Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/AGO/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas vão dar a maior festa no Rio de Janeiro

A entrega do Prêmio Colunistas - Os Melhores da Propaganda de 1977, em sua versão nacional será realizada este ano, pela primeira vez, no Rio de Janeiro.
Marcada para o próximo dia 11 de setembro, nos elegantes salões do Le Buffet, a cerimônia constará de coquetel, jantar e show, cuja renda reverterá em benefício da ABP-Associação Brasileira de Propaganda que, como se sabe, teve sua sede destruída por um incêndio em agosto de 1977.
O Prêmio Colunistas, que em seu décimo-primeiro ano já se caracterizou como a mais importante premiação da Propaganda Brasileira, teve como jurados onze colunistas de todo o país: Jomar Pereira da Silva e Ivan Curvelo (RJ); Armando Ferrentini, Eloy Simões, Roberto Simões, José Cláudio Maluf e Francisco Madia de Souza (SP); Carlos Alenquer (MG); Fernando Vasconcelos (DF); Francisco Ribeiro (CE) Sílvia Dias de Souza (PR).
Os convites terão número limitado, e serão colocados à venda a partir da próxima semana. Informações e adesões, no Rio, através da ABP (253-1076) ou da Pulga Produções (286-4876). Em São Paulo, através da APP (210-2725) e da Revista Propaganda (256-4137).
Os outros estados poderão reservar seus convites por qualquer um daqueles telefones.

Atenção diretores de arte: entrem pela Janela!

A coluna Janela Publicitária, da TRIBUNA DA IMPRENSA do Rio, ao entrar em seu 2º ano de existência, resolveu procurar uma "janela" como símbolo. Esta "janela" deverá ser utilizada como marca em toda a propaganda visual da coluna (no jornal, em envelopes, papéis e cartões timbrados), além de ser reproduzida no Diploma da Seleção da Janela, e poder ser transformada em peça de três dimensões (medalhão em relevo, clichê gravado ou similar) para o troféu anual da Seleção.
Para encontrar esta "janela", Marcio Ehrlich e Márcia Brito instituíram um concurso para ilustradores e diretores de arte de todo o Brasil, e que terá como jurados os mais representativos colunistas do país e um representante do Conselho Nacional de Clubes de Criação.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 7 de setembro enviando-se os trabalhos para a Janela Publicitária, à Rua Barão de Itambi, 7/605, Flamengo, Rio, 20000 RJ. Poderão concorrer desenhos de "janelas" executados em preto e branco, e em qualquer técnica, desde que atendam às necessidades especificadas acima. Não se exigirá que os trabalhos sejam enviados em arte-final, mas que apenas transmitam claramente a ideia do autor. Como indicação complementar, pede-se aos concorrentes que sugiram uma tipologia que combine com a arte apresentada. Esta indicação poderá ser feita através da composição da palavra "Janela" com o tipo escolhido, ou de uma cópia xerográfica do respectivo alfabeto. O nível profissional dos jurados garante que a ideia será mais valorizada que a apresentação.
O artista vencedor, além de todas as badalações a que terá direito, com sua biografia, currículo e melhores trabalhos publicados pela Janela Publicitária, receberá uma assinatura anual das revistas Art Direction e Propaganda, além da assinatura da Janela Publicitária. O segundo e terceiro lugares também receberão homenagens.

Central de Outdoor se explica.

Motivada pela nota publicada nesta coluna, na semana passada, a Central de Outdoor, na pessoa de seu presidente Carlos Alberto Nanô, escreveu uma carta ao presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro informando que os 40 mil cruzeiros resultantes dos prêmios a que a Lintas abriu mão, e da doação da Associação Comercial, estão à disposição do Clube, e questionando se o Clube ainda faria o anúncio para ser veiculado na Suíça. Segundo Pedro Galvão, exclusivamente para a Janela, em virtude dos compromissos assumidos na época do julgamento, o Clube decidiu fazer realmente o anúncio, entregando-o à Central para que ela cuide da veiculação. Ainda assim, prevalece a informação dada aqui de que o Clube de Criação não pretende mais se envolver com esta chamada "Campanha anti-tóxico".

