Telemar consegue no Conar suspender Gênio 21
O consumidor brasileiro parece condenado a continuar
sem entender quanto paga para telefonar. Em mais um lance na guerra das operadoras,
o Conar acatou o pedido de suspensão da campanha "Gênio 21", da
Embratel, que estreou dia 11 de janeiro, atendendo a representação
apresentada pela Telemar. A campanha é composta por cinco comerciais
em que Ana Paula Arósio interpreta um gênio, com o gimmick de que
não precisa ser gênio para saber que os preços da Embratel
são menores que os da concorrência.
Segundo a Telemar, os comerciais passam inúmeras afirmações
enganosas acerca de tarifas, planos e serviços ofertados que levariam
o consumidor ao erro. Eduardo Aspesi, diretor superintendente da unidade de
Varejo da Telemar, diz que "o posicionamento da Embratel é anticompetitivo
e prejudica o consumidor", porque as tarifas de longa distância efetuadas
de telefones públicos têm o mesmo valor independente da operadora
escolhida em decorrência de obstáculos impostos pela própria
Embratel". O executivo acusa ainda a Embratel de ser a responsável pelos
preços não poderem baixar, já que "a empresa não
cria um padrão tecnológico que permita tarifação
diferenciada".
Pela decisão do Conar, a Embratel terá que retirar imediatamente
todas as peças da campanha em todo o Brasil.
Caju na MG agita o mercado carioca
Uma onda de especulações correu pelo
mercado carioca no final da última semana, com a notícia da saída
do Diretor de Atendimento da Publicis Salles Norton, Sérgio "Caju" Malta,
para assumir a Diretoria de Novos Negócios da MG, agência de Marcelo
Gorodicht, outro publicitário com passagem por grande agência:
ele foi o presidente da Fischer América no Rio.
Se a memória deste colunista não falha, Malta está na Salles
há cerca de 10 anos, vindo do Shopping Rio Sul, que já era conta
da agência. Ele era o homem forte da Brascan dentro da Salles e todo o
mercado creditava a ele a manutenção na agência da conta
do Shopping, mesmo depois de Marcelo Giannini, que assinou dezenas de campanhas
premiadas para o Rio Sul, ter se tornado sócio de outra agência.
Apesar de Gorodicht não confirmar nada, não há quem acredite
que Caju vai mudar de agência sem levar nada com ele. A Brascan, além
de controlar o Rio Sul, é responsável por inúmeros lançamentos
imobiliários no mercado carioca.
Saúde
No início da semana, antes de vazar a notícia da contratação
de Sérgio Malta, a MG anunciava a conquista da conta da Rio Med, uma
operadora de planos de saúde com atuação no mercado fluminense
desde 1975, possuindo 80 mil clientes. A primeira campanha será veiculada
em março, após o Carnaval.
Thompson vai divulgar a Febre
Aproveitando a boa fase dos últimos meses,
o escritório carioca da J.W.Thompson -- que já atende o Barrashopping
-- venceu a concorrência pela campanha Febre de Shopping, que reunirá
21 shoppings do Rio numa grande liquidação de verão. Participaram
da disputa 11 agências que cuidam da comunicação destes
centros comerciais.
A campanha escolhida foi criada por Wallace Marques, Raul Fernandes, Luiz Cavalheiros
e Victor Castro, com direção de criação de Raul
Fernandes.
A marca Febre de Shopping foi criada pela Ogilvy, que por duas oportunidades
assinou a comunicação da liquidação. No último
inverno, a concorrência foi ganha pela Agência3.
Promoção da Fiat na Internet é ação
de hackers
Depois de quase conseguirem por duas semanas inviabilizar
o e-mail como ferramenta de comunicação pessoal, os hackers estão
dando mais um golpe na credibilidade da Internet como mídia para campanhas
promocionais.
A Fiat Automóveis foi obrigada esta semana a alertar os usuários
de computadores de que a promoção "Fiat, Eu quero o meu", que
começou a circular nas últimas semanas, é ação
de "hackers", contendo vírus que "podem se instalar no computador do
usuário e transferir suas informações privativas para uso
indevido". Em comunicado oficial, a Fiat informou que só envia mensagens
para usuários cadastrados voluntariamente.
