Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/OUT/2003
Marcio Ehrlich

 

Eduardo ForbesForbes é eleito presidente do Gap-Rio
O conselho superior do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio -- representado pela maioria dos seus membros, os ex-presidentes Carlos Campana, Gláucio Binder e Marcelo Gorodicht -- decidiu formalizar na própria noite da última quarta-feira a eleição e posse de Eduardo Forbes como o novo presidente da entidade, sucedendo a Marcio Borges já a partir de quinta, 9 de outubro. Na reunião marcada para possibilitar o aparecimento de novas candidaturas, além de todos os ex-presidentes compareceram ainda dois fundadores da entidade -- Vicente de Vicq e este colunista -- e 4 profissionais do atendimento da Comunicação Carioca.

Carlos Campana, Eduardo Forbes, Marcelo Gorodicht e Marcio Borges
O grupo presente ao Pizza Park na reunião que levou à eleição de Forbes.

Como nenhum outro candidato se apresentou, os diretores do Gap consideraram sem sentido manter a prorrogração da eleição prevista para o próximo dia 13 de outubro, aclamando a candidatura de Forbes como vitoriosa.
Mesmo já estando empossado, Eduardo Forbes anunciou que não pretende fazer festa para comemorar, preferindo que o início da sua gestão seja marcado pelo lançamento de uma série de encontros -- a se iniciarem ainda em outubro -- em que nomes consagrados de diferentes áreas de produção vão atualizar os profissionais cariocas de atendimento sobre as novas técnicas da suas áreas e tirar dúvidas sobre elas.

Janela abre espaço para o GAP-Rio
Reforçando o seu objetivo de ser um portal para o mercado publicitário, a Janela firmou um acordo com Eduardo Forbes, para abrir um espaço de comunicação direto da entidade com os profissionais cariocas de atendimento e planejamento.
A atualização da página será de responsabilidade direta da nova diretoria do GAP-Rio, que colocará lá as informações sobre seus novos projetos, assim como artigos, fotos etc., de forma mais simples que a necessária para a manutenção de um site exclusivo para a entidade.

Thompson volta a investir no Rio
A conquista da conta do Barrashopping deu uma injeção de ânimo na Thompson. Seu presidente, Álvaro Novaes, passou o início desta semana no Rio para conhecer melhor o cliente e analisar os seus reflexos na operação do escritório. "Estamos estudando com muito cuidado as necessidades da Renasce, antes de tomar as nossas decisões, mas provavelmente teremos que contratar mais gente para a equipe", declarou Novaes à Janela. A renovação do contrato de locação com o luxuoso imóvel da Avenida Atlântica também está na pauta.
De qualquer modo, o presidente da J.W.Thompson tem mais planos para o Rio. "Pretendo transferir para o escritório carioca toda a coordenação regional -- entenda-se América Latina e Caribe -- de nossos clientes", explicou ele, comentando orgulhoso que o trabalho feito para a Shell acaba de ser considerado, na convenção mundial da empresa, em Londres, como o melhor que a marca está tendo no mundo. A diretora de atendimento da Thompson-Rio, Fernanda Galluzzi, e o diretor de arte Raul Fernandes inclusive estão no momento na capital inglêsa participando do evento.
A conta do Barrashopping foi entregue à Thompson no final da última semana, após executivos da empresa assistirem a apresentações feitas por diversas agências. Apesar de a responsabilidade atual se restringir ao shopping carioca, Novaes justifica a sua empolgação: "A Renasce é uma empresa que tem shoppings em todo o Brasil e hoje a Thompson é uma das agências com maior presença em vários estados brasileiros. O potencial de nosso crescimento no grupo é muito grande", avaliou.

