Forbes
é eleito presidente do Gap-Rio
O conselho superior do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio
-- representado pela maioria dos seus membros, os ex-presidentes Carlos Campana,
Gláucio Binder e Marcelo Gorodicht -- decidiu formalizar na própria
noite da última quarta-feira a eleição e posse de Eduardo
Forbes como o novo presidente da entidade, sucedendo a Marcio Borges já
a partir de quinta, 9 de outubro. Na reunião marcada para possibilitar
o aparecimento de novas candidaturas, além de todos os ex-presidentes
compareceram ainda dois fundadores da entidade -- Vicente de Vicq e este colunista
-- e 4 profissionais do atendimento da Comunicação Carioca.
|
Carlos Campana, Eduardo Forbes, Marcelo Gorodicht e
Marcio Borges
|
|
O grupo presente ao Pizza Park na reunião que
levou à eleição de Forbes. |
Como nenhum outro candidato se apresentou, os diretores do Gap consideraram
sem sentido manter a prorrogração da eleição prevista
para o próximo dia 13 de outubro, aclamando a candidatura de Forbes como
vitoriosa.
Mesmo já estando empossado, Eduardo Forbes anunciou que não pretende
fazer festa para comemorar, preferindo que o início da sua gestão
seja marcado pelo lançamento de uma série de encontros -- a se
iniciarem ainda em outubro -- em que nomes consagrados de diferentes áreas
de produção vão atualizar os profissionais cariocas de
atendimento sobre as novas técnicas da suas áreas e tirar dúvidas
sobre elas.
Janela abre espaço para o GAP-Rio
Reforçando o seu objetivo de ser um portal para o mercado
publicitário, a Janela firmou um acordo com Eduardo Forbes, para abrir
um espaço de comunicação direto da entidade com os profissionais
cariocas de atendimento e planejamento.
A atualização da página será de responsabilidade
direta da nova diretoria do GAP-Rio, que colocará lá as informações
sobre seus novos projetos, assim como artigos, fotos etc., de forma mais simples
que a necessária para a manutenção de um site exclusivo
para a entidade.
Thompson volta a investir no Rio
A conquista da conta do Barrashopping deu uma injeção
de ânimo na Thompson. Seu presidente, Álvaro Novaes, passou o início
desta semana no Rio para conhecer melhor o cliente e analisar os seus reflexos
na operação do escritório. "Estamos estudando com
muito cuidado as necessidades da Renasce, antes de tomar as nossas decisões,
mas provavelmente teremos que contratar mais gente para a equipe", declarou
Novaes à Janela. A renovação do contrato de locação
com o luxuoso imóvel da Avenida Atlântica também está
na pauta.
De qualquer modo, o presidente da J.W.Thompson tem mais planos para o Rio. "Pretendo
transferir para o escritório carioca toda a coordenação
regional -- entenda-se América Latina e Caribe -- de nossos clientes",
explicou ele, comentando orgulhoso que o trabalho feito para a Shell acaba de
ser considerado, na convenção mundial da empresa, em Londres,
como o melhor que a marca está tendo no mundo. A diretora de atendimento
da Thompson-Rio, Fernanda Galluzzi, e o diretor de arte Raul Fernandes inclusive
estão no momento na capital inglêsa participando do evento.
A conta do Barrashopping foi entregue à Thompson no final da última
semana, após executivos da empresa assistirem a apresentações
feitas por diversas agências. Apesar de a responsabilidade atual se restringir
ao shopping carioca, Novaes justifica a sua empolgação: "A
Renasce é uma empresa que tem shoppings em todo o Brasil e hoje a Thompson
é uma das agências com maior presença em vários estados
brasileiros. O potencial de nosso crescimento no grupo é muito grande",
avaliou.
Publicitários abrem loja na Gávea
Movidos pela inquietação de experimentar
coisas novas típica da profissão, os publicitários Jorge
Falsfein, Andréa Lobato e José Guilherme Vereza se uniram a designers
para abrir um novo negócio. A loja Design Café, que já
está funcionando no Gávea Trade Center, foi idealizada com o intuito
de oferecer e transformar itens do dia-a-dia das pessoas em peças exclusivas,
todas produzidas pelos próprios criativos.
