Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas-Rio divulga criadores mais premiados
A Abracomp - Associação
Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade - acaba de divulgar os
nomes dos criadores que alcançaram as maiores pontuações
no 21º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro e disputarão o Prêmio
Rogerio Steinberg, a ser entregue durante a festa da premiação,
no próximo dia 4 de junho, no Hotel Inter-Continental.
De acordo com o Regulamento do concurso, cada Diploma de Ouro dá ao
seu criador 6 pontos, sendo 4 pontos por Diploma de Prata e 2 por Diploma
de Bronze. Além disso, sobre os valores de cada pontuação
é aplicado um peso 2 para prêmios de Campanhas e 1,5 para Séries.
Os três vencedores de cada categoria serão conhecidos apenas
após a revelação dos votos secretos do júri para
os Grandes Prêmios, que concedem aos seus responsáveis 15 pontos
(igualmente multiplicados pelos pesos correspondentes às suas áreas).
Entre os redatores, as 10 maiores pontuações foram alcançadas
por 10 profissionais. Já entre os diretores de arte, a 10ª maior pontuação
revelou um empate rigoroso entre 3 profissionais, elevando o grupo a 12 nomes.
Aqui estão eles, em ordem alfabética:
Redatores:
Alexandre Motta, Antônio "Mega" Nogueira, Eliana Sá, Fernando
Campos, Fred Moreira, Marcelo Coli, Ricardo Weitsman, Rodolfo Sampaio, Rodrigo
Strozenberg e Thiago Fernandes.
Diretores de Arte:
Alessandra Sadock, Carlos André Eyer, Carlos "Russo" Di Célio,
Daniel Leitão, Filipe Raposo, Humberto Fernandez, João Paulo
Pereira, Luciano "Animal" Gaberel, Marcos Hosken, Reuber Marchezini, Rodrigo
Rosman e Sérgio Carvalho.
Rio se declara a diretores de marketing
Os
outdoors do Rio de Janeiro apareceram esta semana com uma série de
declarações de amor assinadas pela misteriosa sigla "RJ".
Quem trabalha em publicidade e marketing deve ter logo reconhecido nos destinatários
das mensagens os nomes de diretores de marketing de empresas sediadas no Rio
de Janeiro. Como Wallace Grecco, da Embratel, Harrison Baptista, da Texaco,
ou Bernardo Lorenzo-Fernandes, da Intelig.
As mensagens, a Janela conseguiu levantar, são destinadas aos clientes
que entregaram parte de suas contas a agências paulistas. Ou seja, a
tal "RJ", é a cidade do Rio de Janeiro, mesmo, querendo trazê-los
de volta ao lar.
Curiosamente, porém, ninguém está querendo assumir a
paternidade da campanha, nem mesmo quem foi a fonte da Janela. Até
agora, a única a pedir crédito foi a gráfica Idealize,
que garantiu ter sido a autora da impressão dos outdoors.
Dia dos Namorados movimenta mídia carioca
Mal comemorou os resultados do Dia das
Mães, o varejo carioca já se movimenta para incentivar as compras
do Dia dos Namorados, comemorado no próximo 12 de junho, considerado
a terceira data mais importante para o setor.
Com verba de R$ 430 mil, o Barrashopping veiculará uma campanha de
TV e mídia impressa, de 2 a 11 do próximo mês, criada
pela agência Artplan. Com o slogan "Namorar é isso: buscar o
que completa a gente em cada dia", a ação segue a linha das
campanhas institucionais do shopping que usa o tema "Barrashopping - completo
com você". Andrea Couto, gerente de marketing do Barrashopping, afirmou
à Janela que "a previsão é de aumento de 8% nas vendas
e 2% no tráfego em relação a 2001".
O filme de 30", que teve criação de Otávio Mello e Jorge
Falsfein, com direção de Marcos Apóstolo e Chico Abreia,
será exibido nos canais abertos, mostrando uma menina adolescente em
diversas situações, como, por exemplo, beijando o namorado no
cinema, enquanto pensa: "tem dias que eu quero ficar. Tem dias que eu quero
ficar para sempre".