Publicitários abrem loja na Gávea
Movidos pela inquietação de experimentar coisas novas típica da profissão, os publicitários Jorge Falsfein, Andréa Lobato e José Guilherme Vereza se uniram a designers para abrir um novo negócio. A loja Design Café, que já está funcionando no Gávea Trade Center, foi idealizada com o intuito de oferecer e transformar itens do dia-a-dia das pessoas em peças exclusivas, todas produzidas pelos próprios criativos.
Partindo da idéia de oferecer exclusividade, as peças serão comercializadas em quantidades reduzidas. Além de produtos usuais como jogos americanos, blocos, cartões , bolsas e coleções de camisetas "Pecados Selecionados", "Mau Humor" e "Estado Interessante", a Design Café oferece ainda o Photopop, um serviço idealizado pelo diretor de arte Jorge Falsfein em que o cliente entrega a sua foto e ele a transforma em um quadro idealizado pelo freguês. Apesar de já estar funcionando há cerca de um mês, a festa de inauguração do Design Café aconteceu na última quinta-feira, reunindo uma enorme quantidade de publicitários do Rio.
O Design Café fica na rua Marquês de São Vicente, 124, no Gávea Trade Center e é um programa imperdível para quem quer estar cercado de inteligência e bom humor.

COB nega patrocínio da Telemar
Ao contrário do divulgado em alguns sites, o Comitê Olímpico Brasileiro ainda não fechou patrocínios. A informação é da jornalista Fernanda Kalache, da Textual, Assessoria de Imprensa do COB. Em comunicado à imprensa, ela informa que a entidade tem sido procurada por algumas empresas de telefonia, interessadas em associar suas marcas ao COB. "No entanto, o COB esclarece que até o presente momento não fechou contrato de patrocínio com qualquer empresa deste setor", diz a nota.

Como a Doctor participou da concorrência da Xerox e não levou, Pedro Nonato conta que foi ao menos ao estande da empresa, em Búzios, pegar seu saquinho de brinde. "Estou com o saco cheio da Xerox", declarou na saída.
Doctor e Aquatro vão compartilhar operações
O publicitário Luiz Aviz, em sua busca incessante de soluções para quem decide ter a sua própria pequena agência, parte para uma nova tentativa, voltando a se reunir com Pedro Nonato, com quem já teve acordo na época em que este dirigia a agência Década. A partir deste mês de outubro, a Aquatro Propaganda, de Aviz, muda-se do seu escritório em Ipanema para o mesmo prédio no Centro do Rio onde funciona a Doctor, dirigida por Nonato e Marcos Silveira.
Pelo acordo entre as duas agências, a Doctor passará a gerenciar toda a operação financeira e administrativa da Aquatro e será responsável pela criação e também pelo planejamentro e compra de mídia para os clientes dessa agência, deixando Aviz livre para se dedicar exclusivamente ao atendimento. Naturalmente, explica Nonato, "o acordo prevê que a Aquatro repasse um percentual de seus resultados à Doctor".

César Maia ganha prêmio da ABMN
A Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), presidida por Luiz Lara, da agência Lew Lara, escolheu o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, como a "Personalidade do Ano" do seu prêmio "31º Destaque do Marketing". Na mesma premiação, a "Personalidade de Marketing 2003" foi conferida ao diretor-presidente das Casas Bahia, Samuel Klein. Ambos já confirmaram a presença na festa de entrega, que acontece no próximo dia 28 de novembro, no Hotel Intercontinental Rio.
Segundo a assessoria da ABMN, o prêmio a Cesar Maia foi concedido "Pela sua destacada atuação na captação da realização dos Jogos Pan Americanos para a Cidade do Rio de Janeiro". Já o de Klein foi "Pela perfomance à frente da presidência das Casas Bahia,adotando estratégias e ações inovadoras e agressivas de marketing, culminando com a liderança do setor".

Botafogo quer balançar a rede
Não só a do time adversário como a Internet, é bom esclarecer. O time está brigando para ter direito ao domínio www.botafogo.com.br, que foi registrado por outras pessoas. Aliás, a situação é crítica nesta área entre os grandes times brasileiros. No Rio, apenas o Flamengo (www.flamengo.com.br) e o Fluminense (www.fluminense.com.br) já garantiram o direito ao domínio próprio com o seu nome. O site www.vascodagama.com.br, por exemplo, pertence a torcedores e não ao clube.
Enquanto isso, porém, o Botafogo está se aquecendo. O clube aproveitou a boa fase para entregar a sua conta de web para a Ability, que ficará responsável por todas as ações on-line do clube, tão logo o endereço na rede seja definido. O portal vai contar com com escalação do time em todos os tempos, fotos, vídeos, notícias e tabela do campeonato, além de um espaço para o torcedor mandar suas broncas e elogios.

