Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/MAR/2004
Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

 

Cariocas revoltados com Rosinha Garotinho
Continuam as reações do mercado publicitário carioca à decisão da Comissão de Licitação do Governo do Estado do Rio de entregar 3 partes de sua conta publicitária para agências que nunca tiveram escritório no Rio. Leiam abaixo, por exemplo, o e-mail que a publicitária Ana Villas Bôas, distribuiu ao mercado convocando as entidades a se manifestarem:

PUBLICIDADE DO GOVERNO DO ESTADO: MARMELADA OU ESTRATÉGIA POLÍTICA?
Parabéns às agências Giovanni FCB e Agência3, por serem as únicas agências do estado do Rio de Janeiro que conquistaram a conta de publicidade do Governo do Estado.
É impressionante como os nossos governadores Rosinha e Garotinho criticaram o Governo Federal por entregar sua conta ao Estado de São Paulo e resolveram fazer a mesma coisa. Das 5 agências que ganharam a conta do governo, 3 são de outros estados (São Paulo, Pernambuco e Ceará).
Esta atitude mais parece manobra política-eleitoral com intenções nas eleições de 2006 - Garotinho pretende vir novamente candidato à presidente da república, desta vez pelo PMDB - com isto já terá o seu QG de publicidade montado nas regiões nordeste e sudeste.
Não podemos deixar esta atitude passar desapercebida. Acredito que todo o mercado do Rio de Janeiro deveria fazer um grande manifesto em repúdio aos nossos governantes.
Com o resultado desta concorrência, nós publicitários (agências, profissionais, veículos...), mais uma vez vamos ver nosso mercado desmoronar. Com certeza serão mais de 500 empregos perdidos.
Não podemos ficar assistindo tudo isto de camarote. É hora de todos os grupos (GAP, CCRJ, Mídia), associações, sindicatos... nos unirmos e fazermos alguma coisa para tentar reverter esta situação humilhante.
Ana Villas Bôas

Agências deixam Ipanema
Duas agências cariocas decidiram trocar o charme do bairro de Ipanema por localizações mais centrais da Zona Sul Carioca. Na última semana, a Binder/FC+G, dos publicitários Glaucio Binder, Flavio Cordeiro e Bob Gueiros levaram sua equipe para ocupar meio andar na rua Guilhermina Guinle, nº 272, 3º andar. O novo telefone da agência é (21) 2536-2255.
E até o final de março, quem deixa o bairro cantado por Jobim e Vinícius é a 100%, que vai ocupar dois andares na Rua Barão do Flamengo, 32, a poucas quadras de onde estão Contemporânea, F/Nazca, Fischer e Salles.

Dia absorve agência em São Paulo
A Dia Comunicação de Marketing absorveu neste inicio de ano a agência Free/Original Comunicação Integrada. A Free/Original foi fundada em 1988 por Sérgio Zanetti, atendendo no período a clientes como Credicard, Eternit, Brinquedos Bandeirante, Asia Motors, Bravox e Vulcabrás.
Esta absorção, segundo o sócio-diretor da Dia, Gilberto Strunck, vai solidificar a estratégia de atuação da agência em São Paulo, onde tem filial desde 1995.

Cannes ganha patrocínio da Microsoft
O MSN, provedor de serviços e informações online da Microsoft, fechou com a organização do Festival de Cannes o patrocínio exclusivo do Cyber Lions Awards 2004, que premia peças criadas para a mídia digital. Roger Hatchuel, presidente do Festival, não revelou o valor do patrocínio nem o que ele trará de benefícios adicionais para os vencedores.
Dentro do pacote de patrocínio, no entanto, a MSN terá o direito de remontar o seu cyber lounge na área central das atividades no Palais des Festivals, permitindo aos visitantes verificar seus e-mails ou navegar na web.
A cerimônia de premiação do Cyber Lions acontece na quarta-feira, 23 de junho de 2004.

COB cria agência de marketing própria

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) inaugurou na última semana a sua própria agência de marketing, a Olympo Marketing e Licenciamento, que será presidida por Carlos Arthur Nuzman, também presidente do COB. A direção executiva, no entanto, será de Leonardo Gryner, especialista na área que mantinha a LG Ventura, até então prestadora dos mesmos serviços para a entidade.
Segundo Nuzman, a decisão de adotar o mesmo modelo do Comitê Olímpico Internacional, que também tem a sua própria agência de marketing, deveu-se "à complexidade crescente das operações de marketing no Brasil". "Grandes propriedades exigem uma empresa própria para representar seus produtos e direitos. É o caso, por exemplo, da NBA, NFL,FIFA, Fórmula 1 e COI, entre outros", explicou Gryner.
Entre os jobs da Olympo -- cujo logo foi criado pela agência OPM -- está comercializar patrocínios, licenciamentos, concessões em eventos, direitos multimídia e bilheteria, entre outros. Além do COB, a agência irá atender também ao Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (CO-Rio) e ao Comitê de Candidatura Rio 2012.
Em maio de 2003, o Comitê Olímpico Brasileiro encerrou o contrato de prestação de serviços de marketing que tinha com a agência de marketing norte-americana IMG. O encerramento do contrato foi uma iniciativa da IMG, que alegou retração de mercados, sobretudo pela forte desvalorização do Real ao longo de 2002.
A Olympo será financiada por um aporte mensal do COB, a ser definido, mais comissão sobre comercialização dos produtos pela agência, que poderá variar entre 15% e 20%, dependendo da natureza do produto. "Parte das necessidades de financiamento da Olympo terá que vir dos resultados comerciais que ela produzir", explicou o diretor da agência.