Já o Botafogo Praia Shopping dá continuidade a estratégia
usada no Dia das Mães, quando foram distribuídos 7.250 necessaires
em duas semanas. Dessa vez, o shopping distribuirá brindes-supresa,
para quem apresentar notas fiscais com valores acima de R$ 100. Paralelamente,
partir de 29 de maio, a campanha começa a ser veiculada. Segundo Mônica
Maciel, gerente de marketing do shopping, "a expectativa é de aumento
de 15% em relação as vendas no mesmo período do ano passado".
Com verba de R$ 250 mil, o Carioca Shopping, quinto maior shopping center
em área de vendas do Rio, também lança sua campanha,
assinada pela G/Staff (RJ). O esforço contará com filme para
TV, promoções em rádio, outdoors e busdoors, e seguirá
a mesma linha de comunicação que vem sendo desenvolvida desde
o Natal do ano passado. "A mensagem bem humorada tem como principal objetivo
mostrar para os consumidores que o Carioca Shopping é um centro comercial
e de lazer completo e que tem tudo o que eles precisam", afirma o gerente
de marketing Marcio Araujo.
A expectativa, segundo ele, é de "um aumento de 15% no tráfego
e 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado",
já que cerca de 250 mil pessoas devem passar pelo shopping de 8 a 12
de junho. O shopping também está preparando uma programação
cultural especial com show e evento gratuitos, além de uma promoção,
na qual o Cinemark presenteará os namorados, no dia 10, com ingressos
a R$ 2,50.
A criação da campanha é de Marcos Bassini e Marcelo Giannini,
que também assina a direção. A produtora responsável
pelo comercial é a Yes, que teve direção de Manitou Felipe.
A trilha é da Mister Vox.
Sem fio
A época de compras do Dia dos
Namorados também está na mira das operadoras de celular. Com
o objetivo de incrementar as vendas de aparelhos, a Ad/Hoc lança campanha
da Telefônica Celular sob o título "Cupidos", trazendo crianças
caracterizadas como os anjinhos do amor oferecendo alguns dos celulares da
operadora em até 6 vezes sem juros nos planos MoviStar Top.
A campanha compreende outdoor simples e duplo, mobiliário urbano, anúncios
de jornal e revista e spot em veículos de comunicação
do Rio e Espírito Santo. A criação é de André
Pedroso, David Tabalipa e Marcelo Conde, com direção de Pedroso.
As fotos são de Leonardo Vilela.
Copa começa a ganhar espaço na
mídia regional
A Telemar lançou esta semana a
sua campanha, criada pela Propeg-Rio, para a Copa do Mundo. Produzidos pela
Tec Cine, os dois filmes, dirigidos por Ronaldo Uzeda e Felipe Joffily, trazem
como garoto-propaganda o jogador Ronaldinho Gaúcho, que gravou nos
estúdios da produtora, em Jacarepaguá, no domingo do dia das
mães, horas antes de embarcar para Barcelona.
A ação divulga a promoção da companhia telefônica
— com criação de Carlos Gusmão e Antônio Engelke,
e direção de Ercílio Tranjan — que começa junto
com a Copa, na qual os torcedores que ligarem para o 0300 da Telemar (0300-313
3000) poderão falar, direto da concentração, com 8 jogadores
da seleção, entre eles Marcos, Roberto Carlos, Emerson, Juninho
Paulista, Gilberto Silva, Cleberson, Denílson e Ronaldinho Gaúcho.
As ligações serão gravadas e renovadas diariamente.
A Telefônica Celular, que através da AdHoc foi atrás dos
Namorados (veja matéria nesta edição) também saiu
atrás da Copa pela Fischer América Rio, com a campanha "Gol
do Brasil agora vale bônus", para anunciar o seu novo cartão
de recarga. Os usuários de celular pré-pago que comprarem o
cartão "Goleada de Bônus", com valor de R$10,00, ganharão
R$0,20 de bônus para cada gol que a seleção brasileira
fizer durante a Copa do Mundo.
Eduardo Bethlem, diretor adjunto de marketing da Telefônica, disse à
Janela que "a expectativa é que sejam vendidos mais de 1 milhão
de cartões no período da promoção", que vai até
5 de julho. Vale ressaltar que os cartões promocionais poderão
ser usados até setembro.
A campanha, que será veiculada no Rio, Espírito Santo, Bahia
e Sergipe, é composta por spot de 30" (produzido pela Mr. Vox), materiais
de ponto de venda, vinheta para painel eletrônico e ações
com a rádio Jovem Pan. A criação é de Marcelo
Coli e Sérgio Carvalho, sob direção de Vitor Knijnik.
