título ou o rebaixamento.
As maiores críticas dos publicitários dizem respeito às avaliações de Capacidade Criativa. "Como eles puderam julgar Capacidade Criativa sem analisar o portfólio e o histórico de premiações da agência?", perguntou um dos empresários desclassificados. Segundo a sua análise da planilha, por exemplo, uma das agências concorrentes, "que não pode ter um portfólio significativo já que foi criada pouco antes do lançamento da licitação", obteve nota mais alta de Capacidade Criativa que a DPZ Propaganda, uma das mais premiadas empresas da publicidade brasileira.
O ítem Capacidade de Atendimento também gerou protestos. "Como será possível que uma agência que nunca teve escritório no Rio comprove melhor capacidade de atender o governo que outras que estão entre as 10 maiores do mercado?", espantou-se outro dirigente.
A Secretaria de Comunicação Social do Governo Rosinha ainda não marcou a data para a comunicação do resultado da análise do recurso da Script.

Personagens da Oddcast já falam português
OddcastSe você tem dúvidas sobre o impacto que a tecnologia digital ainda terá no futuro da publicidade, dê um click na ilustração desta matéria e ouça a personagem falar a frase que você quiser em quase 10 línguas diferentes -- inclusive português --, com uma perfeição espantosa. A moça conseguiu pronunciar "Marcio Ehrlich" melhor que muito publicitário que o colunista conhece.
A tecnologia de sintetização de voz é da empresa Loquendo TTS, fornecida para a Oddcast (www.oddcast.com), que tem trabalhado para empresas de todo o mundo, como Coca-Cola e McDonald’s, produzindo peças digitais interativas com porta-vozes -- batizados de [V]Hosts -- dando o recado. Para o produto Pure Zone, da L´Oréal, por exemplo, é a animação de uma adolescente que responde às principais dúvidas dos usuários. Já para a M&M, o próprio personagem Vermelho é que protagonizou a animação.
Vale a pena a visita ao site, que infelizmente não tem qualquer referência se já houve algum trabalho feito para o Brasil.