Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/JAN/2004
Marcio Ehrlich

 
Fotos de Leo Ehrlich
Sandra Sanches e Irene Junqueira
Sandra Sanches participa do seu primeiro evento como a nova Gerente Geral de Marketing de Negócios do Infoglobo, junto com Irene Junqueira, Coordenadora de Marketing Publicitário e há vários anos responsável pelo sucesso do estande do Ela.
Roberta Forster e Marcelo Gorodicht
A atriz e modelo Roberta Forster com seu namorado Marcelo Gorodicht aproveitaram a tarde de sábado para assistir os desfiles da Casa de Noca e Zoe Avelaneda.
Renata Birman, Antônio Accioly, Alessandra Saddock e Gustavo Bastos
Na noite de sexta, se encontraram no MAM a designer Renata Birman, que estava expondo no Brasil Jóias 2004, seu marido Antônio Carlos Accioly e o casal Alessandra Saddock e Gustavo Bastos.
Fashion Rio confirma sua importância para a moda carioca
A edição de outono/inverno do Fashion Rio 2004 encerrou-se este sábado confirmando-se como o mais importante evento da moda carioca. Mais de 20 grifes se apresentaram para milhares de socialites, artistas, jornalistas e demais "formadores de opinião" que conseguiram os cobiçados convites para ter acesso ao MAM -- totalmente cercado por altas grades -- deste a última terça-feira, 20 de janeiro.
Curiosamente, o Fashion Rio não é um evento que mobilize muitos publicitários. Além dos fotografados para esta edição, a Janela registrou as presenças do casal Luciana e Clóvis Speroni, o diretor de arte José Luis Vaz, o diretor de filmes Ronaldo Soares e o produtor de fonogramas Kiko Fernandes, entre poucos outros nomes. Provavelmente, a já conhecida dificuldade que as agências de publicidade têm de trabalhar com clientes de moda justifique a falta de interesse em aproveitar o Fashion Rio para a geração de negócios.
Por parte dos veículos, que afinal também atingem os anunciantes diretos e o público interessado em moda, a presença era mais significativa. Estavam lá os estandes do Globo e do Jornal do Brasil -- estes dois com certeza os mais disputados desta edição do Fashion Rio --, além da Rádio Globo FM (que virava uma badalada boate no fim da noite), o jornal O Dia, a Editora Abril (com suas revistas da área de Estilo), a revista Caras e as emissoras GNT e MTV.
Promocionalmente, esta edição do Fashion Rio se mostrou mais liberal que algumas edições passadas, ao ponto de o desfile da grife Casa de Noca ter como fundo de cenário nada menos que um estúdio simulado da Rádio JB FM, que não estava entre os patrocinadores do evento. Desta vez, não aconteceu a farta distribuição de Havaianas -- a Alpargatas não compareceu -- e a operadora de celulares Vivo se apresentou com uma estranhamente seletiva promoção que frustrava os seus clientes cujos aparelhos não conseguiam carregar o programa necessário para participar.
A próxima edição do Fashion Rio, que apresentará as coleções de primavera/verão, está prevista para o próximo mês de julho, novamente ocupando o MAM.

AmBev divide contas e África leva Brahma
O insaciável Nizan Guanaes deu mais uma tacada forte no final da última semana, conquistando para a sua África a conta da cerveja Brahma, que estava com a F/Nazca refrescando até pensamento desde 1998, após o rompimento da AmBev com a Fischer América, inventora da Cerveja Número 1.
Nizan já tinha uma presença no grupo através das contas de Bohemia e Caracu, que estão na DM9DDB. A F/Nazca, na nova divisão, continua com Skol, a cerveja que desce redondo.
Na sexta-feira, o diretor de marketing da AmBev, Miguel Patrício, distribuiu o seguinte comunicado:

"Hoje a AmBev começa uma nova fase em sua comunicação. Acabamos de ganhar mais um grande parceiro para cuidar de uma de nossas principais marcas. A Agência África, de Nizan Guanaes, passa a atender Brahma. Dessa forma, teremos nossas três marcas mainstream em agências distintas: Skol permanece na F/Nazca e Antarctica Pilsen, na Almap BBDO.
"Com uma parceria que dura sete anos, a F/Nazca permanece com a nossa marca líder Skol e com a cerveja Skol Beats. E não poderia ser diferente. Fábio Fernandes protagonizou os melhores momentos da propaganda brasileira nos últimos anos. É por esse motivo que temos a satisfação de entregar em suas mãos dois novos desafios: cuidar do lançamento de um novo produto e desenvolver uma campanha para o Guaraná Brahma - uma nova conta para a agência.
"Só posso dizer, com muito orgulho, que todas as categorias cerveja, refrigerante, chá e isotônico estão nas mãos do melhor grupo de agências de propaganda. São elas: AlmapBBDO (Pepsi, Miller, Antarctica Pilsen e Gatorade), F/Nazca (Skol, cerveja Skol Beats, Guaraná Brahma, Carlsberg e um novo produto), DM9DDB (Bohemia e Caracu) e J.W. Thompson (Lipton Ice Tea), NBS (Guaraná Antarctica), SNBB (institucional AmBev e Marathon), Duda Mendonça (Guaraná Internacional).
Miguel Patrício,
Diretor de marketing da AmBev"

Prêmio iBest divulga finalistas em Comunicação
O Prêmio iBest 2004 Brasil já definiu os dez melhores sites do setor de Comunicação, inscritos nas categorias Agências e Produtoras, Rádio e Televisão. Na categoria Agências e Produtoras, concorrem sites de agências de propaganda, marketing direto, webmarketing, produtoras de serviços Web de comunicação, publicidade e propaganda. Já em Rádio, os TOP10 são todos sites de estações - diferente da categoria Televisão, onde emissoras de canal fechado e aberto concorrem com os programas e as operadoras de TV por assinatura.
A categoria Agências e Produtoras contou com 443 inscritos, enquanto a de Rádio teve 195 inscritos e a de Televisão 172.
A premiação parte agora para a Votação Popular, para definir os três finalistas de cada categoria. Cada internauta pode votar uma única vez, em até três candidatos, pelo endereço www.premioibest.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado). Os três finalistas serão anunciados no dia 25 de março. Todos os internautas que votarem concorrem, automaticamente, a um Chevrolet Montana 1.8 zero quilômetro, que será sorteado na cerimônia de premiação, em maio, em São Paulo.
Aqui estão os sites finalistas:
Agências e Produtoras
AG2 : www.ag2.com.br
AgênciaClick : www.agenciaclick.com.br
AlmapBBDO : www.almapbbdo.com.br
Bolt Brasil : www.bolt.com.br
Explicita.com : www.explicita.com
F/Nazca Saatchi & Saatchi : www.fnazca.com.br
Full Jazz : www.fulljazz.com.br
Neotix Interactive Media : www.neotix.com.br
Sapien : www.sapien.com.br
W/Brasil Online : www.wbrasil.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
Rádio
89 FM : www.89fm.com.br
98 FM : www.98fm.com.br
Band FM : www.bandfm.com.br
FM O Dia : www.fmodia.com.br
Jovem Pan AM : www.jovempan.com.br
Jovem Pan FM : www.jovempanfm.com.br
Metropolitana FM : www.metropolitanafm.com.br
Mix FM : www.mixfm.com.br
Rede Transamérica : www.transanet.com.br
Transcontinental FM : www.transcontinentalfm.com.br
Televisão
Cartoon Network : www.CartoonNetwork.com.br
Casseta & Planeta : www.cassetaeplaneta.com.br
DIRECTV : www.directv.com.br
ESPN Brasil : www.espn.com.br
MTV : www.mtv.com.br
Raul Gil : www.raulgil.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
Rede TV! : www.redetv.com.br
SKY : www.sky.tv.br
Sony Entertainment Televison : www.canalsony.com.br
TNT Latin America : www.tntla.com