A aprovação do cliente foi da gerente de marketing Polika Teixeira.
Tem
que acordar
E aproveitando os horários dos
jogos da seleção, as lojas de conveniência Star Mart dos
postos Texaco deram início esta quarta-feira (22) à campanha
"Acordados pra Copa", criada pela agência carioca XL Comunicação.
Para ninguém dormir durante as partidas, nas compras acima de R$ 10,00
o consumidor ganhará uma corneta ou uma bandeira do Brasil para torcer
nas madrugada.
O objetivo, segundo o diretor da agência Miguel Barreto, "é reforçar
o conceito de que as lojas de conveniência Star Mart ficam abertas 24h
por dia". As peças promocionais levam a assinatura "24 horas com um
time de campeões", fazendo associação do time de Scolari
com o atendimento da rede.
Com a adesão de alguns parceiros como Brahma, Red Bull, Del Valle e
Elma Chips, a campanha conta com materiais de ponto de venda (galhardete,
bandeirola, display de geladeira, wobller, display de check-out) e spot de
rádio produzido pela Mister Vox.
Grupo Thoquino investe R$ 500 mil na festa de
São João
Para aproveitar as festas juninas, muito
tradicionais nas regiões Norte/Nordeste, o Grupo Thoquino - um dos
maiores fabricantes nacionais de bebidas destiladas - está investindo
R$ 500 mil em campanha regional, do Conhaque de Alcatrão São
João da Barra, seu carro-chefe.
O esforço, assinado pela agência carioca Percepttiva, tem início
este mês e segue até o final de julho em dez estados do Norte/Nordeste.
Com o slogan "O Brasil em Festa São João é Tradição",
o objetivo, segundo Rafael Duarte, sócio da agência, "é
focar na ambigüidade de sentido da festa e do produto, os dois de mesmo
nome e muito tradicionais nas regiões-alvo".
Estão sendo desenvolvidas peças para outdoor, material de ponto
de venda, cartazes temáticos, móbiles, TV e spots para rádio
(produzidos pela Jórvieri Comunicação).
Intervalo GAP define debatedores
Parte dos debatedores que participarão
do Intervalo GAP, iniciativa do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio,
já estão definidos. O painel do dia 10 de junho, moderado por
Carlos Henrique Equi (G/Staff), mostrará a visão de mídia
e criação e contará com os debatedores André Eppinghaus
(Ogilvy), Luis Fernando Novaes (DPZ), Rodolfo Sampaio (Salles), Flávio
Cordeiro (Ad/Hoc), Carlos Pedrosa (Contemporânea) e mais 3 nomes ainda
não confirmados.
No dia 17, para debater sobre a visão do mercado, através do
moderador Alberto Cabaleiro (Publicis), participarão Aleksander Santos
(ADVD-Rio), Carlos Alecrim (Clube de Executivos de Marketing), Caio Valli
(ABAP), Ricardo Gimenez (Rede Brasil e GAV), Maria Alice Langoni (ESPM), além
de mais um profissional ainda não confirmado.
No último dia, 24 de junho, falarão sobre a própria área
- atendimento e planejamento - Marco Antônio Vieira Souto (ex-DPZ, atual
consultor), Paulo Sérgio Quartiemaster (Miami Ad School/ESPM), Gabriela
Ribeiro (NBS) e mais 3 pessoas ainda não confirmadas. A moderadora
será Vânia Carvalho (Salles).
Segundo Marcio Borges, presidente do GAP, as inscrições serão
abertas em breve, "à princípio no dia 3 de junho". O evento,
que acontecerá na ESPM, no Centro do Rio, terá 100 lugares por
noite, ao preço de R$20 por dia, ou R$50 pelos 3 painéis.
Brasil fica com 18 prêmios no Clio Awards
As
agências AlmapBBDO, DM9DDB, Giovanni FCB (Rio e São Paulo), Leo
Burnett, Young & Rubicam foram as únicas brasileiras a trazer para
casa troféus do 43rd Clio Awards 2002, julgados até o final
desta terça-feira, em Miami Beach, nos Estados Unidos.
A Fallon, de Minneapolis, ganhou o troféu de Agência do Ano.