Como também o Banco do Brasil foi vítima nos últimos dias
de e-mail falso, fica o desafio para os profissionais de web-design de conseguirem
que não só os consumidores confiem no que receberem quanto os
clientes ainda acreditem que a Web pode ser segura.
Pioneiro do comercial brasileiro morre em Londres
Faleceu no último dia 7 de fevereiro, em Londres,
aos 83 anos, o diretor de cinema John Waterhouse, que dirigiu vários
comerciais no Brasil nas décadas de 50 e 60, primeiramente na J.W.Thompson
-- uma das primeiras, se não a primeira, das agência no Brasil
-- e depois por conta própria. Ganhou vários prêmios, entre
os quais para comerciais que dirigiu para os produtos da Souza Cruz.
Watherhouse, que vivia entre o Rio e Londres, faleceu de câncer no hospital
em que estava internado, como no roteiro de um filme. Era o dia do seu aniversário
e ele ainda conseguiu reunir a família no seu quarto para comemorar.
Ao final da festa, deixou todos irem embora. Ao chegarem em casa, o telefone
tocou e o hospital informou que ele havia se ido.
Giovanni promove Eyer a Diretor de Criação
O diretor de arte Carlos André Eyer, de 33
anos, é o novo Diretor de Grupo de Criação do escritório
carioca da Giovanni FCB, ocupando o cargo deixado por Fernando Campos, que transferiu-se
para São Paulo, onde está dirigindo a criação local.
Dedé, como é carinhosamente chamado pelos colegas, está
há 5 anos na Giovanni Rio, tendo se destacado como um dos mais premiados
profissionais do mercado. Em 2000, foi o vencedor do Prêmio Rogério
Steinberg, como o diretor de arte mais premiado no Colunistas Rio. No currículo
ele também soma 2 leões em Cannes, Grand Prix do Fiap, Clio, Art
Directors, Londres, New York Festivals.
A atual direção do departamento criativo do escritório
do Rio de Janeiro divide-se entre dois diretores de grupo de criação,
Carlos André e Fernando Barcellos, ambos sob direção geral
de criação de Cristina Amorim e direção nacional
de criação de Adilson Xavier.
Internauta faz mobilização contra a Skol
Um e-mail assinado por Leonardo Ferreira começou
a circular este ano pela Internet brasileira mobilizando os usuários
a tentarem cancelar a nova campanha da Cervejaria Skol, criada pela F/Nazca
Saatchi & Saatchi, "A Experiência". De acordo com o autor, a campanha
"é extremamente anticultural e deveria ser retirada de circulação".
No comercial, pessoas são levadas para "A ilha quadrada", onde é
feita a experiência de analisar o comportamento das pessoas que, por tomarem
apenas cerveja quadrada., passam a ouvir música clássica. Enquanto
isso, na Ilha Redonda, onde é servido Skol, ouve-se muito rock'n'roll.
Leonardo diz que, apesar de gostar muito de rock a não ter nada contra,
"o que a Skol quis dizer, em alto e bom som, é que a música clássica
é quadrada, careta, coisa de nerd ou idiota". Ele lembra que o governo
gasta milhões de reais anualmente para manter conservatórios e
faculdades de música funcionando e para pagar salários de regentes
e instrumentistas, tudo para melhorar a cultura no Brasil, levar a música
clássica a todos os cantos e aproximar o povo do que há de melhor
no mundo musical. Enquanto isso, diz, "um grupo publicitário formado
por pessoas ignorantes e sem cultura nenhuma, cria uma propaganda de cerveja
exibida no horário nobre da televisão, denegrindo explicitamente
a música clássica".
Ferreira pede aos internautas que, mesmo quem não costume ouvir música
clássica, pense pelo lado da cultura brasileira. "Nosso povo já
é tão ignorante, as pessoas facilmente tornam-se fãs de
lixos como a lacraia, o belo e o dylon... Pense no esforço dos músicos
que passam normalmente 5 horas por dia estudando seu instrumento. Infelizmente,
com esse tipo de propaganda, todo esse esforço desce redondo pelo ralo".