Dinamarca promove Andersen no Brasil

Jens Olesen no samba com a ImperatrizA Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira, presidida pelo publicitário Jens Olesen, vai investir entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões em 2005 no Brasil para divulgar o bicentenário do mais famoso filho da Dinamarca: o escritor Hans Christian Andersen, autor de clássicos da literatura infantil como "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia", "A Roupa Nova do Imperador" e "O Soldadinho de Chumbo".
A comunicação foi feita esta semana no Rio por Olesen ao anunciar que parte daquele valor será dedicada ao patrocínio do desfile de 2005 da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. No final deste mês, a carnavalesca Rosa Magalhães acompanha Jens Olesen à Dinamarca, onde conhecerá a cidade natal de Andersen para se aprofundar mais no universo do escritor, cujo bicentenário de nascimento envolverá investimentos de cerca de US$ 90 milhões em todo o mundo em 2005.
Olesen, que nasceu na Dinamarca mas está no Brasil desde 1969 -- ele é inclusive casado com uma brasileira -- chegou a sambar com as passistas da Imperatriz, durante a apresentação da escola que encerrou a coletiva, para desmentir uma jornalista que brincou com a história de que, no Rio, turistas que não sabiam sambar seriam chamados de "dinamarqueses". O publicitário está apostando de tal forma na integração carnavalesca entre os dois países que afirmou que em 2005 o Sambódromo vai receber a maior delegação dinamarquesa da sua história.
Apesar de a Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira atuar no projeto como coordenadora, outros patrocinadores vão bancar a divulgação da literatura de Hans Christian Andersen no Brasil, como a Varig e a cerveja dinamarquesa Carlsberg. Durante a coletiva, Olesen descartou qualquer relação do projeto com a agência McCann Erickson, que ele também preside no Brasil. "A McCann está envolvida apenas porque tem alguns clientes entre os patrocinadores", afirmou.

Praia e Vinci com novas contas
O canal USA, distribuído pela SKY, Directv, Net e Horizon, entregou a sua conta para a agência de publicidade carioca Praia de Comunicação, que será responsável pelos anúncios, ações promocionais, campanhas de relacionamento e pelo lançamento da marca Universal Channel no segundo semestre. A Praia de Comunicação faz parte da holding de estratégia e negócios Republic e é dirigida por Marcello Mendes (ex- Calia Rio e V&S).
O primeiro trabalho da agência para o canal USA é a campanha dos novos episódios da série Monk, que estrearam no dia 7 de março. Os anúncios impressos estão sendo veiculados nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Diário de S. Paulo desde o último dia 5.
Faculdade Simonsen
Outra troca da agência no Rio beneficiou a Vinci Comunicação, que passou a responder pela conta das Faculdades e colégios Simonsen. O início da veiculação da campanha desenvolvida pela agência ainda depende de negociações com o cliente e a mídia. A criação da campanha é de Nando Alam e Tatiana Silva, além de Thiago Tavares, que era diretor de criação mas deixou a agência. O foco será em cima da Faculdade Simonsen, que quer retomar sua posição de pioneira em alunos na Zona Oeste.

REFORÇOS DO MERCADO
Quê (Rio-RJ) -
Depois de um período de 3 anos, quando esteve afastado de agências, Vespasiano Luz voltou ao mercado, como contratado pela Quê Comunicação, do Grupo PPR, que reúne também a Next e a NBS. Ele entra para a área de Planejamento (embora tenha vindo de criação: planejamento criativo e/ou criação planejada). A intenção é colocar em prática o que chama de "brainding", ou seja, branding with brain, atendendo a conta da Prefeitura de Niterói. Luz trabalha como redator desde 1985. Com passagens no Rio pela MPM, Artplan, Luz Publicidade, Promarket (house da AMIL) e Presença em Comunicação. Além da Setembro Propaganda-BH e da Z-Dois de Mato Grosso do Sul. Deu aulas de Redação Publicitária na ESPM-Rio, na Veiga de Almeida e no Sebrae-MS.

Forma Final (Rio-RJ) - Entraram no Atendimento da Forma Final Comunicação Promocional as profissionais Bianca Quinellato e Denise Martins, para fechar o trio com Aline Dias.