Já o Grupo DDB foi considerado a Rede de Agências do Ano, pela
soma de pontos de todos os seus escritórios premiados, inclusive a
DM9DDB, que ficou com 6 troféus, acima da AlmapBBDO que somou 5 premiações.
Em todas as áreas do Clio Awards 2002, que vão de Internet a
TV, foram concedidos 281 prêmios, contra 372 do ano passado, refletindo
a queda que o festival também teve em suas inscrições,
em torno de 20%. O país mais premiado foi o Estados Unidos, com 105
estatuetas da deusa Clio, seguido pela Inglaterra, com 24 e Alemanha, com
23.
O prêmio da Giovanni FCB, o único do Rio de Janeiro, foi para
a série de anúncios "Ônibus / Bicicleta / Trem", para
a Raspadinha da Loterj.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
24/05, sexta-feira: Márcia Azevedo (Diretora de Operações
da Host). Luis Leitão (Diretor de Produção da CaradeCão;
25/05, sábado: Sebastião Martins, Renata Habib (Supervisora
de Conta da Giovanni FCB), Guilherme Bara (Diretor de Arte da Millenn), Rodolpho
Janotti (Diretor de Arte da Aroldo Araujo);
26/05, domingo: Arnaldo Rozencwaig, Marcio Prado, Ricardo Mattos (Redator
da Eco);
27/05, segunda-feira: Fernando Conde (Redator da TV Globo - Div.propaganda),
Sandra Borges (Diretora de Arte da Contemporânea);
28/05, terça-feira: Laís Chamma, Mário Barreto
(Diretor da Imagina);
29/05, quarta-feira: Otávio Scobar (Diretor da Prodigital),
Pedro Feyer (Diretor de Criação da NBS), Érica Rabelo
(Supervisora de Contas da DPZ), Patrícia Gomes (Supervisora de Contas
da V&S), Anádia Oliveira (Atendimento-Rio da Sam Estúdio);
30/05, quinta-feira: Nei Leandro de Castro;
* COSMÉTICOS - A Binder:Espaço ganha a conta da New Derm
e o primeiro job para a empresa de cosméticos será um filme
que estréia dia 15 de junho, para o produto de rejuvenescimento Fango
Termal Vulcânico, tendo como garota propaganda a atriz Cláudia
Alencar.
* IMOBILIÁRIO - A Casa da Criação passa a atender
a incorporadora imobiliária Wigaplan. O primeiro job será o
lançamento do condomínio náutico Village do Sapê,
em Angra dos Reis, que o cliente fará em parceria com a construtora
responsável pelo empreendimento - CMN - que atua há mais de
25 anos na região de Angra. Com verba de R$300 mil, estão sendo
desenvolvidas peças de mídia impressa, mídia online,
material e ações promocionais.
* MAIS IMOBILIÁRIO - A carioca Agência3 será a
responsável pela campanha do empreendimento imobiliário residencial
- Lagoa May Way - localizado na rua Lineu de Paula Machado (Lagoa), que será
lançado em julho pelas incorporadoras Gulf Invest, RJZ, SDS e CDC.
Segundo Théo Drummond, diretor da agência, participaram da licitação
pelo job a Artplan e a Fischer América Rio. O lançamento será
precedido de coquetel e contará com folhetos, anúncios de mídia
impressa e filme para TV. A campanha vencedora teve direção
do V.P. de criação Cristóvão Martins, com participação
de Wesley Lemos e Mino Gariglio.
* HOTELEIRA - A carioca Rio Ka Comunicação e Negócios
em Marketing, resultado da recente fusão com a Unicom, conquistou sua
primeira conta - Hotel Caesar Park Ipanema. A agência vai atuar em marketing,
comunicação e eventos para o cliente. A primeira ação
será uma campanha voltada aos turistas em visita ao Rio, veiculada
em mídia do trade ainda este mês. A peça traz a frase
"Here you will understand why we say that God is Brazilian". Ronaldo Rodrigues,
recém contratado, será o responsável pelo atendimento
da conta.
* MOVELEIRA - A agência carioca Ric passa a cuidar da imagem
institucional do Pólo Industrial de Móveis, localizado na Rio-Petrópolis,
que era atendido pela Essencial. Com verba de R$ 525 mil, a 1ª campanha lançará
a nova marca.
* FESTA - A festa do 1º Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda
será dia 11 de junho, no Hotel Glória, no Rio, a partir das
19:30h.