Leonardo pede que as mensagens de apoio sejam encaminhadas para o e-mail leonardoferreira84@hotmailcom.
Ronson lança caderno do JB para a Barra
O novo caderno diário do Jornal do Brasil --
JB Barra --, exclusivo para o gigantesco bairro carioca ganhou uma campanha
que começou a ser veiculada na última semana, com criação
da Ronson. O trabalho tem um filme produzido pela Cinerama Brasilis e ainda
anúncios de jornal, revista, spot e peças de mídia exterior,
que destacam o conceito de que o que é importante para a Barra o JB Barra
mostra primeiro.
Emergência
A Barra -- que aliás hoje em dia nem mais leva o nome original de "Barra
da Tijuca", por conta da lagoa de mesmo nome -- é um dos principais redutos
do jornal O Globo. Este colunista lembra que o já falecido diretor da
corretora imobiliária MG-500, Chulem Derbander, nos anos 80 comentava
que a Barra era um dos grandes responsáveis pelo crescimento do jornal
O Globo. Dizia ele que a expansão imobiliária tinha levado para
o novo bairro a classe média ascendente vinda da Tijuca e adjacentes.
O que depois se convencionou chamar de "emergentes". Esse público --
analisava o executivo, um dos maiores compradores de espaço publicitário
da época -- encontrou no Globo o jornal que representava seu novo status,
já que o Jornal do Brasil era mais identificado com a elite intelectual
de Ipanema.
Novos Negócios
Além de assinar a direção de criação da campanha
do JB Barra, Fábio Barreto conta para a Janela que está comemorando
o sucesso de também ter assumido, há cerca de oito meses, a área
de novos negócios da agência. Neste período, passara para
o portfólio da agência a Clínica São Bernardo, o
sistema SB Saúde, a multinacional francesa de CRM Cegedim, a academia
Estação do Corpo e a financeira Facilita, pertencente às
Lojas Americanas e que até então vinha sendo atendida pela Lage,
Magy e está de volta ao Rio.
Young Creatives abre inscrições no Brasil
O Projeto Young Creatives Brazil completa este ano
sua 10ª edição, com inscrições abertas até
01 de abril. Para participar do evento que garante passagem e participação
no Festival de Cannes é necessário que o jovem criativo tenha,
no máximo, 28 anos, e trabalhe comprovadamente há pelo menos dois
anos no mercado publicitário, além de nunca ter participado, como
delegado, do Festival.
Nestes 10 anos, o Young Creatives Brazil já levou 148 jovens à
Europa. Este ano, os organizadores pretendem levar de 20 a 25 jovens, incluindo
as categorias Criação, Cyber, Planejamento e Diretores de Comerciais.
Estão sendo organizados júris estaduais no Rio de Janeiro, Porto
Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
Todas as informações sobre a participação na 10ª
Edição do YCB já estão disponíveis no site
do evento www.youngcreatives.com.br, ou com Diogo, através do fone (11)
6165-0766.
100% pega novo cliente e renova website
A agência 100%, do Rio de Janeiro, conquistou
a conta nacional da Light TIM, rede de revendedores que atua em 11 estados brasileiros
e é considerada a maior desta operadora no país. O Light TIM vai
lançar uma nova rede, com a marca "Mobile Store" criada pela 100%, em
5 pontos TIM em shopping-centers do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Na rede
Ao mesmo tempo, a agência está colocando no ar seu novo site, no
mesmo endereço 100porcentopropaganda.com.br, só que agora com
criação e produção da Aqueles Caras. O novo site
traz notícias, trabalhos, cases, pessoas e um visual totalmente novo,
destacando as peças mais recentes da agência. O trabalho em destaque
na abertura do site é um dos anúncios da campanha para a Galeria
Fórum Ipanema.
McCann-Erickson e Artplan levam Embratur
A verba de R$ 38 milhões da Embratur vai ser
divida entre as agências McCann-Erickson e Artplan, vencedoras da concorrência
do órgão. Cada uma delas têm 25% desta verba garantida e
disputam os 50% restantes campanha a campanha. Participaram da comissão
de licitação três profissionais da Embratur e dois da Secom
(Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica).
