McCann e pool 4X4
levam disputa da TIM
O escritório carioca da McCann Erickson vai dividir com o pool de agências
4X4 a conta da Tim, que estava na Giovanni FCB. A McCann fica com produtos e
serviços e a 4X4 com a parte de varejo, enquanto a Lew, Lara, de São
Paulo, se mantém com a conta da marca, que não entrou na disputa.
A 4X4 é formada pelas agências Arcos (PE), Master (PR), Publivendas
(BA) e RC (MG).
O resultado foi divulgado esta quarta-feira para os participantes, que incluiram,
ainda, a própria Giovanni e a W/Brasil.
Concorrência da
Prefeitura carioca é adiada
A Prefeitura do Rio de Janeiro adiou para 30 de julho, às 10:30h, a entrega
das pastas para a concorrência que escolherá a nova agência
-- ou consórcio de agências -- responsável pela publicidade
do município nos próximos anos. A reunião estava prevista
para o dia 23 de junho, pela manhã.
O adiamento foi motivado por alterações que o Tribunal de Contas
do Município solicitou na parte de documentação exigida
pelo edital nº 001/03. Entre as principais mudanças estão
normas para a formação dos consócios concorrentes. O edital
passou a exigir, por exemplo, a definição de uma empresa líder
e a impedir que uma mesma agência concorra à conta da prefeitura
através de dois consórcios diferentes.
Uma errata com os novos termos foi distribuída esta quarta-feira pela
Comissão de Licitação da Prefeitura para as agências
que haviam retirado o edital.
Nizan leva Sul América
para MPM
O
grupo Sul América, sediado no Rio de Janeiro, comunicou esta semana à
Ogilvy que está tirando a conta do escritório carioca da agência
para passar a ser atendido em São Paulo pela MPM, a segunda agência
de Nizan Guanaes (foto).
Apesar de não ter sido um forte anunciante nos últimos anos, a
Sul América deve se tornar um cliente de cerca de R$ 5 milhões
ainda em 2003, com a esperada ampliação do acordo realizado em
março de 2002 entre a empresa e o grupo holandes ING, quando este adquiriu
49% das ações da empresa brasileira.
A marca MPM -- criada em 1957 pelos publicitários gaúchos Luis
Macedo, Petrôneo Corrêa e Antônio Mafuz -- foi famosa na publicidade
brasileira por mais de 20 anos, como a maior agência do país. Comprada
pela Lintas, acabou desaparecendo depois de uma operação desastrosa
da multinacional. No final de 2002, a marca foi comprada pela Ypy, holding dos
sócios Nizan Guanaes, Guga Valente e Banco Icatu, numa negociação
estimada em R$ 1 milhão.
Carioca Shopping escolhe
nova agência
O Carioca Shopping, que já passou pela Fischer-Rio e ultimamente estava
na G/Staff, decidiu mudar seu perfil de agência para um porte menor e
mais adequado ao seu próprio porte como anunciante. Com uma verba anual
entre R$ 600 mil e R$ 950 mil, o shopping abriu concorrência da qual estão
participando as agências 2+2 (de Bob Gueiros), JTrês (de Jamil João
Jr.), Mix Marketing (de Axel Chaves), Percepttiva (de Rafael Duarte, Eduardo
Ribeiro e Eduardo Rezende) e RV (de Rogério Vaz).
As propostas com as estratégias de comunicação serão
apresentadas em julho. A conta estava na G/Staff há pouco mais de um
ano e meio, mas divergências quanto à filosofia de trabalho levaram
a um rompimento de comum acordo.
Globo também vai
premiar estudantes
Num mercado que hoje parece ter mais estudantes de publicidade do que profissionais
trabalhando, surge mais um prêmio para os futuros publicitários.
Em sua sétima edição, o Prêmio Propaganda do Globo
se afasta do seu princípio original de premiar só trabalhos veiculados
nos jornais do InfoGlobo para incorporar a categoria GP Jovens Criativos, que
premiará a melhor peça para jornal sobre o Instituto Ayrton Senna,
que é parceiro da Infoglobo nesta iniciativa.
O vencedor receberá troféu e terá seu anúncio publicado
no Globo, Extra e Diário de São Paulo, além de estágio
na Giovanni FCB. É a agência, aliás, que assina a campanha
para divulgar a nova categoria, que começou a ser veiculada hoje, na
Megazine, revista voltada ao público jovem que circula às terças-feiras.