Partindo da idéia de oferecer exclusividade, as peças serão
comercializadas em quantidades reduzidas. Além de produtos usuais como
jogos americanos, blocos, cartões , bolsas e coleções de
camisetas "Pecados Selecionados", "Mau Humor" e "Estado
Interessante", a Design Café oferece ainda o Photopop, um serviço
idealizado pelo diretor de arte Jorge Falsfein em que o cliente entrega a sua
foto e ele a transforma em um quadro idealizado pelo freguês. Apesar de
já estar funcionando há cerca de um mês, a festa de inauguração
do Design Café aconteceu na última quinta-feira, reunindo uma
enorme quantidade de publicitários do Rio.
O Design Café fica na rua Marquês de São
Vicente, 124, no Gávea Trade Center e é um programa imperdível
para quem quer estar cercado de inteligência e bom humor.
COB nega patrocínio da Telemar
Ao contrário do divulgado em alguns sites, o Comitê
Olímpico Brasileiro ainda não fechou patrocínios. A informação
é da jornalista Fernanda Kalache, da Textual, Assessoria de Imprensa
do COB. Em comunicado à imprensa, ela informa que a entidade tem sido
procurada por algumas empresas de telefonia, interessadas em associar suas marcas
ao COB. "No entanto, o COB esclarece que até o presente momento
não fechou contrato de patrocínio com qualquer empresa deste setor",
diz a nota.
|
Como a Doctor participou da concorrência da
Xerox e não levou, Pedro Nonato conta que foi ao menos ao estande
da empresa, em Búzios, pegar seu saquinho de brinde. "Estou
com o saco cheio da Xerox", declarou na saída.
|
Doctor e Aquatro vão compartilhar operações
O publicitário Luiz Aviz, em sua busca incessante de soluções
para quem decide ter a sua própria pequena agência, parte para uma
nova tentativa, voltando a se reunir com Pedro Nonato, com quem já teve
acordo na época em que este dirigia a agência Década. A partir
deste mês de outubro, a Aquatro Propaganda, de Aviz, muda-se do seu escritório
em Ipanema para o mesmo prédio no Centro do Rio onde funciona a Doctor,
dirigida por Nonato e Marcos Silveira.
Pelo acordo entre as duas agências, a Doctor passará a gerenciar
toda a operação financeira e administrativa da Aquatro e será
responsável pela criação e também pelo planejamentro
e compra de mídia para os clientes dessa agência, deixando Aviz livre
para se dedicar exclusivamente ao atendimento. Naturalmente, explica Nonato, "o
acordo prevê que a Aquatro repasse um percentual de seus resultados à
Doctor".
César Maia ganha prêmio da ABMN
A Associação Brasileira de Marketing & Negócios
(ABMN), presidida por Luiz Lara, da agência Lew Lara, escolheu o prefeito
do Rio de Janeiro, César Maia, como a "Personalidade do Ano"
do seu prêmio "31º Destaque do Marketing". Na mesma premiação,
a "Personalidade de Marketing 2003" foi conferida ao diretor-presidente
das Casas Bahia, Samuel Klein. Ambos já confirmaram a presença
na festa de entrega, que acontece no próximo dia 28 de novembro, no Hotel
Intercontinental Rio.
Segundo a assessoria da ABMN, o prêmio a Cesar Maia foi concedido "Pela
sua destacada atuação na captação da realização
dos Jogos Pan Americanos para a Cidade do Rio de Janeiro". Já o
de Klein foi "Pela perfomance à frente da presidência das
Casas Bahia,adotando estratégias e ações inovadoras e agressivas
de marketing, culminando com a liderança do setor".
Botafogo quer balançar a rede
Não só a do time adversário como a Internet,
é bom esclarecer. O time está brigando para ter direito ao domínio
www.botafogo.com.br, que foi registrado por outras pessoas. Aliás, a
situação é crítica nesta área entre os grandes
times brasileiros. No Rio, apenas o Flamengo (www.flamengo.com.br)
e o Fluminense (www.fluminense.com.br)
já garantiram o direito ao domínio próprio com o seu nome.
O site www.vascodagama.com.br,
por exemplo, pertence a torcedores e não ao clube.
