Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 20/JUN/2003
Marcio Ehrlich

 

McCann e pool 4X4 levam disputa da TIM
O escritório carioca da McCann Erickson vai dividir com o pool de agências 4X4 a conta da Tim, que estava na Giovanni FCB. A McCann fica com produtos e serviços e a 4X4 com a parte de varejo, enquanto a Lew, Lara, de São Paulo, se mantém com a conta da marca, que não entrou na disputa. A 4X4 é formada pelas agências Arcos (PE), Master (PR), Publivendas (BA) e RC (MG).
O resultado foi divulgado esta quarta-feira para os participantes, que incluiram, ainda, a própria Giovanni e a W/Brasil.

Concorrência da Prefeitura carioca é adiada
A Prefeitura do Rio de Janeiro adiou para 30 de julho, às 10:30h, a entrega das pastas para a concorrência que escolherá a nova agência -- ou consórcio de agências -- responsável pela publicidade do município nos próximos anos. A reunião estava prevista para o dia 23 de junho, pela manhã.
O adiamento foi motivado por alterações que o Tribunal de Contas do Município solicitou na parte de documentação exigida pelo edital nº 001/03. Entre as principais mudanças estão normas para a formação dos consócios concorrentes. O edital passou a exigir, por exemplo, a definição de uma empresa líder e a impedir que uma mesma agência concorra à conta da prefeitura através de dois consórcios diferentes.
Uma errata com os novos termos foi distribuída esta quarta-feira pela Comissão de Licitação da Prefeitura para as agências que haviam retirado o edital.

Nizan leva Sul América para MPM
O grupo Sul América, sediado no Rio de Janeiro, comunicou esta semana à Ogilvy que está tirando a conta do escritório carioca da agência para passar a ser atendido em São Paulo pela MPM, a segunda agência de Nizan Guanaes (foto).
Apesar de não ter sido um forte anunciante nos últimos anos, a Sul América deve se tornar um cliente de cerca de R$ 5 milhões ainda em 2003, com a esperada ampliação do acordo realizado em março de 2002 entre a empresa e o grupo holandes ING, quando este adquiriu 49% das ações da empresa brasileira.
A marca MPM -- criada em 1957 pelos publicitários gaúchos Luis Macedo, Petrôneo Corrêa e Antônio Mafuz -- foi famosa na publicidade brasileira por mais de 20 anos, como a maior agência do país. Comprada pela Lintas, acabou desaparecendo depois de uma operação desastrosa da multinacional. No final de 2002, a marca foi comprada pela Ypy, holding dos sócios Nizan Guanaes, Guga Valente e Banco Icatu, numa negociação estimada em R$ 1 milhão.

Carioca Shopping escolhe nova agência
O Carioca Shopping, que já passou pela Fischer-Rio e ultimamente estava na G/Staff, decidiu mudar seu perfil de agência para um porte menor e mais adequado ao seu próprio porte como anunciante. Com uma verba anual entre R$ 600 mil e R$ 950 mil, o shopping abriu concorrência da qual estão participando as agências 2+2 (de Bob Gueiros), JTrês (de Jamil João Jr.), Mix Marketing (de Axel Chaves), Percepttiva (de Rafael Duarte, Eduardo Ribeiro e Eduardo Rezende) e RV (de Rogério Vaz).
As propostas com as estratégias de comunicação serão apresentadas em julho. A conta estava na G/Staff há pouco mais de um ano e meio, mas divergências quanto à filosofia de trabalho levaram a um rompimento de comum acordo.

Globo também vai premiar estudantes
Num mercado que hoje parece ter mais estudantes de publicidade do que profissionais trabalhando, surge mais um prêmio para os futuros publicitários. Em sua sétima edição, o Prêmio Propaganda do Globo se afasta do seu princípio original de premiar só trabalhos veiculados nos jornais do InfoGlobo para incorporar a categoria GP Jovens Criativos, que premiará a melhor peça para jornal sobre o Instituto Ayrton Senna, que é parceiro da Infoglobo nesta iniciativa.
O vencedor receberá troféu e terá seu anúncio publicado no Globo, Extra e Diário de São Paulo, além de estágio na Giovanni FCB. É a agência, aliás, que assina a campanha para divulgar a nova categoria, que começou a ser veiculada hoje, na Megazine, revista voltada ao público jovem que circula às terças-feiras. A peça tem o seguinte conceito: “Não adianta. Para começar no mercado, você precisa mostrar seu trabalho para as pessoas certas”. O Prêmio conta ainda com o apoio dos Clubes de Criação do Rio de Janeiro e São Paulo.

