O Banco do Brasil decidiu não acatar nenhuma das razões do pedido de impugnação que a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) deu entrada junto à comissão de licitação da órgão, requerendo a revisão do valor do patrimônio líquido exigido e da forma de remuneração das agências vencedoras, quanto aos “custos internos” e intermediação na contratação de fornecedores externos de serviços especializados.
Com isso, fica mantida a data da próxima quinta-feira, 02/08, para o recebimento dos envelopes das agências interessadas na conta de R$ 500 milhões do BB. Até porque, se não aceitou as exposições da ABAP, não haverá por que o banco aceitar os mesmos pedidos feitos pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).
A expectativa, segundo dirigentes de entidades do mercado, é de que entre cinco e doze agências se apresentem para disputar as quatro vagas oferecidas pelo banco.
O BB, até por conta da recusa, está mantendo o cronograma da sua concorrência e divulgou esta semana os nomes de quem participará do sorteio para a composição — normalmente entre três e cinco profissionais — da subcomissão técnica responsável por julgar as propostas das agências. Segundo levantamento do jornalista Adonis Alonso, entre os funcionários da área de comunicação e publicidade do banco foram chamados Alex Rangel Alonso (Diretoria de Meios de Pagamento, Emerson Flavio Moura Wiber (Fundação Banco do Brasil), Leandro Wirz de Amorim (Previ) e Marcelo Augusto Miranda Costa (Diretoria de Meios de Pagamento). Da diretoria de Marketing e Comunicação, Cloves Henrique Nogueira, Marcelo Martins Mendonça e Paula Sayao Carvalho Araújo. E sem vínculo com o BB, Adriane Mori Miguel (Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre), Gisele Amaral Maciel (Petrobras), Luís Cassio de Oliveira (Elo), Ludimila Drumond Albertini (Caixa Econômica Federal), Maria Eduarda Bastos de Alvarenga (Cielo) e Mauro Alexandre Bizatto (Livelo).
Em resposta à Janela, a ABAP informou que não vai se manifestar.