O Grupo Abril comunicou hoje que manterá apenas 15 publicações circulando a partir de agora, privilegiando aquelas consideradas líderes de mercado: Veja, Veja São Paulo, Exame, Quatro Rodas, Claudia, Saúde, Superinteressante, Viagem e Turismo, Você S/A, Você RH, Guia Do Estudante, Capricho, MdeMulher, Vip e Placar. Estas, segundo a editora, somariam 125 milhões de visitantes únicos nos sites e 5,2 milhões de circulação nas versões impressas.
Dentro do processo de reformulação por que vem passando a Abril, desaparecem as revistas Arquitetura, Bebe.com, Boa Forma, Casa Claudia, Cosmo, Elle, Minha Casa e Mundo Estranho. Aparentemente deve ser interrompida também a edição carioca de Veja, a Veja Rio. A avaliação do mercado é que pelo menos 500 profissionais da empresa estão sendo dispensados, dos quais, segundo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), 50 jornalistas.
O comunicado da empresa a funcionários e ao mercado termina com os seguintes parágrafos:
Aos profissionais que atuaram nos títulos que estão sendo descontinuados, nosso agradecimento pela dedicação e pelo profissionalismo.
Em consonância com sua trajetória e relevância na imprensa brasileira, a Abril reafirma o seu compromisso de manter vivo o jornalismo de qualidade. Uma imprensa forte, livre e idônea em seus princípios é essencial para o desenvolvimento do Brasil e o único antídoto contra desinformação e fake news.