Nas campanhas, que serão veiculadas exclusivamente no exterior -- área
de atuação da Embratur, as agências terão que promover
os produtos, destinos e serviços turísticos brasileiros. Segundo
o órgão, "a riqueza da diversidade cultural do país será
o mote do reposicionamento da imagem do Brasil internacionalmente".
Na concorrência, a agência gaúcha Nova Forma foi desclassificada
por não atingir pontuação mínima. As demais agências
foram pontuadas na seguinte ordem: Ogilvy, DPZ, Publicis Salles Norton, Grey,
Giovanni FCB e VS.
Reforços do Mercado
Agência3 (Rio - RJ) - A equipe de Álvaro Rodrigues
é reforçada com os redatores Daniel Duarte (ex-G/Staff) e Fábio
Gil (ex-100% Propaganda). Além deles, chega a assistente de direção
de arte Kika Botto (ex-G/Staff) e o diretor de arte Daniel D'Avila (ex-DM9 DDB
e ID&A), que ganhou recentemente dois Grand Prix no Prêmio Globo de
Propaganda. (13/02/2004)
100% Propaganda (Rio - RJ) - A agência contratou o redator
Sleiman Khodor para fazer dupla com o diretor de arte Marcelo "Guima" Guimarães.
Sleiman veio da Doctor. A agência também contratou os estagiários
Pedro Américo e Marcelo Giordani como assistentes de criação.
(13/02/2004)
Ronson (Rio - RJ) - Luciana Grifo é a nova Executiva
de Contas da Ronson. Luciana atenderá a Facilita, Empresa de Empréstimo
Pessoal das Lojas Americanas e a Rede de Drogarias Max / Padrão. E a
agência contratou Patrícia Mahet como Tráfego. Patrícia,
ex-VS e MeK, já começou a trabalhar para os clientes da agência.
(13/02/2004)
Comunicação Carioca (Rio - RJ) - Depois de uma
jornada pela Tec-Cine, Andréia Grinszpan entrou no atendimento da Comunicação
Carioca para cuidar das contas da Heineken e do Shopping Vitória. (13/02/2004)
Proview (Rio - RJ) - A produtora trouxe Tatiana Lomelino para
reforçar ainda mais o time de atendimento (agora com 5 pessoas), e também
a dupla de diretores Tiago Vianna e Rudá Morcillo que nos últimos
meses filmaram para Cerveja Devassa, Projeto Portinari, Petrobras, Firjan, Rádio
Globo, MAM. O trio vem da Academia de Filmes. (13/02/2004)
Interativa Internet Services (Rio-RJ) - A produtora Web passa
a contar com o talento da Diretora de Arte Milena Beffa Falcão. A profissional
irá exercer a função de Diretora de Criação
na agência. Milena tem passagens pelo Jornal Globo e CGCOM, Divisão
de Propaganda da Rede Globo de Televisão. (13/02/2004)
Propaganda I-Ltda (Niterói - RJ) - Marcela Berlandez,
ex Propaganda I-Ltda e QG está de volta à Ilimitada como redatora.
Marcela vai atuar na equipe de Michel Cox e Leonardo Cavalcanti. (13/02/2004)
Praia de Comunicação (Rio-RJ) - A agência
fechou sua equipe de mídia com a contratação de Fernando
Caraciolo (Ex-Y&R e Pro-Varejo) que assume a Direção de Mídia
e com ele traz as contas da Toy Mania e da Everest. Completando o setor também
chega a agência Priscila Oliveira que acaba de deixar a VS. (13/02/2004)
Datamidia,FCBi (São Paulo - SP) - Contratou Jackelyne
Reis para desenvolver e acompanhar projetos de sua área de Estatística.
Jackelyne já trabalhou na ABE - Associação Brasileira de
Estatística, na Card System e no Banco do Brasil. Ela se reportará
ao gerente da área, Rogério Gonçalves. (13/02/2004)
Idéia Busdoor (Rio - RJ) - Após passar 10 anos
como profissional de mídia e curto período como contato publicitário
no comercial da Plurex, Cristiane Silva, ex-JVA, ex-Ronson, entre outras, faz
parte agora do departamento de Marketing da Idéia Busdoor. (13/02/2004)
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