Seleção da Janela

Laurence Klinger e Carlos Eduardo Nunes Carlos Eduardo Nunes e Teseo Berghella
Laurence Klinger e Carlos Eduardo Nunes Carlos Eduardo Nunes e Teseo Berghella
Nesta última terça-feira, o júri da SELEÇAO DA JANELA, composto por Teseo Berghella (diretor de arte da Esquire), Carlos Eduardo Nunes (homem de atendimento da Salles/Interamericana), Laurence Klinger (redator da DPZ) e dos colunistas da Janela, examinou os jornais cariocas de duas semanas: de 24 a 30 de julho e de 31 de julho a 6 de agosto.
Na primeira semana, segundo a opinião do júri, a criação publicitária esteve bastante tímida. Prova disso é que nenhuma peça, sequer, mereceu ser destacada.
Já o mesmo não se pode dizer da segunda semana. Dela, o júri selecionou três anúncios. Um deles, porém, no dia seguinte à votação, criou uma polêmica ainda não resolvida, e cujo resultado será divulgado na próxima semana.
Uma estrela recebeu o anúncio "Você vai falar...", criado pela L&M para a Embratel. Esta peça, que teve Luiz Fernando Favilla como redator, João Carlos Oliveira na direção de arte e Lindoval de Oliveira (o diretor da agência) no atendimento, foi aprovada por Nilo Chaves Teixeira Filho, da Embratel. Para o júri, este é um anúncio correto e recomendável como saída para as dificuldades de um simples comunicado. Uma boa ideia, embora não original. Criado por José Zaragoza, diretor de arte (e da agência), e pelo redator Neil Ferreira para os dez anos da agência, "DPZ/Lendas e mitos" foi o anúncio detentor de três estrelas. O júri foi de opinião que, apesar de ter sido um anúncio muito dirigido, ele é dotado de um grande senso de oportunidade. Valendo-se de alguns boatos (e não foram poucos) até então lançados sobre a agência, seus donos, e até familiares destes, a DPZ fez um anúncio diferente, muito bem sacado, divertido, descompromissado, e que expressa mais que o alto nível de criação já atingido pela agência, a sua própria filosofia. O anúncio suscitou do jurado Carlos Eduardo Nunes, um de seus grandes defensores, o comentário: "Um cliente que tem a DPZ como agência e tenha dúvidas de aprovar um anúncio altamente criativo, mas vê a sua agência fazendo este sobre si mesma, pode até se conscientizar. Ele se sentirá mais seguro em aprovar anúncios mais criativos do que os que ele possa estar acostumado a aprovar. Este anúncio, inclusive, abre portas para, no gênero, outras agências conseguirem aprovar propagandas mais ousadas."


(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)
DPZ - Lendas e Mitos L&M para Embratel - Você vai falar melhor...

