Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/JAN/2004
Marcio Ehrlich

 

Cannes anuncia seus preços e prazos de 2004
O publicitário que quiser que sua agência banque sua inscrição em Cannes este ano vai precisar mais do que 30 segundos de argumento. O festival definiu que a participação do delegado -- que para o caso dos brasileiros só vale a pena para todo o período -- custará 2.093 Euros, o que, no câmbio atual para o Real corresponde à bagatela de R$ 7.451,08, ou seja, cerca de 40% do preço de um carro popular.
Somando este valor aos R$ 4.984,00 de hospedagem de 7 dias em um hotel razoável de € 200 de diária e mais R$ 3.500,00 da passagem aérea, a presença no badalado festival para cada brasileiro não ficará por menos que R$ 15.935,08. Sem direito a comer moules no Pelourin, porque por este valor, só ficando o dia inteiro assistindo filme no Palais.
Vejam só a tabela:

Tipo de Inscrição

Valor (Cambio 14/01/2004, de R$ 3,56)

3-Day Registration – válida para os dias 20, 21 e 22 de junho/2004 (seminário de mídia e marketing direto)

€ 1375,40 (R$ 4.896,42)

Full Registration – válida para todos os dias do Festival; de 20 à 26 de junho/2004

€ 2.093,00 (R$ 7.451,08)

Full Registration + Companion – válida para todos os dias do Festival, com direito a acompanhante somente para as festas de premiação

€ 2.691,00 (R$ 9.579,96)

Mesmo para quem vai torcer de longe a situação não será das mais confortáveis. O simples banner de Internet, que já fez a festa de muito fantasma brasileiro, custará, se pago hoje, R$ 836,60. O luxo do festival continua sendo a inscrição em Filmes. Cada comercial vai deixar no caixa do festival nada menos que R$ 1.958,00.
Acompanhem abaixo os preços de cada área e seus prazos de inscrição, que, como todo brasileiro já espera, deverão ser prorrogados pelo representante de Cannes no Brasil, o jornal O Estado de São Paulo.

Categoria

Prazo de Inscrição

Valor (Cambio 14/01/2004, de R$ 3,56)

Film

12/03/2004

€ 550 (R$ 1.958,00)

Press&Outdoor

12/03/2004

€ 290 (R$ 1.032,40)

Lions Direct

19/03/2004

Peças de mailing: € 280 (R$ 996,00)
Demais: € 400 (R$ 1.424,00)

Media Lions

26/03/2004

€ 265 (R$ 943,40)

Cyber Lions

02/04/2004

Website: € 295 (R$ 1.050,20)
On-line ads, wireless e e-mail: € 235 (R$ 836,60)

Facha cria Advertising School
Os novos profissionais do mercado e os estudantes de comunicação estão ganhando uma nova opção de aperfeiçoamento no Rio, com a Facha Advertising School, coordenada por Paulo Castro, da VS, e Beto Werneck, da McCann-Erickson, junto da Faculdade Hélio Alonso, a Facha.
A iniciativa foi lançada na última semana com anúncios e em jornais -- além de no site da Faculdade Hélio Alonso --, com o objetivo de colocar os alunos frente à frente com o talento e a técnicas dos principais profissionais cariocas oferecendo também a prática com laboratórios baseados em fatos reais.
O projeto já conta com 10 cursos programados:

Atendimento Criativo, com Roberto Vilhena, Diretor de Criação da Artplan.
Criando para TV, com Álvaro Rodrigues, Diretor de Criação da Agência3.
Curso de Atendimento, com Antonino Brandão, Diretor de Atendimento da NBS.
Gerência de Comunicação, com José Emílio Pol Miguel, Diretor de Marketing da DixAmico (Grupo Amil).
Jornal - Seu anúncio válido por 24 horas, com Adriano Matos, Supervisor de Criação da Comunicação Carioca.
Marketing Direto Digital, com Marcelo Lobiano, Diretor de Marketing da Shoptime.
Marketing Promocional, com Marcio Ehrlich, Diretor da Dinâmica Promoções.
Planejamento Básico de Comunicação, com Marco Antônio Vieira Souto, Consultor de Marketing.
Planejamento Criativo, com Paulo Castro, Diretor de Criação da VS e Cláudia Franklin, Diretora Geral de Atendimento da VS.
Workshop de Criação Publicitária, com Paulo Castro, Diretor de Criação da VS e Beto Werneck, Diretor de Arte da McCann.

