Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/JAN/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Casos da Propaganda Carioca

Sabão Rio Líquido

A Paulo Giovanni Publicidade, agência que atende a conta da UFE União Fabril Exportadora, tradicional fabricante nacional de produtos para limpeza, recebeu em 1981 a incumbência de preparar a campanha de lançamento de um novo produto da empresa: um sabão líquido biodegradável.
O lançamento do sabão, se contava com a vantagem de manter no novo produto um nome conhecido -- há mais de 10 anos existe o sabão Rio em barra, sendo um dos líderes do mercado -­ apresentava a dificuldade de não dar à empresa e à agência parâmetros do potencial do mercado, pela inexistência de qualquer produto similar.
A UFE, desta maneira, programou-se para ter, como primeira meta, a venda de 100 mil caixas (de 12 embalagens de um litro cada) no Rio e São Paulo, nos três primeiros meses da campanha e, como meta seguinte, alcançar após seis meses a venda de 100 mil caixas (ou 1,2 milhão de litros) por mês, no mercado nacional.
Para a campanha publicitária, a agência Paulo Giovanni decidiu explorar os dois principais diferenciais do Sabão Rio líquido em relação aos detergentes em pó: ser líquido (diferencial físico) e ser biodegradável (diferencial ecológico).
Foram criados dois comerciais de 30 segundos, spots de rádio, out-door, cartazete de ponto-de-venda, display para gôndolas de supermercados e miniatura, para amostras grátis.
O primeiro filme a ser veiculado utilizou mais apelos de vendas, procurando transmitir ao público-alvo a ideia de uma evolução na máquina de lavar. Tanto em vídeo como em áudio o comercial propôs ao espectador a troca dos existentes sabões em pó -- mostrados surgindo sob uma montanha de pó que se desfazia ao vento -- pelo novo produto -- que aparecia após a pilha de embalagens de sabões em pó desabar. No final do comercial, também era citado seu aspecto biodegradável.
No segundo filme, o apelo foi mais institucional, através da conceituação para o grande público do que realmente significava o termo "biodegradável". A imagem utilizada foi de um rio poluído que se transformava em um rio límpido.
A campanha foi lançada inicialmente no Rio de Janeiro, no mês de outubro, sendo estendida em novembro para São Paulo. E apenas nestes dois meses a meta inicial de colocar no mercado 100 mil caixas do Sabão Rio Líquido foi cumprida, com índices de aceitação -- demonstrados por pesquisas da Marplan -- tão grandes que a UFE foi obrigada a adiantar a montagem de uma nova máquina de engarrafamento. Em dezembro, a campanha foi levada para Minas Gerais e Espírito Santo, incluindo-se nos esforços promocionais o patrocínio, em São Paulo e Minas, do Especial do fim de ano de Roberto Carlos, na TV Globo.
Hoje, a produção da UFE para o Sabão Rio Líquido já é de 60 mil caixas por mês, e o produto está sendo lançado nas outras grandes capitais do País.
A campanha de lançamento do Sabão Rio Líquido teve a participação de Paulo Roberto Onibene no atendimento. Sérgio Tim e Pedro Aurélio Miliet na redação e Luiz Carlos Cunha, como diretor de arte.
Na União Fabril Exportadora, os trabalhos foram aprovados por Gilberto Racello, diretor da empresa.

Última chance para o Rio concorrer ao Colunistas

Termina hoje a prazo para as inscrições para o 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, que terá seu julgamento dia 27 próximo, reunindo Genilson Gonzaga, Lúcia Leme, Jomar Pereira da Silva, José Roberto Penteado, Márcia Brito e Marcio Ehrlich.
As inscrições devem ser feitas na sede da ABP (Av. Rio Branco 14 – 17º andar - telefones: 233-1197 e 233-1492), onde também ainda pode ser encontrado o Regulamento da Premiação e as fichas de inscrição.
Lembramos que também concorrem, além de agências, produtoras de comerciais e produtoras de fonogramas.
Se as produtoras -- ou mesmo agências -- tiverem dúvidas, podem telefonar para estes colunistas pelo tel.: 266-3131.
E mais um veículo oferece prêmio. A Revista Bolsa estará oferecendo, ao melhor Relatório de Diretoria, uma página a quatro cores para a agência responsável dar seu recado.

Aroldo Araujo perde as calças Cukier para a Norton

A Cukier está deixando a Aroldo Araujo Propaganda, agência que praticamente transformou aquele decadente fabricante de jeans (e estes colunistas foram testemunhas) em um anunciante de respeito.
Só que -- coisas do mercado de propaganda -- a Cukier precisava ampliar sua penetração em São Paulo, e a Aroldo Araújo é, por opção própria, a "Agência do Rio". Segundo consta, a conta foi para a Norton.

Eleições diretas define último trimestre de 81

Foi decidida esta semana a relação do último trimestre do Prêmio Eleições Diretas, promovida pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro, e que tem como eleitores os próprios sócios da entidade. Estas peças, assim como as dos três trimestres anteriores, estarão automaticamente inscritas no 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro.
Campanha: "Regador" - Caderneta de Poupança – Almap;
Filme: "Sinfonia dos Telefones" - Cetel – Publicita;
Anúncio de Jornal: "Sabe aquela cabeça..." - Poupança - Almap;
Anúncio de Revista: "Tubeline" - Estrutural;
Peça de Rádio: “Domingo” - Caderneta de poupança - Almap;
Folheto: "Preciosos Momentos" - Amsterdam Sauer ­ Caio;
Material de Ponto de Venda: Suprasumo – Almap;
Outdoor: "Hollywood" - Souza Cruz - MPM;
Anúncio de menos de 60cm: "Tenha o carro..." Touring - Almap;
Peça de Natal: "XÔ" - Fotoarte - Caio.

Universal & Grey abre em São Paulo

A Universal & Grey levou Carlos Pougy, que era diretor de atendimento da GFM/Propeg em São Paulo, para ser o gerente da U&G naquela capital. A agência atende lá a Universal Financeira, a Timex e a Revlon, cuja situação futura no Brasil nem a própria agência sabe. Pode ser que continue com ela, como pode ser que não, se o controle realmente passar para a Bozano.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Vital da Costa e Silva deixou o planejamento da MPM para reforçar o time da SGB. O que Sani estará preparando?
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Nova coluna de propaganda no Rio: "Marketing e Propaganda" assinada por Mauro Rubens de Barros, no Jornal Patropi, de Campo Grande.
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Não percam amanhã, às 10 horas, na TV-Bandeirantes, o Programa Propaganda e Mercado.
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É inacreditável o que está acontecendo com a Transbrasil aqui no Rio: esta semana, o computador que controla as reservas e as marcações de vôo deu de não funcionar praticamente a semana inteira, tornando impossível marcar qualquer vôo na Transbrasil. Sugestão de uma atendente, pelo telefone: "O senhor fica ligando para cá, para saber se o computador voltou a funcionar, e aí manda alguém vir marcar a passagem”.
Marque-se em outra companhia...