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

O ciclo de palestras "Salles & Marketing" também para o Rio. Dia 29 de agosto, no auditório do IBAM (no Largo do Ibam, no Humaitá), às 19 horas, falará Charles E. Overholser, Vice-Presidente "Senior" da Kenyon Eckhradt Advertising dos Estados Unidos, sobre "Pesquisa de mercado".
• • •
A Mendes, de Belém do Pará, está precisando de um redator. Osvaldo Mendes telefonou para a Janela oferecendo a vaga para quem quiser e puder ser estrela de primeira grandeza em Belém. Salários a conversar. Os interessados podem mandar telex ou telegrama para a agência.
• • •
A Denison-Rio, em fase expansionista, contratou o diretor de arte Danilo Peres (ex-MPM, onde fazia dupla com Liber Matteucci). Danilo começa dia 21.
• • •
Na próxima quinta-feira, às 10 horas, na ESPM, o Grupo de Mídia do Rio terá uma reunião extraordinária com a presença do presidente da ABP - Associação Brasileira de Propaganda, Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, para tratarem de assuntos de interesses comuns, da classe e da Propaganda carioca. É muito importante a presença de todos os mídias membros ou não do GM.
• • •
A Pulga Produções está organizando a entrega do Prêmio Colunistas no Rio (veja matéria nesta página). Aliás, falando na festa, é maravilhoso o apoio que as agências do Rio estão dando para viabilizar o acontecimento, e aumentar a doação que será feita à ABP. A história da propaganda brasileira não esquecerá.
• • •
Segundo um levantamento realizado sobre os anúncios que a Redinger & JG veiculou em suplementos infantis de jornais cariocas, convocando os leitores a pegarem brindes nas agencias de seu cliente Cofrelar, os resultados obtido a partir do suplemento O Globinho Supercolorido, de O Globo, foram maiores que do Caderno de quadrinho do Jornal do Brasil
• • •
Hoje, às 14h30mm, no United States Trade Center, em São Paulo, o famoso fotógrafo americano Neil Slavin fará uma apresentação dos novos produtos da Polaroid que estão sendo lançados no Brasil. Entre eles, o sistema de Foto para Estúdio de 8/10 polegadas.
• • •
Sensacional este queijo Chisi Fatiado embalado para sanduíche. Para piquenique, não há nada mais higiênico. O produto é da Laticínios Poços de Caldas, cliente da Salles, que criou uma bela campanha de lançamento.
• • •
O Grupo de Atendimento e a IAA realizarão em São Paulo, de 23 a 28 de outubro, o III Ciclo de Estudo do Grupo de Atendimento, simpósio internacional que discutirá "A propaganda no país e em desenvolvimento".
• • •
A Focus está precisando de arte­finalista, lay-outman, e montadores. Os interessados podem procurar a D. Rosa.
• • •
Esta aí um dos melhores jornaizinhos estudantis que já vimos: o "Todos nós", do alunos da ESPM/SP. Quem quiser conhecer, escreva para o Mauricio Coutinho, um de seus editores, à R. Major Quedinho, 28, 6º andar, SP.
• • •
Alfredo Souto de Almeida comunica que a Focus contratou Rosa Sarda para dirigir seu setor de divulgação.
• • •
A Associação de Saúde Mental do Rio de Janeiro realizará um ciclo de debates sobre "Comunicação e Saúde Mental" a partir do próximo dia 14, no Teatro Casa Grande. De publicitários participam Fernando Barbosa Lima e Pedro Galvão.
• • •
A GPP (Grafic Publicidade e Promoções) está cuidando dos trabalhos de comunicação da participação da Mafersa na Feira Nacional do Transporte, que acontecerá em SP, de 26 de agosto a 3 de setembro.
• • •
Esta coluna recebeu informações seguras de que algumas das contas nacionais têm sido absolutamente atendidas por contatos de agências de outros países sul-americanos. Já não bastavam os comerciais e anúncios importados?
• • •
A Revista de Domingo do JB voltará com sua proposta de servir como substituta para o outdoor no Rio de Janeiro. Vejam na próxima edição.
• • •
Por problemas técnicos deixamos esta semana de reproduzir na Janela o cartaz que a Denison criou para a APAE-Rio, prestigiando a Semana Nacional da Criança Excepcional. Mas não deixamos de citar o título, que bem transmite o cerne do problema: "Olha para mim como gente. É assim que eu vejo você."
• • •
O diretor de arte Nelo (Manoel Pimentel Jr) desligou-se da DPZ-Rio e da Propaganda, para dedicar-se à pintura em Ilha Bela. Gauguin começou assim, só que foi pra mais longe.
• • •
O colunista Eloy Simões, de São Paulo, além de redator da ALMAP, também está cuidando da divulgação da agência,
• • •
Do recentemente publicado discurso do deputado Marcos Freire, os dois principais itens se referem às conquistas dos profissionais de criação.
Um, a Moção pelo Restabelecimento do Estado de Direito, foi proposta pelo CCRJ durante o III Congresso Brasileiro de Propaganda. E o outro, sobre a tese de desconcentração da renda, foi uma das teses recomendadas pelo 1º Encontro Nacional de Criação Publicitária.
• • •
A 5ª Avenida está considerando um sucesso à campanha "Inverno bem carioca", preparada pela GFM/Propeg, constando desde propaganda para o grande público como uma reorientação de vitrines, confecção de material promocional, além de uma campanha de mala-direta para gerentes e vendedores.
• • •
É da dupla Petit/Olivetto, o último anúncio da Olivetti que diz "Deixe seu pai com um nó na garganta sem dar uma gravata para ele. Dê uma Olivetti portátil." A Olivetti está naquele caso em que a propaganda consegue ser mais forte que o produto.
• • •
A Química Geral do Nordeste, uma das componentes das empresas de Petróleo Ipiranga, inaugura, no próximo dia 15, em Feira de Santana, Bahia, sua fábrica de sais de bário.
• • •
De 7 a 21 de setembro, o Jornal da Bahia estará comemorando seu 20º aniversário com edições diárias de cadernos especiais. Maiores informações com a Sitral.
• • •
Almap para VW - Plans BookA ALMAP preparou um livro ensinando aos países importadores do Volkswagen a apresentarem campanhas de propaganda para os produtos desta marca. Declaramos publicamente que estamos loucos para ganharmos uma cópia deste livro, criado pela redatora Eugenia Maria Greco e o diretor de arte Gianni Doglioti.
• • •
Em seus primeiros oito meses de trabalho, a atual diretoria do CONRERP-SP já concedeu registro a 127 profissionais e assessores de RP, ou seja, a 25% a mais dos antigos registrados. E no Rio, como estão as coisas?
• • •
Revista de Domingo do JB vai dedicar grande parte de sua matéria da edição de 03 de setembro ao tema "Como se veste o carioca comum". Autorizações com Antônio Luiz Accioly.
• • •
Realmente muito boa a campanha que a Gang criou para os Sanatorinhos Campos do Jordão. É uma pena que ela não tenha sido veiculada no Rio.
• • •
Cinzano RoséO Rosé de que tanto a Salles falou não era de vinho. E sim do Vermouth Rosé que a Cinzano está lançando, dirigido às senhoras femininas, e aos jovens.
• • •
Dia 17, quinta-feira, será a reunião dos fundadores do Museu da Propaganda, no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MASP. Estarão presentes todos os líderes de entidades da propaganda. Do Rio, Paulo Roberto Lavrille, da ABP, e Pedro Galvão, do Clube de Criação.
• • •
A Duraplac está lançando um revestimento de paredes com desenhos que são uma verdadeira graça, tanto para ambientes infantis como para adultos. A conta é da Lintas,
• • •
Foi oficializado, em São Paulo, o projeto de criação da Central Nacional de Outdoor. Aliás, finalmente o pessoal da Central aprendeu que outdoor não leva hífen.
• • •
A Divisão de Comunicações da Bandeirantes está aceitando estudantes universitários de Propaganda e Jornalismo para um programa de estágios.
• • •
Começou a ser estruturada uma Associação dos Fotógrafos de Publicidade, a partir do debate realizado pelo Clube de Criação do Rio, Encabeçando a iniciativa, nomes como Mário Textor, Federico Spitale, entre outros.