Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/MAR/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

SGB processa no CADE a Universal & Grey

O CADE -- Conselho Administrativo de Defesa Econômica julgou procedente e instaurou inquérito contra a Universal & Grey Publicidade, do Grupo Supergasbras, a partir de denuncia da SGB Promoções e Publicidade S.A.
Entre as acusações da SGB estão a já divulgada oferta do Grupo Supergasbrás de prazos de 240 dias fora o mês para a Consultan, e o "desvio" (termo utilizado na exposição da SGB, preparada pelo advogado J. A. de Toledo Neto) do cliente Inega, além do portfólio da Universal & Grey, no qual a recém-criada agência -- a guisa de demonstrar a experiência dos seus profissionais que haviam saído da SGB -- incluiu na lista de clientes que os profissionais atendiam empresas que eram atendidas pela SGB.
A SGB, no processo cita que em 14-12-73, o Grupo Grey assinou um contrato com a agência de Sani Sirotsky e Arthur Bernstein, na qual se comprometia a não atuar no mercado nacional, senão através da SGB, e que (segundo a cláusula 6, letra "f" envidaria todos "seus melhores esforços no sentido de aumentar as contas de publicidade da SGB. Quando Roberto Leal, a Grey e o Grupo Supergasbrás "se uniram", a SGB se considerou legalmente prejudicada pelo poderio econômico destes grupos, e entrou com um processo no CADE.
Agora, com a investigação do CADE terminada, o processo deixou de ser sigiloso, e dará o direito de defesa à Universal & Grey -- que, aliás, não tem mais hoje a estrutura acionária nem gerencial de quando foi fundada e gerou os problemas para a SGB. Atualmente, segundo informam os diretores da Universal & Grey, o grupo brasileiro detém 75 por cento das ações da agência, ficando os 25 por cento restantes com a americana Grey Advertising.

CCRJ faz concurso por um cartaz pela Paz

O Clube de Criação do Rio de Janeiro está lançando um concurso para escolher um cartaz que promova nacional e internacionalmente o Comitê Brasileiro pela Paz na América Central.
As peças, que serão julgadas dia 14 de abril por uma comissão escolhida pela diretoria do CCRJ, deverão ter características que permitam sua utilização em camisetas, plásticos, etc. e precisarão ser assinadas pelo "Comitê Brasileiro pela Paz na América Central" e "Colaboração do Clube de Criação do Rio de Janeiro".
Os criadores podem inscrever uma ou mais peças, em layout bem acabado, no tamanho de 50 cm de largura por 70 cm de altura, de fora a fora. Além disso, o criador está livre para criar ou não um slogan ou frase para o cartaz.
As peças deverão ser enviadas sede do CCRJ, à Rua Elvira Machado nº 7 casa 1-A, Botafogo, à atenção de Branca Maria. A peça deverá ser enviada com uma etiqueta no verso, com o pseudônimo datilografado. Em carta anexa lacrada, o nome, pseudônimo, endereço completo e telefone.

Cartas

De Jens Olesen, Diretor Regional e Vice-Presidente Senior da McCann Erickson.

"Prezado Márcio,
Ficamos muito satisfeitos com a premiação recebida.
Vendo a lista dos vencedores, sentimos que nos últimos anos foi o júri mais bem preparado para uma eleição do porte do Prêmio Colunistas, que é o mais importante do mercado brasileiro.
Obrigado em meu nome e no de meus companheiros.
Abraços, Jens Olesen.

N.R.: Caro Olesen; Parabéns também pelos prêmios que este ano a McCann ganhou.
No entanto, acho que será oportuno esclarecer que, dos 9 (nove) jurados deste ano, 8 (oito) já vêm sendo integrantes do júri há pelo menos quatro anos, em juris que jamais excederam 12 (doze) participantes.
Em respeito e consideração aos colegas que este ano não estiveram conosco, e principalmente aos que ainda estão (e que afinal não vinham sendo uma maioria assim tão influenciável) posso afirmar que todos estivemos tão bem preparados para julgar este ano como sempre o fomos.
E como o júri, ao julgar, olha a qualidade dos trabalhos e não o nome do autor, se há algum crédito na melhor distribuição de prêmios ele deverá ser dado à evolução das agências médias e pequenas, que este ano apresentaram maior competitividade.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Gontijo Teodoro associa-se a um grupo que pretende lançar um novo jornal diário no Rio de Janeiro, com uma tiragem de 100 mil exemplares.
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A Siboney, no 1º trimestre deste ano, conquistou as contas da Divisão de Lâmpadas incandescentes da GE-General Eletric e a Divisão Rochedo (Panelas etc.) da ALCAN. Além disto, como gerente de mídia a agência contratou Roberto Genistretti Jr.
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A Labor acaba de decidir pagar um 15º salário (isso mesmo, décimo quinto) para todos os seus funcionários, em virtude dos bons resultados de 1981. Em junho, a agência já dera o correspondente a um 14º salário.
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A TV-Record já está se estruturando para entrar no ar no Rio de Janeiro, provavelmente nos próximos dois meses.
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Por falar em televisão: que triste é para nós, cariocas, vermos que cada vez mais todas as emissoras de televisão se tornam paulistas, principalmente na programação. Nos programas de debates políticos, ficamos tendo que ouvir sobre Paulipetros e Freguesias do Ó. E os nossos políticos, quando debaterão?
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Um instituto de pesquisas americano -- Starch INRA Hooper -- descobriu que o mesmo anúncio repetido na mesma publicação, em média, consegue muito mais leitores na segunda vez.
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A Fenapro -- Federação Nacional das Agências de Propaganda realizará eleições no dia 17 de junho próximo, para compor sua diretoria e conselho fiscal, agora que a entidade está regulamentada. Participam da Fenapro os sindicatos patronais de São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
Enquanto isto, a Federação dos Publicitários está parada.
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A revista O Hebreu estará comemorando seu 2º aniversário segunda-feira, em São Paulo.
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Um comercial criado pela Grab usando como personagem principal um sósia do presidente Figueiredo que, num comício, proclama: "Atenção Zona Leste...", para lançar o empreendimento imobiliário Residencial Vila Rica, na BR 101, obteve um dos mais rápidos índices de venda já registrados no setor em São Paulo. Veiculado apenas naquela praça, conseguiu vender todos os imóveis em apenas uma semana.
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ATENÇÃO: o programa Propaganda e Mercado, nas próximas 4 semanas, estará indo ao ar, em caráter extraordinário, das 9:30h às 10:00h, antes do campeonato de tênis que a Bandeirantes exibirá.