A peça tem o seguinte conceito: “Não adianta. Para começar
no mercado, você precisa mostrar seu trabalho para as pessoas certas”.
O Prêmio conta ainda com o apoio dos Clubes de Criação do
Rio de Janeiro e São Paulo.
Professor da FGV contesta
ABP
O serviço lançado pela ABP-Associação Brasileira
de Propaganda de garantir o direito autoral de peças publicitárias
"é um equívoco". A afirmação é
do professor da Fundação Getúlio Vargas, Maurício
Lopes de Oliveira, em artigo publicado no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro,
na última semana.
Segundo ele, "esquecerem de avisar à ABP que idéias são
de livre percurso, não apropriáveis por registro". Para confirmar,
o articulista cita a Lei 9.610/98, que dispõe expressamente, no seu artigo
8°, inciso I, que "as idéias não são objeto de
proteção autoral".
Em sua crítica, Lopes de Oliveira lembra que não se pode impedir
a reutilização de idéias. "Não existe a idéia
original absoluta", justifica, garantindo que é natural do ser humano
construir tudo sobre bases anteriores.
Pela tese defendida pelo professor da FGV, a rotina criada pela "Entidade
Depositária da Criação de Propaganda" de registrar
as idéias publicitárias via Internet, por meio do site www.abp.com.br,
para garantir um suposto direito autoral não terá qualquer validade
para este objetivo. "Se uma agência se apodera da idéia publicitária
de outra, não há violação de direito autoral",
assegura o autor.
Como o presidente da ABP e idealizador do projeto, Armando Strozenberg, está
em Cannes, não conseguimos ouvir a sua opinião, mas, pelo artigo
do Jornal do Commercio, nem tudo está perdido para o projeto da ABP.
Maurício Lopes de Oliveira deixa vislumbrar uma utilidade para o serviço:
"O ato só poderia, eventualmente, ser atingido se pudesse ser qualificado
como concorrência desleal".
O que, convenhamos, não é o que tudo o se esperava mas já
é uma ótima justificativa para a manutenção dos
serviço pela ABP.
REFORÇOS DO MERCADO
Resende& Resende (Rio-RJ) - a agência acaba de contratar Carlinhos
Gusmão (Diretor de Arte, ex-Propeg), Rodrigo Cardoso (Redator, ex-Propeg),
Graziele Esteves (Redatora, ex-G-Staff) e Bianca Boeckel (Executiva de Contas,
ex-BRJ) para reforçar a a equipe dos irmãos Paulo e Sergio Resende.
A Resende& Resende já atende as contas de sete shoppings (NorteShopping,
West Shopping Rio, Center Shopping Rio, Città America, Shopping São
Gonçalo, Shopping Del Rey de Belo Horizonte e Shopping Center Light de
São Paulo); além da EGEC, Aires Seguros e da NCX, o maior agente
credenciado Oi do Rio de Janeiro.
Academia de Filmes (Rio-RJ) - Vera Oliveira (ex-RTV da Thompson) foi
contratada para o atendimento da produtora de filmes no Rio de Janeiro. E para
o atendimento internacional da produtora, entra Heloise Freire (ex.Zohar).
Armazém
de Filmes (Rio-RJ) - A produtora de comerciais carioca anuncia duas novas
contratações: a diretora Lea van Steen e o atendimento Marcio
Carrilho (foto). Diretora de comerciais há dez anos, Lea van Steen vem
de São Paulo, com passagens pela Movi&Art, Jodaf, 5.6, Vertical Filmes
e Academia de Filmes, onde trabalhou por sete anos. Além de atuar em
publicidade, ela foi premiada com o curta "Brincadeira de Criança",
que faz carreira em festivais internacionais. Carrilho tem formação
como jornalista e DJ, tendo sido coorrespondente no Rio de Janeiro da revista
Meio & Mensagem.
Dínamo Design (Rio-RJ) - Beto Lima é o novo Diretor de
Contas e Novos Negócios. Com uma bagagem de 18 anos de mercado como Diretor
de Arte e Designer, ele jé teve passagens pela Tema Propaganda (Vitória/ES),
NBS(RJ), Euro Rscg Design(Lisboa/Portugal),e pela própria Dinamo Design.
|