Enquanto isso, porém, o Botafogo está se aquecendo. O clube aproveitou
a boa fase para entregar a sua conta de web para a Ability, que ficará
responsável por todas as ações on-line do clube, tão
logo o endereço na rede seja definido. O portal vai contar com com escalação
do time em todos os tempos, fotos, vídeos, notícias e tabela do
campeonato, além de um espaço para o torcedor mandar suas broncas
e elogios.
Janela dará bolsa de 50% no Instituto da Propaganda
O Instituto da Propaganda, em parceria com a Janela Publicitária,
está promovendo um concurso por ocasião de seu lançamento.
O candidato a aluno envia por e-mail um texto de até 15 linhas sobre
o tema "O que faz alguém ser um grande criativo de propaganda?"
e concorre a 50% de bolsa na mensalidade e ingresso garantido no curso, sem
a entrevista de admissão, nem taxa de matrícula.
Os e-mails deverão ser encaminhados a Pedro Nonato, no e-mail pnonato@doctorpropaganda.com.br
, sob o assunto "Promoção do IP/Janela".
Mas não haverá só um vencedor. Os melhores classificados
poderão ser entrevistados e, se admitidos, terão 50% de desconto
na taxa de matrícula.
Prepare o seu texto e mande já. Só concorrerão os e-mails
enviados até o dia 17 de outubro de 2003. O resultado será divulgado
na Janela Publicitária do próximo dia 20 de outubro.
Pra ver melhor quem leva bola
A Globosat e a divisão de esportes da TV Globo vão
lançar até o final deste ano o canal Sportv 2, seu segundo canal
especializado em esportes e que exibirá, num primeiro momento, a programação
do canal Sportv com um intervalo de seis horas. O sistema é conhecido
na indústria de TV por assinatura (e também na indústria
cinematográfica) como sistema "multiplex".
Segundo o diretor geral da Globosat, Alberto Pecegueiro, e o diretor de esportes
da TV Globo, Luiz Fernando Lima, o executivo Pedro Garcia acumulará as
funções de diretor de negócios dos dois canais - Sportv
e Sportv 2.
Pecegueiro explica que "havia muitos pedidos de assinantes para terem acesso
à programação do Sportv em horários alternativos".
O grupo teve experiências anteriores com a exibição eventual
de um Sportv 2 em eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas e Jogos Panamericanos,
com grande sucesso, em termos de TV paga. Além disso, a Globosat diz
que poderá com um segundo canal abrir mais um espaço na grade
para eventos simultâneos, como jogos importantes ou disputas olímpicas
realizadas em um mesma data e horário.
CCRJ faz festa para unir o mercado
O CCRJ promove uma festa para o mercado esta sexta-feira. Será
no Photo Chopp (Rua General Severiano, 88), em um espaço criado na última
gestão do CCRJ, inicialmente com o objetivo de ser uma sede para que
o CCRJ, GAP, Clube de Mídia e outras entidades do mercado possam se reunir,
debater e trabalhar pelo mercado Carioca.
O diretor de arte José Luis Vaz (foto), um dos responsáveis pelo
projeto, junto com o fotógrafo Marcos Velasquez, conta que o ambiente
simula um botequim antigo misturado com um lounge. "Acredito que nosso
mercado é feito por criativos, mídias, atendimentos, produtoras,
produtores gráficos, fotografos e nada mais lógico do que estas
entidades trabalharem juntas e terem um espaço para isso", diz ele.
Na opinião do criativo, "assim como uma agência não
funciona sem todos esses profissionais, essa união pode dar melhores
resultados na nossa constante luta pela melhora do Mercado Carioca".
REFORÇOS DO MERCADO
CNT Rio - O publicitário Ricardo Gimenez, que já passou
pelas TVs BAND, TVE e Manchete, além de ter sido, por longo período,
Diretor Comercial da Abril Vídeo e Editora Abril, assumiu a Direção
Comercial da CNT Rio, com promessa de dar ênfase à programação
local, reforçar o jornalismo e dar prioridade às produções
independentes. Segundo suas palavras, ele vê, no período de um
a dois anos, a TV CNT Rio disputando mercado com as concorrentes em condições
de igualdade.
G/Staff (Rio - RJ) - David Levy (redação) e Hugo Leoni
(direção de arte) deixam a Doctor e passam a integrar a equipe
de criação de Marcelo Giannini na G/Staff.
|