Professor da FGV contesta ABP
O serviço lançado pela ABP-Associação Brasileira de Propaganda de garantir o direito autoral de peças publicitárias "é um equívoco". A afirmação é do professor da Fundação Getúlio Vargas, Maurício Lopes de Oliveira, em artigo publicado no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, na última semana.
Segundo ele, "esquecerem de avisar à ABP que idéias são de livre percurso, não apropriáveis por registro". Para confirmar, o articulista cita a Lei 9.610/98, que dispõe expressamente, no seu artigo 8°, inciso I, que "as idéias não são objeto de proteção autoral".
Em sua crítica, Lopes de Oliveira lembra que não se pode impedir a reutilização de idéias. "Não existe a idéia original absoluta", justifica, garantindo que é natural do ser humano construir tudo sobre bases anteriores.
Pela tese defendida pelo professor da FGV, a rotina criada pela "Entidade Depositária da Criação de Propaganda" de registrar as idéias publicitárias via Internet, por meio do site www.abp.com.br, para garantir um suposto direito autoral não terá qualquer validade para este objetivo. "Se uma agência se apodera da idéia publicitária de outra, não há violação de direito autoral", assegura o autor.
Como o presidente da ABP e idealizador do projeto, Armando Strozenberg, está em Cannes, não conseguimos ouvir a sua opinião, mas, pelo artigo do Jornal do Commercio, nem tudo está perdido para o projeto da ABP. Maurício Lopes de Oliveira deixa vislumbrar uma utilidade para o serviço: "O ato só poderia, eventualmente, ser atingido se pudesse ser qualificado como concorrência desleal".
O que, convenhamos, não é o que tudo o se esperava mas já é uma ótima justificativa para a manutenção dos serviço pela ABP.

REFORÇOS DO MERCADO
Resende& Resende (Rio-RJ) - a agência acaba de contratar Carlinhos Gusmão (Diretor de Arte, ex-Propeg), Rodrigo Cardoso (Redator, ex-Propeg), Graziele Esteves (Redatora, ex-G-Staff) e Bianca Boeckel (Executiva de Contas, ex-BRJ) para reforçar a a equipe dos irmãos Paulo e Sergio Resende. A Resende& Resende já atende as contas de sete shoppings (NorteShopping, West Shopping Rio, Center Shopping Rio, Città America, Shopping São Gonçalo, Shopping Del Rey de Belo Horizonte e Shopping Center Light de São Paulo); além da EGEC, Aires Seguros e da NCX, o maior agente credenciado Oi do Rio de Janeiro.
Academia de Filmes (Rio-RJ) - Vera Oliveira (ex-RTV da Thompson) foi contratada para o atendimento da produtora de filmes no Rio de Janeiro. E para o atendimento internacional da produtora, entra Heloise Freire (ex.Zohar).
Marcio Carrilho e Lea Van SteenArmazém de Filmes (Rio-RJ) - A produtora de comerciais carioca anuncia duas novas contratações: a diretora Lea van Steen e o atendimento Marcio Carrilho (foto). Diretora de comerciais há dez anos, Lea van Steen vem de São Paulo, com passagens pela Movi&Art, Jodaf, 5.6, Vertical Filmes e Academia de Filmes, onde trabalhou por sete anos. Além de atuar em publicidade, ela foi premiada com o curta "Brincadeira de Criança", que faz carreira em festivais internacionais. Carrilho tem formação como jornalista e DJ, tendo sido coorrespondente no Rio de Janeiro da revista Meio & Mensagem.
Dínamo Design (Rio-RJ) - Beto Lima é o novo Diretor de Contas e Novos Negócios. Com uma bagagem de 18 anos de mercado como Diretor de Arte e Designer, ele jé teve passagens pela Tema Propaganda (Vitória/ES), NBS(RJ), Euro Rscg Design(Lisboa/Portugal),e pela própria Dinamo Design.