Infoglobo (Rio - RJ) - Desde 16 de fevereiro, a Gerência de Marketing Publicitário passou a ser liderada por Túlio Guimarães, que atuou como Gerente de Marketing da Rede Globo de Televisão e do Banco Nacional e coordenou a área de promoções da Wm. Teachers & Sons Brasil e de Contas Publicitárias da Salles/Inter-Americana de Publicidade, Pró-Varejo e Denison. (07/03/2004)

Publicis Salles Norton (Rio - RJ) - O VP de Criação da agência, Rodolfo Sampaio, trouxe de volta ao Rio o redator Marcio Juniot. Entre outros prêmios, ganhou por duas vezes o Grand Prix do 'Prêmio Abril', Grand Prix e medalhas do 'Prêmio O Globo', medalhas no anuário do CCSP e CCRJ, várias medalhas e 'Prêmio Rogerio Steinberg', do Colunistas. Em 2001 foi convidado para a Leo Burnett de São Paulo, onde ganhou o primeiro Leão de Prata da agência, em Cannes. De acordo com Rodolfo, a contratação é a prova de que a Publicis Salles Norton continua na briga para se manter entre as agências mais premiadas do Rio. (07/03/2004)

Cátia DuranGiovanni,FCB (Rio - RJ) - Contratou Cátia Duran (foto à esquerda), que assume o cargo de Executiva de Contas, integrando a equipe do grupo Sendas, dirigida por Gustavo Oliveira. Há 9 anos no mercado, Cátia tem passagens pela QG Comunicação e GR.3 Propaganda, sempre atuando na área de varejo. (07/03/2004)

Ogilvy & Mather (São Paulo - SP) - Promoveu Ricardo Ribeiro como seu novo Diretor de Criação. Ribeiro, que atuava como Redator da Ogilvy & Mather, fará dupla com Virgilio Neves, também Diretor de Criação, e juntos comandarão uma equipe composta por cinco duplas de criação. Além disso, foram contratados o Redator Marcelo Sato (ex-Young & Rubicam) e o Diretor de Arte Eduardo Doss (ex-Fischer). Foram promovidas ainda a Dupla Jr. de Criação, os ex-trainnes Fernando Saú (Diretor de Arte), Ricardo Crucelli (Redator) e Mariana Valladares (Diretora de Arte) e Leandro "Lêndia" Lourenção (Redator). (07/03/2004)

Lúcia MaiaMG (RIo - RJ) - Reforça sua equipe de atendimento em contas de varejo com a contratação de Lúcia Maia (foto à direita), que já trabalhou na Rede Record, Skymídia e Motrix Publicidade. Ela atenderá as contas Wilsonking, Safeway, Cell Works, Celular Universal, Cotrim e Cardeal Celular. (07/03/2004)

Seagulss Fly (Rio - RJ) - Fernando Reule torna-se sócio da empresa. Ele está há quatro anos na
empresa e esteve a frente, junto com FlavioMac, de grandes projetos como a Globeleza virtual, os clipes "Túnel do Tempo" (Frejat ­ em parceria com a Consequência) e "3 little Birds" (Gilberto Gil ­ parceria com Consequência e Conspiração). A entrada de um novo sócio marca uma etapa de forte crescimento da Seagulls Fly, que nos dois últimos anos foi de 30%. Fernando Reule vai integrar a direção da empresa junto com os sócios Fabiano Feijó, Luciana Jordão e
FlavioMac. (07/03/2004)

Dia Comunicação (Rio - RJ) Contratou para o seu time de atendimento da unidade Rio os profissionais de comunicação (foto à esquerda) Juliana Barreto (ex-Via Fórum Eventos), Marcelo Arraes e Márcia Tabajara (ambos ex-Fischer América). Enquanto Juliana e Marcelo ocuparão os cargos de Assistentes de Atendimento, Márcia Tabajara será a Gerente de Projetos de contas como Coca-Cola, Wella, Leite de Rosas e Global Info, entre outras." (07/03/2004)

Ronson (Rio - RJ) - Patrícia Koeler é a nova Diretora de Arte da Ronson e já começou a trabalhar para os clientes da Agência. Patrícia passou pela Via Comunicação e Dogma Graphics. (07/03/2004)

Helios Carbex (São Paulo - SP) - Martin Olaso é o recém-contratado gerente de Marketing da Helios Carbex, empresa fabricante de suprimentos para informática, escritório e material escolar e nova patrocinadora do Santos Futebol Clube. O Martin será um dos responsáveis em coordenar e planejar as estratégias de marketing da Helios Carbex. Seu histórico profissional inclui passagem por grandes corporações como Kolynos, Colgate Palmolive, Shizen, Warner Lambert do Brasil e Carillo Pastore Euro. Martin é uruguaio, naturalizado no Brasil e possui formação acadêmica em Administração e Marketing pela Westchester Community College - NY, EUA. (07/03/2004)

Lowe (São Paulo - SP) - A agência de publicidade LOWE está reforçando sua equipe com três novos nomes. Cristiane Garcia (ex-Grey) é a nova assistente de produção no departamento de RTV. No setor de planejamento, Larissa Spengler (ex-Almap) chega como assistente. Já Flavio Franco, que trabalhava na W/Brasil, é o novo gerente de mídia. (07/03/2004)