28 querem o Ministério da Educação
O Ministério da Educação aprovou esta terça-feira, em Brasília, a documentação de todas as 28 agências que se apresentaram para concorrência por sua conta publicitária. A verba prevista é de R$ 39 milhões, que será dividida entre as duas empresas que alcançarem a melhor pontuação na parte técnica, cuja avaliação já está em curso.
Estas são, em ordem alfabética, as agências participantes da disputa: ADAG (SP), Alô (DF), Antares (DF), ASA (MG), Casablanca (MG), Célula, DeBrito (SP), DPZ (SP), Futura (SP), Giacometti (SP), Giovanni FCB (RJ), Heads (PR), JWThompson (SP), Leiaute (BA), Lew Lara (SP), Loducca (SP), Logus (SP), Lowe (SP), MG (RJ), MMS (PE), NovaForma (RS), Parla, Prisma (ES), Propeg (DF), Publicis Salles Norton (SP), RC (MG), VS (RJ) e Z+ (SP).
EMBRATUR
Na segunda-feira, a conta da Embratur mobilizou em Brasília 9 agências: Artplan (RJ), DPZ (SP), Giovanni FCB (RJ), Grey (SP), McCann (SP), Nova Forma (RS), Ogilvy (SP), Publicis Salles Norton (SP) e VS (RJ).

RioKa e MG disputam Resseguros
O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) publicou na última semana no Diário Oficial da União o resultado do julgamento técnico da licitação para escolha da agência que trabalhará para a empresa no ano de 2004. As agências MG Comunicação, com 75 pontos, e a Rio Ka Produções e Eventos, com 86,25 pontos, foram classificadas para a etapa comercial. Enquanto isso, a Inah de Paula Comunicações e a Soma Publicidade foram desclassificadas por não atingirem a pontuação mínima.

O Dia faz ação de venda nas praias
Até o final de fevereiro, o jornal O Dia vai promover uma ação nas praias cariocas e na Região dos Lagos: o Projeto Verão, uma parceria entre as áreas de marketing, circulação, redação e comercial do Jornal, com o objetivo de reforçar a marca e aumentar a venda nessa temporada do ano, segundo Fernando Teles, Diretor Geral de Operações do Grupo.
A ação envolve bikedoors que passeiam pelos calçadões com expositores gigantes (1,90m x 1,15m) da primeira página de domingo, enquanto garotas de patins fazem a venda do Jornal aos interessados. O projeto, que acontece todos os domingos e no próximo feriado de São Sebastião (20/01), vai contar com ações pela orla carioca, desde o Flamengo até o Recreio, além das regiões de Niterói, São Gonçalo e Cabo Frio - com foco especial no Cabofolia, principal evento da região.
Além disso, no ar, um aerodoor traz a reprodução da primeira página do Jornal e sua principal manchete do dia em 12m de altura, enquanto na areia, 50 ambulantes com uniforme personalizado nas cores do DIA (azul com logo amarelo) se espalham pelas praias cariocas para a venda direta de jornais. Na compra, o consumidor recebe seu Jornal em numa sacola plástica juntamente com um saco de lixo para praia. Complementando a campanha, 10 pontos recebem barracas do DIA, assim como bonés e camisetas para os responsáveis por cada área.

REFORÇOS DO MERCADO

Praia (Rio-RJ) - A areia está lotando. A agência agora contratou a dupla Roberto Sá Filho (Redator) e Rafael Canguçú (Diretor de Arte), que estava na Portfólio. Por aquela agência, a dupla, no último semestre, ganhou Ouro no GPR, Ouro no Colunistas Promoção Rio, Prata no Colunistas Promoção Brasil e ainda uma Lâmpada de Prata na ABP.