Depois de prorrogar os contratos de publicidade com as agências escolhidas na gestão de Eduardo Paes, Marcelo Crivella está renovando também seu contrato de assessoria de imprensa e relações públicas. O serviço é prestado pela FSB Estratégia em Comunicação Ltda., agência fundada por Francisco “Chiquinho” Soares Brandão (foto), e selecionada em concorrência por Paes em 2015.
Assim como ocorreu com as agências Prole, Binder e Propeg, na área de publicidade, o novo contrato com a FSB vale por mais 12 meses (no caso, a contar de 20/07/2018), ou “até a conclusão de certame licitatório”. Desde a posse de Crivella, há no mercado a expectativa da realização de novas licitações. Como noticiado recentemente pela Janela, a disputa da área publicitária até foi autorizada pela Casa Civil este ano, mas não há previsão para a sua realização.
Nascida nos anos 80, a FSB é uma das maiores empresas do setor no Brasil. Mas tem estado envolvida em inúmeras polêmicas por seu envolvimento na área política. Como aconteceu na delação premiada do publicitário e marqueteiro Renato Pereira, diretor da agência Prole, que cuidou da campanha de Eduardo Paes e participa da conta de publicidade da Prefeitura do Rio desde a eleição do peemedebista. Em novembro de 2017, chegou a público a delação de Pereira afirmando que agiu para direcionar a concorrência de assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio para a FSB, em troca de receber 30% dos lucros da empresa.
Segundo o marqueteiro, Chiquinho Brandão e seu sócio Marcos Trindade o procuraram reclamando por não participarem da conta da prefeitura. O diretor da Prole levou a reivindicação a Eduardo Paes e ficou acertado que a FSB seria, então, a vencedora da concorrência CVL Nº 002/2014, como acabou acontecendo. Concorrência, aliás, que está sendo prorrogada agora por Marcelo Crivella, no valor exato de R$ 5.988.959,30.