Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Profissionais do Ano teve prévia carioca
Vinte e dois filmes e quatro vídeo-tapes foram selecionados esta última quarta-feira, após duas horas de julgamento, para representar o Rio de Janeiro no prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo de Televisão, que este ano estará distribuindo Cr$ 5.500.000,00.
O júri foi presidido por Octavio Vilarde, secretariado por Sinval de Itacarambi Leão, e teve como demais jurados Carlos Pedrosa, Clementino Fraga Neto, Cristina Leal Pinho, Edeson Coelho, Elysio Pires, José Monserrat Filho, Marcio Ehrlich, Ronaldo Conde e Rui Schneider.
A seguir, apresentamos, pela ordem de escolha, os comerciais selecionados. Pede-se perceber que a agência mais destacada foi a MPM, com 17 trabalhos, e a produtora foi a Jodaf, com 8 comerciais.
Prêmio Mercado Regional Sudeste
- "Radar" - MPM Tribus (Itapemirim)
- "Mulher Nua (Satisfaça seu Corpo) - Estrutural - Du Loren
- "Carnaval" - MPM - Sendas
- "Woody Allen" - Estrutural - Beverly Hills (Servenco)
Prêmio Mercado Nacional
- "Canoagem" - MPM
- Hollywood (Souza Cruz)
- "Musical (Ballet)” - Poupança (Caixa Econômica Federal)
- "Desmancha Pai" MPM - Telebrás
- "Sandsailing" - MPM - Hollywood (Souza Cruz)
- "Músicos" - Caio - River (R.J. Reynolds)
Campanha
- "Loto" (filmes "Olha quem chegou", "Vem me buscar" e "A quina saiu") - MPM - Loto (Caixa Econômica Federal)
- "Plaza" (filme "Pistom", "Trem" e "Motocross") - MPM - Plaza (Souza Cruz)
- "Banco Central" (filmes "Novas cédulas", "Cheque" e "Dinheiro velho") - MPM - Banco Central do Brasil
- "Tem Tem" (filmes "Rio" e "São Paulo") - Artplan - Caderneta de Poupança Residência
Serviço Público/Comunitário
- "Creche Casulo"- MPM - LBA
- "Festas (Sinfonia dos Telefones") - Pubblicità - Cetel
Vídeo-Tape
- "Barra Shopping Shopping Show" - Estrutural - BarraShopping
- "Casarão" - MPM - Caderneta de Poupança Grande Rio
- "Wild Love - Promédia - Coty
- "Tira e Bota" - Estrutural – Adonis
CONAR não suspende filme de Sabão Rio
O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária CONAR decidiu não aceitar integralmente a denúncia e a solicitação das fabricantes de sabão em pó Gessy Lever, Henkel e Orniex de que fosse retirado do ar o comercial "Ventania"; no qual a empresa brasileira UFE - União Fabril Exportadora lançava seu novo produto: o sabão Rio Líquido Biodegradável.
Criada pela Giovanni & Associados, a campanha do Sabão Rio Liquido alcançou no início deste ano o maior índice de recall de toda a linha de saponáceos no mercado do Rio: 40,6%, superando OMO, que obteve 20,7%, Platino com 11,2%, e Minerva com 6,1%.
Em São Paulo, onde obteve o índice de 19%, o Sabão Rio Líquido só foi superado por OMO, com 33,5%.
Campanha da Coca dá virada nos EUA
A Coca-Cola acaba de lançar sua nova campanha nos Estados Unidos dando praticamente uma "virada" em seu estilo de comunicação: a música, segundo o diretor internacional da conta da Coca na McCann Erickson, John Bergin, ao contrário das usuais baladas, "é como dinamite, um grito "de torcida de futebol", Na constatação da agência, Coca-Cola não é uma bebidinha leve, e sua música -- assim como sua filosofia -- teria que ser forte, grande e compacta:
O novo tema da campanha é "Coke is it" que, apesar de não ter uma tradução precisa para o português, poderia significar "Coca é o que é". "Coca-Cola é Coca-Cola", "Coca-Cola"... é". Na verdade, ainda não há oficialmente no Brasil nenhuma tradução para este tema, garante Wesley Marine, gerente de produto de Coca-Cola em nosso país: "A campanha americana é recente, e ainda nem recebemos suas peças".
De acordo ainda com John Bergin, o novo slogan reflete o que o produto, e o comportamento da empresa, são aos olhos no consumidor. No Brasil, a Coca-Cola ainda não sabe quando assumirá o novo tema, nem como seu clima poderá ser adaptado às necessidades do mercado brasileiro. A última campanha americana, por exemplo, não foi seguida literalmente no Brasil. Seu tema "Have a Coke and a Smile" (Tome uma Coca e sorria) uniu-se ao tema anterior "Coke ads Life" (Coca-Cola dá mais vida) na campanha "Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida".
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Ainda há poucos convites à venda para o grande almoço de entrega dos Prêmios de Comunicação, promovido pela ABP. A festa será dia 19 próximo, sexta-feira, e promete contar com tantas autoridades e empresários como nos últimos anos. Mais informações na ABP, pelos telefones 233-1197 e 233-1492.
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Foi de Cr$ 35,2 milhões a verba de propaganda e publicidade dos Supermercados Leão no exercício encerrado em 31 de dezembro último. O valor só foi aumentado 65,7% em relação ao ano anterior, quando o Leão foi mais camarada e anunciou Cr$ 21,2 milhões.
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O grupo Sima-Mais-Seara contratou Roberto Mousinho para assumir em São Paulo, sua Gerência de Expansão e Novos Projetos.
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A CBBA-Rio está desenvolvendo sua Divisão de Pesquisa, que terá como supervisor Sérgio Lobo.
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O Brasil conseguiu incluir 5 filmes entre os finalistas do Festival de Hollywood, o mesmo número da França, ficando com o 6º lugar, atrás dos EUA, Inglaterra (com 30), Japão (com 18), Canadá (com 7) e Austrália (com 6). O julgamento se dará com regionais na Austrália, Canadá, Inglaterra, França e Japão, para ter a finalista nos Estados Unidos. O resultado será divulgado dia 23 próximo.
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A Novagência conquistou a conta do tênis Power, da Ancora, para seu lançamento no Chile.
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Dos três cartazes brasileiros incluídos na edição 1982 de Graphis Poster, dois foram da Almap, agência que seguramente tem seus melhores trabalhos nesta área. Os selecionados foram o outdoor "Made in Brazil"' para o Passat, e o pôster "Jeans Extra Suave", para o jeans Clodovil.
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A GTM&C abriu mão da conta do Grupo Savena.
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A Salles-Rio está procurando um diretor de arte.
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A Revista Propaganda tem um local no Rio para os interessados em assinaturas. O telefone de informações é 266-3131.
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A Norton contratou Waldo Melo como diretor de arte. Waldo estava na WM, junto com Marcelo Silva, que continua produzindo com novos profissionais a todo o vapor.
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César Mourão, após se desligar da Tycoon, empresa de promoções que era de Carlos Manga e Paulo Lomba, decidiu fundar sua própria firma, atuando na mesma área e que se chamará CMM de César e Mauro Mourão
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A Pubblicità é agora a única agência a ter a conta da Construtora Cronus. |