O mercado publicitário recebeu como bomba, esta segunda, 07/01, a promessa do presidente Jair Bolsonaro de mudar tudo na relação do Governo com as agências de propaganda, inclusive acabando com a Bonificação de Volume (BV) que veículos como a Rede Globo e a Editora Abril dão às agências.
Durante a posse dos presidentes dos bancos públicos, Bolsonaro ainda criticou a Lei 12.232/2010, que separou as regras do relacionamento do Governo com o mercado publicitário daquelas definidas pela Lei 8.666/1993, que estabeleceu as normas sobre licitações e compras, em geral. Nela, o governo aceita que exista o BV e descontos que os veículos dão às agências — sem que o anunciante (ou seja, o governo) receba parte do valor — de acordo com a quantidade de peças veiculadas.
“O BV tem que deixar de existir. Aprendi há pouco o que é isso e fiquei surpreso e até mesmo assustado. Vamos eliminar essas questões, para que a imprensa possa, cada vez mais, fazer um bom trabalho no Brasil”, afirmou o presidente.
Procurada, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) informou que a entidade não irá se manifestar, tratando do assunto internamente.