Para alguns deles, as matrículas já estão abertas. As informações sobre o conteúdo de cada curso podem ser conseguidas no site, pelo e-mail extensao@facha.edu.br ou pelo telefone (21) 2537-8002, nos ramais 232 ou 233.

Bassini assume direção da Chorus
O produtor e percussionista Bibo Bassini -- irmão do premiado redator Marcos Bassini -- acaba de assumir o comando da produtora carioca de áudio Studio Chorus. Edison Campos, que está na produtora há pelo menos 10 anos -- desde que ela era um braço das empresas Globo -- e a adquiriu quando a Chorus se tornou independente, está deixando a empresa para trabalhar na campanha política de 2004 em Minas Gerais.
A Chorus sempre foi uma das mais premiadas produtoras de áudio do mercado carioca e Bassini, que ultimamente respondia pela produção da casa, promete que vai manter os investimentos na qualidade da nova equipe. Localizada no Catete, a Chorus tembém estréia telefone novo: 2225-6024.

Vinci nasce para disputar o varejo
Ex-midía da Percepttiva, a publicitária Leny Pereira acaba de abrir a sua própria agência, anunciando que "pretende fechar o ano tomando conta do mercado de varejo carioca", que, segundo ela, hoje é dominado pela Ric Propaganda.
Leny, que saiu amigavelmente da Percepttiva, levou para a sua nova agência "Vinci", a mídia Tatiana Campagnac (ex-agência ESPM) e, para a direção de criação, Thiago Tavares (ex-VS, Doctor e Ric), de apenas 20 anos.
A agência está localizada no Largo da Carioca (centro do RJ), com os telefones 2215-8009 e 2517-3398 e o e-mail vinci01@terra.com.br

MG amplia campanha de Femmina
A agência carioca MG começa a veicular em fevereiro a campanha da nova coleção Femmina Téo & Lud, com os dois personagens -- o casal -- que já foram utilizados em outras peças da marca.
A foto mostra a modelo Janaína Olsson (da agência Elite) de costas, usando o camisete e a tanga da nova coleção como se estivesse posando para uma foto, e no visor do celular, com a camisete de frente.
A foto foi feita por Aderi Costa e a criação é de Lucas Heck e Leonardo Pitanga.

Prefeitura do Rio cancela Manifesta Hip-Hop
A Secretaria Especial de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro distribuiu nota esta tarde informando que "por motivo de deficiências nos projetos de infra-estrutura", o festival Skol Manifesta Hip-Hop, previsto para acontecer nos próximos dias 9 e 10 de janeiro, no Riocentro, está cancelado. Patrocinado pela Oi e promovido pela Jovem Pan e pela MTV, o evento tem a sua produção assinada pelas empresa Q'Fazz e Host Entertainment.
Segundo a comunicação da Prefeitura, "os detalhes do projeto não foram apresentados pelos organizadores em tempo hábil à Subprefeitura da região, não sendo possível promover as adaptações necessárias e mobilizar efetivos adequados da Guarda Municipal para garantir a segurança do público, inclusive no aspecto da circulação viária."
No site do evento, em www.hiphopmanifesta.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado), a Approach, assessoria de imprensa do evento, constestou a decisão da Prefeitura, alegando que "ao contrário do que foi informado, a organização possui as autorizações necessárias para que o evento seja realizado". A nota diz que a organização está tentando, "de forma amigável a suspensão da medida adotada. Entretanto, caso isso não aconteça, a organização informa que estará tomando as medidas judiciais cabíveis". De acordo com a empresa, caso o evento não aconteça, as 40 mil pessoas que adquiriram ingressos pessoas terão garantida a devolução do valor pago por todo e qualquer tipo de ingresso, em data e local que serão previamente informados.
Dificuldades legais
Este é o terceiro grande evento cancelado nos últimos meses por problemas entre os organizadores e os órgãos municipais. Em setembro de 2003, a Prefeitura de Pinhais cancelou o show da banda Deep Purple em Curitiba -- da série Kaiser Music -- justificando que não havia sido expedido alvará para o evento, por falta de aprovação do Corpo de Bombeiros. A organização era da IPPC Publicidade (Poladian Produções). Em outubro, o megaevento Eixo da Música, que ocorreria no Clube da Aeronáutica, do Rio, organizado pela Eixo Eventos, também foi suspenso pela Prefeitura da Cidade, que apontou a falta de alguns documentos necessários.
N.R.: A Prefeitura, depois de negociações, liberou o evento.