Janela dará bolsa de 50% no Instituto da Propaganda
O Instituto da Propaganda, em parceria com a Janela Publicitária, está promovendo um concurso por ocasião de seu lançamento.
O candidato a aluno envia por e-mail um texto de até 15 linhas sobre o tema "O que faz alguém ser um grande criativo de propaganda?" e concorre a 50% de bolsa na mensalidade e ingresso garantido no curso, sem a entrevista de admissão, nem taxa de matrícula.
Os e-mails deverão ser encaminhados a Pedro Nonato, no e-mail pnonato@doctorpropaganda.com.br , sob o assunto "Promoção do IP/Janela".
Mas não haverá só um vencedor. Os melhores classificados poderão ser entrevistados e, se admitidos, terão 50% de desconto na taxa de matrícula.
Prepare o seu texto e mande já. Só concorrerão os e-mails enviados até o dia 17 de outubro de 2003. O resultado será divulgado na Janela Publicitária do próximo dia 20 de outubro.

Pra ver melhor quem leva bola
A Globosat e a divisão de esportes da TV Globo vão lançar até o final deste ano o canal Sportv 2, seu segundo canal especializado em esportes e que exibirá, num primeiro momento, a programação do canal Sportv com um intervalo de seis horas. O sistema é conhecido na indústria de TV por assinatura (e também na indústria cinematográfica) como sistema "multiplex".
Segundo o diretor geral da Globosat, Alberto Pecegueiro, e o diretor de esportes da TV Globo, Luiz Fernando Lima, o executivo Pedro Garcia acumulará as funções de diretor de negócios dos dois canais - Sportv e Sportv 2.
Pecegueiro explica que "havia muitos pedidos de assinantes para terem acesso à programação do Sportv em horários alternativos". O grupo teve experiências anteriores com a exibição eventual de um Sportv 2 em eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas e Jogos Panamericanos, com grande sucesso, em termos de TV paga. Além disso, a Globosat diz que poderá com um segundo canal abrir mais um espaço na grade para eventos simultâneos, como jogos importantes ou disputas olímpicas realizadas em um mesma data e horário.

José Luiz Vaz CCRJ faz festa para unir o mercado
O CCRJ promove uma festa para o mercado esta sexta-feira. Será no Photo Chopp (Rua General Severiano, 88), em um espaço criado na última gestão do CCRJ, inicialmente com o objetivo de ser uma sede para que o CCRJ, GAP, Clube de Mídia e outras entidades do mercado possam se reunir, debater e trabalhar pelo mercado Carioca.
O diretor de arte José Luis Vaz (foto), um dos responsáveis pelo projeto, junto com o fotógrafo Marcos Velasquez, conta que o ambiente simula um botequim antigo misturado com um lounge. "Acredito que nosso mercado é feito por criativos, mídias, atendimentos, produtoras, produtores gráficos, fotografos e nada mais lógico do que estas entidades trabalharem juntas e terem um espaço para isso", diz ele.
Na opinião do criativo, "assim como uma agência não funciona sem todos esses profissionais, essa união pode dar melhores resultados na nossa constante luta pela melhora do Mercado Carioca".


REFORÇOS DO MERCADO

CNT Rio - O publicitário Ricardo Gimenez, que já passou pelas TVs BAND, TVE e Manchete, além de ter sido, por longo período, Diretor Comercial da Abril Vídeo e Editora Abril, assumiu a Direção Comercial da CNT Rio, com promessa de dar ênfase à programação local, reforçar o jornalismo e dar prioridade às produções independentes. Segundo suas palavras, ele vê, no período de um a dois anos, a TV CNT Rio disputando mercado com as concorrentes em condições de igualdade.
G/Staff (Rio - RJ) - David Levy (redação) e Hugo Leoni (direção de arte) deixam a Doctor e passam a integrar a equipe de criação de Marcelo Giannini na G/Staff.