* NA COPA - A Proview, produtora de filmes carioca de Sérgio
Horovitz, estará na Coréia a partir do dia 2 e avisa aos seus
clientes que queiram realizar alguma ação de marketing que necessite
de filmagens ou fotos, que incluam a utilização de suas marcas
nos ambientes da Copa. "Se você tem alguma idéia que está
na gaveta porque era inviável, tire agora da gaveta e ligue pra gente",
avisa Sérgio. O telefone da Proview é (21) 2556-0523.
* CLIPE ITALIANO - Uma das duplas de música pop mais famosas
da Itália, Paola & Chiara - da Sony Italiana - estão nesse
momento no Rio gravando seu clipe "Festival", com co-produção
da Academia de Filmes e da produtora Duex, de Milão. A direção
e a fotografia são dos italianos Alberto Colombo e Alessandro Pavoni,
respectivamente. Cerca de 20 modelos brasileiras participam do clipe, que
registrará as paisagens da Praia de Copacabana e Ipanema, Joatinga,
entre outras locações.
* PROVISÓRIO - Devido à queda de um poste no quarteirão,
a NS&A-Núcleo de Soluções e Alternativas avisa que
o contato com o seu escritório carioca deve ser feito por 9841-4312
ou 9912-3138.
* PARCERIA - Pedro Paiva, diretor de atendimento da ID&A Comunicação,
do Rio, pede à Janela para divulgar que ele está a procura companheiro
(ou companheira) para dividir quarto double do pacote de viagem a Cannes organizado
pela The Travel. Os/as interassados/as devem entrar em contato através
do 21-2210-1221 ou pelo e-mail pedro@idcomunicacao.com.br
. Nada como uma boa dupla, principalmente em Cannes. Além do mais,
lembra ele, não seria nada mal economizar alguns bons dólares
para as festinhas.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
100% Design (SP)
- Angela Sartori (ex-Narita & Associados e M Design) será a nova
gerente de contas da agência, assumindo o atendimento de Mash, Aji-no-moto,
Parmalat, Sabesp, Liz, Amyr Klink, Bauducco e Visconti.
Disa Produções (RJ) - O diretor paulista de filmes José
Furlan passa a atuar no Rio pela produtora, que opera há 16 anos no
mercado de vídeos comerciais, institucionais, treinamento e programas
para TVs.
DM9DDB (SP) - José Augusto Valente será o presidente
da agência, em substituição a Nizan Guanaes, que assumirá
a função de "guru" e presidente do conselho, participando dos
rumos estratégicos e definindo o direcionamento da empresa. A agência
também está contratando Fernando Torelli (ex-IG) para a direção
financeira, Alex Isnenghi para a diretoria de atendimento, e José Henrique
Teixeira como diretor de contas do governo.
DPZ (SP) - Contratou a diretora de arte Tânia Yamada (ex-Ogilvy).
Atuará na divisão Varejo da agência, integrando a equipe
responsável por Champion Supermercados, Redecard, Itautec, Trendshop,
entre outros, sob a direção de Ricardo Velloso e Kleber Fonseca.
Fabra Quinteiro (SP) - Pedro Souza (ex-Ogilvy) assumirá a diretoria
de contas do grupo que atende Babylândia e Suvinil.
Fallon (SP) - Paulo Gregoraci (ex-Talent e Editora Globo) assume a
diretoria de negócios da agência.
FCB Worldwide - Adilson Xavier, sócio e diretor nacional de
criação da GiovanniFCB, foi eleito Chairman da Criação
na América Latina. Xavier será interlocutor da AL com os diretores
da FCB Nova York.
Paim Comunicação (RS) - Contratou o diretor de criação
Marcelo Pires (ex-Upper e W/Brasil), os diretores de arte Manolo Quadros (ex-Upper)
e Felipe Diefenbach (ex-Escala), e, para o atendimento da Renner, as profissionais
Natália Thomaz (ex-Matriz) e Elisa Craidy (ex-Publicis).
Publicis Norton (RJ) - Pedro Fraga é o novo contratado da área
de atendimento da agência. O executivo, que já passou pela Young
& Rubicam e Contemporânea, atuará ao lado do diretor Alberto
Cabaleiro atendendo as contas de L'Oreal, Águas Nestlé, De Plá
e Club Med.
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Campanha do Prêmio Colunistas veiculada na Janela. |
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