100% muda campanha da Recreio
A partir desta semana entra no ar nas páginas de O Globo a campanha 2004 da Recreio Veículos, considerada a maior revenda Volkswagen do Brasil. Segundo Gustavo Bastos, que divide a criação da campanha com Luciano Gaberel, "a nova cara é mais institucional e mais limpa, mas não perdeu o humor característico da comunicação da Recreio pela agência".
Títulos como "A gente é grande mas não é dois. É três", "A gente vende carro pra quem compra confiança" ou "Volksvagen quer dizer carro do povo. Recreio quer dizer carros que o povo compra" são exemplos que estão presentes na nova campanha do varejo.

Egressos da Dia lançam Enigma
Depois de ter sido inaugurada no final de 2003, a Enigma Comunicação e Design está começando a se divulgar no mercado. A empresa foi criada pelos profissionais Adriana Ruchaud (Designer de Produto), Paula Greijal (Designer Gráfica) e Miguel Jara (Designer Gráfico e Professor de Direção de Arte na ESPM-RJ), que decidiram se desligar da Dia Comunicação de Marketing, onde trabalharam por mais de 10 anos. Assim como a Dia, a Enigma está atuando em Merchandising no Ponto-de-Venda, Identidade Visual, Sinalização, Marketing Direto e Design de Produto, para clientes como L'Oréal e Embratel. A agência está funcionando na Rua Siqueira Campos 30 /sl 305, em Copacabana, com o telefone (21) 2548-0841e o site www.enigmacd.com.br.

REFORÇOS DO MERCADO

Praia de Comunicação (Rio-RJ) - A recém-fundada agência reforça sua equipe com a contratação do criativo Renato Alt. O redator, que acumula passagens pela VS e por Portugal, deixa a supervisão de criação da Portfólio para duplar com o diretor de criação Marcello Mendes. Junto com Alt foi a conta do FreeCards, empresa de mídia em cartões postais. Entre os projetos de divulgação da empresa para o mercado publicitário está programado um concurso de criação para Estudantes e jovens profissionais.
Laruccia (São Paulo-SP) - Ana Luiza Cascão é a mais nova contratação da Laruccia Produções Cinematográficas para atuar na área de atendimento Executivo. Designer industrial, Ana Luiza Cascão, ex-Enterprise Comunicação, atuará na prospecção de novos clientes e dará atendimento às contas já consolidadas que utilizam animações em 2D e 3D, finalizações, efeitos especiais e trabalhos de computação gráfica em geral, aplicados em filmes publicitários, vídeos institucionais, internet e ilustrações para mídia impressa.
4X4 (Rio - RJ) - Com a mudança do escritório carioca para a Torre do Rio Sul, a 4x4 encerrou 2003 com a contratação de
Roberto Monteiro, tráfego (ex Doctor), e de Carlolina Almeida , assistente de Mídia (ex-Contemporânea), completando uma equipe de 40 profissionais, divididos entre os escritórios do Rio, de São Paulo e de Brasília.
InfoCorp (São Paulo - SP) - O jornalista paulistano Edmur Celice, 28, que acaba de voltar de Londres - onde foi fazer curso de especialização em Relações Públicas na London School of Public Relations - é o reforço da equipe da InfoCorp Comunicação neste início de ano. Ex-gerente de Comunicação do grupo Young & Rubicam, Celice ficará responsável pelo atendimento a um grupo de quatro contas na InfoCorp, entre as quais a produtora Cine e a empresa de pós-produção e efeitos especiais Digital 21.